O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
A FÁBULA:
São características das Fábulas
• a narrativa é curta, geralmente, um diálogo;
• as personagens quase sempre são animais;
• no final da história, destaca-se uma moral.
Estrutura das Fábulas
• Através das fábulas podemos fazer duas leituras independentes:
Narrativa propriamente dita cuja estrutura narrativa sempre se repete:
• Situação inicial
• Obstáculo
• Tentativa de solução
• Resultado final
• Moral
Moral - linguagem temática, dissertativa. Ela pode ser usada e analisada independentemente da fábula.
A fábula nos leva a dois mundos:
• o imaginário, o narrativo, fantástico;
• e o real, o dissertativo, temático.
Na verdade, a fábula é um “estudo sério sobre o comportamento humano”, a ética e a cidadania.
TEM MAIS
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS
Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.
No interesse pela leitura de histórias.
No reconhecimento de seu nome escrito.
Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Conceituais.
FALAR E ESCUTAR.
Uso da linguagem oral para:.
# conversar.
# brincar.
# comunicar.
# expressar. desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos.
# relatar suas vivências nas diversas situações de interação.
# Reconto de histórias com auxílio de material e ajuda do professor..
# Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa..
# Participação em situações que envolvam a necessidade de expor suas ideias e ponto de vista..
PRÁTICAS DE LEITURA.
Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.. PRÁTICAS DE ESCRITA.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita..
# lista de palavras (tendo como suporte figuras)..
# Escrita do próprio nome.
Conteúdos Procedimentais.
Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita..
PRÁTICAS DE LEITURA.
Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como:.
#contos.
#contos.
Uso de diferentes fontes de leitura:
#livros. como proposta de lazer e conhecimento da língua..
Conteúdos Atitudinal.
PRÁTICAS DE ESCRITA.
Respeito pela produção própria e do outro..
Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento..
MATEMÁTICA
OBJETIVOS
No reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma com ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Na comunicação de idéias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situações-problema relativas à quantidade, espaço físico e medida
Na busca de suas próprias estratégias e na capacidade de lidar com situações matemáticas novas
Conteúdos Conceituais
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
O Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Reconhecimento e identificação da grafia numérica.
Conteúdos Procedimentais
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Participação na resolução de situações-problema, surgida no dia-a-dia. GRANDEZAS E MEDIDAS
Marcação do tempo por meio de calendários.
ESPAÇO E FORMA
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
Representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações.
Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras. Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
Identificação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, brincadeiras e diversas situações.
ARTE
OBJETIVOS ARTES VISUAIS
Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte (livro).
MÚSICA
Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
TEATRO
Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
DANÇA
No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)
Na participação de manifestações da cultura corporal.
Na descrição oral das partes do corpo e suas funções. Conteúdos Conceituais
ARTES VISUAIS APRECIAÇÃO
Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como:
# livros
# colagens
#ilustrações
Conteúdos Procedimentais
FAZER ARTÍSTICO
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
APRECIAÇÃO
Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica.
Apreciação de obras de arte (literatura) a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Observação e identificação de imagens diversas.
Conteúdos Atitudinal
FAZER ARTÍSTICO
Organização, cuidado e preservação do material produzido e do espaço utilizado. MÚSICA Conteúdos Procedimentais
FAZER MUSICAL
Participação em jogos e brincadeiras sonoras que envolvam canto, danças, silêncio e ritmos diferentes.
Repertório de canções para desenvolver a memória musical.
APRECIAÇÃO MUSICAL
Escuta de obras musicais variadas.
EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS JOGOS E BRINCADEIRAS
No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
Na prática de jogos simbólicos.
Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas. Conteúdos conceituais
EXPRESSIVIDADE
Conhecimento das sensações do próprio corpo.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
Conhecimento e controle sobre o corpo e movimento.
Conteúdos Procedimentais
EXPRESSIVIDADE
Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e brincadeiras, otimizando os espaços.
TEM MUITO MAIS
VÍDEO E MAIS SUGESTÕES
PROJETO
Depois do filme ver AQUI
Atividades
AQUI
AQUI
Imprimir
AQUI
AQUI
SLIDES AQUI
Sequência didática
AQUI História e interpretação
AQUI
Projeto
AQUI
Fonte:
AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.