Ela conheceu Jaime, um menino órfão, e tentou arranjar-lhe um lar.
Tornou-se amiga de Francisco, um homem muito rico, conhecido por não gostar de criança.
Poliana ficou órfã e foi morar com sua tia Paulina, a única parenta viva.
Apesar de não ter uma recepção calorosa, a menina preferiu acreditar que sua tia era generosa. Na casa de Paulina, Poliana tinha alguns deveres.
O quarto destinado a ela ficava no sótão e era muito simples.
A única forma para que Poliana não ficasse triste seria praticar o jogo docontente, que seu pai havia inventado e consistia em ver sempre o lado bom de tudo que nos acontece.
Poliana ensinou o jogo a todas as pessoas que conheceu e, com o do tempo, suas vidas tornaram-se mais agradáveis.
Após um acidente, ficou impossibilitada de andar e foi examinada por alguns médicos, com exceção do doutor Homero, pois sua tia não queria vê-lo.
Nesse período, Polianadescobriu na tia uma grande e inseparável amiga.
Ao saber que o doutor Homero poderia ajudar na cura da sobrinha, Paulina permitiu que ele a examinasse.
Ela também lhe contou que Homero era o seu namorado do passado e comunicou-lhe que eles tinham feito as pazes e iam casar-se.
Poliana viajou em busca da cura e, depois de algum tempo, escreveu a sua tia contando que estava voltando a andar.
Livro:
Vejam projeto completo aqui
O jogo do contente: leitura e análise de “Pollyanna”
■compreender a obra escrita adaptada;
■discutir algumas temáticas da obra: otimismo, amizade, família;
■comparar a obra escrita ao filme;
■produzir textos (cartaz).
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Leitura da obra "Pollyanna" de Júlio Emílio Braz, Ed. Scipione.
Estratégias e recursos da aula
Professor, antes de tudo, é importante que os alunos leiam a adaptação da obra “Pollyanna” de Júlio Emílio Braz; Ed. Scipione.
ATIVIDADE 1
Para iniciar a atividade, o professor dividirá a sala em 5 grupos. Cada um trabalhará uma parte do livro. Para isso, o professor entregará uma cartolina para cada grupo que fará um cartaz representativo da parte da obra.
As cinco partes são:
1 – Chegada de Pollyanna à Beldingsville; os primeiros dias na cidade nova e o Jogo do Contente.
2 – As primeiras mudanças em Tia Polly; a amizade com Jimmy Bean.
3 – Conhecendo o Sr. Pendleton; o amor adormecido de Tia Polly.
4 – O acidente de Pollyanna; a insatisfação com o Jogo do Contente.
5 – O retorno da alegria e a cura de Pollyanna.
Os alunos deverão usar a cartolina para fazer um desenho que represente a parte do livro indicada; fazer um esquema e um resumo. Depois, eles usarão a cartolina para se apresentarem para toda a turma. Ao final da atividade, um grande resumo do livro terá sido feito por toda a classe. As cartolinas poderão ser expostas na sala.
ATIVIDADE 2
Para a realização dessa atividade, o professor deverá apresentar para a turma, por meio de projeção, o que era o Jogo do Contente que Pollyanna sempre praticava:
“ - É um jogo lindo! Brinco disso desde pequena...
Pollyanna explicou à empregada que tudo tinha começado com umas muletas que ela e o pai encontraram na caixa de donativos da igreja. Ela havia pedido uma boneca ao pai e, quando a caixa de donativos chegou, só encontraram um par de muletas para criança.
- O jogo consiste em encontrar alegria em tudo que nos acontece. - E onde está a alegria em encontrar muletas no lugar da boneca? Eu posso saber?
- No início, eu também não entendia, mas meu pai me explicou...
- E então?
- A alegria está justamente em não precisar de muletas. Viu como é fácil?”
O professor poderá pedir a duas alunas que interpretem o trecho: uma faz o papel da empregada Nancy e outra, de Pollyanna.
Depois de feita a leitura, o professor deverá organizar a turma em duplas. Cada dupla receberá uma folha com diversas situações. Cada aluno deverá “praticar o jogo do contente”, ou seja, procurar alegria até mesmo nas situações difíceis. Além de falar para o colega o que pode ter de bom em cada situação, o aluno deverá escrever sua resposta no caderno.
Jogo do Contente
1 – A viagem para a praia foi adiada para o próximo ano.
2 – Os alunos terão apenas 15 dias de férias por ano.
3 – Não ganhei o presente que estava esperando no meu aniversário.
4 – Acordei atrasado/a e perdi o ônibus para a escola.
5 – Estou muito gripado e não poderei ir à natação.
6 – Não tenho TV no meu quarto.
7 – Meu tênis furou.
