BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, outubro 12, 2012

Hábito saudável da leitura > +aulas sugestivas> Capas de livros>Resenhas> 12/10/12

A exploração das capas de livros e revistas:
elementos de “entrada” para a
compreensão dos textos que veiculam.


Autor :Grazielle Tomaz de Almeida
Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam;
Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos.
Duração das atividades
aproximadamente 4 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Exploração de recursos e estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética.
Estratégias e recursos da aula
Esta proposta visa orientar experiências que levem os aprendizes a observar e a compreender que as informações contidas nas capas de livros e /ou revistas são fundamentais para a compreensão dos textos que veiculam.
Ressaltamos que o professor alfabetizador deve ser criterioso nas escolhas de suportes significativos para a formação de um leitor aprendiz.
É preciso considerar quais são as atitudes, experiências, ambientes e materiais mais favoráveis e em que aspectos contribuem para o bom desempenho da leitura.
1 – Observação
Objetivo: Orientar a observação das crianças quanto às finalidades das informações contidas nas capas de um livro.
O desenvolvimento desta atividade propõe uma observação da capa do livro didático utilizado pela turma.
Para tanto, inicialmente, levantaremos os conhecimentos prévios dos aprendizes.
Nesta observação, é importante que os alunos considerem e percebem a presença dos seguintes itens: título, ilustrações, editora, autor(a), série / seguimento de ensino, disciplina, se consumível ou não.
Orientações para a exploração da capa do Livro Didático:
a- Observação livre da capa;
Nesta observação livre a criança poderá observar autonomamente todas as informações.
Contudo, deve ser desafiada pelo professor a observar buscando informações importantes.
b- Apresentação coletiva dos itens e informações que as crianças devem observar: registre coletivamente no quadro/lousa os itens apresentados.
c- Com apoio de um outro livro didático (exemplo: matemática) oriente para que os alunos realizem uma observação estabelecendo um paralelo, que deve contemplar a identificação dos itens comuns presentes nas capas de todos os livros didáticos;
d- Identificados e compreendidos as funções de cada um dos itens, discutam sobre as funções e a necessidade e sobre a importância de uma capa.
e- Em uma folha cada criança deverá produzir uma nova capa para o livro didático observado. Além de todos os itens que compõem a capa os aprendizes deverão ser desafiados a produzir um novo título para o livro analisado.
2 – Leitura e compreensão do texto
Leve a turma à biblioteca e oriente a escolha de um livro.
 Para esta escolha teremos como “regra”, não abrir o livro.
Cada criança deverá escolher o livro apenas a partir das informações contidas na capa.
De volta à sala devem registrar no caderno:
a- Título;
b- Editora;
c- Autor(a);
d- Ilustrador(a);
e- Tipo de história que imagina encontrar;
f- Em que as informações da capa influenciaram na escolha;
g- Pausa para leitura do livro.
Com o desenvolvimento desta atividade podemos trabalhar e identificar a capacidade de antecipação de conteúdos, levantamento e posterior confirmação de hipóteses.
Trabalhamos também a capacidade de realização de inferências (ler nas entrelinhas).
DICA: esta atividade poderá ser desenvolvida com revistas (Recreio, Turma da Mônica, Super Interessante etc.), álbum de figurinhas e outros.
3 – Comparação entre suportes
As orientações a seguir visam facilitar o trabalho de identificação das finalidades da leitura a partir do conhecimento das características do suporte (livro ou revista) e das informações contidas na capa destes materiais.
Organize duplas de trabalho.
Para cada uma delas deixe disponíveis os suportes mencionados acima.
Nesta observação as duplas deverão registrar:


 
 
As duplas deverão receber e preencher uma ficha para cada suporte analisado.
Uma vez preenchidas as fichas, as duplas deverão listar os itens comuns às capas destes suportes e os que são específicos (como as revistas que possuem nº e valor pré-estabelecidos). Deverão ainda, registrar e justificar a importância de cada um destes itens.
4 – Imagens da capa
A imagem é um tipo de texto (não verbal) muito apreciado pelas crianças.
A exploração da relação imagem e texto escrito é um recurso importante no processo de alfabetização e letramento, principalmente por serem linguagens complementares na construção do sentido do texto.
A partir desta imagem as crianças deverão criar uma capa contendo todas as informações que a compõem.
Explicite que poderão criar a capa do suporte que desejarem.
Após o desenvolvimento da atividade, redistribua o material produzido entre os colegas de turma de modo que ninguém permaneça com o material de sua autoria.
Nesta atividade, a criança deverá preencher uma ficha similar a que foi utilizada na atividade anterior, porém devemos acrescentar um campo, no qual registrará se o colega esqueceu e /ou acrescentou um item inadequado.






desenvolvimento desta atividade é de cunho avaliativo, já que demanda uma autonomia de desenvolvimento, além de contemplar todos os itens trabalhados.
Dica: Você professor poderá selecionar uma das capas produzidas, de modo a identificar e avaliar coletivamente cada item contemplado, discutindo sobre algum aspecto que pode ter ficado “esquecido”.
Recursos Complementares
Verifique no endereço
 uma entrevista com a renomada pesquisadora Magda Soares.
Avaliação
Com as atividades propostas devemos observar se o grupo passou a compreender a importância e a função da capa de livros e revistas.
Será possível avaliar também se apreenderam que a finalidade deste componente do suporte (a capa) é trazer informações básicas quanto ao tema tratado, a autoria dos textos e imagens, edição, impressão e distribuição do material.
Por fim, será possível avaliar se o grupo compreendeu que a capa é o primeiro “elemento” de informação e comunicação com leitor a respeito do conteúdo interno do suporte.


