Hábito saudável da leitura
Aula oportuna para inserir gêneros literários
Comentário do Linguagem:
Considero importante que, quando o aluno vai à bilbioteca para escolher um livro para ler espontaneamente, saiba distinguir nas estantes os gêneros literários.
Normalmente vemos que os alunos vasculham as prateleiras e acabam escolhendo os livros menores, mais finos, ou com mais ilustrações do que texto, justamente por falta de orientação.
Cabe efetivamente ao bibliotecário, primeiramente, que mantenha a ordem dos livros por classificação literária. Ou seja: Livros separados por aventura, romance, poema, suspense,humor, etc.
Ideal seria ter resenhas, para que os leitores não precisem folhear livros sem critério algum.
Fazer propagandas com resenhas de alunos recomendando tal obra é muito eficaz, além de incentivar que aquele pequeno leitor leia cada vez mais.
Em minha oficina de leitura,eu mantinha um mural com as resenhas aprovadas por mim.
Digo assim porque logo percebi que alguns alunos copiavam as orelhas dos livros...
Era um trabalho meticuloso, concordo, mas a bibliotecária deve organizar um critério para que atividade tenha um valor estimulador. Eu mantinha uma caixa onde colocava as resenhas devolvidas, dando um retorno para os alunos. Escrevia uma a uma, explicando, corrigindo, solicitando que refizessem,etc. Lógico que elogios devem fazer parte também.
Sinto saudades dos recreios na escola onde trabalhava.... Eu mantinha a oficina aberta para troca de livros...Os alunos corriam para ver se suas resenhas estavam aprovadas no mural.... Muito gratificante,acreditem!
Eu não era bibliotecária. Tinha o projeto Estímulo à leitura, atendia alunos de 6º e 7º anos.
Os alunos aprovados para 8º e 9º anos reclamavam....Mas eu era única...Não podia atender a todos....
A sugestão abaixo se encaixa bem nos quesitos: autonomia e liberdade.
Ensinar os alunos a conhecer o livro desde a capa é fundamental para que ele adquira o hábito saudável da leitura.
Lendo o livro... antes de ler a história do livro
Objetivos
A aula aqui sugerida é um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a participar das diferentes práticas de leitura da nossa sociedade.
Para tanto, é preciso criar oportunidades para que os alunos:
- constituam procedimentos de exploração do livro enquanto portador;
- desenvolvam capacidades leitoras de recuperação do contexto de produção do texto de modo a articulá-lo no processamento das idéias do texto;
- constituam comportamento leitor, implicados na socialização e necessidade de compartilhar ideias e opiniões acerca de material de leitura escolhido.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo necessário
Três aulas
Material necessárioLivros de literatura infanto-juvenil constantes do acervo da Escola.
Flexibilização para deficiência visual
Providencie alguns exemplares em áudio e/ou em braile.
Desenvolvimento
1ª etapa
Estudo coletivo de material de leitura
1. Organize os alunos em duplas.
2. Distribua para cada dupla um exemplar de um mesmo livro.
3. Comecem a fazer uma exploração geral do livro. Peça aos alunos que manuseiem os livros recebidos.
A seguir, vá fazendo perguntas para a classe sobre os seguintes aspectos:
a. Que tipo de livro é este (de contos, poemas, lendas, romance)?
Como você descobriu (Pelo título?
Figura da capa?
Conhecimento do autor?)?
b. Quem é o autor (brasileiro, estrangeiro)?
Onde você encontrou essa informação?
Mostre para todos os colegas!
c. Há algum outro lugar no livro que apresente informações sobre o autor (Oriente para que procurem dentro do livro, na orelha, na quarta-capa também.)?
Que tipo de coisa o autor costuma escrever, considerando estas novas informações?
Você já leu alguma obra dele?
Qual? Gostou?
Por que? Leria outra? Por que?
d. Qual é o título do livro? Como você descobriu?
e. Qual é a editora do livro?
Onde se encontra essa informação?
Você já conhece essa editora?
Leu algum livro publicado por ela?
Observação: a cada resposta dada, pergunte como foi possível descobrir aquela informação, solicite que os alunos mostrem como fizeram.
Isso possibilita o compartilhamento de procedimentos de manuseio do portador.
f. Considerando o título do livro, a ilustração da capa, quem o escreveu, como você acha que será a história que ele conta (se for um livro de narrativas ficcionais, é claro)?
g. Dê uma olhada nas ilustrações, dentro do livro: o que você acha que vai encontrar na história? Por que?
Observação: Problematize as pistas encontradas, caso seja necessário.
4. Depois dessa exploração geral, pergunte aos alunos se escolheriam esse livro para ler e por que. Durante o processo, vá problematizando as respostas, considerando os dados da exploração feita.
Flexibilização para deficiência visual
Antecipe o trabalho para o aluno encaminhando a 1ª etapa para ser feita primeiro no AEE e depois junto à sua dupla. Outra possibilidade é escolher um livro de uma história, já conhecida por ele, com figuras em autorrelevo e, conforme a competência dele, cole na capa do livro seu título em braile e outras palavras significativas.
2ª etapa
Estudo e escolha de material de leitura
1. Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 componentes.
2. Distribua as coleções de livros entre os grupos e fique você mesmo com alguns.
3. Solicite que os alunos façam, nos livros recebidos, a mesma exploração que fizeram nos livros estudados no Momento 1 dessa proposta de trabalho.
Avise que, ao final, escolherão um livro para ler e deverão explicar essa escolha para os demais colegas da classe.
4. Faça o mesmo com os livros que ficaram com você e passe pelos grupos acompanhando o trabalho.
4. Faça o mesmo com os livros que ficaram com você e passe pelos grupos acompanhando o trabalho.
5. Após a exploração, apresente você o livro que escolheria, justificando a escolha nas pistas oferecidas pelo portador e pelo seu conhecimento anterior a respeito de autor, gênero, conteúdo, etc. Dessa forma, você está oferecendo aos alunos uma referência a respeito de como fazer uma indicação.
6. Quando terminar, solicite que cada um dos alunos de cada grupo apresente sua escolha, explicando os motivos dela.
7. Oriente os alunos para levarem o livro para casa e lerem. Explique que, na Roda de Leitores, comentarão a leitura feita, explicando se gostaram mesmo e porque.
Flexibilização para deficiência visual
Leve livros em braile e em áudio para que ele possa fazer sua escolha. Você mesmo pode gravar uma leitura em um arquivo eletrônico. Encaminhe o livro em áudio ou em braile para ser escutado/lido como lição de casa.
3ª etapa
Roda de leitores
1. Organize os alunos em círculo, e avise os alunos que cada um contará como foi a leitura do livro que escolheu: se a escolha foi bem feita ou não e por que, explicando onde foi que acertou ao antecipar se gostaria do livro e onde foi que se enganou.
Os alunos poderão, inclusive, ler trechinhos dos livros para ilustrar o que falam ou para mostrar do que gostaram.
2. Antes dos alunos, porém, comente você a leitura que fêz do seu livro.
3. Peça, ao final, que cada aluno mesmo aqueles que, porventura não tenham apresentado a leitura - escrevam um recadinho para colocar no mural Socializando leituras , para os colegas, comentando, rapidamente se gostaram ou não do livro e porque, indicando se recomendam ou não a leitura do material.
Flexibilização para deficiência visual
Peça a um colega que o conduza até a roda. Organize um grupo com poucos alunos para que o tempo de escuta não seja tão longo para ele.
Explique individualmente como será cada etapa dessa atividade e o faça perceber que deverá ouvir os colegas e depois será ouvido por eles.
Avaliação
Observe os argumentos usados pela turma para justificar as escolhas. Avalie os comentários sobre as leituras e veja se o repertório de histórias aumentou.
Registre os avanços quanto às leituras espontâneas feitas por cada aluno.
Consultora Lília Santos Abreu
Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, co-autora de materiais didáticos e paradidáticos
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