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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

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Comemoração

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JUNHO 2019
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domingo, junho 06, 2010

Jornais- 06/06/10


JORNAIS
Desenvolvimento:
O jornal é um portador de diferentes gêneros:textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais.
O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo. O texto de reportagem, tema desta sequência, é feito com base em pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e citações, entre outros recursos. Apresenta diferentes vozes sobre o mesmo assunto e tem linguagem objetiva, clara e baseada na norma culta.
Na reportagem, utilizam-se termos que não dão margem a diferentes interpretações. As citações entram entre aspas e as fontes são sempre identificadas. Variados, os assuntos das reportagens são todos aqueles que despertem interesse do leitor.
Objetivo:
Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens. Conhecer a organização de alguns jornais. Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais. Localizar as informações principais numa reportagem. Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem. Destacar as diferentes vozes numa reportagem.
Material: Vários jornais completos
Alunos em equipes
Situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de carro.
Tarefa A
1-Onde deve procurar?
2- Fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido.
3- Cada equipe registrará numa tabela (modelo abaixo) sua lista de cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam.Nome do jornal:Cadernos encontrados:Tipo de assunto:
Tarefa B
Coloquem em que caderno devem aparecer os seguintes assuntos: Eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo do final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.
Tarefa C
Apresente três textos: uma notícia, uma carta de leitor e uma reportagem.
1- leitura de cada um dos textos. Quais as diferenças que percebem entre eles?
2- Quais os objetivos de cada um?
3- De qual caderno foram retiradas?
4- Registrem as suas características:
5- O que cada um apresenta:
Cabeçalho, nome do caderno, data, título, subtítulos, imagens.
Notícia:
Carta ao leitor:
Reportagem:
6- Leia cada texto junto com os alunos e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chame a atenção também para o nome da jornalista responsável.
Discuta o que foi aprendido com a leitura.
Avaliação:
Identifica diferentes textos publicados nos jornais. Reconhece características estudadas nas reportagens. Identifica as ideias centrais nas reportagens lidas. Identifica as diferentes vozes nas reportagens. Fez os registros pedidos.
Bibliografia:
Nova Escola: leitura com textos jornalísticos - planos de aula

Por que trabalhar o jornal em sala de aula?
A leitura do jornal em sala de aula é um excelente maneira de preservar na escola o caráter social da escrita. E do ponto de vista escolar, os alunos aprendem a reconhecer e utilizar diferentes formas de organização textual, bem como os recursos linguísticos próprios de cada modalidade.
Dica: Traga SEMPRE jornais para a sala de aula.
OBJETIVOS DO PROJETO JORNAL
Desenvolver nos alunos não só as habilidades de leitura do jornal (e com isto as dos mais diferentes tipos de texto), mas também estimular a crítica e o debate sobre temas da atualidade. Por isso, proponha aos alunos que se organizem para periodicamente (a cada semana ou a cada quinze dias ) ler e comentar as notícias veiculadas pelos jornais.
A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL
Trabalhar os seguintes aspectos:
Organização da primeira página, recursos utilizados.
1)O cabeçalho (nome do jornal, logotipo, data, preço, endereço eletrônico, fundação, ano/circulação...);
2)Manchete (notícia de maior importância do dia)
3)Subtítulo ou “olho” (destacando um fato secundário da notícia)
4)Chamadas (demais notícias)
5)Fotos
6)Legendas das fotos
7)Índice
8)Tabela e previsão do tempo
MANCHETE
Trabalhar:
•Organização do texto manchete;
•Habilidade de síntese
Traga para a classe alguns recortes de jornal contendo notícias interessantes sem o título ou subtítulo. Organize os alunos em duplas e peça-lhes que construam manchetes e subtítulos para essas notícias.
Atividade
Lembre a eles que a manchete não deve ser muito extensa, devendo-se eliminar todas as palavras cuja falta não prejudique a compreensão da mensagem.
Em seguida, entregue-lhes as manchetes (ou títulos) e subtítulos originais para que comparem com os que foram produzidos por eles. Faça uma rodada para que apresentem para a classe o resultado da comparação, apontando as possíveis razões para as diferenças.
LOCALIZAÇÃO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL
Trabalhar:
•Reconhecimento de indícios fornecidos na primeira página para localização de notícias no interior do jornal.
Providencie com antecedência alguns jornais completos (não precisa ser do mesmo dia) e distribua-os aos alunos reunidos em grupos. Solicite que leiam a manchete da primeira página, subtítulo (se houver), resumo da notícia principal e em seguida recortem e colem em uma folha de sulfite. Depois, deverão procurar dentro do jornal a(s) matéria(s) referentes àquela manchete ou chamada de capa, recortá-la(s) e colá-la(s) abaixo da matéria de capa. Percorra os grupos observando o desenvolvimento do trabalho. Se os alunos apresentarem dificuldades, auxilie-os, sempre perguntando quais pistas o jornal ofereceu para que pudessem localizar a notícia.Os grupos apresentarão o resultado do trabalho para a classe e depois poderão deixá-lo exposto na sala.
ESTUDO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS
• Notícia: transmite informação sobre os acontecimentos. Geralmente se inicia com o fato mais importante para finalizar com os detalhes. Progressão temática:
•O quê? Quem? Onde? Quando? Onde? Como? Por quê? (lead)
NOTÍCIA
Trabalhar:
Organização do texto notícia, o lead.
Leitura do título e subtítulo da notícia: “Chuvas desabrigam mais de 3 mil no PR.”
Chamar atenção para a relação entre título e subtítulo e qual a função deste último.
Registre na lousa a conclusão da turma e solicite que os alunos façam o mesmo.
Leitura do texto da notícia.
Pergunte aos alunos quais informações aparecem nesse trecho, relacionando-as às perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? (trabalhar o lead)
REPORTAGEM
Recorre ao testemunho de uma figura-chave para o conhecimento de assunto em questão. Perguntas breves divulgam as ideias e opiniões do entrevistado.
Caracteriza-se por formar um conjunto de matérias sobre um mesmo tema, aprofundando um fato ou conjunto de fatos no tempo e no espaço: comparam-se acontecimentos de épocas passadas com os atuais, fatos semelhantes ocorridos em outras localidades ou a comentários feitos por personalidades.
Trabalhar:
•Diferenças entre notícia e reportagem
•Características desta atividade: Leitura de diversas matérias que complementam a notícia da tragédia das chuvas no Brasil, tais como os textos das notícias “Moradores se apertam em abrigo” e “Desabrigados em SC são 1828”, identificando quais os aspectos abordados em cada uma das matérias.
Comentar que além dos textos , a reportagem traz outros recursos para informar : foto e sua legenda, mapa com legenda.
MARCAS COMPOSICIONAIS PRESENTES NAS REPORTAGENS
Peça-lhes que marquem trechos dos textos em que aparecem ”vozes” de pessoas, isto é, declarações ou fragmentos de entrevistas feitas; bem como verifiquem qual é a marca que nos ajuda a perceber quando é o jornalista quem fala e quando é uma testemunha ou outro declarante (uso de aspas e verbos do tipo: afirma, declara, diz etc.)
OS CLASSIFICADOS
Trabalhar:
Organização do texto anúncio.
ATIVIDADE
Leve para classe alguns cadernos de classificados e distribua para os alunos reunidos em grupos, para que observem como esses anúncios são organizados;
Peça que cada aluno escolha um anúncio para avaliar, por escrito,dizendo se o classificado poderia oferecer mais dados que seriam importantes para o leitor e como ele o faria sem alterar muito o espaço ocupado pelo anúncio.
Ao final, alguns podem ler o texto escolhido juntamente com seu comentário e proposta de alteração. A classe deve dar sua opinião, discutindo se o comentário e proposta do aluno são adequados ou não.
A OPINIÃO DO JORNAL
EDITORIAL
Normalmente, a segunda e/ou terceira páginas de um jornal são reservadas à publicação da opinião do jornal (editorial) , opinião de articulistas (pessoas de destaque no meio intelectual da sociedade, contratadas para escrever especialmente para o jornal) e opinião de leitores do jornal. É importante observar que só o editorial não é assinado porque representa a opinião do jornal(isto é dos jornalistas que o dirigem). O editorial pretende convencer o leitor a tomar uma posição (lembre que o jornal é chamado de veículo formador de opinião)
ORGANIZAÇÃO DO EDITORIAL
O texto do editorial é organizado em três blocos: tese (breve resumo do assunto e introdução da opinião a ser defendida); desenvolvimento (apresentação dos argumentos que o jornal defende e refutação dos argumentos a que se opõe) e conclusão (reforço da posição ou opinião adotada pelo jornal).
ATIVIDADE 1
1.Leitura dos textos: “Uma redescoberta feliz” e “Enchentes”.
2.Pergunte: Qual a diferença entre esses textos e os outros lidos nas atividades anteriores?
3.Peça para que os alunos identifiquem a tese defendida pelo autor do editorial “Uma redescoberta feliz”
ATIVIDADE 2
Escrevendo para o jornal
Trabalhar:
Produção de texto argumentativo
Proponha aos alunos que escrevam uma carta para um jornal (de preferência jornal do bairro ou da região) comentando, denunciando ou reclamando de algum fato ou acontecimento que tenha ocorrido recentemente e sobre o que queiram se manifestar.Faça a reescrita coletiva de um dos textos. Peça-lhes que, em duplas, revisem seus textos. Faça com eles uma última revisão, corrigindo os erros ainda existentes.
CHARGE
Segundo o dicionário “Aurélio”, charge é a “representação pictórica, de caráter burlesco e caricatural , em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que e do conhecimento público”.
Trabalhar:
•A organização do texto charge,
•Figuras de pensamento ironia
•Análise de uma charge com a classe.
CRÔNICA
Gênero literário que retrata situações do cotidiano mais imediato. Em geral, é publicada em jornais e revistas e refere-se a temas do momento. Entretanto, algumas crônicas transcendem esse imediatismo, tratando de temas de interesse mais universal: assim, resistem ao tempo.
PERGUNTAS QUE DEVEM SER TRABALHADAS DURANTE A LEITURA DE CRÔNICAS
• Que variedade linguística predomina nos textos: coloquial ou formal?
•Como é marcada a passagem do tempo?
•Como são caracterizados os personagens?
•Como é mostrado o espaço?
•Qual a perspectiva adotada para narrar: narra através de um personagem, utiliza um narrador, narra em primeira pessoa, em terceira?
•Qual o tempo verbal utilizado e por quê?
•Como é a adjetivação dos personagens? Faz falta?
•Quais os recursos de coesão?
ORGANIZAÇÃO DO JORNAL FALADO
JORNAL MURAL
Providenciar:
1.Papel pardo, sulfite e cartolina;
2.Pincel atômico, canetas hidrográficas, lápis de cor;
3.Máquina fotográfica (se possível, para ilustrar matérias escritas pelos alunos);
4.Jornais e revistas para recorte e colagem;
5.Tesoura, cola;
6.Fita adesiva ou tachinhas.
ETAPAS PARA UM JORNAL MURAL
1.Escolher as seções e o nome do jornal;
2.Organizar as equipes;
3.Produzir o jornal;
4.Editorial;
5.Propaganda;
6.Publicação do jornal.
DICAS PARA ORGANIZAÇÃO DO JORNAL
A periodicidade do jornal é fundamental. É preciso acostumar o leitor com o dia em que o mural tem notícias novas. Se o leitor vem ver o jornal no dia marcado e encontra notícias velhas, perde o interesse.
O mural precisa estar afixado numa altura tal que a maioria dos leitores possa ler: nem muito acima, nem muito abaixo da média da linha dos olhos dos alunos da escola.
O mural precisa atrair a atenção do leitor, em primeiro lugar, por seu aspecto visual. Para isso, use papéis de cores diferentes e tintas variadas.
O nome do jornal não pode ser trocado e deve ser escrito sempre com o mesmo tipo de letra, para que seja reconhecido facilmente. Deve ficar no alto do mural, no centro ou à esquerda.
Use muitos desenhos e fotos, mas é preciso escolher bem, para que completem a notícia e não reproduzam simplesmente o que ela está dizendo.
As matérias mais importantes devem ser colocadas no centro, ou então à esquerda.
Para destacar algum artigo, você pode:
Escrevê-lo em letras maiores;
Escrevê-lo com letras de outra cor;
Colocar em volta da matéria um friso (moldura) colorido.
Sempre que possível, os textos devem ser pequenos e escritos com frases curtas e diretas.
Sugestões de algumas atividades com Jornal :
Primeiro contato com o jornal
Objetivos: Comparar um jornal com outros e com materiais impressos (revistas, gibis, catálogos, folders, cartazes ...);Ver como é um jornal por “dentro” (folhear, manusear);Indagar o destino de jornais e revistas depois de lidos;Observar leitores de jornais e revistas em diversas situações;Praticar atividades lúdicas (mímica, teatro) a partir da leitura de jornais e revistas;Iniciar-se livremente em gêneros jornalísticos como crônica, a reportagem, a entrevista, a redação de títulos, etc;Praticar atividades ligadas à leitura, como: descrição de tipos, narrativas e crônicas.
Trabalhar:
Habilidades de síntese, clareza, argumentação, organização do texto instrucional.
Fonte: Projetos e ideias- 07/10/09


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Um comentário:

  1. Boa noite! Gostei imensamente do seu blog e voltarei a ele mais vezes. Gostei, principalmente, das sugestões como trabalhar com jornais. Parabéns! Sou professora de Língua Portuguesa na graduação e de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio. Visite também o meu blog aliteraturanaescola-helena-blogspot.com

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