BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 13, 2012

Cultura popular>Continentes>2ªparte> África>Lit.afro/brasileira>13/10/12

Bonecas de Ndebele




Coleção saberes da educação
Editora Minuano nº2
Países Africanos 
Possibilidades de trabalho na alfabetização.

Autor :Simone de Alencastre Rodrigues
Construir uma lista de palavras estáveis.
Identificar o nome dos países africanos, contribuindo para o processo de construção da leitura, valorizando o uso de estratégias.
Estabelecer um repertório de palavras conhecidas da turma para a possibilidade de novas escritas.
Comparar o nome dos países para a formação de novas palavras.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar habituado ao trabalho de construção da escrita e desenvolvimento da leitura, fazendo uso de estratégias para ler, e escrever segundo suas hipóteses.
Estratégias e recursos da aula
Esta aula trabalha uma sequência de atividades para o trabalho com a lista dos países africanos.
O trabalho com a lista orienta que as palavras sejam de um mesmo campo semântico e devem ficar expostas na sala durante um período ou durante todo o ano.
Com as listas, as crianças em fase de construção da escrita, conseguem fazer algumas associações para novas escritas ampliando seu repertório de palavras conhecidas.
Para que a lista ganhe sentido e as crianças consigam fazer uso dela para a escrita de novas palavras, o professor precisa fazer dela um instrumento de utilização diária.
Esta aula se propõe a listar uma sequência de atividades que despertem à atenção das crianças para a lista dos países africanos.
Primeira atividade: Motivadora
Inicie sua aula sondando os conhecimentos que seus alunos possuem sobre a África.
Deixe que falem sobre suas impressões sobre o continente e as possíveis relações que o mesmo tem com o Brasil.
Depois de ouvir os conhecimentos que seus alunos já dispõem, anuncie a leitura do livro:

"UM PASSEIO PELA ÁFRICA" de Alberto da Costa e Silva Editora Nova Fronteira
O livro conta a história de um passeio pela África vivido por três personagens brasileiros: Zezinha, Gustavo e Inácio, que se aventuram pelo continente e propõe um delicioso roteiro em que olha para o passado africano — mostrando as diferenças culturais entre os vários povos que vieram para o Brasil como escravos e ajudaram a formar nossa cultura — mas também aponta para o futuro. Fugindo dos clichês, ele revela para os jovens leitores uma África urbana e moderna, sem deixar de destacar as peculiaridades de cada país visitado por seu trio de personagens.
Para mais informações sobre o livro consulte a página da Editora no link abaixo:
Dependendo do grau de concentração de sua turma escolha contar toda a história de uma vez ou em capítulos, o que gera nos alunos uma curiosidade sobre as próximas páginas e um prolongamento do assunto em sala.
Segunda atividade: Conhecendo o mapa da África e fazendo a lista
Mostre o mapa político da África e entregue para cada aluno uma cópia do mapa.




.
Peça que seus alunos leiam os nomes dos países que encontrarem no mapa enquanto você vai anotando em uma folha de papel pardo.
A lista deverá ficar afixada na sala para que, a qualquer momento, os alunos possam consultá-la.
Para conhecer a lista dos países africanos acesse o link abaixo:
Terceira atividade: Jogo de Bingo dos países africanos
Essa atividade deverá ser uma atividade permanente, isto é, deverá acontecer todos os dias enquanto o tema estiver sendo trabalhado.
O bingo ocorre de forma parecida com outros bingos, mas algumas intervenções vão fazer diferença no processo de aprendizagem.
Como fazer o bingo:
Entregue a cartela abaixo para seus alunos preencherem com os nomes dos países africanos.
 Para isso os alunos devem consultar a lista e escolher quatro países.
BINGO DOS PAÍSES AFRICANOS
Oriente seus alunos a copiarem um nome em cada quadrado.
Escreva em papéis pequenos todos os nomes dos países africanos que constarem na lista, dobre e coloque em um saquinho para serem sorteados.
Sorteie o nome dos países.
Cada criança que tiver em sua cartela o nome do país sorteado marca com um X.
Quem completar a cartela primeiro ganha o bingo.
Com o tempo esses nomes passam a ficar familiarizados para as crianças.
Depois de alguns dias mude a estratégia do bingo e peça para cada dia um aluno ser o leitor das palavras sorteadas.
Eles gostam muito de fazer essa tarefa que possibilita a ampliação do repertório de leitura.
Para que a lista ganhe sentido para um trabalho pedagógico voltado para construção do conhecimento, é importante que o professor leia todos os dias a lista no início da aula.
Terceira atividade: Leitura
Entregue uma folha para cada aluno contendo alguns nomes de países africanos.
Os alunos deverão colorir o nome do país ditado com a cor que a professora disser.
Por exemplo: A professora fala: “Procurem onde está escrito Egito e pintem de amarelo.”
E assim procede com todos os países da lista mudando as cores.
Coloque aproximadamente o nome de 15 países na folha. O professor pode fazer várias folhas com grupos de nomes de países africanos diferentes para trabalhar em outros dias.
Essa atividade permite que alunos ainda não leitores se utilizem de estratégias de leitura, lançando mão de conhecimentos prévios para encontrar o nome dos países, por exemplo, se guiando pela primeira letra.
Essa atividade é vista como uma brincadeira de descoberta e os alunos se divertem enquanto aprendem a ler.
Exemplo da folha com atividade:






Quarta atividade: Montando um mural
Pegue o saquinho com os nomes dos países utilizados no bingo e peça para cada criança tirar o nome de um país da África.
Cada criança deverá tentar ler o nome do país sorteado.
Leve seus alunos ao laboratório de informática para pesquisar a bandeira do país sorteado.
É possível encontrar todas as bandeiras no site de busca Google imagens, colocando o nome do país e a palavra bandeira.
Caso na sua escola tenha impressora disponível para os alunos, imprima a bandeira, mas caso não seja possível, peça que cada aluno faça um desenho da bandeira se apoiando na imagem do computador.
Monte junto com seus alunos um mural colocando o desenho da bandeira que cada criança pesquisou com o nome do país escrito pelo aluno.
Recursos Complementares
No link abaixo o professor encontra uma entrevista com a educadora Telma Weisz que trata sobre o trabalho na alfabetização, a partir de uma visão de construção de conhecimento, como é proposto nesta aula.
Avaliação
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, onde o professor poderá observar se os alunos conseguiram:
Identificar o nome países africanos utilizando estratégias de leitura e se isso está colaborando para a leitura de outras palavras.
Construir um novo repertório de palavras através da lista dos países africanos.
Livro "Um passeio pela África"
Alberto da Costa e Silva
 Ilustrador: Rodrigo Rosa
Editora: Nova Fronteira/Centro de Estudos Afro-Orientais (UFBA)


Angola, Guiné, Costa do Marfim, Senegal, Congo. Em Um passeio pela África, primeiro livro infanto-juvenil do embaixador e acadêmico Alberto da Costa e Silva, os jovens brasileiros Zezinha, Gustavo e Inácio se aventuram por um continente que, na maioria das vezes, conhecemos apenas dos Atlas geográficos. Maior africanista do país e autor do clássico A enxada e a lança, Costa e Silva propõe um delicioso roteiro em que olha para o passado africano — mostrando as diferenças culturais entre os vários povos que vieram para o Brasil como escravos e ajudaram a formar nossa cultura — mas também aponta para o futuro. Fugindo dos clichês, ele revela para os jovens leitores uma África urbana e moderna, sem deixar de destacar as peculiaridades de cada país visitado por seu trio de personagens.
“Um passeio pela África” conta com as ilustrações de Rodrigo Rosa. Multicoloridas, elas enfatizam a imagem de um continente vibrante e plural, destacada pelo autor.
Proposta da Coleção: A obra faz parte de um projeto editorial chamado Histórias ao Sul. Este projeto tem como objetivo a divulgação de obras de pesquisadores do “sul”, em contraposição ao conhecimento vindo unicamente do “norte”, devido à constatação de que as obras sobre o “sul” são majoritariamente escritas no eixo EUA – Europa.
Avaliação do Conteúdo:
Enredo:
“Um passeio pela África” trata de uma viagem de três crianças a África, aonde estes vão desconstruindo as imagens esotéricas, acerca da África, que tinham na cabeça. Vão conhecendo uma diversidade de povos e culturas dentro da própria África, um pouco de suas historias, organizações políticas e sociais. O mais importante é o combate a idéia de atraso cultural na África, ressaltando as contribuições culturais para todo o mundo, e sobretudo ao Brasil.
Vocabulário:
Utilizando de fácil linguagem, hora ou outra ressalta algumas palavras de origem africana para demonstrar a importância cultural da região para o mundo todo. Demonstra a apropriação de diversas palavras de origem africana ao nosso vocabulário e a existência de diversos tipos de línguas criolas, mistura lingüística entre as línguas africanas e outras línguas.
Temas/Ênfase:
A obra mostra uma preocupação com o restrito conhecimento acerca da África e tem como objetivo desconstruir espécies de mitos exóticos sobre a África, como por exemplo: Um povo que vive entre os animais ou que na África vive só um povo de cultura única. A viagem de Inácio, Zezinha e Gustavo passa a ser a de todas as pessoas que lêem o livro e vão conhecendo, junto a estes, a verdadeira África e não a idéia comum de região miserável, pobre e tomada por doenças.
Contexto Histórico / Espacial / Social:
A viagem se passa no contexto atual da África, aonde aos leitores vão sendo apresentados uma dualidade: Modernidade e tradicionalismo.
Passando por grande parte da África, vai se percebendo as diferenças existentes entres os povos da África Atlântica, a diferença geográfica/ambiental entre esta mesma região da África e a África Índica, e ate mesmo a diferença religiosa dentro de uma cidade.
Avaliação Geral:
A obra "Um passeio pela África" traz uma nova perspectiva sobre a África não só para crianças e adolescentes, mas tambem para adultos. No proprio enredo vemos adultos demostrarem que tem um conhecimento banalizado e preconceituoso acerca da África. Alberto da Costa e Silva não se detem apenas nas especificidades da África, tenta mostrar as suas proximidades com as nações "ocidentais", sobretudo o Brasil. Leitura facil e divertida, este livro é recomendado para o trabalho em sala de aula.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios