O circo das palavras e suas relações
Ampliar o conhecimento, atribuindo um novo sentido aos elementos do circo e desenvolver a habilidade de leitura e escrita. (crianças na faixa etária de 4 anos).
Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos, cada. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O circo e seus elementos.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1-
Fazer um jogo de palavras com base no mundo circense.
1° momento -
Relacionar o circo aos elementos que o integra, como: os artistas, o espaço físico (lona, arquibancada, picadeiro). Na atividade o(a) professor(a) pode fazer um jogo com as palavras e orienta como completar as frases.
Integrantes do circo:
■No circo tem!................ (uma criança completa a sentença com uma palavra que representa um integrante. São feitas várias rodadas e as palavras não podem ser repetidas).
O(a) professor(a) registra cada palavra em uma cartolina.
Ações dos integrantes do circo:
■ O palhaço faz....................................;
o equilibrista ........................;
o trapezista.................................. ;
o mágico............
Produtos vendidos no circo:
■ No circo compramos .............................................................
Atividade 2 -
Elaborar uma história em quadrinhos.
1° Momento -
O(a) professor (a) convida as crianças para construir uma história em quadrinhos tendo o palhaço como personagem principal e segue alguns passos:
■combina e escreve a idéia inicial (a história irá tratar de quê?);
■explica que a história vai ser desenhada;
■escolhe o s personagens para dialogar com o palhaço;
■cria um nome para o palhaço;
■ajuda a descrever os personagens (características físicas e visuais);
■elabora o roteiro: quadro a quadro (onde vai ficar cada personagem? o que cada personagem vai dizer?) ■cada criança desenha um personagem;
■entrega os quadrinhos e as crianças desenham os balões;
■o(a) professor(a) recorta os desenhos e as crianças colam nos quadrinhos;
■as crianças ditam o que dizem os personagens e o(a) professor(a) escreve nos balões.
Obs. não entram as onomatopéias e nem a s linhas de movimentos, dado a idade das crianças.
Atividade 3 -
Fazer leitura de tirinhas.
1° Momento -
Com base no momento anterior, o(a) professor(a) ensina as crianças a fazer uma leitura de imagens da tirinha, são informados que se trata de uma conversa sobre a ida do Garfield e John ao circo e de uma situação com o palhaço.
Para a leitura os alunos seguem os seguintes passos:
■descrevem os personagens (características físicas e visuais)
■falam das expressões dos personagens;
■observam as expressões e apontam quem está falando;
■supõem o que John diz à Garfield sobre o palhaço;
■o(a) professor(a) faz a leitura da tirinha.
Avaliação
Avalia-se o nível de desenvolvimento da linguagem das crianças, é observado se elas conseguem:
■destacar as características dos integrantes do circo;
■destacar as funções do circo;
■ler mesmo antes da leitura convencional.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.