Literatura Infantil: conhecendo um circo diferente
Ler e interpretar uma história sobre as peculiaridades de um circo diferente.
Reescrever a história lida, demonstrando capacidade de síntese.
Comparar a história lida com um texto informativo que retrata a história do circo.
Produzir um pequeno texto sobre a temática da aula, demonstrando conhecimento sobre o assunto e criatividade.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Em roda, o professor brincará com os alunos de charada.
A turma será dividida em dois grupos.
A cada pista, um dos grupos tentará descobrir a charada, ganhando aquele que, na sua vez, decifrar o nome do local em questão:
CIRCO
O que é o que é:
1.É um lugar.
2.Tem elefantes.
3.Crianças adoram ir.
4.Tem pipoca.
5.Entramos com ingressos.
6.É de lona.
7.Vamos lá para rir e divertir.
8.Tem aventura e perigos.
9.Tem leões Percebemos que há homens corajosos.
10.Tem palhaço e palhaçada
Momento 2
Conversa a respeito do CIRCO.
Cada aluno contará a turma se já foi ao circo e as atrações que mais lhe chamaram a atenção.
Momento 3
Os alunos serão divididos em grupos.
Cada grupo receberá uma ilustração como a abaixo para pintar, utilizando cola colorida ou material similar.
Após a pintura, a turma comporá um mural na sala intitulado:
NO MUNDO DO CIRCO.
Momento 4
Leitura do livro "Um circo de pernas para o ar", em duplas.
Nesse circo o leão deixa cair a peruca no chão.
O elefante solta um pum e a plateia grita - mais um.
Que tal brincar de circo?
Momento 5
1) As duplas responderão oralmente perguntas relativas ao livro:
a) Quando começa o espetáculo desse circo?
b) O que há de errado com o leão desse circo?
c) O que o sapo faz nesse circo?
d) E o elefante Dum Dum, o que faz?
e) O que acontece com a equilibrista?
f) O que fazem os macacos?
g) Por que o palhaço fica sem graça?
h) O que acontece com o engolidor de espadas?
i) Quando acaba o espetáculo?
j) Explique o título do livro.
k) Esse circo era diferente? Por quê?
Após um tempo estipulado, o professor corrigirá oralmente a atividade.
2) As duplas receberão as figuras abaixo para colocarem na ordem dos acontecimentos da história e para a reescreverem de forma resumida. (contando apenas fatos mais importantes)
Momento 6
Em seguida, as mesmas duplas, lerão o texto sobre circo. Exemplo:
O circo foi trazido para o Brasil primeiramente pelos ciganos, que fugiram da Europa por sofrerem perseguições étnicas e religiosas.
Esse povo sempre demonstrou intimidade com a arte circense e apresentava espetáculos com ursos domados, ilusionismo, exibições a cavalo e teatro de bonecos.
No entanto, foi somente no fim do século XIX que o circo se modernizou no Brasil.
Diferente da Europa, o circo por aqui não se modernizou em termos de equipamentos e espaços, mas sim, em termos de habilidade e criatividade dos circenses.
Por isso, os palhaços se tornaram figuras centrais.
A primeira escola circense do País chamava Piolin se instalou em São Paulo no ano de 1977.
Depois foram surgindo outras escolas voltadas para várias classes sociais, formadas por ex-artistas dos circos itinerantes.
São exemplos do circo contemporâneo brasileiro grupos como a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões, a Nau dos Ícaros, o Circo Mínimo, o Circo Escola Picadeiro e muitos outros.
Fonte:
Posteriormente, os grupos discutirão oralmente as seguintes questões:
■Qual a diferença entre a história lida e esse texto?
■O que esses textos têm em comum?
■Quais informações esse texto traz?
■O texto diz que o circo se modernizou em termos de habilidade e criatividade dos circenses.
Explique essa afirmação, contando as atrações do circo que você conhece e que são criativas.
O professor, após um tempo estabelecido, comentará as questões com toda a turma.
Momento 7
Individualmente, os alunos escreverão um parágrafo a ser entregue para o professor relatando a aula a respeito do circo, destacando o que aprenderam e do que mais gostaram.
Recursos Complementares
Outras figuras de circo encontram-se no site abaixo:
Avaliação
O professor avaliará:
■se os alunos foram capazes de trabalhar em duplas de forma colaborativa.
■se participaram da aula com empenho em todos os momentos (conversa, brincadeira inicial e atividades individuais e em grupos)
■se reescreveram a história do livro com desenvoltura apresentando coerência e capacidade de síntese.
■se foram capazes de relacionar e diferenciar o texto informativo com o texto literário lido.
■se souberam sintetizar o assunto da aula dando sua opinião.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.