Gênero textual Fábula
Estimular a leitura e a produção do gênero textual Fábula;
Incentivar à reflexão sobre os temas propostos das fábulas na sociedade atual;
Trabalhar teorias desenvolvidas nas áreas em questão;
Estratégias e recursos para a aula:
Fazer uma breve explanação sobre o que é Fábula:
Fábulas são pequenas histórias em que os personagens são animais e apresentam situações que nos passam alguma lição ou ensinamento.
Você pode citar alguns exemplos de fábulas conhecidas, como A Formiga e a Cigarra ou O Leão e o Ratinho.
Fábulas são pequenas histórias em que os personagens são animais e apresentam situações que nos passam alguma lição ou ensinamento.
Você pode citar alguns exemplos de fábulas conhecidas, como A Formiga e a Cigarra ou O Leão e o Ratinho.
Pedir aos alunos que façam uma leitura em voz baixa da fábula passada, depois leia com eles em voz alta. Isso ajudará a fixar a história e a percepção do texto;
Faça algumas perguntas estimulando o diálogo sobre a moral da fábula e peça para que eles reflitam sobre o que foi falado.
Execute as atividades com eles.
Vejam abaixo sugestões de fábulas e fonte
Objetivos
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
Dominar convenções gráficas;
Conhecer o alfabeto;
Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita;
Coordenação motora;
Estratégias
Escreva o texto "Festa no céu" em um cartaz com letras bem grande e faça o momento de leitura com os seus alunos.
Leia o texto novamente, cobrindo algumas palavras durante a leitura e pedindo aos alunos para dizerem que palavra estava escrita ali;
Utilize alguns alunos para fazer a encenação do texto enquanto você conta a história;
Dependendo das condições de sua escola, faça um bolo e leve para a sala de aula e monte sua própria festa no céu cheia de balões e máscaras de animais.
Vejam os outros/Fonte
Brincando no mundo da literatura
Sugestão biográfica
Maurício de Sousa
O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano corrente, buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização do hábito da leitura.
JUSTIFICATIVA:
O projeto “Brincando no mundo da Literatura” tem por objetivo auxiliar o trabalho dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertá-los para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
Continua
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.