8 – Tirei nota baixa em matemática.
9 – Perdi as chaves de casa.
10 – Deixei minha casquinha de sorvete cair.
ATIVIDADE 3
O professor deverá mostrar aos alunos um trecho do filme Pollyanna (1960, Disney):
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá uma ficha com uma pergunta para responderem oralmente.
As perguntas são:
1 – No vídeo, Pollyanna encontra o pastor da igreja ensaiando sua pregação. Pela expressão e palavras dele, como parecia ser seu discurso?
2 – Pollyanna faz uma pergunta ao pastor que lhe deixa intrigado. Que pergunta foi essa?
3 – O que Pollyanna chamava de “textos felizes” da bíblia?
4 – Você concorda que devemos procurar coisas boas nas pessoas em vez de procurar o mal? Explique.
5 – Apesar de a adaptação não trazer essa conversa entre o pastor e Pollyanna, como você acha que deve ter sido a pregação dele depois da conversa com Pollyanna?
Depois da discussão em grupos, o professor deverá promover uma discussão com toda a turma para socializarem as perguntas e as respostas. Em seguida, o professor deverá sugerir a turma que, em grupos, façam cartazes sobre a lição de otimismo e alegria transmitidos por Pollyanna.
O cartaz poderá ter o seguinte título: “Aprendi com Pollyanna que ...”
Recursos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=TBNT1Fncdhs Apresenta um vídeo com trechos da obra original.
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com o interesse e a participação efetiva nas atividades. As atividades escritas são importantes para o professor verificar a escrita e o entendimento dos alunos.
Mais atividades
Atividade 01:
Antes de iniciar a leitura, explicar aos alunos a importância deste livro.
Pollyanna é um romance de Eleanor H. Porter, publicado em 1913, nos Estados Unidos, e é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil. Foi traduzido em vários idiomas e lançados em diversos países.
O livro fez tanto sucesso que a autora publicou, em 1915, uma continuação, chamada Pollyanna Grows Up (no Brasil, Pollyanna Moça). A história fez tanto sucesso que, em 1920, foi lançado o primeiro filme baseado no livro (mudo).
A autora, Eleanor Porter, lançou seu livro em um momento propício, quando, no mundo todo, aconteciam transformações profundas que deixavam as pessoas inseguras e assustadas.
A mensagem otimista de "Pollyanna" mostrava uma visão de esperança aos leitores.
É importante ressaltar que trata-se de um livro americano, portanto, os personagens possuem nomes característicos do país.
Observação: No Brasil, em algumas traduções do livro, a maioria dos nomes é aportuguesada. Exemplos: Pollyanna - Poliana; Polly - Paulina; Mrs. Snow - Dona Maria das Neves, etc.
O livro é adaptado por João Carrascoza, que reconta a história para crianças de todas as idades.
Alguns questionamentos servirão de base para o início do projeto:
- O que podemos fazer diante de uma tristeza?
- Como reagir em momentos ruins?
Após a conversação, iniciar a leitura com a participação de um aluno realizando a mesma.
Objetivos:
- Para haver entendimento e interação, é preciso destacar a importância deste livro ( proposto na atividade 1), antes do início da leitura, pois a conversa irá despertar no aluno a curiosidade sobre o assunto.
- Propiciar um clima de interação, fazendo com que o aluno se sinta à vontade para falar sobre os questionamentos que servirão de base para o início do projeto.
- Identificar o texto lido como narrativo literário (em prosa).
- Observar a forma de leitura (se há entonação correta e respeito à pontuação).
Estratégia:
- Conversação de forma participativa sobre o tema da história.
- Leitura prévia individual.
- Leitura com aluno narrador até a página 10.
Resumo da obra:
Trata-se da história de uma menina de onze anos, filha de um missionário pobre, que, após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e severa, a qual não conhecia previamente. Pollyanna ensina às pessoas de sua relação na nova comunidade o “jogo do contente”, que havia aprendido com seu pai, no dia em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de muletinhas. Seu pai lhe explicou que não existia nada que não pudesse ter dentro qualquer coisa capaz de nos fazer contentes e ela, então, ficou contente por não precisar das muletinhas. E, depois desse dia, criou o jogo de procurar em tudo que há ou acontece, alguma coisa que a faça contente e o ensina sempre que encontra alguém triste, aborrecido ou mal-humorado.
Atividade 02:
Dar continuidade a leitura a partir da página 10. Neste momento da história Pollyanna iniciará o “jogo do contentamento”, que consiste em ter otimismo, alegria e esperança diante de uma situação ruim.
Objetivos:
- Identificar a “indiferença” de sua tia no momento da chegada de Pollyanna.
