A Escola do Cachorro Sambista
Autor: Felipe Ferreira
Ilustrador: Mariana Massarani
Sambista mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque e entende tudo de Carnaval. Esse cãozinho folião mostra aos leitores tudo o que acontece antes de o desfile ir para a avenida: a escolha do tema do samba-enredo, os ensaios, a confecção das fantasias e dos carros alegóricos...
Com muita animação, o personagem também apresenta os principais integrantes de uma escola de samba (compositor, puxador, passista, porta-bandeira), enquanto boxes informativos apresentam grandes personalidades do Carnaval. No final do livro, há uma ilustração panorâmica que mostra todo o desfile, comentando cada uma das alas da escola de samba.
O livro A Escola do Cachorro Sambista, de Felipe Ferreira, apresenta o simpático cachorro Sambista que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque e conta o dia a dia da sua escola cujo enredo é "A história de Dona Baratinha".
Sensasional!
A história conduz o leitor na descoberta de como funciona uma escola de samba: desde a definição do tema para o desfile de Carnaval até o dia de mostrá-lo na avenida.
O autor mistura ficção e fatos históricos sobre a história do samba no Brasil e os grandes atores, recuperando o valor cultural do samba brasileiro que acaba esquecido diante de tanta mídia, não é?
::ALGUMAS IDEIAS::
1) LINGUAGEM: comparar as diversas linguagens apresentadas no texto: narrativa e informativa.
Fazer cópias do livro para, em grupos, recortar os diferentes trechos e destacar com canetas coloridas as principais diferenças.
Fazer um painel na sala de aula depois de cada grupo apresentar as conclusões oralmente.
2) CONTAÇÃO: resgatar a história da Dona Baratinha, enredo da escola de samba.
Há muitas sugestões de atividades na rede sobre essa história, clique aqui.
3) VOCABULÁRIO: explorar as palavras características do Carnaval, compreendendo o sentido cultural dessa festa popular.
Dá para fazer um mini-dicionário ilustrado da turma: cada um/dupla faz uma página.
4) HISTÓRIA: resgatar fatos que marcaram as mudanças nos desfiles das escolas de samba. Comparar com a história do Carnaval da sua cidade: como é o carnaval aqui?
Você participa de alguma escola de samba?
5) MÚSICA: fazer uma enquete sobre os sambas preferidos da turma: sambas-enredo, marchinhas, etc. Depois de cantar e dançar, construir um gráfico com essas informações.
6) SAMBA-ENREDO: criar uma paródia ou samba-enredo a partir de outro conto famoso e de interesse da turma, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho.
Sambista é um cachorro que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque.
É ele quem acompanha o leitor na descoberta de todos os preparativos para o desfile de Carnaval.
1. Possibilidades Pedagógicas
1- Conhecer, de modo prazeroso, uma das festas populares mais significativas da cultura brasileira: o Carnaval das escolas de samba.
2- Estimular a comunicação por meio das linguagens musical (ritmo) e corporal (dança).
3- Atender aos objetivos do ensino de Arte relativos aos conteúdos:
Dança:
• Contextualização da produção em dança e compreensão desta como manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.
• Identificação dos produtores em dança como agentes sociais em diferentes épocas e culturas.
Música:
• Músicos como agentes sociais: vidas, épocas e produções.
• A música e sua importância na sociedade e na vida dos indivíduos.
• Música e apresentações musicais e artísticas das comunidades, consideradas na diversidade cultural, em outras épocas e na contemporaneidade. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília, MEC/SEF, 1997 (p. 70, 71, 80, 81)
4- Comparar as linguagens dos textos e suas diferentes funções: a narrativa, própria da ficção, e o texto informativo utilizado para relatar fatos.
5- Valorizar a vida em comunidade e a convivência com o diferente.
2. Abordagens Interdisciplinares
LÍNGUA PORTUGUESA
• Narrativa e texto informativo: semelhanças e diferenças.
• Intertextualidade com o conto clássico popular “A Dona Baratinha”.
• Vocabulário específico de escola de samba.
ARTE
Música e dança:
• O samba como comunicação e expressão do brasileiro;
• O Carnaval e a escola de samba como produtos culturais e históricos representativos do brasileiro.
ILUSTRAÇÃO E FOTOGRAFIA
• Comparação das intenções e das escolhas de linguagem visual bem como dos âmbitos de circulação de cada forma de comunicação.
