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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, agosto 25, 2013

Capacidades linguísticas > Alfabetização > 25/08/13


Dicas pedagógicas
Linguagem e afins traz uma postagem para auxiliar você.
Boa leitura!
E que lhe seja útil!
Leitura
Ler é essencial, através da leitura testamos os nossos próprios valores e experiências com as do outro. Há vários fatores que influenciam no processo de leitura como, por exemplo, a intervenção do professor, a influencia da família, e a própria dedicação do aluno.

A função do professor é a de criar oportunidades que permitam o desenvolvimento de todo processo cognitivo que envolve a atividade de leitura, criando momentos de interação entre o leitor e o texto, a leitura é vista como uma atividade capaz de mudar o individua e suas relações com o mundo, favorecendo a possibilidade de transformação coletiva. Mas isso depende da forma como o professor propõe a leitura do aluno, sendo esta bem direcionada fará um leitor critico em relação ao que lê e a sociedade em que vive.

É preciso que as crianças tenham acesso e contato com diferentes gêneros textuais, leitura de livros, jornais, panfletos, músicas, poesias e do que mais tornam significativo. É no contato com materiais escritos e com mediação de um leitor experiente que a criança vai adquirir gosto e interesse pela leitura.

Produção de textos Escritos.

No primeiro tópico a apostila traz a compreensão e valorização dos diversos gêneros literários, que fala do por que escrevemos e para que escrevam, devemos primeiramente saber para qual o público alvo que vamos escrever como deve ser a escrita e qual o propósito da mesma. 

O professor deve apresentar aos alunos desde as séries iniciais diferentes gêneros textuais, lendo poemas, jornais, avisos e outros, deve também estimular os alunos para as funções que cada texto tem, trazendo atividades em sala de aula onde todos os alunos participem, expondo suas opiniões e conhecimentos prévios. O ideal é trabalhar no primeiro ano quando se esta introduzindo a alfabetização com agenda telefônica ou confeccionar os crachás aprendendo a traçar as letras e a memorizar a ordem alfabética, todos os professores devem ter domínio ou pelo menos pesquisar sobre todos os gêneros e quais são suas supostas regras, lembrando sempre da ortografia.

Devemos diferenciar o modo de como falamos para como escrevemos e também o publico, pois não devemos escrever para um prefeito ou alguém importante da mesma forma que escrevemos para nossos familiares, em todas as atividades o professor deve acompanhar o aluno para ver se ele sabe diferenciar um gênero do outro, se a ortografia esta correta, para que o aluno não faça errado e saiba distinguir cada modo da escrita.

Desenvolvimento da Oralidade.

Sabemos que a linguagem é muito importante na vida de qualquer pessoa, pois ela é uma das formas de comunicação humana, seu desenvolvimento é fundamental na infância, porque nesta fase a criança esta aperfeiçoando a oralidade a partir da convivência, por isso deve ser
priorizada.

Percebemos o quanto é importante a priorização e o trabalho com a oralidade nesta fase da vida, pois é nela que a criança aprende ou deixa de aprender como falar corretamente, e isto com certeza marcara o desempenho nos momentos de construção dos conhecimentos.

Para desenvolver a oralidade a criança é exposta a um conjunto de estímulos baseados na produção de sons e vivencias. Graças a relação com os pais, avós e outras crianças, que esta adquire um certo vocabulário pessoal, percebe as informações orais que são transmitidas, atribui-lhes conteúdo. Sendo objetivo primordial do sistema educativo permitir e encorajar cada criança a usar a língua com o máximo de eficácia, quando fala, ouve falar, lê e escreve.

1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
CONHECIMENTO E CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)
3
*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;
saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.
Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vai escrever para ser lido.
*atividades de exploração , observação e controle do uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didático e do caderno.
Escrever-se na margem;
De cima para baixo;
 Da esquerda para a direita;
Ao final da linha voltar para o inicio ;
Ensinar a fazer a divisão silábica em final da linha-quando a estiver adquirida a escrita alfabética;

Sugestões de atividades
Pedir aos alunos que observem, no caminho para a escola, tudo que contenha escrita. 
Roda de conversa onde os alunos possam relatar suas observações em relação à atividade acima. Nesse momento o (a) professor(a) deve sondar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita. 
Pedir aos alunos que levem para a escola, pelo menos três coisas de sua casa, que tenha algo escrito. 
Antes porem perguntar aos pais onde foram produzidos: na gráfica, pelas pessoas(manuscritos) etc. 
Rodas de conversa para que os alunos apresentem o que levaram para a aula em relação à atividade acima; explorar cada suporte e cada gênero apresentado: tipo, utilidade, formatação, tipo de papel, onde pode ser encontrado, onde é produzido, etc. 
( Nesse momento o (a) prof. avalia quais são as oportunidades de contato com a escrita, que o aluno tem em casa). 
Pedir aos alunos que observem os lugares onde encontramos coisas escritas: livraria, supermercados, sacolão, etc seminário para socialização das observações dos alunos. 
(Avaliar as oportunidades do aluno,de contato com a escrita em seu meio de convívio fora da escola e de sua casa)
 Fazer o Baú da Escrita: 
cobrir uma caixa ou um caixote de papel ou tecido e enfeitá-lo conforme o gosto do(a) professor(a) e alunos. 
Enchê-lo com os diferentes gêneros textuais em diferentes portadores e explicar que aquele será o “tesouro da turma” 
(aproveitar o material levado pelo aluno). 
Todos os dias os textos do baú devem ser analisados pela turma, com enfoques diferenciados: é um documento, é um texto de divulgação à distância de informações em massa (jornais, revistas, etc) , é registro de compromissos (agenda), preservação 
e socialização dos saberes sociais (Ciências, História, Religião, etc), comunicação entre pessoas (carta, bilhetes, e-mail) etc? 
durante a atividade procure explorar o conhecimento prévio dos alunos em relação a cada gênero e portador . 
Guia do Alfabetizador – 1º semestre - Práticas pedagógicas: sugestão para a construção dos combinados da turma ( 
procure focar o uso e funções da escrita da escrita para o objetivo proposto (regras de convivência).
* O guia propõe um trabalho com parlendas e contação de histórias. Antes de começar esse trabalho, familiarize os alunos com esses gêneros textuais, apresentando variadas parlendas e livros de história, para serem apenas recitadas e conhecidos pelos alunos. Compare os textos e características das parlendas e as características dos livros de histórias, para que os alunos possam reconhecê-los sempre que depararem com algum. 
1- Se a escola distribuiu lista de material, o(a) professor(a) deve apresentá-la para os alunos: 
analisar seu formato, suas principais características e levantar hipótese sobre o que pode estar escrito nela; 
ler para confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos alunos; 
conversar sobre a função da lista de mat. escolar em relação à escola e aos pais; 
Comparar lista com outros gêneros textuais; 
pedir que os alunos coloquem todos os seus materiais escolares em cima da mesa; 
ler item por item e pedir que os alunos mostrem o seu material correspondente; 
conversar sobre as características materiais e a maneira adequada de lidar com cada um deles; 
se a escola não distribuiu lista de materiais, o (a) professor(a) deve conversar com os alunos sobre a necessidade dos materiais escolares e construir com eles, no quadro, a lista daqueles que consideram indispensáveis para o dia a dia na sala de aula; depois da lista feita, proceder da forma sugerida acima, em relação ao material que os alunos possuem. (não deixar que os alunos com material incompleto sintam-se constrangidos). 
Excursão dentro da escola para que os alunos observem os ambientes escolares onde a escrita é usada com maior ou menor intensidade; (sala da direção e especialistas, biblioteca, secretaria, cantina, etc) 
roda de conversa para socialização das observações feitas, inclusive sobre o uso da escrita na sala de aula. 
Roda de conversa sobre o uso da escrita no cadernos dos alunos, no diário do professor, caderno de recados dos alunos, quadro-negro, murais da sala de aula, registro de empréstimos de livros da biblioteca, etc .