-Descobrir, através de uma leitura prazerosa, que o assunto do início do livro é um fato da realidade, temos momentos de indiferença em relação a um assunto ou alguém.
- Analisar as palavras e a forma de escrita do texto (os parágrafos e as palavras de fácil entendimento, sem o uso de gírias).
- Destacar a forma da escrita em narrador-personagem.
Estratégia:
-Leitura das páginas 11 até 16.
-Leitura com alunos narradores, com entonação adequada (cada aluno lerá um parágrafo).
-Análise das palavras, uso do dicionário.
-Observar se há entendimento sobre a história.
Atividade 03:
Antes de continuar a leitura, questionar sobre os “acontecimentos bons e ruins” existentes em nossas vidas, deixar que os alunos se manifestem sobre a postura correta nesses determinados momentos, realizando assim uma comparação entre os problemas reais com os da história.
Objetivos:
- Perceber as reações de Pollyanna diante dos problemas que ela vivencia na casa de sua tia.
-Analisar os desenhos e a ilustração do livro, levar o aluno a ser crítico e a dar sua opinião sobre o estilo do livro (ilustração e escrita).
Estratégia:
-Leitura das páginas 17 até 22.
-Leitura realizada pela professora e por alguns alunos narradores, respeitando a entonação.
Atividade 04:
Iniciar a leitura e realizar interferências questionando sobre os acontecimentos do livro, onde neste momento, Pollyanna demonstra carinho e obediência a sua tia, que ainda lhe trata com indiferença.
Objetivos:
- Comparar a realidade com a história.
- Levar o aluno a ter senso crítico e opinar sobre a história de forma interativa e participativa.
- Analisar as ilustrações com o assunto da história, perceber se há coerência entre eles.
- Observar os recursos verbais e não-verbais existentes no livro.
Estratégia:
- Leitura das páginas 23 até 28.
- Leitura realizada por alunos narradores.
Atividade 05:
Dar continuidade a leitura, destacando os personagens da história.
Pollyanna: protagonista.
Miss Polly: tia de Pollyana.
Dr. Shilton: médico que teve um caso com Polly.
Dr. Hantom: veio de NY para tentar resolver o caso de Pollyanna.
Jimy: menino, órfão como Pollyanna, que ela encontrou na rua e arranjou-lhe um lar na casa do MrPendlenton
Mr. John Pendlenton: homem mais rico da cidade.
Nancy: empregada da senhorita Polly.
Mrs. Snow: pobre senhora que, quando conheceu Pollyanna, "saiu" de um quarto escuro e sombrio para um quarto lindo e maravilhoso, abrindo janelas e cortinas.
Objetivos:
- Observar se está havendo entendimento e participação na história.
- Levantar questionamentos sobre os personagens da história.
- Destacar a ilustração como fonte enriquecedora da leitura.
- Observar os recursos verbais e não-verbais existentes no livro.
Estratégia:
- Leitura das páginas 24até 37.
- Leitura realizada por alunos narradores, observar a entonação e a pontuação.
Atividade 06:
Neste momento da história, Pollyanna sofre um acidente e fica de cama, sem conseguir mexer as pernas, é um momento ruim e doloroso, mas diante deste fato, Pollyanna sente a aproximação e a preocupação de sua tia.
Objetivos:
- Destacar a importância de ver o lado bom de algum fato ruim.
- Que os alunos percebam o lado bom do acidente da personagem.
- Observar a reação dos alunos diante da tragédia ocorrida com Pollyanna e levantar um questionamento: diante de um fato ruim, por que devemos ter esperança?Analisar através das respostas dos alunos, se eles compreenderam o significado do “jogo do contentamento”.
Estratégia:
- Leitura das páginas 38 até 46.
- Leitura realizada por alunos narradores.
Atividade 07:
Finalização do projeto, a menina Pollyanna, depois de passar por um longo tratamento com um médico especialista, volta a andar, para a alegria de todos! E continua encantando e espalhando otimismo e alegria por onde passa.
Objetivos:
- Analisar a reação dos alunos diante da superação de Pollyanna.
- Observar a postura dos alunos, se compreenderam o que é o “jogo do contentamento”.
Estratégia:
- Leitura das páginas 47 até 55 (finalização do livro).
- Leitura realizada por alunos narradores.
- Separação de 5 grupos de alunos para debater a história do livro e os personagens, identificando semelhanças e diferenças entre elas.
-Finalização do projeto de leitura com uma conclusão individual do aluno, deixando-o livre para expor suas ideias e opiniões.
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Amo muito este livro e gostaria de trabalhar projeto leitura ,vocês tem atividades que eu possa imprimir minha série e 4 ano fundamental.Obrigada
ResponderExcluirTudo que encontro na internet sobre a obra,eu publico. Volte sempre
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