BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Um circo de pernas para o ar > Conhecendo um circo > Estímulos circenses e literários > 10/01/13

Literatura Infantil: conhecendo um circo diferente

Autor:  Livia Fagundes Neves  
Ler e interpretar uma história sobre as peculiaridades de um circo diferente.
Reescrever a história lida, demonstrando capacidade de síntese.
Comparar a história lida com um texto informativo que retrata a história do circo.
Produzir um pequeno texto sobre a temática da aula, demonstrando conhecimento sobre o assunto e criatividade.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Em roda, o professor brincará com os alunos de charada.
A turma será dividida em dois grupos.
A cada pista, um dos grupos tentará descobrir a charada, ganhando aquele que, na sua vez, decifrar o nome do local em questão:
CIRCO
O que é o que é:
1.É um lugar.
2.Tem elefantes.
3.Crianças adoram ir.
4.Tem pipoca.
5.Entramos com ingressos.
6.É de lona.
7.Vamos lá para rir e divertir.
8.Tem aventura e perigos.
9.Tem leões Percebemos que há homens corajosos.
10.Tem palhaço e palhaçada
Momento 2
Conversa a respeito do CIRCO.
Cada aluno contará a turma se já foi ao circo e as atrações que mais lhe chamaram a atenção.
Momento 3
Os alunos serão divididos em grupos.
Cada grupo receberá uma ilustração como a abaixo para pintar, utilizando cola colorida ou material similar.
Após a pintura, a turma comporá um mural na sala intitulado:
NO MUNDO DO CIRCO.





        
Momento 4
Leitura do livro "Um circo de pernas para o ar", em duplas.
Nesse circo o leão deixa cair a peruca no chão.
 O elefante solta um pum e a plateia grita - mais um.
Que tal brincar de circo?


Momento 5  
1) As duplas responderão oralmente perguntas relativas ao livro:
a) Quando começa o espetáculo desse circo?
b) O que há de errado com o leão desse circo?
c) O que o sapo faz nesse circo?
d) E o elefante Dum Dum, o que faz?
e) O que acontece com a equilibrista?
f) O que fazem os macacos?
g) Por que o palhaço fica sem graça?
h) O que acontece com o engolidor de espadas?
i) Quando acaba o espetáculo?
j) Explique o título do livro.
k) Esse circo era diferente? Por quê?
Após um tempo estipulado, o professor corrigirá oralmente a atividade.
2) As duplas receberão as figuras abaixo para colocarem na ordem dos acontecimentos da história e para a reescreverem de forma resumida. (contando apenas fatos mais importantes)


Momento 6
Em seguida, as mesmas duplas, lerão o texto sobre circo. Exemplo:
O circo foi trazido para o Brasil primeiramente pelos ciganos, que fugiram da Europa por sofrerem perseguições étnicas e religiosas.
Esse povo sempre demonstrou intimidade com a arte circense e apresentava espetáculos com ursos domados, ilusionismo, exibições a cavalo e teatro de bonecos.
No entanto, foi somente no fim do século XIX que o circo se modernizou no Brasil.
Diferente da Europa, o circo por aqui não se modernizou em termos de equipamentos e espaços, mas sim, em termos de habilidade e criatividade dos circenses.
 Por isso, os palhaços se tornaram figuras centrais.
A primeira escola circense do País chamava Piolin se instalou em São Paulo no ano de 1977.
Depois foram surgindo outras escolas voltadas para várias classes sociais, formadas por ex-artistas dos circos itinerantes.
São exemplos do circo contemporâneo brasileiro grupos como a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões, a Nau dos Ícaros, o Circo Mínimo, o Circo Escola Picadeiro e muitos outros.
Fonte:
Posteriormente, os grupos discutirão oralmente as seguintes questões:
■Qual a diferença entre a história lida e esse texto?
■O que esses textos têm em comum?
■Quais informações esse texto traz?
■O texto diz que o circo se modernizou em termos de habilidade e criatividade dos circenses.
Explique essa afirmação, contando as atrações do circo que você conhece e que são criativas.
O professor, após um tempo estabelecido, comentará as questões com toda a turma.
Momento 7
Individualmente, os alunos escreverão um parágrafo a ser entregue para o professor relatando a aula a respeito do circo, destacando o que aprenderam e do que mais gostaram.
Recursos Complementares
Outras figuras de circo encontram-se no site abaixo:
Avaliação
O professor avaliará:
■se os alunos foram capazes de trabalhar em duplas de forma colaborativa.
■se participaram da aula com empenho em todos os momentos (conversa, brincadeira inicial e atividades individuais e em grupos)
■se reescreveram a história do livro com desenvoltura apresentando coerência e capacidade de síntese.
■se foram capazes de relacionar e diferenciar o texto informativo com o texto literário lido.
■se souberam sintetizar o assunto da aula dando sua opinião.

Glitter Photos


Glitter Photos

Glitter Photos


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios