David Conway
Lila vivia em uma vila que estava sofrendo com o sol escaldante e com a seca, onde tudo estava morrendo. Ao ouvir uma história de seu avô, ela seguiu seu instinto e foi procurar a montanha mais alta e dizer as coisas mais tristes que sabia ao céu. Depois de expor seus sentimentos, houve o milagre da chuva trazendo a felicidade para a vila de Lila.Essa história nos mostrou a força da fé, a lealdade com a tradição, o respeito com o ouvir os mais velhos, MAS PRINCIPALMENTE SOBRE O CONSUMO DA ÁGUA, e o que podemos fazer para que não nos falte a água no futuro entre outros.
Lila, moradora de uma vila no Quênia, é uma menina sensível e determinada, que não se dá ao luxo de esperar o pior... Num país onde as gotas poderosas da chuva são raras, Lila, que valoriza a sapiência do avô, decide ir atrás do tesouro capaz de germinar, florescer, vivificar a sua vila tão adorada: a chuva!
As ilustrações são marcantes, com um traço delicado tal qual a protagonista dessa história que não tem medo de descobrir qual é o segredo da chuva, permitindo descobrir-se também.
" Eu sempre me pergunto como trabalhar africanidade sem ser preconceituosa. Sem estar explorando este tema só porque ele é uma exigência legal. Quando me deparei com esse livro "Lila e o segredo da chuva"(vídeo), que é um conto africano, me apaixonei. Que mostra uma cultura que passa seus costumes de geração em geração, as crianças percebem que tristeza não tem cor. As crianças lá no Quênia choram quando se machucam assim como eles..."http://educacaoentreaspas.blogspot.com.br/2013/09/lila-e-o-segredo-da-chuva-video.html
Ouvindo/Libras: AQUI
Sugestões de atividades
Sequência didática: AQUI
Severino faz chover: AQUI
Se o tema é água e seu tratamento todos temos que nos engajar. Na biblioteca a contação de história da última quinzena feita para as séries iniciais pela bibliotecária Elaine de Oliveira. Através do livro "Lila e o Segredo da Chuva" de David Conway e Jude Daly, os alunos foram apresentados a realidade de um país distante, o Quênia.Lá as pessoas convivem com grandes períodos de seca e toda a população tem que criar soluções para conviver com a escassez de água. Após conhecerem a obra, os alunos foram para a sala de informática para conhecer um pouco mais da realidade do Quênia para então fazerem uma comparação daquela realidade com a nossa. Agora eles irão trabalhar o tema em sala na forma de produção textual ou de desenhos para as turmas dos menores.;Essa obra levou os alunos a perceberem e valorizarem sua realidade.
Engajados no projeto,os alunos dos 6ºs Anos também colocaram a mão na obra. O tema da aula prática era filtração. Os alunos confeccionaram um filtro utilizando uma garrafa pet, areia, cascalho grosso e cascalho fino. em seguida despejaram água suja e puderam ver como a água muda de aspecto após passar pelas diferentes camadas. Esta atividade também complementou a aula sobre a importância das estações de tratamento de água que realizamos na sala informatizada.
http://concursoaguasdejoinville.blogspot.com.br/2012/07/se-o-tema-e-agua-e-seu-tratamento-todos.htmlTrouxe do email
Grupo sugestões de atividades
QUAL O NOME DO NOSSO
PAÍS?__________________________
E DA CIDADE QUE MORAM?______________________________
PINTE OS OCEANOS NO MAPA.
Lila e o segredo da chuva - David Conway, Jude Daly
O
Sol castigou a vila em que
Lila morava durante muitos meses. Ninguém conseguia juntar
lenha, capinar o jardim ou mesmo tirar o leite da vaca. Sem chuva, o poço
começou a secar, e todas as plantações se perderam. Lila estava tão preocupada
que, quando seu avô contou para ela, bem baixinho, sobre o segredo da chuva,
ela saiu correndo para falar diretamente com o céu. O que será que aconteceu?
VEJA O MAPA MUNDI E PINTE COMO SE
PEDE:
AMARELO
- CONTINENTE AFRICANO.
VERDE -
CONTINENTE AMERICANO
VERMELHO -
OUTROS CONTINENTES.
OCEANOS -
AZUL
Projeto Histórias que alimentam - Cultura Africana
http://www.slideshare.net/emebgr/projeto-histrias-que-alimentam
Trabalho realizado pela professora Karine
Trouxe de seu blog
"Entre aspas "
Vejam fotos e mais detalhes aqui
Vejam a brincadeira " Rótulo"
Vejam fantoches também.
Parabéns pelo lindo trabalho!
http://educacaoentreaspas.blogspot.com.br/2013/10/triste-tristeza.html
Trouxe de seu blog
"Entre aspas "
Triste Tristeza
Esse projeto partiu da leitura do livro "Lila e o segredo da chuva", você pode ler a resenha.
Trabalhar os sentimentos na educação infantil não é tarefa fácil, mas muitas vezes é necessário.
Trabalhar os sentimentos na educação infantil não é tarefa fácil, mas muitas vezes é necessário.
As vezes uma criança passa o dia chorando e reclamando dos colegas, ela pode simplesmente estar com sono.
Ou quando um aluno não aceita o pedido de desculpas de outro que bateu nele, ele pode ter ficado magoado.
O leque de possibilidades é imenso, mas ao conversar com as crianças sobre eles, elas vão se conhecendo e aprendendo a lidar com esses sentimentos.
Algumas ações simples como identificar as expressões do rosto de pessoas em revista já auxiliou na compreensão desses diferentes sentimentos. No entanto, é através das brincadeiras que as crianças incorporam a maioria das aprendizagens. Inclusive o jogo simbólico, faz inúmeras representações da realidade e nos permite conhecer um pouco da bagagem que nossos alunos trazem.
Vejam a brincadeira " Rótulo"
Vejam fantoches também.
Parabéns pelo lindo trabalho!
http://educacaoentreaspas.blogspot.com.br/2013/10/triste-tristeza.html
Link para essa postagem
Olá adorei suas dicas de atividade sobre o livro "Lila e o segredo da chuva"...meus alunos (turma de pré) fizeram os personagens da vila com fantoches de papel machê...da uma passadinha no blog entreaspas.blogspot.com no domingo...já deve estar postado, abraços
ResponderExcluir