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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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segunda-feira, junho 24, 2013

História da minha cidade 4> Planos de aula > 24/06/13



http://farm4.static.flickr.com/3156/2323280872_2fe1fe1681.jpg



A MINHA CIDADE

Objetivo:
Explorar a cidade onde mora.
Material:
Caderno, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
É necessário que o aluno saiba algumas curiosidades sobre a cidade em que mora.
Atividade motivacional:
Mostre fotografias, na internet, da cidade em que mora, como era antigamente e como está na atualidade.
Por exemplo, a cidade de Curitiba – PR:


Conversar com a turma a respeito das imagens e das mudanças ocorridas com o passar dos anos. Indagar, com o objetivo de saber o porquê de isso ter acontecido.
 Deixar que as ideias e suposições se agreguem à conversa, de forma produtiva.


Encaminhamento metodológico:
Agora, solicitar que respondam às seguintes questões, tomando como referência as imagens analisadas e discutidas.
1- O que mostram as imagens que você observou?
2- E as ruas como são? Largas ou estreitas? Nelas, existem prédios, pedestres, comércio ou escolas? Existem diferenças e semelhanças entre as imagens? Descreva os detalhes que você gostaria de ressaltar.
3- Como é sua cidade? O que você acha dela?
Após todos terminarem, organize uma roda de conversa para discutirem as respostas coletivamente.


Avaliação:
Solicitar a cada criança que traga fotografias que representem a cidade em que mora. Se possível, conversar com os pais para trazer fotos antigas da cidade, para poder fazer comparações. Caso algum aluno não tenha fotos, poderá baixar e mostrar aos colegas, no computador da escola. Com essas imagens, será confeccionado um cartaz mostrando a cidade em diversos ângulos.


Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010

  
        

Tema: Minha Cidade
Justificativa:
Conhecer o ambiente onde vive, perceber as distancias;
Proporcionar melhor visão sobre clima, vegetação e espaço;
Trabalhar as zonas rurais e urbanas;
Relatar as paisagens observadas.
Indicar as condições de manutenção e os benefícios/problemas que eles acarretam para o cotidiano dos que vivem no bairro.
Objetivo Geral:
Compreender a dinâmica dos espaços urbanos e rurais e seu significado para a vida cotidiana partindo da observação de paisagens do bairro da escola e do bairro onde vivem, com visão expandida para os demais bairros de nossa cidade, destacando assim os principais ponto importantes de nossa cidade.
Material necessário:
Vídeos; Planta do bairro da escola e mapa da cidade; Computadores com o programa Google Earth ou uso do Google Maps e Projetor Multimídia.
Desenvolvimento:
Solicitar aos alunos que observassem a paisagem do bairro da escola, nos caminhos que percorrerem todos os dias, procurando identificar aspectos relevantes do local, tais como pontos importantes, prefeituras, praças, supermercados, prédios, biblioteca, hospital entre outros. Explicar a localização e o significado para os alunos explicando a diferença entre espaço central ou periférico.
Após a sua explicação e indagação do alunos, fazer com que cada um crie em sala de aula um mapa, desde sua casa até a escola, destacando os principais pontos abordado.
Em seguida levá-los até o laboratório de informática, em um primeiro momento apresentar aos alunos dois vídeos explicativo que demonstra a grande diferença entre as zonas rurais e urbanas e problema do êxodo rural e os principais ponto de uma cidade em crescimento, o crescimento e expansão das cidade e a criação de periferias.
Em seguida apresente a planta do bairro da escola através de mapas e em seguida utilizar a internet para procurar nossa cidade no Google Maps assim localizando, com os alunos, o bairro da escola e o bairro onde vivem, identificando os pontos por onde passam todos os dias e apontando os ponto principais.
Mostrar através do projetor multimídia os principais pontos da cidade através de mapas via satélite, onde poderão analisar onde moram, assim relatar pontos destaque e identificar todos bairros de nossa cidade.
Por fim apresentar aos alunos um aplicativo onde os próprios alunos possam criar suas cidades, com prédios, estradas, comércio, hospitais, prefeitura, assim interagindo e visualizando como eles criam e formam os espaços urbanos e rurais.
Resultados:
Todas as atividades foram desenvolvidas com os professores Vagner Fagundes e Mariane de Souza, as atividades foram realizadas individualmente, em um primeiro momento foi relatado temas relevantes ao planejamento, posteriormente foi produzido em sala de aula um mapa, onde cada aluno desenvolveu o seu mapa de sua casa até a escola inserindo os principais pontos da cidade.
Posteriormente utilizaram do laboratório de Informática onde foi passado dois vídeos sobre zona rural e urbana, as principais diferenças, os problemas da urbanização e a criação das periferias, em seguida foi apresentado aos alunos o Google Maps onde os alunos ponderam visualizar via satélite o mapa da cidade de são João Batista, tiveram a possibilidade de navegar descobrir onde moram, onde fica a escola e os principais pontos, por fim foi mostrado um aplicativo onde poderiam criar cenários de capo e de cidade, assim mostrando sua criatividade e a diferença compreendida durante o planejamento.
As atividades eram para ser aplicadas em 3 aulas, mas devido a empolgação e entusiasmo dos alunos foi acrescentada mais uma aula, para assim finalizar todas as atividades.
Tivemos ótimos resultados, e conseguimos prender os alunos focados no conteúdo.
Tínhamos receio em relação a internet, devido todos os computadores acessarem o Google Maps e assim a conexão ficar lenta, mas por incrível que pareça tudo correu bem, todos conseguiram navegar sem problema, todos tiveram contato direto com o aplicativo.
A professora ficou muito otimista e promete voltar ao laboratório, com atividades que empolguem os alunos e que não dispersem, assim ficou eu contente e aguardando retorno para posteriores atividades deste gênero com demais professores.