2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
1
*Compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
Atividades que proporciona compreender a diferença entre letras, números, sinais de pontuação/ acentuação,símbolos, rabiscos etc...
3
*Dominar as convenções gráficas
Compreender a orientação e o alinhamento da escrita ;
compreender a função de segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.
*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.
Atividades que exploram a orientação e o alinhamento da escrita.ex: escrita de textos
Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .
Ex: escrita de textos, frases etc.
2
*Conhecer o alfabeto.
Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .
Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.
*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letrase conhecimento da ordem alfabética .
Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.
Apresentar ao aluno diferentes tipos de letra .
4
*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas, terminações de palavras, etc.
Identificar sons no inicio, meio e final de palavras
*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.
 Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”.... ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadas ou iniciadas com uma determinada silaba;
Ler para os alunos par de palavras e pedir que digam quais pares combinam.
Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;
5
*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.
*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letras nas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM
6
14
*Dominar relações entre fonemas e grafemas.
Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.
*Exercícios de apreensão das relações entre grafemas e fonemas.
Escrita espontânea ou ditado de palavras.

Sugestões de atividades

Conversa informal com os alunos sobre como usar e cuidar dos materiais escolares: 

mostrar um caderno, mostrar como se deve passar as folhas, o cuidado para não deixar as folhas com “orelhas de burro”, a função das linhas e margens, a força necessária para se escrever e o que pode acontecer se coloco mais força no lápis do que a necessária; 

cuidado com os lápis (de escrever e de cor), para que não quebrem as pontas, cuidado com a borracha, régua, etc. 

Manusear o livro didático e explicar a forma correta de usá-lo durante o ano todo sem estragá-lo; 
Proceder da mesma forma com os demais materiais escolares; 
Conversa com os alunos sobre a necessidade do capricho, legibilidade e organização 
da escrita em todos os textos que produzirem; 
observar escritas feitas com os critérios acima e outras sem esses critérios e avaliá-las; 
utilizar os portadores e textos identificados pelos alunos durante a excursão feita na escola para observarem a organização 
da escrita em cada um (inclusive o caderno de planos e diário de classe da professora); 
conversa sobre a postura correta na carteira, posição do caderno, das mãos, braços e forma correta de pegar no lápis. 
Avaliar durante o desenvolvimento dessas atividades, o conhecimento prévio dos alunos em relação ao uso dos materiais escolares.
Nas aulas de Ed. Física e Artes, atividades de escrita dirigida ou espontânea o(a) professor(a) deve selecionar atividades que possibilitam uma avaliação da coordenação motora fina e grossa dos alunos, esquema corporal,etc.

Continua no link


3º EIXO-LEITURA
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.
*Atividades como a escolha ,manuseio e leitura de livros ,jornais e revistas, na biblioteca da escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.
9
15
13
*Desenvolver capacidades relativas ao código escrito necessárias a leitura.
Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).
Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita.
 Exercício com palavras embaralhadas .
Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um texto onde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.
11
12
12
12
11
13
*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.
Anteciparconteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.
Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.
Buscar pistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas(fazerinferência)ampliando a compreensão.
Construir compreensão global do texto lido,unificando e inter-relacionandoinformaçõesexplicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.
Ler oralmente com fluência e expressividade.
*Atividades que propõem que o aluno lê em entrelinhas como pedir para contar o que vai acontecer em uma novela.
Atividades de antecipação de conteúdos de textos a serem lidos .
Atividades de levantamento e confirmação de hipótese relativas ao conteúdo lido.
Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .
Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.
Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.

Desenvolver atitudes e disposição favorável à leitura .Criar, junto com os alunos, o cantinho de leitura na sala de aula, fazendo uma campanha para aquisição de livros, revista, gibis, etc junto `a comunidade escolar. 