HISTÓRIA
• Mudanças e permanências de elementos que caracterizam os desfiles de escolas de samba ao longo da história do Carnaval.
3. Temas Transversais
PLURALIDADE CULTURAL
• Os valores, as atitudes e os procedimentos nas comunidades das escolas de samba.
Samba enredo e literatura
A letra do samba pode ser o ponto de partida para um grande projeto de leitura:
1) Depois de ouvir, cantar e dançar o samba enredo, ler a letra da música e identificar as referências que ele faz aos dois autores e suas histórias.
2) Buscar na Biblioteca ou na internet as histórias citadas.
Organizar diferentes atividades com elas: contação, dramatização, interpretação, etc.
Organizar diferentes atividades com elas: contação, dramatização, interpretação, etc.
3) Criar um painel com cartazes de cada história, fazendo uma composição alegre como o carnaval.
Pode ser feita em grupos, onde cada um faz o cartaz de uma história do samba enredo.
Pode ser feita em grupos, onde cada um faz o cartaz de uma história do samba enredo.
Vejam tudo aqui:
CARNAVAL CARIOCA: SAMBA ENREDO.
Autor: Luzia Luzinete Pereira
O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender com esta aula a:
■Localizar o Rio de Janeiro no mapa do Brasil;
■Conhecer a origem do carnaval carioca;
■Conhecer algumas fantasias do carnaval carioca;
■Identificar as principais características do carnaval carioca;
■Diferenciar o carnaval de rua do baile de carnaval;
■Comparar o carnaval de rua com o desfile das escolas de samba;
■Conhecer a importância dos sambas enredos para as escolas de samba;
Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noção do conceito de "carnaval".
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 - Identificando o Rio de Janeiro no mapa do Brasil.
1º MOMENTO:
O professor deverá questionar aos alunos: O que eles sabem sobre o carnaval carioca (carnaval da cidade do Rio de Janeiro).
Num primeiro momento, o professor trará um mapa do Brasil para a sala de aula, e solicitará que as crianças observem e explorem o mapa, localizando a região onde moram.
Depois, pedirá que elas identifiquem onde se localiza a cidade do Rio de Janeiro.
OBS: O/a professor/a poderá apresentar o mapa múndi plano ou o globo terrestre.
2º MOMENTO:
Agora, o professor começará a questionar as crianças sobre alguns aspectos de localização:
■Vocês sabem em qual região do Brasil está o Rio de Janeiro?
■Vocês sabem em qual região estamos?
■E o Rio de Janeiro fica perto ou longe da nossa região?
■O Rio de Janeiro fica próximo do mar?
■Qual os estados mais próximos do Rio de Janeiro?
3º MOMENTO:
O/a professor/a solicitará que as crianças façam uma pesquisa sobre pontos turisticos do Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Maracanã, Sapucaí, calçadão de Copacabana.
Depois, cada criança deverá apresentar para o grupo fotografias, cartões postais, imagens da internet que mostram a cidade do Rio de Janeiro.
Durante a apresentação da pesquisa, o professor lançará perguntas, tipo:
■Como você descobriu que essa imagem era do Rio de Janeiro?
■Fale o que você sabe sobre este lugar?
■Onde você pesquisou? Em revistas, internet, livros?
■Quem já esteve no Rio de Janeiro?
■Quem conhece alguns destes lugares?
ATIVIDADE 2 -
Conhecendo as origens e as principais características do carnaval do Rio de Janeiro.
1º MOMENTO:
O/a professor/a combinará com a turma de assistirem a dois vídeos sobre o carnaval carioca, um de uma escola de samba e o outro de um bloco de rua, por isso pedirá que todos prestem bastante atenção.
Vídeo 01 - Desfile da Mocidade Independente.
Vídeo 02 - Desfile do bloco Cordão de rua e do Bola Preta.
Vídeo 03 - Baile de Carnaval.
2º MOMENTO:
Depois da exibição dos vídeos, o professor fará várias perguntas sobre os mesmos:
Depois da exibição dos vídeos, o professor fará várias perguntas sobre os mesmos:
■O que aparece em cada vídeo?
■Todos os vídeos tratam de quê?
■Vocês perceberam diferenças entre o modo das pessoas brincarem carnaval de um vídeo para o outro?
■Qual o vídeo que mostra uma escola de samba?
■Qual o que mostra um bloco de rua?
■Qual a diferença entre a escola de sambra e o bloco de rua?
■E o que mostra um baile de carnaval?
■Qual parece ser mais divertido?
■As músicas tocadas são iguais?
■Como é o figurino de cada manifestação?
■Quem já brincou carnaval?
■Quem já se fantasiou?
■Quem conhece algum samba enredo?
■Quem conhece uma marchinha de carnaval?
3º MOMENTO:
O professor deverá iniciar uma pesquisa com as crianças sobre o carnaval do Rio de Janeiro.
A turma deverá ser divida em tres grupos, cada grupo ficará responsável por um dos temas (Escola de Samba, blocos de rua e carnaval de salão), as crianças deverão pesquisar na internet, livros revistas, bem como entrevistar pessoas que vivenciaram carnaval no Rio de Janeiro.
A pesquisa deverá enfatizar que o carnaval surgiu no Rio de Janeiro ainda no período colonial, trazido pelos portugueses, passando por várias etapas, como o entrudo e os limões de cheiro. Depois, sob a influência da França, surgiram os bailes nos salões e clubes e as grandes sociedades, sob a influência italiana, surgiram os passeios, no qual os ricos mostravam toda sua exuberência em lindas carruagens.
Porém estas duas manifestações eram realizadas pela classe rica, como não podia deixar de ser, as pessoas mais humildes também inventaram o seu carnaval, surgindo assim os blocos, e dos blocos as primeiras escolas de samba, como Portela e Mangueira que, até hoje, continuam em atividade. Atualmente, o carnaval carioca está dividido em três segmentos básicos: as escolas de samba, que desfilam na Passarela do Samba (Sambódromo) também conhecida como Marquês de Sapucaí, os blocos de rua e os bailes de carnaval, que ocorrem em hotéis e clubes.
A pesquisa deverá enfatizar que o carnaval surgiu no Rio de Janeiro ainda no período colonial, trazido pelos portugueses, passando por várias etapas, como o entrudo e os limões de cheiro. Depois, sob a influência da França, surgiram os bailes nos salões e clubes e as grandes sociedades, sob a influência italiana, surgiram os passeios, no qual os ricos mostravam toda sua exuberência em lindas carruagens.
Porém estas duas manifestações eram realizadas pela classe rica, como não podia deixar de ser, as pessoas mais humildes também inventaram o seu carnaval, surgindo assim os blocos, e dos blocos as primeiras escolas de samba, como Portela e Mangueira que, até hoje, continuam em atividade. Atualmente, o carnaval carioca está dividido em três segmentos básicos: as escolas de samba, que desfilam na Passarela do Samba (Sambódromo) também conhecida como Marquês de Sapucaí, os blocos de rua e os bailes de carnaval, que ocorrem em hotéis e clubes.
4º MOMENTO:
Cada grupo deverá confeccionar um cartaz informativo sobre o assunto que ficou responsável e apresentá-lo em forma de seminário para restante da turma e/ou pais.
Depois, tais cartazes serão expostos no mural da escola.
Depois, tais cartazes serão expostos no mural da escola.
Obs.: O professor disponibilizará o material necessário como: tesoura, cola, cartolina, coleções, revistas, entre outros.
ATIVIDADE 03 -
Conhecendo e compreendendo uma escola de samba.
1º MOMENTO:
O professor proporá uma atividade para as crianças.
Organizadas em círculo, em pé, cada uma delas receberá uma fotografia, ou um determinado nome, todos relacionados ao universo das escolas de samba.
Quando o professor avisar, cada criança deverá rapidamente encontrar o colega que formará o seu par, por exemplo: as crianças que tem a fotografia de um mestre-sala e o nome "mestre-sala" tem que se encontrarem, as crianças que tem a fotografia da bateria e o nome "bateria" tem que se encontrarem e assim por diante, os pares irão se formando.
O professor proporá uma atividade para as crianças.
Organizadas em círculo, em pé, cada uma delas receberá uma fotografia, ou um determinado nome, todos relacionados ao universo das escolas de samba.
Quando o professor avisar, cada criança deverá rapidamente encontrar o colega que formará o seu par, por exemplo: as crianças que tem a fotografia de um mestre-sala e o nome "mestre-sala" tem que se encontrarem, as crianças que tem a fotografia da bateria e o nome "bateria" tem que se encontrarem e assim por diante, os pares irão se formando.