APRENDENDO A LER CAPAS DOS LIVROS



Diferenciar a linguagem escrita da linguagem oral.
­- Aproximar os alunos de diferentes gêneros literários.
Duração das atividades
- 2 aula de 40 minutos.
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Esse tipo de exploração tem caráter introdutório ou de exploração inicial dos gêneros textuais em questão e nem sempre prescindem de conhecimento prévio.
É importante que a criança desenvolva a observação para as características exploradas.


Estratégias e recursos da aula
1) Professor, solicitar aos alunos que observem a capa do livro abaixo.
2) Fazer uma leitura, com os alunos, da capa do livro.



■­ Sobre o que você acha que o livro falará?
■­ Qual o título do livro? E onde o título está? Como você sabe que é o título?
■­ Qual o autor do livro? (Explicar o que é autor).
■­ Qual a editora do livro? (Explicar o que é editora)
■­ Para que servem as informações que aparecem na capa do livro? Todo livro apresenta essas informações? Pedir que observem outras capas de livros, buscando identificar as informações acima.
4) Professor, pedir aos alunos que listem quais são as diferenças que estão observando na capa do livro (crianças brancas, crianças negras, criança com deficiência, crianças de raças diferentes, etc.). Registre no quadro. Propor a leitura da lista.
5) Professor, ler a história abaixo:



ERA UMA VEZ UMA CIDADE QUE SE CHAMAVA PORCOLÂNDIA. LÁ MORAVAM MUITOS PORCOS ESPINHOS (1) .
ELES ESTAVAM COM UM PROBLEMA : QUANDO ESTAVA MUITO FRIO, QUERIAM FICAR JUNTINHOS, POR CAUSA DO CALOR DO CORPO, SÓ QUE SE ESPINHAVAM UNS AOS OUTROS. UM DIZIA ; ”-AI! SAI PARA LÁ…” OUTROS DIZIAM “- TOMA CUIDADO COM SEUS ESPINHOS, TÁ ME MACHUCANDO ESPINHUDO.” (2) ESPINHUDO ERA UM PORCO ESPINHO MUITO LEGAL! NÃO QUERIA MACHUCAR OS OUTROS! MAS COMO FAZER? ELE TAMBÉM TINHA ESPINHOS... (3)AÍ O ESPINHUDO PENSOU: ”- JÁ SEI! VAMOS FICAR BEM LONGE, ASSIM NINGUÉM SE MACHUCA! (4) AÍ ENTÃO, ARRUMARAM DOIS PROBLEMAS : FICARAM COM FRIO, E TODOS TINHAM QUE GRITAR PARA CONVERSAR.. ELES GRITAVAM : ”- EI, VOCÊ AÍ ! É.. É COM VOCÊ MESMO !!! TÁ OUVINDO ????
COMO RESOLVER? COMO FICAR PERTO, SEM ESPINHAR NINGUÉM E CONSEGUIR CONVERSAR? (5)
6) Professor, seguindo os números do texto, converse com os alunos:
• Perguntar às crianças se conhecem um porco espinho / o que é espinho. (1) [ “LÁ MORAVAM MUITOS PORCOS ESPINHOS” (1) ].
• Fazer essa vivência corporal com as crianças. Solicitar que elas fiquem bem próxima (agarradinhas) umas das outras. (2) [ “TOMA CUIDADO COM SEUS ESPINHOS, TÁ ME MACHUCANDO ESPINHUDO”. (2) ]. • Como elas se sentem?
• Perguntar as crianças qual a solução para esse problema. (3) [ ESPINHUDO ERA UM PORCO ESPINHO MUITO LEGAL! NÃO QUERIA MACHUCAR OS OUTROS! MAS COMO FAZER? ELE TAMBÉM TINHA ESPINHOS...(3) ].
• Perguntar as crianças como ajudar o Espinhudo. (5). [COMO RESOLVER? COMO FICAR PERTO, SEM ESPINHAR NINGUÉM E CONSEGUIR CONVERSAR? (5) ]
7) Professor, construir coletivamente a conclusão da “História do Porco Espinhudo”. (FICAR PRÓXIMO, RESPEITANDO OS ESPAÇOS E OS ESPINHOS DOS OUTROS, PERGUNTANDO: “- TÁ BOM AQUI?”)
8) Convidar os alunos a realizar um desenho livre sobre o tema abordado.
9) Expor no mural da sala de aula, em papel pardo, os desenhos. Colocar o título “SOMOS TODOS IGUAIS?”
10) Atividade de Para Casa:
A) A CAPA DO LIVRO TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS LEITORES. NELA NÃO PODEM FALTAR: TÍTULO, AUTOR DO LIVRO, ILUSTRADOR (SE TIVER) E EDITORA.




COMPLETAR NO DESENHO ABAIXO AS INFORMAÇÕES QUE ESTÃO FALTANDO USANDO AS PALAVRAS:






B) CRIAR UMA HISTÓRIA, POR MEIO DE DESENHOS, PARA A CAPA DO LIVRO ACIMA.
Avaliação
- Verificar se os alunos conseguem identificar e “nomear” as informações apresentadas nas capas de livros.
A produção de um Livro
■Conhecer o processo de produção de um livro;
■Identificar mudanças e permanências no processo de criação/produção de circulação de livros;
■Colaborar com a produção de texto para o livro de uma turma.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios