BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, novembro 13, 2013

Lila e o segredo da chuva > Estímulos literários africanos >Chuva>Água> 13/11/13


David Conway

Lila vivia em uma vila que estava sofrendo com o sol escaldante e com a seca, onde tudo estava morrendo. Ao ouvir uma história de seu avô, ela seguiu seu instinto e foi procurar a montanha mais alta e dizer as coisas mais tristes que sabia ao céu. Depois de expor seus sentimentos, houve o milagre da chuva trazendo a felicidade para a vila de Lila.Essa história nos mostrou a força da fé, a lealdade com a tradição, o respeito com o ouvir os mais velhos, MAS PRINCIPALMENTE  SOBRE O CONSUMO DA ÁGUA, e o que podemos fazer para que não nos falte a água no futuro entre outros.
Lila, moradora de uma vila no Quênia, é uma menina sensível e determinada, que não se dá ao luxo de esperar o pior... Num país onde as gotas poderosas da chuva são raras, Lila, que valoriza a sapiência do avô, decide ir atrás do tesouro capaz de germinar, florescer, vivificar a sua vila tão adorada: a chuva!
As ilustrações são marcantes, com um traço delicado tal qual a protagonista dessa história que não tem medo de descobrir qual é o segredo da chuva, permitindo descobrir-se também.

" Eu sempre me pergunto como trabalhar africanidade sem ser preconceituosa. Sem estar explorando este tema só porque ele é uma exigência legal. Quando me deparei com esse livro "Lila e o segredo da chuva"(vídeo), que é um conto africano, me apaixonei. Que mostra uma cultura que passa seus costumes de geração em geração, as crianças percebem que tristeza não tem cor. As crianças lá no Quênia choram quando se machucam assim como eles..."
http://educacaoentreaspas.blogspot.com.br/2013/09/lila-e-o-segredo-da-chuva-video.html

Ouvindo/Libras: AQUI

Sugestões de atividades
Sequência didática: AQUI
Severino faz chover: AQUI

Se o tema é água e seu tratamento todos temos que nos engajar. Na biblioteca a contação de história da última quinzena feita para as séries iniciais pela bibliotecária Elaine de Oliveira. Através do livro "Lila e o Segredo da Chuva" de David Conway e Jude Daly, os alunos foram apresentados a realidade de um país distante, o Quênia.Lá as pessoas convivem com grandes períodos de seca e toda a população tem que criar soluções para conviver com a escassez de água. Após conhecerem a obra, os alunos foram para a sala de informática para conhecer um pouco mais da realidade do Quênia para então fazerem uma comparação daquela realidade com a nossa. Agora eles irão trabalhar o tema em sala na forma de produção textual ou de desenhos para as turmas dos menores.;Essa obra levou os alunos a perceberem e valorizarem sua realidade.
Engajados no projeto,os alunos dos 6ºs Anos também colocaram a mão na obra. O tema da aula prática era filtração. Os alunos confeccionaram um filtro utilizando uma garrafa pet, areia, cascalho grosso e cascalho fino. em seguida despejaram água suja e puderam ver como a água muda de aspecto após passar pelas diferentes camadas. Esta atividade também complementou a aula sobre a importância das estações de tratamento de água que realizamos na sala informatizada.
http://concursoaguasdejoinville.blogspot.com.br/2012/07/se-o-tema-e-agua-e-seu-tratamento-todos.html

Trouxe do email
Grupo sugestões de atividades
VIMOS NA HISTÓRIA "LILA E O SEGREDO DA CHUVA" QUE A LILA MORAVA NA ÁFRICA, VEJA O MAPA MUNDI E CIRCULE A ÁFRICA:


 AGORA FAÇA UM X NO CONTINENTE QUE MORAMOS.
QUAL O NOME DO NOSSO PAÍS?__________________________
E DA CIDADE QUE MORAM?______________________________
PINTE OS OCEANOS NO MAPA.

 Lila e o segredo da chuva - David Conway, Jude Daly

O Sol castigou a vila em que Lila morava durante muitos meses. Ninguém conseguia juntar lenha, capinar o jardim ou mesmo tirar o leite da vaca. Sem chuva, o poço começou a secar, e todas as plantações se perderam. Lila estava tão preocupada que, quando seu avô contou para ela, bem baixinho, sobre o segredo da chuva, ela saiu correndo para falar diretamente com o céu. O que será que aconteceu?

VEJA O MAPA MUNDI E PINTE COMO SE PEDE:
AMARELO - CONTINENTE AFRICANO.
VERDE - CONTINENTE AMERICANO
VERMELHO - OUTROS CONTINENTES.
OCEANOS - AZUL



Projeto Histórias que alimentam - Cultura Africana
http://www.slideshare.net/emebgr/projeto-histrias-que-alimentam



Trabalho realizado pela professora Karine
Trouxe de seu blog
"Entre aspas "

Triste Tristeza

          Esse projeto partiu da leitura do livro "Lila e o segredo da chuva", você pode ler a resenha.
        Trabalhar os sentimentos na educação infantil não é tarefa fácil, mas muitas vezes é necessário. 
As vezes uma criança passa o dia chorando e reclamando dos colegas, ela pode simplesmente estar com sono.
 Ou quando um aluno não aceita o pedido de desculpas de outro que bateu nele, ele pode ter ficado magoado. 
O leque de possibilidades é imenso, mas ao conversar com as crianças sobre eles, elas vão se conhecendo e aprendendo a lidar com esses sentimentos.
Algumas ações simples como identificar as expressões do rosto de pessoas em revista já auxiliou na compreensão desses diferentes sentimentos. No entanto, é através das brincadeiras que as crianças incorporam a maioria das aprendizagens. Inclusive o jogo simbólico, faz inúmeras representações da realidade e nos permite conhecer um pouco da bagagem que nossos alunos trazem.
Vejam fotos e mais detalhes aqui
Vejam a brincadeira " Rótulo"
Vejam fantoches também.
Parabéns pelo lindo trabalho!



http://educacaoentreaspas.blogspot.com.br/2013/10/triste-tristeza.html





Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Olá adorei suas dicas de atividade sobre o livro "Lila e o segredo da chuva"...meus alunos (turma de pré) fizeram os personagens da vila com fantoches de papel machê...da uma passadinha no blog entreaspas.blogspot.com no domingo...já deve estar postado, abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios