HISTÓRIA DA MINHA CIDADE
Linguagem e Afins propõe publicar atividades voltadas à história de municípios propiciando conhecimentos indispensáveis para a construção da cidadania.
O resgate da memória do município deve contemplar estudantes mirins também e, principalmente, através dos estímulos literários diversos: Meta importante deste blog !
Colocarei sugestões existentes na internet, com os devidos links e créditos. E assim basta você pesquisá-los e adequar à sua realidade.
CONHECENDO E VALORIZANDO A HISTÓRIA DA MINHA CIDADE
1) Conhecer a história da sua cidade a partir de sua própria história.
2) Identificar especificidades da sua cidade e de sua história a partir de registros de fatos e situações.
3) Conhecer e valorizar a cidade onde vive.
4) Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.
Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
COMENTÁRIOS INICIAIS AO/A PROFESSOR/A:
Professor/a, consideramos fundamental que as crianças, desde cedo, conheçam a história da cidade em que vivem, sendo papel da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade.
Temos clareza de que sensibilizar os/as alunos/as para a importância de se conhecer a história de sua cidade não se configura como uma tarefa simples, porém, à medida que estabelecemos relações entre a história dos/das próprios/as alunos/as e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto.
Assim, essa aula tem o propósito de apresentar aos/as alunos/as elementos da história da cidade em que vivem utilizando diferentes estratégias, sem a preocupação com a memorização de fatos, de datas ou de informações detalhadas sobre situações ou pontos turísticos, mas com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pela sua cidade, reconhecendo-se como membro desse contexto e participante da construção dessa história.
Atividade 1:
1º Momento:
Professor/a incie sua aula convidando os/as alunos/as para assistirem ao vídeo:
"Palavra Cantada- Eu", disponível em:
2º Momento:
Professor/a, é importante, nesse momento, fazer uma reflexão sobre o vídeo com os/as alunos/as explorando o fato de que cada um de nós temos uma história, assim como retratado no clipe. Perguntar o que sabem sobre sua história, onde nasceram, moraram, estudaram, enfim, o que viveram desde o nascimento até os dias atuais.
3º Momento:
Cada aluno/a deverá produzir um texto com o título: "A história da minha vida"
TAREFA DE CASA:
Os/as alunos/as deverão entrevistar os/as pais e/ou responsáveis solicitando que relatem a sua história desde o seu nascimento até os dias atuais.
Se os/as alunos/as tiverem e os familiares permitirem, poderão levar na próxima aula seus álbuns de fotografias com registros de fatos importantes vividos até então.
Atividade 2:
1º Momento:
Socializar as tarefas de casa enfatizando os aspectos particulares e específicos da vida de cada aluno/a numa perspectiva de valorizar a história de cada um.
Confrontar as histórias relatadas pelos familiares com as histórias inicialmente registradas pelos/as próprios/as alunos/as na produção escrita da atividade anterior.
2º Momento:
Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo:"Ora Bolas" - Palavra Cantada, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Z3oGEzU2P3I Ora Bolas- Palavra Cantada
Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, tá na América do Sul, no Continente Americano, cercado de oceano, das terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!
O planeta é uma bola que rebola lá no céu (Refrão)
3º Momento:
Explorar o vídeo com os/as alunos/as a partir da seguinte reflexão: Assim como exibido nesse clipe, cada um de nós mora em uma rua, em uma cidade, em um país, em um continente, em um planeta, e cada um desses espaços têm uma história.
Propor aos/as alunos/as: Pensando nisso, que tal todos/as vocês contarem sobre o lugar onde vivem?!
Comentários ao/à professor/a:
Professor/a, nesse momento deixe livre ao/as alunos/as para que relatem os detalhes sobre seu bairro ou rua, bem como a percepção que têm sobre a cidade em que moram.
Solicite que façam um desenho representando sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade.
Nesse desenho, o/a aluno/a poderá destacar um ponto turístico, histórico ou que considere importante na sua história de vida que se passou na sua cidade.
4º Momento:
Convide os/as alunos/as a se sentarem em círculo para socializarem os desenhos produzidos.
TAREFA DE CASA:
Solicite aos/as alunos/as que ao retornarem para suas casas, procurem observar o trajeto do caminho tomado, atentando-se para detalhes de sua cidade tais como: característica das moradias, comércios, limpeza das ruas, movimento de carros, escolas, população, dentre outros. Os/as alunos/as poderão registrar o que observaram para posteriormente relatarem aos/as colegas. Professor/a, caso seja possível, você poderá solicitar aos/as alunos/as que ao retornarem à aula, no outro dia, fotografem alguns pontos da cidade, no trajeto de casa para a escola que mais lhe chamaram à atenção.
Atividade 3:
Professor/a, para a realização da atividade proposta nessa aula você terá que levar revistas ou jornais locais para serem recortados. Uma outra opção seria levar gravuras/imagens impressas da sua cidade retiradas da internet.
1º Momento:
Socializar as tarefas de casa dos/das alunos/as.
Explorar as semelhanças e diferenças encontradas em espaços diversos da cidade.
Sugere-se, professor, que você tenha em mãos o mapa da sua cidade e procure localizar com os/as alunos/as os pontos destacados por eles/as.
2º Momento:
Convidar os/as alunos/as para, em trios, construírem um "Quebracabeças de pontos da cidade". Entregar a cada trio, revistas ou jornais locais para recortes, tesouras, colas, papel cartão. Orientar os/as alunos/as a selecionarem imagens nítidas e grandes e colarem no papel cartão. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão fazer riscos assimétricos separando em até cinco partes cada gravura. O quebracabeças estará pronto para jogar!
3º Momento:
Convidar os/as alunos/as para se sentarem em círculo e apresentarem suas produções aos demais colegas. Após a montagem de cada quebracabeça pelo trio, propor outra forma de jogo: "Quebrando a cabeça em grupo".
Todas as peças deverão ser misturadas e distribuídas entre os/as alunos/as.
Esses deverão se levantar e procurar o colega que contém a peça que ajuda a formar o quebracabeça. Após a montagem das imagens, os/as alunos/as deverão pesquisar nos materiais impressos ou on-line (caso seja possível), informações sobre os locais representados na imagem: nome e origem do nome, localização, período em que foi inaugurado, principais acontecimentos políticos que marcaram a época, dentre outros.
4º Momento:
Os/as alunos/as deverão apresentar aos/as demais colegas as informações obtidas sobre os locais pesquisados.
Atividade 4:
Professor/a, converse com antecedência com a coordenação pedagógica de sua escola sobre a possibilidade da realização de uma "Visita de Campo" em alguns pontos de sua cidade. Essa atividade viabilizará a realização da proposta a seguir.
1º Momento:
Realizar a Visita de Campo em pontos hisóricos da cidade como: Arquivo Público, Prefeitura, Museu Municipal, Igrejas, dentre outros e coletar as principais informações sobre as histórias desses espaços. Professor/a, é fundamental que você fotografe o que for possível!
2º Momento:
De volta à sala de aula, explore com os/as alunos/as: o que viram, o que acharam da história daqueles lugares, se sabiam das histórias relatadas, se imaginavam que tal local fora outro espaço em outro momento e assim por diante.
3º Momento:
"Construção de álbuns de figurinhas".
De posse das fotos impressas, proponha aos/as alunos/as que se sentem em duplas e disponibilize para cada dupla algumas imagens para que as reproduzam por meio de desenhos, no formato retangular (tamanho: 8 x 12cm) similar a uma figurinha ou cartão postal.
Seria interessante que cada dupla produzisse pelo menos 10 figurinhas (cinco cada aluno/a).
4º Momento:
Professor, entregue aos/as alunos/as 4 folhas de papel canson colorido ou outro papel semelhante para que dobrem ao meio e grampeiem formando um álbum. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão colar as figurinhas produzidas por eles/as e registrar embaixo da mesma uma curiosidade sobre o local retratado.
Professor, essa atividade foi inspirada no trabalho do artista Georges Thomaz que tem um belo projeto com álbuns de figurinhas da cidade de Uberlândia.
Confira a reportagem sobre o mesmo "História de Uberlândia em um álbum de figurinhas - Exposição com imagens do Álbum de Figurinhas Uberlândia chega à sua segunda edição com fotos e ilustrações que retratam a história do Município" disponível no endereço abaixo:
Recursos Complementares
Artigo eletrônico: Projeto Brasília, disponível em:
Artigo eletrônico: A origem da nossa cidade, disponível em:
Reportagem sobre Álbum de figurinhas de Uberlândia, disponível em:
Avaliação
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as demonstraram interesse em conhecer a história da sua cidade e se o fato de ter sido abordada a história de suas vidas lhes auxiliou na compreensão do conteúdo trabalhado.
Solicite a cada um/a que escreva em um breve texto se foi possível compreender a relação existente entre a própria história e a história da cidade, bem como seu papel de cidadão e de co-responsável pela preservação da memória e do patrimônio cultural da cidade em que vivem.
Plano de Aula: Eu e minha cidade
Duração: 04 aulas
Objetivos:
- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
- Conhecer os pontos turísticos e a historia da cidade onde moram;
- Localizar e identificar os pontos turísticos da cidade;
-Explorar o espaço físico da onde mora;
- Identificar e nomear pontos marcantes no trajeto explorado;
Conteúdo
Geografia: Identificando e conhecendo a criança
Alfabetização Cartográfica
História: Pontos Turísticos da Cidade Local
História de Guaratuba/PR HISTÓRIA DA CIDADE DE......
Metodologia da 1ª aula
A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento.
É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.
As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.
Procedimentos da 1ª aula:
Antes de tudo a professora dará uma breve explicação da importância que cada criança têm para com a família e com a sociedade.
Em seguida dará um questionário em folha de papel sulfite, onde os alunos responderam questões relacionadas à família, a sua identidade, com quem moram, onde estudam, a profissão dos seus pais e o que gostarão de ser quando crescer.
Após o questionário respondido a professora aplicará uma outra atividade envolvendo o seu lado artístico, onde a criança irá desenhar a se própria e os principais membros de sua família e sua casa, nomeando e identificando as pessoas e os objetos desenhados, se puderem poderão pintar.
Materiais Utilizados na 1ª aula:
-Quadro negro e giz;
-Livro didático;
-Caderno, lápis e borracha;
-Canetinhas e Lápis de Cor.
Metodologia da 2ª aula
É importante que a criança conheça a história local da cidade em que mora e os acontecimentos importantes de sua região, já que na primeira aula trabalhamos a sua identificação e localização espacial, iremos trabalhar nesta aula com o mapa da cidade, para que o aluno possa fazer a sua iniciação cartográfica, tendo assim uma visão geral de o que é e pra que serve um mapa geográfico.
Procedimentos da 2ª aula:
Utilizando o mapa de Guaratuba, iremos identificar os principais pontos turísticos da cidade, em seguida será realizada uma leitura, onde abordaremos a história da Cidade.
Após a leitura do texto, a professora juntamente com os alunos poderá fazer questionamentos como:
- Em que ano foi fundada a Cidade de Guaratuba?
- Quais são os pontos turísticos da cidade em que mora?
- Quais são os pontos turísticos da cidade em que mora?
- Quais os pontos turísticos que você já visitou?
- Quais os pontos turísticos que você gostaria de visitar? Porquê?
- Como era antes da gente nascer?
- O que mudou?
Materiais Utilizados na 2ª aula:
-Mapa da cidade de Guaratuba/PR
-Quadro negro e giz;
-Documentos históricos;
-Caderno, lápis e borracha.
Metodologia da 3ª aula
O uso de imagens é sempre um recurso interessante.
As imagens e as cenas nos revelam uma parcela da realidade.
Este recurso possibilita um trabalho pedagógico importante, na diferença entre paisagem e espaço.
Esta 3ª aula será de observação e diálogo, para que a criança possa se localizar e se identificar com o meio, ter noção de direção e percepção de espaço;
Procedimentos da 3ª aula:
Iremos fornecer aos alunos algumas informações gerais sobre a história da cidade, será como um resumo do texto lido na aula anterior, uma revisão.
Com o auxilio do mapa e da professora iremos localizar a escola e o ponto turístico mais próximo da escola. Após essa atividade, a professora junto com os seus alunos irão fazer um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico, que neste caso será a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. O interessante dessa aula é que a criança se sinta curiosa e motivada com o passeio e com o conhecimento da história de sua cidade.
Materiais Utilizados na 3ª aula:
-Mapa da cidade de Guaratuba;
Metodologia da 4ª aula
O objetivo desta aula é fornecer para crianças a possibilidade de se alfabetizar cartograficamente, aprender a ler mapa de forma variada e constante, podendo se localizar, dando a elas noção de espaço.
Procedimentos da 4ª aula:
Mostraremos a elas uma maquete, onde daremos a oportunidade de conhecer um mapa tridimensional, nele a criança poderá interagir e reconhecer locais conhecidos e visto no passeio da aula anterior.
O professor terá que fazer com que o aluno se identifique com o mapa, fazer com que ela se localize e reconheça o trajeto feito durante o passeio.
Os detalhes são fatores importantes para que a criança possa ter um desenvolvimento satisfatório no decorrer da atividade.
Após esta observação e análise do mapa, o professor pedirá para as crianças representarem este mapa numa folha de papel sulfite, onde terão que tentar reproduzir o trajeto percorrido no passeio, onde ela colocará o máximo de detalhes e lembranças possíveis.
Em seguida a professora pedirá para as crianças fazer um texto pequeno, onde irão relatar o que acho de mais interessante no passeio e na História da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Materiais Utilizados na 4ª aula:
-Maquete da cidade de Guaratuba
-Lápis, Caderno e Borracha;
-Canetinha, lápis de cor.
Materiais Didáticos
- Maquete da cidade de Guaratuba
- Mapa Geográfico da Cidade de Guaratuba;
- Documentos Históricos da Cidade;
- Quadro Negro e Giz;
- Papel Sulfite;
- Canetinhas;
- Lápis de Cor;
- Lápis Caderno e Borracha;
- Livro Didático.
Avaliação
Avaliaremos a participação individual e em grupo, também se a criança conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade do aluno com relação a aprendizagem.
O professor levará em consideração as atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos mapas e atividades propostas.
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