Organizar o cantinho de leitura, se possível, com um tapete e almofadas
( que podem ser usados) para que o aluno possa se sentir confortável para ler. 

Organizar, com os alunos, horários para leitura e empréstimos dos livros da biblioteca da sala e divulgação de livros e gibis lidos.
Todos os dias fazer a rodinha para leitura de textos diversos e de interesse dos alunos. 

Solenidade festiva para a entrega do livro Cantalelê: 
- contação de histórias; Características de um contador de histórias (1ª à 9ª) – Guia do alfabetizador – 2º ano – 1º bimestre - 
Práticas pedagógicas – Hora da História... 
- sarau musical, utilizando as músicas do Cantalelê
Guia do Alfabetizador – 2º ano - 1º bimestre – Leitura – Prática 3 

Leitura
Desenvolver capacidades relacionadas ao código escrito especificamente necessárias à leitura.

- saber decodificar palavras e textos escritos.
Saber ler reconhecendo globalmente as palavras.
Colocar fichas de identificação nos objetos da sala para que os alunos, ao precisar de algo ou quando for guardar os materiais no armário eles possam tentar decodificar o que está escrito nas fichas.

Ex. ARMÁRIO DE MATERIAIS ESCOLARES - dentro do armário, no espaço destinado a colocar os livros escrever uma ficha com a palavra LIVROS, no 
espaço destinado aos lápis de cor, uma ficha com LAPIS DE COR, na caixa destinada às revistas escrever uma ficha com a 
palavra REVISTAS e assim por diante. (não etiquetar sem um objetivo claro para os alunos.) 
Apresentar pequenos textos como parlendas e versos para os alunos decodificarem com a ajuda do professor. 
Se o método de alfabetização for silabação a partir de palavras chaves, a professora pode trabalhar a decodificação dessas palavras com os alunos. 
Pedir a um aluno (cada dia um aluno) que organize o fichário de nomes dos alunos presentes e dos alunos ausentes. 
A professora apresenta placas com as palavras: HISTÓRIA – RECREIO – MERENDA – etc . Os alunos, ao fazerem a leitura das palavras identificam a atividade que será desenvolvida, com a turma. 
Selecionar rótulos de produtos que são conhecidos pelos alunos para que possam ler o nome dos mesmos. 
Brincadeira: Chicotinho Queimado: um aluno sai da sala. A turma escolhe um rótulo e o esconde. O aluno que saiu retorna e deve encontrar o rótulo escondido. Enquanto procura, ao se aproximar do local onde o rótulo está, a turma diz: “Está 
quente!” Quando se afastar do local, a turma diz:”Está frio!” Quando o aluno o encontrar, a turma diz: “Chicotinho Queimado!” O aluno deve ler o nome do produto. Se não conseguir, paga uma “prenda” (dar um pulinho, imitar um animal, 

etc) e a turma lê o nome do produto. 
Tem mais no link

4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
16
*Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.
*Atividades voltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
18
18
*produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.
Ordenar e organizar o própriotexto de acordo com as convenções gráficas.
Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
Planejar e escrita do texto considerando o tema central .
Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade.
Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e a gramática.
Usar recursos expressivosadequados ao
gênero e aos objetivos do texto.
Revisar e reelaborar a própria escrita
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.
Exercício de escritafocalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)
Exercício de escrita voltados para o domínio do principio alfabético.
Exercícios voltados para o domínio das regras ortográficas.
Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)
Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)
Atividades voltadas para o uso expressivo de recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.
Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.

5º EIXO-DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
*Participar das interações cotidianas em sala de aula
* Atividades voltadas para o desenvolvimento de atitude de respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .
*Escutando com compreensão e atenção.
*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a darrespostas, opiniões e sugestõespertinentes nas discussões em sala de aula.
*Expondo opiniões nos debates com colegas e o professor.
Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.
.
*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
*Atividades de uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.
*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão
*Atividades elaboras complanejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.

Tem bastante sugestão no link indicado






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