Conhecendo a cidade de Conceição de Macabu

Escola: E.E. Maria Lobo Viana
INFORMÁTICA EDUCATIVA
Planejamento de Atividade
Professora: Luciana Vellasco Cotta de Azeredo
Título da aula: Conhecendo melhor a cidade de Conceição de Macabu
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências e Artes.
Ano de escolaridade: 6º ano
Mídias e/ou softwares utilizados: BrOffice Impress, Editor de Texto, Google Earth, Wikimapia, youtube, Site de pesquisa Google, Blog, Power Point e Movie Maker.
Tipo de utilização do software / objetivos:
(x) Sensibilização (x) Ilustração ( ) Simulação (x) Conteúdo Curricular
(x) Produção de Trabalhos (x) Avaliação ( x) Pesquisa (x) Animação ( ) Outros
* Conteúdo Curricular:
· A História do Município de Conceição de Macabu
· Características naturais da região: clima, relevo, tipo de solo, aporte de água
· Animais e vegetais adaptados ao ambiente
· Localização geográfica
· Problemas ambientais e possíveis soluções
* Objetivos:
· Conhecer a história da cidade de Conceição de Macabu.
· Perceber o relevo da cidade e as conseqüências das possíveis mudanças geológicas.
· Identificar e descrever as características naturais da região: clima, relevo, tipo de solo e hidrografia.
· Entender os motivos pelos quais Charles Darwin visitou a cidade em meados do século XIX.
· Reconhecer a biodiversidade local.
· Conhecer as lendas e histórias curiosas ocorridas ou comentadas pelos moradores mais antigos.
· Elencar alguns pontos turísticos da cidade.
· Localizar a cidade no mapa e apontar as cidades vizinhas de acordo com os principais pontos cardeais.
· Localizar o Primeiro e o Segundo Distrito, utilizando distintos instrumentos (croquis, mapas, fotos, vídeos e softwers)

* Desenvolvimento:

 1ª aula – 2 tempos de 50 min. cada
1. Conversa informal sobre a cidade de Conceição de Macabu.
2. Ouvir deles o que eles sabem sobre a cidade. Procurar saber quem nasceu na cidade.
3. Propor aos alunos que façam uma entrevista com um morador antigo da cidade
4. Elaborar um questionário coletivo para a entrevista (sugerir que levem gravador ou utilizar o gravador de voz do celular.
5. Ilustrar um ponto turístico que ele mais gosta.

· 2ª aula – 2 tempos de 50 min. cada
1. Visitar o Portal do Professor conhecer no link Wikmapia para ver a cidade inserida no Estado do Rio de Janeiro, juntamente com as cidades circunvizinhas e visualizar a E. E. Maria Lobo Viana história de Conceição de Macabu.
2. Selecionar sites para pesquisar os dados pedidos abaixo para confecção de Power Point.
Roteiro de pesquisa
· Nome do lugar:
· Características:
· Localização:
· Dados históricos:
· Dados estatísticos:
· Data de emancipação:
· Símbolos Municipais:
· História do nome da cidade:
· Curiosidades (filhos ilustres, nome dos prefeitos anteriores, pessoas influentes, cooperativa de leite, usina desativada Vitor Sense, Quilombo do Carukango, o último caso de pena de morte no Brasil – caso Motta Coqueiro, visita de Charles Darwin a Conceição de Macabu)
· Tipo de clima, relevo, solo e hidrografia:
· Fotos de Pontos turísticos:
· Relevo modificado por ação do homem e/ou ação da natureza:

· 3ª aula – 2 tempos de 50 min. cada
Roda de leitura
1. Leitura silenciosa das lendas de Conceição de Macabu.
2. Leitura compartilhada das lendas (cada aluno lê uma parte até o ponto, em seguida o da direita dá prosseguimento e assim por diante).
3. Ilustração da lenda que mais gostou.
Desenhar o cenário, os personagens e movimentá-los de acordo com a narração da lenda e tirar fotos.
4. Proposta de trabalho: Montar um stop motion com a lenda preferida e narrá-la com pod cast.

· 4ª aula – 2 tempos de 50 min. Cada
1. Visualizar uma foto antiga da cidade.

2. Identificar a mudança que a cidade vem sofrendo com o impacto do crescimento demográfico.


3. Comparar as fotos para compreender as mudanças no ambiente.
4. Propor aos alunos que em grupo tirem fotos dos bairros da cidade para montar um slide utilizando o Movie Maker.

· 5ª aula – 2 tempos de 50 min. cada
Montando uma maquete
1. Visitar o site :
(visualizar mapa- satélite e relevo)
2. Montar a maquete, onde seja visualizado o Primeiro e o Segundo Distrito de Conceição de Macabu.

· 6ª aula – 2 tempos de 50 min. Cada
1. Assistir ao vídeo no Youtube sobre Charles Darwin
2. Ler o texto (Expedição Caminhos de Darwin passa por Conceição de Macabu:
1. Conhecer as espécies animais e vegetais que a cidade de Conceição de Macabu apresenta.
· Fauna:
· Flora:
4. Pedir aos alunos que tragam uma muda de planta nativa de Conceicão de Macabu na próxima aula para fazer uma exposição e incentivá-los a planta-la na escola ou doar a um servidor.
Aula disponível em:
Luciana-nomundodaciencia.blogspot.com.br
Algumas fontes:
mapa e cachoeira da amorosa/;:
símbolos municipais:
origem do nome:
Área de conservação hidrografia vegetação:
Foto antiga:


Plano de Aula: A minha cidade
Objetivos:
• Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora.
• Observar e registrar informações dos elementos encontrados durante a pesquisa sobre a cidade dele: nomes de ruas, edifícios municipais, igrejas, praças etc.
• Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo.
• Conhecer a história e os principais pontos turísticos da cidade onde ele mora.


Temas transversais
Ética: Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Trabalho coletivo e compartilhamento de descobertas.
Meio ambiente: conhecimento e comparação da natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares e observação dos aspectos estéticos da região da escola.
As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola. Saúde: Diferenças entre ambientes preservados e degradados: preservação e conservação da cidade. Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento sobre a cultura e a formação da população do lugar em estudo.
Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.


Material a ser utilizado
• Sucatas: papéis coloridos, copinhos e canudos de plástico, caixinhas de papelão, palitos de sorvete, etc.
• Cartolinas, canetas, colas, tesouras, fita adesiva para as maquetes.
• Caderno ou papel e lápis para anotações.
• Pesquisa sobre a história do nome da cidade.
• Fotos da cidade.


Procedimentos
Primeira etapa
Sensibilização. Proponha um debate sobre:
• O que o aluno admira na cidade dele?
• O surgimento da cidade dele.
• A origem do nome da cidade.


Segunda etapa
• Organize um passeio pelo centro e pelos pontos turísticos da cidade. Cada aluno deverá levar uma folha e um lápis para registrar as observações.
Observem se existem lojas, bancos, padarias, farmácias etc.
Há praças, jardins, pontes, monumentos?
Peça-lhes para verificarem se há sinais de trânsito (semáforos, placas, faixa para pedestres nas ruas), telefones públicos, meios de transporte?
Quais? Através da observação, questione-os com perguntas, para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem que tipos de construção, avenidas e serviços públicos eles encontram.
Ao chegarem à escola, converse sobre o que eles viram, o que mais gostaram e o que não gostaram. Registre as conclusões das observações na lousa e peça-lhes que escrevam no caderno.


Terceira etapa
Separe a classe em grupos e distribua, para cada um, cartolina, sucatas, fita-crepe, cola e canetinhas.
Peça para cada grupo fazer uma maquete representando a sua cidade, com os pontos turísticos que chamaram mais a atenção.
Através dos registros feitos no caderno, os alunos devem localizar e completar com sucatas as outras construções observadas, como casas, prédios, lojas, bancos, sinais de trânsito, ou desenhar com canetinhas.
Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma exposição de maquetes da cidade.


Quarta etapa
Faça uma pesquisa sobre “O nome da minha cidade” e fotos antigas do local.
 Há quantos anos a cidade foi criada?
 Em que dia? Quem foi seu fundador?
 Sugira uma redação coletiva sobre a pesquisa.
Cada aluno vai ler o que pesquisou.
Faça um texto das pesquisas com eles.
• Organize a apresentação do cartaz com a redação coletiva sobre a pesquisa:
“O nome da minha cidade”, com as fotos encontradas para exposição.


Quinta etapa
Discuta com os alunos sobre os problemas que a cidade apresenta: violência, poluição sonora, do ar e da água, condições da maioria da população, etc Faça uma campanha de conscientização para melhorar a sua cidade.


Trabalho interdisciplinar
Artes: elaboração de maquete com sucatas. História: evolução das modificações através do tempo, história do nome da cidade. Fotos antigas.
Português: leitura e produção de textos da pesquisa e da redação coletiva. Ciências: promoção de uma campanha para preservar e conservar a cidade.


 








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