2º MOMENTO:
As crianças trarão o material de pesquisa, o professor deverá organizar a sala em tres grupos, para que as crianças socializem os materias entre elas.
O professor deverá circular entre os grupos, indagando e sugerindo ideias para a elaboração e construção de cartazes.
Cada grupo deverá apresentar o figurino utilizado pelos foliões (fantasias), os instrumentos, músicas, adereços, carros alegóricos e alguns passos da dança.
Como por exemplo na escola de samba a função do abre alas, da bateria, da porta bandeira, mestre sala, ala das baianas e samba enredo.
O professor deverá circular entre os grupos, indagando e sugerindo ideias para a elaboração e construção de cartazes.
Cada grupo deverá apresentar o figurino utilizado pelos foliões (fantasias), os instrumentos, músicas, adereços, carros alegóricos e alguns passos da dança.
Como por exemplo na escola de samba a função do abre alas, da bateria, da porta bandeira, mestre sala, ala das baianas e samba enredo.
3º MOMENTO:
Depois que os grupos organizarem os materiais, e elaborarem sua apresentação, deverão socializar a pesquisa com os demais alunos.
Cada grupo, calmamente, utilizando as fotos e outros suportes irão explicando a função de cada elemento dentro de uma escola de samba, atentando para o aspecto estético que cada elemento tem.
Assim como, as baianas tem sempre vestidos longos, pesados e rodados, geralmente são senhoras e desfilam rodopiando; a porta-bandeira carrega sempre uma fantasia pesada e rodada, carregando a bandeira da escola com elegância sem deixar com que ela se enrole; a bateria geralmente vem com fantasias mais leves, pois como seus integrantes tocam, não podem ser atrapalhados pela roupa; os carros alegóricos são como cenários imensos, que ajudam a contar o enredo, ou seja, a história que a escola pretende contar.
Cada grupo, calmamente, utilizando as fotos e outros suportes irão explicando a função de cada elemento dentro de uma escola de samba, atentando para o aspecto estético que cada elemento tem.
Assim como, as baianas tem sempre vestidos longos, pesados e rodados, geralmente são senhoras e desfilam rodopiando; a porta-bandeira carrega sempre uma fantasia pesada e rodada, carregando a bandeira da escola com elegância sem deixar com que ela se enrole; a bateria geralmente vem com fantasias mais leves, pois como seus integrantes tocam, não podem ser atrapalhados pela roupa; os carros alegóricos são como cenários imensos, que ajudam a contar o enredo, ou seja, a história que a escola pretende contar.
4º MOMENTO:
Em seguida, é chegado o momento de colocar "a mão na massa", isto é, as crianças irão fazer pintura no rosto do outro colega.
Para tanto, se faz necessário formar trios, sendo que dois integrantes do grupo serão responsáveis pela pintura no rosto do outro integrante, e assim sucessivamente até que todos do grupo estejam com o rosto pintado.
As crianças terão total liberdade na hora de elaborarem o desenho e escolherem as cores as quais irão utilizar.
Para tal, o professor fornecerá o material necessário: lápis de olho, batom, tinta específica para pintura de rosto. Veja modelos de pinturas no site abaixo:
Para tanto, se faz necessário formar trios, sendo que dois integrantes do grupo serão responsáveis pela pintura no rosto do outro integrante, e assim sucessivamente até que todos do grupo estejam com o rosto pintado.
As crianças terão total liberdade na hora de elaborarem o desenho e escolherem as cores as quais irão utilizar.
Para tal, o professor fornecerá o material necessário: lápis de olho, batom, tinta específica para pintura de rosto. Veja modelos de pinturas no site abaixo:
ATIVIDADE 04 -
Conhecendo e cantando um samba enredo.
1º MOMENTO:
O professor apresentará a letra do samba através da escola campeã do carnaval 2010, através do video http://www.youtube.com/watch?v=83_dGA9GH50
O professor apresentará a letra do samba através da escola campeã do carnaval 2010, através do video http://www.youtube.com/watch?v=83_dGA9GH50
Depois, a letra do samba enredo deverá ser exposta no mural da sala.
