Vai já pra dentro menino!
Pedro Bandeira
Vai já pra dentro estudar!
É sempre essa lengalenga
Quando o que eu quero é brincar...
Eu sei que aprendo nos livros,
Eu sei que aprendo no estudo,
Mas o mundo é variado
E eu preciso saber tudo!
Há tempo pra conhecer,
Há tempo pra explorar!
Basta os olhos abrir,
E com o ouvido escutar.
Aprende-se o tempo todo,
Dentro, fora, pelo avesso,
Começando pelo fim
Terminando no começo!
Se eu me fecho lá em casa,
Numa tarde de calor,
Como eu vou ver uma abelha
A catar pólen na flor?
Como eu vou saber da chuva
Se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
e eu nunca me queimar?
Como eu vou saber da terra,
Se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
Sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos,
Quero a vida até o fundo,
Quero ter barros nos pés,
Eu quero aprender o mundo!
Produzindo um texto poético
a partir de um texto
Observar a estrutura e as características de um texto poético.
Produzir, em duplas, um texto poético com base em outro.
Realizar a apresentação das poesias produzidas na "Roda da Poesia".
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento do gênero textual poesia e suas características.
Estratégias e recursos da aula
1. Conversar: Todo mundo tem vizinho.
Pode ser o vizinho do lado de casa, de apartamento, o vizinho do lado de carteira na escola, o vizinho do lado da fila... Então, temos vizinhos o tempo todo.
2. Entregar o poema a seguir.
O vizinho do lado
Não suporto o meu vizinho!
Imagine que o danado,
Com a cara mais lavada,
Passa pela minha frente
Como se eu não fosse nada.
Não suporto o meu vizinho!
Roda pelo bairro todo,
Sem prestar nem atenção,
E se esquece que uma vez
Lhe emprestei o meu pião.
Não suporto meu vizinho!
É um moleque egoísta,
Pedalando assim a esmo,
Não quer saber dos outros,
Pois só pensa em si mesmo.
Não suporto o meu vizinho!
Se eu pudesse, agora mesmo
Me mudava da cidade,
Ou melhor: mudava ele
Pra bem longe, na verdade.
Não suporto o meu vizinho!
Ele tem cara de bolo,
De embrulho sem barbante,
De bocó e de pateta!
Ah!, moleque feio e tolo!
Pensa que é muito importante
Só porque tem bicicleta.
Não suporto o meu vizinho!
Eu só vou mudar de ideia
De uma forma bem completa,
Se o danado do vizinho
Me emprestar a bicicleta...
Pedro Bandeira
3. Após a leitura silenciosa, realizada pelos alunos e a leitura oral pelo professor, propor as seguintes atividades.
Oralmente:
a) Como se chamam textos como esse?
b) Como é "o vizinho do lado" de que o texto fala?
Por escrito:
O texto que você leu é um poema/poesia.
a) Quantas estrofes há no poema "O vizinho do lado"?
* Um conjunto de versos recebe o nome de estrofe.
b) Escolha duas estrofes do poema, copie-as no seu caderno e diga qual é o número de versos de cada um.
* Verso é cada uma das linhas de um poema.
c) Na estrofe abaixo, quais são as palavras que rimam?
"Imagine que o danado,
Com a cara mais lavada,
Passa pela minha frente
Como se eu não fosse nada."
d) Há várias rimas no poema que você leu.
Observe as duas listas de palavras abaixo e forme pares com as palavras que rimam:
Lista 1 Lista 2
lavada biblioteca
pateta mesmo
esmo bicicleta
cidade pião
barbante nada
atenção tolo
peteca importante
bolo verdade
* Rima é a repetição de sons iguais ou parecidos, em uma ou mais sílabas.
4. A "voz" que fala no poema que você leu diz que não suporta o vizinho.
Que tal fazer o contrário, ou seja, escrever um poema dizendo que adora alguém?
Pode ser um vizinho, um parente, um colega de sala... É só seguir o roteiro abaixo.
Professor: realizar a atividade em duplas.
Antes de fazer:
* brinca com você?
* lhe empresta coisas?
* ensina a você muitas coisas? (cite algumas)
* respeita seu jeito de ser?
Como fazer:
Escreva uma estrofe para cada ação que você listou. Antes, faça um rascunho, criando rimas em cada estrofe.
Antes de passar a limpo, observe se:
* dividiu o poema em estrofes;
* apresentou, em cada estrofe, uma qualidade da pessoa homenageada;
* utilizou palavras que rimam em cada estrofe.
Finalizando:
Passe seu poema a limpo, fazendo as modificações necessárias.
Se quiser, poderá ilustrá-lo.
Capriche, pois ele será apresentado na "Roda da Poesia".
5. Após a realização das atividades propostas, o professor deverá orientar os alunos para a apresentação das poesias produzidas.
6. Poderá ser improvisado um palco para as apresentações, caso a escola não possua um local apropriado para tal atividade.
Recursos Complementares
Outras poesias de Pedro Bandeira:
versosdecrianca.blogspot.com /.../vai-j-pra-dentro-menino-pedro-bandeira.html -
versosdecrianca.blogspot.com/.../quem-sou-eu-pedro-bandeira.html -
Avaliação
Ao final das atividades o professor irá avaliar se os alunos:
- observaram a estrutura e as características de um texto poético;
- produziram, em duplas, um texto poético com base em outro;
- realizaram a apresentação das poesias produzidas na "Roda da Poesia".
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