Atividades Natalinas da Janaina....
Objetivo: interpretar informações lidas em um texto, bem como ampliar conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
Com a intenção de inovar e criar algo especial para o Natal, pensaram em um pequeno bastão de menta, que recordasse o cajado dos pastores e foi então que nasceu a bengala doce, que é rara no Brasil, mas muito comum na Europa e nos Estados Unidos.
Depois de algum tempo, os doces de menta foram substituídos por bastões plásticos, para enfeitar árvores, coroas e vitrines.
Originalmente, ele era inteiro branco e a primeira vez que se teve notícia do doce foi em 1670, quando foi distribuído a crianças no Natal.
A primeira empresa com sucesso em produzir os bastões doces foi a Bob Candies, que os lançou em 1920. Nessa mesma década surgiu o papel celofane, que ajudava a manter a umidade dos doces e, em 1950, a máquina de doce inventada por Gregory Keller, que fazia os cajados doces em “massa” já era usado.
O doce representa os princípios do Natal. Usaram açúcar branco para demonstrar a natureza do nascimento de Jesus. O doce é duro, para representar a firmeza de caráter e de promessas e as listras vermelhas representam o sangue de Jesus derramado na cruz. Há ainda aqueles que afirmam que o vermelho representa o amor de Deus.
A forma da bala é uma bengala, como as usadas por pastores de ovelhas, pois Jesus também é chamado de o Bom Pastor. Para completar, se girarmos o bastão, veremos a letra J, inicial do nome Jesus.
Nos dias atuais, são feitos doces de bengala em muitos sabores e cores e, embora disponíveis o ano todo, são mais vendidos no Natal.
Atividades
1. O texto conta a história da bengala doce, desde sua primeira aparição, datada de 1670. Quando ela começou a ser produzida em grande quantidade, devido ao seu grande sucesso?
2. Quais princípios natalinos as bengalas representam?
3. Bob Candies foi a empresa que começou a vender bengalas fabricadas. Quantos anos faz que ela lançou sua primeira remessa de doces em bastão?
4. As primeiras bengalas eram de açúcar ou de menta, mas hoje elas são produzidas em muitos sabores. Leia a situação-problema abaixo e descubra quantas bengalas são produzidas por semana em uma pequena fábrica.
A pequena fábrica de doces do Senhor Luis tem muito trabalho perto da época do Natal.
Ele produz bengalas doce muito saborosas e, toda semana, entrega a mesma quantidade aos vendedores.
A fábrica faz 568 bengalas de morango e o dobro desse número de bengalas de chocolate.
As bengalas de caramelo são metade das bengalas de morango e as de hortelã, as mais vendidas, somam os números das de caramelo e as de morango.
a. Calcule quantas bengalas de cada sabor o Senhor Luís faz por semana:
Chocolate Morango Hortelã Carmelo
b. Qual é o total de bengalas vendidas por semana?
c. Ele produz essa quantidade por 6 semanas. Qual é o total de bengalas produzidas ao longo desse tempo?
Trabalho com escrita:
Cliquem aqui e vejam uma cena absurda de Natal:
Lapônia a terra do Papai Noel:
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.