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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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segunda-feira, junho 24, 2013

História de minha cidade 5 >Cidade urbana,rural> Mudanças e cartografia > 24/06/13


HISTÓRIA DA MINHA CIDADE
CIDADE URBANA E RURAL
MUDANÇAS NA MINHA CIDADE


1.TEMA: Geografia Urbana e Rural

2.OBJETIVO GERAL:
Reconhecer, nas paisagens locais e no lugar em que se encontram inseridas, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de usa coletividade, de seu grupo social.
Trabalhar a distinção, de modo atualizado, entre realidades urbanas e realidades rurais, por intermédio da leitura da paisagem.



3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º Caracterizar a urbanização;
2º Verificar o significado de espaço urbano e rural;
3º Compreender como a cidade se desenvolve;
4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.



4.CONTEÚDO
Por meio da leitura da paisagem, os estudantes poderão observar identificar, descrever ou comparar os elementos que a compõem geografia presentes no meio rural e no meio urbano.
Esta seqüência didática propõe a observação de paisagens do campo e da cidade, assim como a sua representação pelos alunos, por meio de desenhos e painéis ilustrados. Com isso, eles poderão questionar, indagar e formular explicações sobre fenômenos e acontecimentos e refletir sobre variados aspectos de sua realidade cotidiana .
A partir dessa observação o professor, estará auxiliando os alunos na construção de maquetes da geografia do campo e da cidade. Os alunos se dividirão em grupos e montarão as maquetes e apresentarão no seminário.



5.METODOLOGIA
Num primeiro momento as professoras estarão ministrando uma aula teórica, fazendo uma relação paralela, com elementos que compõem o meio urbano e o meio rural para isso fará uso do mapa conceitual geográfico, assim constata-se o conhecimento prévio dos alunos.
Num segundo momento os alunos serão divididos em grupos e produziram cartazes utilizando imagens de livros, revistas e jornais. Sendo que estes cartazes devem destacar quais as diferenças encontradas no campo e na cidade.
Num terceiro momento será visita a campo para os alunos eliminarem qualquer duvida que surja entorno do tema.
Novamente em sala os alunos juntamente com as professoras, produziram maquetes que retratem o meio urbano e o meio rural. Com essas maquetes os alunos apresentaram um seminário na escola para os colegas.



6.RECURSOS DIDÁTICOS
· Fotografias alusivas às paisagens rurais e às paisagens urbanas;
· Visita ao ambiente rural;
· Isopor, caixas de leite, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão;
· Revistas, Jornais e livros.



7. MAPA CONCEITUAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:



Elementos da paisagem          Rural             Urbana
1. Espaços naturaiis                SIM             + OU -
2. Presença de Vegetação    SIM               + OU -
3. Presença de Fauna (domesticada e silvestre)    SIM   + OU -
4. Presença de gente  SIM    SIM
5. Presença de edificações   NÃO   SIM
6. Presença de infra-estruturas (estradas, redes elétricas, escolas etc.)   + OU -    SIM



AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no trabalho em grupo na produção e representação das maquetes, através de desenhos e textos sobre as construções do ambiente rural e urbano e elementos da natureza, arvores, construções, flores e solo.
Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.




MUDANÇAS NA CIDADE

Eixo Temático:
Permanências e transformações na cidade em que vivemos.
Nome da Aula:
Da formação aos dias atuais: o que permaneceu e o que mudou na nossa cidade?

Objetivos:
Criar situações de aprendizagem que colaborem para que as crianças desenvolvam os seguintes objetivos:
• Compreender a noção de temporalidade.
• Focar em permanências e transformações.
• Construir critérios de observação do espaço urbano.
• Identificar vestígios do passado na cidade atual.
• Elaborar diferentes tipos de registro sobre a cidade.



Conteúdos:
• História da cidade.
• Observar e registrar os vestígios do passado na cidade.
• Reconhecer as características da arquitetura de edificações históricas.



Justificativas:
Conhecer a história da própria cidade e perceber-se integrante de um contexto sócio-histórico específico é um dos objetivos dessa atividade. Considerar a importância da noção de temporalidade, partindo da análise das “permanências e transformações”, favorece a percepção da noção de processo, importante para a reflexão histórica.
O exercício de observação e a gradativa construção de critérios de registro dessas observações fazem parte da construção do espírito investigativo que se deseja desenvolver nos alunos.



Resumo das Atividades:
O professor deverá delimitar uma área específica da cidade onde possam ser encontrados vestígios da formação da cidade. Por exemplo, a primeira Igreja, escola, prefeitura. Essa área delimitada previamente pelo professor deverá ser objeto de observação em atividade extra-classe.
Para melhor aproveitamento do projeto, o professor deverá preparar os alunos, em sala de aula, considerando os seguintes aspectos:
• A explicitação dos objetivos propostos.
• Situações dirigidas de pesquisa do histórico da cidade.
• Elaboração conjunta do roteiro de observação.
• Explicitar combinados a respeito da situação de campo.
• Estimular o aprimoramento do registro e o espírito colaborativo.
• Organização do trabalho coletivo nos grupos.
• Processo de avaliação enquanto uma parte significativa do processo.



Duração:
Sugere-se que o projeto seja desenvolvido em um bimestre, para que as discussões, materiais elaborados e planejamentos necessários ocorram de forma a garantir a qualidade objetivada.



Avaliação:
O professor deverá estabelecer metas dentro do processo, de acordo com as características da turma de alunos. Sugerimos que o:
• cumprimento das solicitações feitas sejam avaliadas, como a lição de casa.
• roteiro de registro de campo deverá ser avaliado quanto a organização, qualidade dos registros e cuidado com o material.
• produto final, o folder de turismo, deverá ser avaliado quanto ao capricho, qualidade do texto, informações ali explicitadas.
• processo do grupo seja objeto de discussão entre pares e elaborado um registro de avaliação coletiva.
• processo individual também seja objeto de avaliação, estimulando o aluno a perceber, por meio de um pequeno roteiro, sua participação no coletivo.



Produto(s):
• Elaboração de roteiro de campo por alunos e professores.
• Registro de campo baseado na observação da cidade.
• Elaboração de um folder de turismo.



Planos de Aula
Pensar em situações de socialização que envolva a comunidade escolar. Os alunos deverão apresentar a proposta do trabalho, narrando objetivos e principais etapas do trabalho.
Narrar os principais desafios e aprendizados obtidos.
Apresentar os folders elaborados pelos grupos.



Outras Considerações
O professor deverá pesquisar previamente sites e publicações que contenham informações a respeito da história da cidade, como também sites de turismo. http://www.klickeducacao.com.br/pl_aula/pl_aula_ficha/0,6994,POR-1751-1766-1963,00.html    

ATIVIDADE CARTOGRÁFICA
Objetivos
1) Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e de outras convenções mundialmente aceitas;
2) Estabelecer relações espaciais a partir de diferentes fenômenos representados;
3) Produzir mapas simples a partir do uso de convenções e referências, como escala, orientação, legenda e fonte, entre outras;
4) Desenvolver a capacidade de ler e interpretar mapas;
5) Propor hipóteses a respeito da localização e intensidade dos fenômenos cartografados.



Estratégias
1) Propor a produção de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante, introduzir o conceito de escala (é aconselhável, nesta fase, desenvolver um projeto interdisciplinar com o professor de matemática);
2) Ler os textos sobre Cartografia no site Educação;
3) Apresentar as cores e os seus usos num mapa. Utilizar um Atlas para demonstrar a maneira como as cores quentes e frias são usadas. (fazer um trabalho interdisciplinar com o professor de artes, se possível);
4) A partir de mapas mudos, pedir para o aluno escrever as informações básicas necessárias num mapa (escala, orientação, título, fonte e autor) e pintá-los. Os mapas utilizados devem, de preferência, corresponder aos temas que serão desenvolvidos durante o ano, para que sejam objeto de análise e para valorizar sua importância;
5) Produzir textos a partir da observação dos mapas.



Conceitos
Localização, orientação, representação cartográfica, pontos de referência e relações espaciais.



Habilidades e competências
1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, orientar e relacionar;
2) Calcular distâncias reais a partir de mapas, orientar-se e localizar-se a partir do uso de guias de ruas da cidade, descobrindo o melhor trajeto a ser feito;
3) Ler e utilizar mapas para melhorar o entendimento sobre um determinado objeto de estudo.



Conclusão da atividade
1) A partir de mapas de diferentes escalas, calcular as distâncias a serem percorridas entre duas localidades e o melhor trajeto a ser seguido. Nesta etapa, é possível realizar um trabalho interdisciplinar com o professor de português, propondo que o aluno desenvolva uma história de uma viagem imaginária ou descrevendo uma que ele tenha realmente feito;
2) Peça uma fotocópia de um trecho do guia de ruas da cidade, que deve ser colada no centro de uma cartolina. Os alunos, então, devem tirar fotos de pontos de referência e colá-las ao redor do guia, indicando sua localização no mapa;
3) Montar um mural com os mapas.
Luiz Carlos Parejo
 http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-cartografia.htm

JOGOS ONLINE
Encontramos muitas ferramentas de trabalho pela net, não é novidade..
Mas para ilustrar as postagens de Minha Cidade, trago aqui links legais:



Jogos educativos







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