BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, março 09, 2014

Circo e afins > Metodologia>Estímulos literários> Sugestões> 09/03/14




 Literatura Para Bebês

ASSUNTO: - Leitura Visual, Auditiva, Tátil e Gustativa (Livros Sensoriais)
INTRODUÇÃO: 
Segundo Ana Araújo e Silva: “o bebê desenvolve um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento e deve ser estimulado desde cedo (3 meses de idade). No início do trabalho, irá fixar o olhar na imagem do livro, mas logo tentará agarrá-lo e pôr na boca.Quando o bebê manuseia o livro, está percebendo se é liso, fofo ou áspero, esta é uma leitura tátil; ao olhar ou apontar, as figuras, as cenas, as cores, está lendo as imagens do livro, esta é a leitura visual ou de imagem; ao ouvir a voz, está realizando a leitura auditiva; ao pôr o objeto na boca, o bebê realiza umaleitura gustativa e tátil; ao cheirá-lo, está realizando uma leitura olfativa.(www.diariodacreche.org / Pesquisado em 7/11/2007)   

Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem. “ (RCNEI – pág. 131)

Objetivos:
  • Estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil;  (estimulação sensorial)
  •  Interessar-se pela leitura de histórias; 
  •  Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do contato cotidiano com livros, revistas, etc; (RCNEI – pág. 131)

      Desenvolvimento das Atividades / Procedimentos
      Linguagem e literatura:
            Exploração de livros de pano ou plástico ricos em cores e textura;
            Expressar pela fala, ou outras formas de comunicação e expressão artística, suas experiências pessoais,
                  Descrição de objetos, fatos e suas relações.
            Uso prazeroso da linguagem: ouvir histórias e versinhos, fazer histórias e rimas. 
       (RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão;vol.2 - pág. 16)

      “O primeiro contato da criança com um texto é feito em geral oralmente pela voz da mãe e do pai contando contos de fada, histórias inventadas ou reais, tendo gente ou bichos como personagens. Ler histórias para as crianças é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar outras idéias para solucionar questões. É estimular para desenhar, musicar, teatralizar e brincar." 
       (RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão, vol. 2 - pág. 36  )

      CLIQUE AQUI: Sugestões de livros sensoriais/cores e texturas








      Link para essa postagem


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
      Obrigada pela visita e volte mais vezes!
      Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
      Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
      O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

       
      ©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios