O texto começa mostrando uma bela floresta e depois imagens de desmatamento.
Com o corte das árvores, muitos pássaros migram para a cidade grande à procura de um canto para viver em paz.
Mas os perigos na cidade cinzenta estão em todo lado: poluição, estilingue e, principalmente, armadilhas. O final mostra uma triste realidade.
Livros sem textos
Dicas Pedagógicas
Desenvolvem o potencial de linguagem da criança, que transforma imagens em palavras. Tendo o adulto como mediador na atividade proporciona vários ganhos, como:
* Vivenciar histórias de forma lúdica.
* Desenvolver o gosto por livros e leitura.
* Aumentar o próprio vocabulário.
* Desenvolver a noção de narrativa (começo-meio-fim).
* Favorecer a organização de pensamento em frases e fatos
* Usar a imaginação
* Ter criatividade com a linguagem verbal.
* Fazer inferências.
Mas por que usar livros sem texto?
Para explorar a linguagem. Porque é uma prévia da leitura convencional.
A leitura escrita envolve a percepção de detalhes, a memória, a compreensão e principalmente as inferências (capacidade de prever um fato ou uma conseqüência devido a experiência adquirida).
Então, com livros sem texto usamos esses mesmos recursos para interpretar as figuras, principalmente se elas estiverem na seqüência de um contexto.
Além disso, estaremos explorando a imaginação infantil tão dinâmica e criativa.
Dicas para desenvolver a atividade:
* Deixe espaço para que a criança possa criar. Não faça a história por ela. Não se preocupe com o tempo da atividade e sim com a qualidade. A atividade deve ser prazerosa.
* Observe figura por figura. Analise-a. Comete sobre o período do dia, personagens e expressões faciais, local em que estão etc.
* Induza a criança a ter inferências a partir das figuras.
Ex.: O que será que vai acontecer? Por quê?
* Analise as previsões que foram feitas. Elogie os acertos. Caso a criança não tenha acertado o contexto da figura seguinte, use frases do tipo: Quem diria, nós nem imaginamos isso, não é mesmo? Que surpresa !!
* Explore detalhes diferentes: paisagem, roupas etc...
* Antes de trabalhar a última figura, explore a conclusão. Relembre fatos relevantes para a criança a imaginar o tipo de final que a história terá.
* Explore a “moral da história”.
* Tente transferir os acontecimentos da história para a vida da criança.
Ex.: O que você faria se fosse o “personagem”? ou...Você já viu um animal como este? Quando? * Incentive a criança a fazer uma narrativa com os detalhes enfatizados por vocês. Crie um título para a história, nomes pra os personagens.
* Incentive a criança a recontar a história (sozinha) sem o auxílio do livro. Ela pode recontar para você ou para outras pessoas. Deixe-a folhear o livro novamente, se for necessário lembrar algum fato importante.
* Se você quiser, escreva a história inventada pela criança em formato de livro, coloque-a como autora. Ela vai adorar! Use a sua imaginação e faça esse momento interessante para você e para a criança!!!
Atividades
A educação infantil através da ludicidade e da leitura do livro de imagens “Onde Canta o Sabiá”, pode refletir sobre as questões do desmatamento acelerado que causam danos irreparáveis ao nosso planeta, comprometendo a sobrevivência da fauna, da flora e da vida como um todo.
Continua AQUI
Música sabiá fugiu da gaiola + atividade
Primeiro transformei a cantiga: SABIÁ NA GAIOLA em uma história; para facilitar a compreensão.
Logo após passei o vídeo AQUI e propus que pintassem o sabiá para montarmos um painel.
Fonte: Professora do grupo facebook cantos e encantos infantis
- Fazer a leitura das imagens, uma por uma, ouvindo a opinião dos alunos.
- Observar com a turma o diálogo entre as cores vibrantes e o cinza das fotos, e o que isso pode significar.
- Fazer um levantamento de canções tendo os pássaros como tema e cantar trechos com os alunos. Exemplo: ''Passaredo'', de Chico Buarque e Francis Hime.
- Conversar sobre o título, que é um verso do poema ''Canção do exílio'', de Gonçalves Dias.
- Propor a confecção de pássaros usando a técnica do origami ( como na capa) e depois a elaboração de um poema coletivo sobre o tema, ilustrando-o com os origamis.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.