Mangueira é música do Brasil
Vai passar
Nessa avenida mais um samba popular
Mangueira até "Parece um céu no chão"
É música vestida de emoção
Com notas e acordes refletiu
Em suas cores o orgulho do Brasil
Nas ondas do rádio,
De norte a sul viajei
Do sonho dourado embarqueiParece magiaVai, minha inspiração
"Num doce balanço a caminho do mar"
Vem me trazer a cançã
Pro mundo se encantar
Tantas emoções na verde e rosa
Brilham as estrelas imortais
"Bate outra vez" uma saudade
Lembro dos antigos carnavais
Um verso me levou
Do rock à jovem guarda
Fui "Caminhando e cantando" ao luar"
Com a Tropicália no olhar
"Atrás do trio eu quero ver
O baile começar e a noite adormecer
"O Sol Nascerá",
as cortinas irão se fechar
"Folhas Secas" virão e o show vai continuar
Meu coração é verde e rosa
Descendo o morro, eu vou
A música, alegria do povo
Chegou, a Mangueira chegou
Samba enredo da Mangueira 2010 - campeã do carnaval 2010
2º MOMENTO:
Depois disso, o professor deverá solicitar que as crianças pesquisem a origem do samba enredo http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba-enredo
Que segundo o site: "é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba.
Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, onde ao final, normalmente entre os meses de setembro e outubro, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o Carnaval do ano seguinte.
Algumas vezes, opta-se por fundir dois ou mais sambas-enredo que sejam do agrado dos membros da escola.
O samba campeão embala a escola durante a fase de preparação, ensaios técnicos até ser apresentado no desfile de carnaval.
Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo escolhido pela comissão de carnaval da escola (não confundir enredo com tema).
O samba-enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles das escolas.
A evolução da escola em muito depende do andamento do samba e seu desenrolar na avenida: algumas escolas preferem deixar o samba mais calmo, outras mais agitado, ou ainda mais românticos!
Tudo depende de seu estilo de desfile que pode mudar de carnaval para carnaval.
Escolas de Samba que tradicionalmente se apresentam com uma quantidade muito grande de componentes, em geral usam uma batida mais rápida para acelerar o movimento dos foliões na avenida e manter a harmonia do conjunto"
Que segundo o site: "é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba.
Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, onde ao final, normalmente entre os meses de setembro e outubro, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o Carnaval do ano seguinte.
Algumas vezes, opta-se por fundir dois ou mais sambas-enredo que sejam do agrado dos membros da escola.
O samba campeão embala a escola durante a fase de preparação, ensaios técnicos até ser apresentado no desfile de carnaval.
Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo escolhido pela comissão de carnaval da escola (não confundir enredo com tema).
O samba-enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles das escolas.
A evolução da escola em muito depende do andamento do samba e seu desenrolar na avenida: algumas escolas preferem deixar o samba mais calmo, outras mais agitado, ou ainda mais românticos!
Tudo depende de seu estilo de desfile que pode mudar de carnaval para carnaval.
Escolas de Samba que tradicionalmente se apresentam com uma quantidade muito grande de componentes, em geral usam uma batida mais rápida para acelerar o movimento dos foliões na avenida e manter a harmonia do conjunto"
Em seguida, fará algumas perguntas às crianças:
■Que tipo de música é essa?
■Se parece com o rock? Com axé? Com forró?
■Alguém já escutou algo parecido?
■Vocês gostam deste tipo de múica?
■Acham alegre, divertido?
■Quando escutam, sentem vontade de dançar e cantar?
■Acham alguma diferença entre este tipo de música e as que costumam ouvir em casa?
■De que essa música trata?
3º MOMENTO:
Agora, todos serão convidados a dançarem o samba enredo, tirando seus calçados e deixando seus corpos fluírem livremente de acordo com a melodia e ritmo, de preferência, cantando empolgadamente a letra da música.
Obs: Caso queiram, o grupo poderá combinar um baile a fantasia.
Obs.: Este último momento poderá ser registrado e, posteriormente mostrado à turma, para que as crianças percebam seus movimentos corporais, bem como suas ações diante dos colegas.
Recursos Complementares
Sites que poderão ser pesquisados.
Avaliação
O aluno será avaliado:
■Pelo conhecimento conquistado sobre o carnaval carioca;
■Pela sua dedicação na realização nas atividades;
■Por sua oralidade na hora de fazer perguntas;
■Por sua capacidade de fazer conexões entre o assunto estudado e seu cotidiano.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.