BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Circo > História e Afins > 09/01/13


Circo de verdade
O circo moderno nasceu junto com a Revolução Industrial. Em 1742, o cavaleiro inglês Philip Astley, que costumava exibir-se com cavalos em picadeiro redondo, acrescentou ao espetáculo as apresentações de saltimbancos e artistas das ruas, das praças e das estradas da velha Europa. Ele cercou o picadeiro com arquibancadas e passou a cobrar ingresso. Foi isso que deu origem ao que hoje conhecemos como circo.
O circo chegou aos Estados Unidos no início do século 19 e lá incorporou uma nova tecnologia: a lona que cobriria o espaço de apresentações e que, daí em diante, seria o mais expressivo símbolo do circo ocidental.
Carregando consigo apenas seu conhecimento, suas habilidades, seus próprios instrumentos de trabalho, os artistas conseguiram manter unidas suas famílias em torno do trabalho e correr o mundo, com espetáculos fabulosos.
O circo tem sua identidade marcada pela forma que o caracterizou e que facilita a montagem e a desmontagem, a cobrança de ingressos, o conforto da visão completa do espetáculo para o público. Essa estrutura reproduz a própria forma da Terra. Circo é círculo.
Nele cabem a unidade e a diversidade. Incorporando, absorvendo e transformando costumes, línguas e valores, o circo é reconhecível em qualquer parte do mundo.
Essa forma guarda em si todos os elementos que o identificam e o mantêm íntegro.
História do circo
O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.
Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).
Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.
Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente.
Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações.
Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, mágicos e trapesistas.
Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.
Você sabia?
Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo.
É uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.


O Circo
Quarteto em CY


Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver um circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade


Corre, corre, minha gente, que é preciso ser esperto
Quem quiser que vá na frente, vê melhor quem vê de perto
Mas no meio da folia, noite alta, céu aberto
Sopra o vento, que protesta
Cai no teto, rompe a lona
Pra que a lua, de carona, também possa ver a festa


Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver um circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade


Bem me lembro, trapezista, que mortal era seu salto
Balançando lá no alto, parecia de brinquedo
Mas fazia tanto medo que Zezinho do trombone,
De renome consagrado, esquecia o próprio nome
E abraçava o microfone pra tocar o seu dobrado


Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver um circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade


Faço versos pra o palhaço que na vida já foi tudo
Foi soldado, seresteiro, carpinteiro, vagabundo
Sem juíz e sem juizo, fez feliz a todo mundo
Mas no fundo não sabia que em seu rosto coloria
Todo o encanto do sorriso que seu povo não sorria


Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver um circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade


De chicote e cara feia, domador fica mais forte
Meia volta, volta e meia, meia vida, meia morte
Terminado seu batente, de repente a fera some
Domador, que era valente, ante as feras se consome
Seu amor indiferente, sua vida e sua fome


Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver um circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro e qualidade


Fala o fole da sanfona, fala a flauta pequenina
Que o melhor vai vir agora que desponta a bailarina
Que o seu corpo é de senhora, seu rosto é de menina
Quem chorava já não chora, quem cantava, desafina
Porque a dança só termina quando a noite for embora


Vai, vai, vai terminar a brincadeira
Que a charanga tocou a noite inteira
Morre o circo e nasce na lembrança
Foi-se embora eu ainda era criança


ATIVIDADES PARA O DIA DO CIRCO
Dia 27 de março
1. IMITANDO O PALHAÇO
A. Pintura
Pintar o rosto ou apenas o nariz de vermelho
B. Fazer Nariz de Palhaço
Com bolinhas de desodorante cortadas ao meio ou com bolinhas de isopor
C. História Movimentada
A Fuga do Palhaço
D. Pantomina
Repetir as frases:
*O palhaço o que é?
É ladrão de mulher
*O palhaço o que foi?
Foi ladrão de boi.
(Chorando, rindo, sério, bravo, triste, gaguejando, soluçando, envergonhado, tossindo, gritando, bem baixinho, e assim por diante.
E. Cambalhotas
Colocar os colchonetes no chão e eles brincam de virar cambalhotas com a ajuda da professora.
2. IMITANDO O EQUILIBRISTA
A. Andando sobre a escada
Para quem não tem uma escada pode ser uma tábua ou banquinhos pequenos
1. Andar livremente
2. Andar intercalando os degraus (sobe, desce)
3. Andar equilibrando objetos
Pode ser saquinhos de areia ou bolinhas de meia
Equilibrar nos pés nas mãos, na cabeça, no ombro, etc.
3. IMITANDO O MALABARISTA
Com bolinhas de meias:
_ Jogar a sua bolinha de meia para cima e pegar.
_ Jogar sua bolinha de meia, bater uma palma e pegar
_ Jogar sua bolinha de meia para cima, bater duas palmas e pegar
_ Jogar sua bolinha de meia para cima, dar uma volta no próprio corpo e pegar
4. IMITANDO A BAILARINA
A professora lê o poema e faz junto com as crianças os comandos:
Um passo pra cá...
Um passo pra lá...
Correndo pra frente
E voltando ao lugar,
Palminhas vou bater,
Um pulo eu vou dar,
Uma roda bem bonita
Rodando com os amigos,
Rodando no próprio lugar.
Vejam projeto:








Tem muito mais aqui:


Arte Circense no Brasil

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23220
 
Circo uma casa diferente
Apreciar um espetáculo de circo.
■Ampliar os conhecimentos relacionados à estrutura dos circos.
■ Cooperar com o grupo.
■Comparar diferentes moradias.
 
Trabalhando a arte circense nas aulas de Educação Física
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=312

Macaquices! (circo-acrobacias)
Nessa aula de circo (acrobacias) temos os objetivos de: ensinar movimentos acrobáticos comuns da ginástica artística e/ou acrobática e do circo; relacionar esse movimentos da ginástica com os nomes que passam a ter no ambiente circense; proporcionar maior vivência artística às crianças; ofertar espaço e tempos para o exercício da criatividade, da improvisação, do trabalho coletivo, da cooperação, entre outras; estimular a coordenação dos movimentos com as músicas; exercitar a expressão corporal dos alunos, etc.
Glitter Photos


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios