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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, junho 23, 2013

História da minha cidade 2 > Estímulos cidadãos e literários > 23/06/13


HISTÓRIA DA MINHA CIDADE

Linguagem e Afins propõe publicar atividades voltadas à história de municípios propiciando conhecimentos indispensáveis para a construção da cidadania.
O resgate da memória do município deve contemplar estudantes mirins também e, principalmente, através dos estímulos literários diversos: Meta importante deste blog !
Colocarei  sugestões existentes na internet, com os devidos links e créditos. E assim basta você pesquisá-los e adequar à sua realidade.

CONHECENDO E VALORIZANDO A HISTÓRIA DA MINHA CIDADE
1) Conhecer a história da sua cidade a partir de sua própria história.
2) Identificar especificidades da sua cidade e de sua história a partir de registros de fatos e situações.
3) Conhecer e valorizar a cidade onde vive.
4) Conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.
Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Estratégias e recursos da aula
COMENTÁRIOS INICIAIS AO/A PROFESSOR/A:
Professor/a, consideramos fundamental que as crianças, desde cedo, conheçam a história da cidade em que vivem, sendo papel da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade.
Temos clareza de que sensibilizar os/as alunos/as para a importância de se conhecer a história de sua cidade não se configura como uma tarefa simples, porém, à medida que estabelecemos relações entre a história dos/das próprios/as alunos/as e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto.
Assim, essa aula tem o propósito de apresentar aos/as alunos/as elementos da história da cidade em que vivem utilizando diferentes estratégias, sem a preocupação com a memorização de fatos, de datas ou de informações detalhadas sobre situações ou pontos turísticos, mas com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pela sua cidade, reconhecendo-se como membro desse contexto e participante da construção dessa história.



Atividade 1:
1º Momento:
 Professor/a incie sua aula convidando os/as alunos/as para assistirem ao vídeo:
"Palavra Cantada- Eu", disponível em:

2º Momento:
 Professor/a, é importante, nesse momento, fazer uma reflexão sobre o vídeo com os/as alunos/as explorando o fato de que cada um de nós temos uma história, assim como retratado no clipe. Perguntar o que sabem sobre sua história, onde nasceram, moraram, estudaram, enfim, o que viveram desde o nascimento até os dias atuais.



3º Momento:
Cada aluno/a deverá produzir um texto com o título: "A história da minha vida"



TAREFA DE CASA:
Os/as alunos/as deverão entrevistar os/as pais e/ou responsáveis solicitando que relatem a sua história desde o seu nascimento até os dias atuais.
Se os/as alunos/as tiverem e os familiares permitirem, poderão levar na próxima aula seus álbuns de fotografias com registros de fatos importantes vividos até então.



Atividade 2:
1º Momento:
 Socializar as tarefas de casa enfatizando os aspectos particulares e específicos da vida de cada aluno/a numa perspectiva de valorizar a história de cada um.
 Confrontar as histórias relatadas pelos familiares com as histórias inicialmente registradas pelos/as próprios/as alunos/as na produção escrita da atividade anterior.



2º Momento:
Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo:"Ora Bolas" - Palavra Cantada, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Z3oGEzU2P3I Ora Bolas- Palavra Cantada

Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, tá na América do Sul, no Continente Americano, cercado de oceano, das terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!
O planeta é uma bola que rebola lá no céu (Refrão)



3º Momento:
Explorar o vídeo com os/as alunos/as a partir da seguinte reflexão: Assim como exibido nesse clipe, cada um de nós mora em uma rua, em uma cidade, em um país, em um continente, em um planeta, e cada um desses espaços têm uma história.
Propor aos/as alunos/as: Pensando nisso, que tal todos/as vocês contarem sobre o lugar onde vivem?!



Comentários ao/à professor/a:
Professor/a, nesse momento deixe livre ao/as alunos/as para que relatem os detalhes sobre seu bairro ou rua, bem como a percepção que têm sobre a cidade em que moram.
Solicite que façam um desenho representando sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade.
Nesse desenho, o/a aluno/a poderá destacar um ponto turístico, histórico ou que considere importante na sua história de vida que se passou na sua cidade.



4º Momento:
Convide os/as alunos/as a se sentarem em círculo para socializarem os desenhos produzidos.



TAREFA DE CASA:
Solicite aos/as alunos/as que ao retornarem para suas casas, procurem observar o trajeto do caminho tomado, atentando-se para detalhes de sua cidade tais como: característica das moradias, comércios, limpeza das ruas, movimento de carros, escolas, população, dentre outros. Os/as alunos/as poderão registrar o que observaram para posteriormente relatarem aos/as colegas. Professor/a, caso seja possível, você poderá solicitar aos/as alunos/as que ao retornarem à aula, no outro dia, fotografem alguns pontos da cidade, no trajeto de casa para a escola que mais lhe chamaram à atenção.



Atividade 3:
Professor/a, para a realização da atividade proposta nessa aula você terá que levar revistas ou jornais locais para serem recortados. Uma outra opção seria levar gravuras/imagens impressas da sua cidade retiradas da internet.

1º Momento:
Socializar as tarefas de casa dos/das alunos/as.
Explorar as semelhanças e diferenças encontradas em espaços diversos da cidade.
Sugere-se, professor, que você tenha em mãos o mapa da sua cidade e procure localizar com os/as alunos/as os pontos destacados por eles/as.



2º Momento:
Convidar os/as alunos/as para, em trios, construírem um "Quebracabeças de pontos da cidade". Entregar a cada trio, revistas ou jornais locais para recortes, tesouras, colas, papel cartão. Orientar os/as alunos/as a selecionarem imagens nítidas e grandes e colarem no papel cartão. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão fazer riscos assimétricos separando em até cinco partes cada gravura. O quebracabeças estará pronto para jogar!



3º Momento:
Convidar os/as alunos/as para se sentarem em círculo e apresentarem suas produções aos demais colegas. Após a montagem de cada quebracabeça pelo trio, propor outra forma de jogo: "Quebrando a cabeça em grupo".
Todas as peças deverão ser misturadas e distribuídas entre os/as alunos/as.
Esses deverão se levantar e procurar o colega que contém a peça que ajuda a formar o quebracabeça. Após a montagem das imagens, os/as alunos/as deverão pesquisar nos materiais impressos ou on-line (caso seja possível), informações sobre os locais representados na imagem: nome e origem do nome, localização, período em que foi inaugurado, principais acontecimentos políticos que marcaram a época, dentre outros.



4º Momento:
Os/as alunos/as deverão apresentar aos/as demais colegas as informações obtidas sobre os locais pesquisados.



Atividade 4:
Professor/a, converse com antecedência com a coordenação pedagógica de sua escola sobre a possibilidade da realização de uma "Visita de Campo" em alguns pontos de sua cidade. Essa atividade viabilizará a realização da proposta a seguir.



1º Momento:
 Realizar a Visita de Campo em pontos hisóricos da cidade como: Arquivo Público, Prefeitura, Museu Municipal, Igrejas, dentre outros e coletar as principais informações sobre as histórias desses espaços. Professor/a, é fundamental que você fotografe o que for possível!



2º Momento:
De volta à sala de aula, explore com os/as alunos/as: o que viram, o que acharam da história daqueles lugares, se sabiam das histórias relatadas, se imaginavam que tal local fora outro espaço em outro momento e assim por diante.



3º Momento:
"Construção de álbuns de figurinhas".
De posse das fotos impressas, proponha aos/as alunos/as que se sentem em duplas e disponibilize para cada dupla algumas imagens para que as reproduzam por meio de desenhos, no formato retangular (tamanho: 8 x 12cm) similar a uma figurinha ou cartão postal.
Seria interessante que cada dupla produzisse pelo menos 10 figurinhas (cinco cada aluno/a).



4º Momento:
Professor, entregue aos/as alunos/as 4 folhas de papel canson colorido ou outro papel semelhante para que dobrem ao meio e grampeiem formando um álbum. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão colar as figurinhas produzidas por eles/as e registrar embaixo da mesma uma curiosidade sobre o local retratado.
Professor, essa atividade foi inspirada no trabalho do artista Georges Thomaz que tem um belo projeto com álbuns de figurinhas da cidade de Uberlândia.
 Confira a reportagem sobre o mesmo "História de Uberlândia em um álbum de figurinhas - Exposição com imagens do Álbum de Figurinhas Uberlândia chega à sua segunda edição com fotos e ilustrações que retratam a história do Município" disponível no endereço abaixo:

Recursos Complementares
Artigo eletrônico: Projeto Brasília, disponível em:
Artigo eletrônico: A origem da nossa cidade, disponível em:
 Reportagem sobre Álbum de figurinhas de Uberlândia, disponível em:

Avaliação
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as demonstraram interesse em conhecer a história da sua cidade e se o fato de ter sido abordada a história de suas vidas lhes auxiliou na compreensão do conteúdo trabalhado.
Solicite a cada um/a que escreva em um breve texto se foi possível compreender a relação existente entre a própria história e a história da cidade, bem como seu papel de cidadão e de co-responsável pela preservação da memória e do patrimônio cultural da cidade em que vivem.






Plano de Aula: Eu e minha cidade
Duração: 04 aulas
Objetivos:
- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.
- Conhecer os pontos turísticos e a historia da cidade onde moram;
- Localizar e identificar os pontos turísticos da cidade;
-Explorar o espaço físico da onde mora;
- Identificar e nomear pontos marcantes no trajeto explorado;
Conteúdo
Geografia: Identificando e conhecendo a criança
Alfabetização Cartográfica
História: Pontos Turísticos da Cidade Local
História de Guaratuba/PR   HISTÓRIA DA CIDADE DE......
Metodologia da 1ª aula
A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento.
 É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.
As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.



Procedimentos da 1ª aula:
Antes de tudo a professora dará uma breve explicação da importância que cada criança têm para com a família e com a sociedade.
 Em seguida dará um questionário em folha de papel sulfite, onde os alunos responderam questões relacionadas à família, a sua identidade, com quem moram, onde estudam, a profissão dos seus pais e o que gostarão de ser quando crescer.
Após o questionário respondido a professora aplicará uma outra atividade envolvendo o seu lado artístico, onde a criança irá desenhar a se própria e os principais membros de sua família e sua casa, nomeando e identificando as pessoas e os objetos desenhados, se puderem poderão pintar.



Materiais Utilizados na 1ª aula:
-Quadro negro e giz;
-Livro didático;
-Caderno, lápis e borracha;
-Canetinhas e Lápis de Cor.



Metodologia da 2ª aula
É importante que a criança conheça a história local da cidade em que mora e os acontecimentos importantes de sua região, já que na primeira aula trabalhamos a sua identificação e localização espacial, iremos trabalhar nesta aula com o mapa da cidade, para que o aluno possa fazer a sua iniciação cartográfica, tendo assim uma visão geral de o que é e pra que serve um mapa geográfico.



Procedimentos da 2ª aula:
Utilizando o mapa de Guaratuba, iremos identificar os principais pontos turísticos da cidade, em seguida será realizada uma leitura, onde abordaremos a história da Cidade.
Após a leitura do texto, a professora juntamente com os alunos poderá fazer questionamentos como:
- Em que ano foi fundada a Cidade de Guaratuba?
- Quais são os pontos turísticos da cidade em que mora?
- Quais os pontos turísticos que você já visitou?
- Quais os pontos turísticos que você gostaria de visitar? Porquê?
- Como era antes da gente nascer?
- O que mudou?



Materiais Utilizados na 2ª aula:
-Mapa da cidade de Guaratuba/PR
-Quadro negro e giz;
-Documentos históricos;
-Caderno, lápis e borracha.



Metodologia da 3ª aula
O uso de imagens é sempre um recurso interessante.
As imagens e as cenas nos revelam uma parcela da realidade.
Este recurso possibilita um trabalho pedagógico importante, na diferença entre paisagem e espaço.
Esta 3ª aula será de observação e diálogo, para que a criança possa se localizar e se identificar com o meio, ter noção de direção e percepção de espaço;



Procedimentos da 3ª aula:
Iremos fornecer aos alunos algumas informações gerais sobre a história da cidade, será como um resumo do texto lido na aula anterior, uma revisão.
Com o auxilio do mapa e da professora iremos localizar a escola e o ponto turístico mais próximo da escola. Após essa atividade, a professora junto com os seus alunos irão fazer um passeio a pé, para conhecer este ponto turístico, que neste caso será a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. O interessante dessa aula é que a criança se sinta curiosa e motivada com o passeio e com o conhecimento da história de sua cidade.



Materiais Utilizados na 3ª aula:
-Mapa da cidade de Guaratuba;



Metodologia da 4ª aula
O objetivo desta aula é fornecer para crianças a possibilidade de se alfabetizar cartograficamente, aprender a ler mapa de forma variada e constante, podendo se localizar, dando a elas noção de espaço.



Procedimentos da 4ª aula:
Mostraremos a elas uma maquete, onde daremos a oportunidade de conhecer um mapa tridimensional, nele a criança poderá interagir e reconhecer locais conhecidos e visto no passeio da aula anterior.
O professor terá que fazer com que o aluno se identifique com o mapa, fazer com que ela se localize e reconheça o trajeto feito durante o passeio.
Os detalhes são fatores importantes para que a criança possa ter um desenvolvimento satisfatório no decorrer da atividade.
Após esta observação e análise do mapa, o professor pedirá para as crianças representarem este mapa numa folha de papel sulfite, onde terão que tentar reproduzir o trajeto percorrido no passeio, onde ela colocará o máximo de detalhes e lembranças possíveis.
Em seguida a professora pedirá para as crianças fazer um texto pequeno, onde irão relatar o que acho de mais interessante no passeio e na História da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso.



Materiais Utilizados na 4ª aula:
-Maquete da cidade de Guaratuba
-Lápis, Caderno e Borracha;
-Canetinha, lápis de cor.



Materiais Didáticos
- Maquete da cidade de Guaratuba
- Mapa Geográfico da Cidade de Guaratuba;
- Documentos Históricos da Cidade;
- Quadro Negro e Giz;
- Papel Sulfite;
- Canetinhas;
- Lápis de Cor;
- Lápis Caderno e Borracha;
- Livro Didático.



Avaliação
Avaliaremos a participação individual e em grupo, também se a criança conseguiu assimilar os conteúdos propostos pelo professor em sala de aula, não esquecendo da capacidade do aluno com relação a aprendizagem.
O professor levará em consideração as atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos mapas e atividades propostas.









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