BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, junho 06, 2010

Jornal -Manchete de jornal> sugestão de aula 06/06/10


Texto instrucional
Manchetes de jornal
Notícia/ Reportagem.
Atividades realizadas pelos alunos do PROETI/2009
Escola Estadual Coronel Casimiro OsórioItajubá,MG
Primeira parte:
Apresentação da manchete: “Chuteira não é só para macho”
O título muitas vezes nos dá uma idéia sobre o assunto que vai ser tratado no texto. Qual poderia ser o assunto de um texto com esse título?
O que você observou para chegar a essa conclusão?
“Chuteira não é só para macho” e “As mulheres também estão jogando futebol”.
O que os dois títulos têm de parecido?
Na sua opinião, qual deles chamaria mais a atenção do leitor? Por quê?
Pensem em outros títulos sobre esse assunto e que também chamem a atenção das pessoas. Registre estas manchetes.
Escreva um pequeno texto que tenha este título: “Chuteira não é só para macho.”
Objetivos:
Explorar as características persuasivas da manchete.
Explorar os possíveis portadores de texto onde poderia estar escrito esse título.
Trabalhar com a predição do título em relação ao seu significado e levantar hipóteses sobre o tipo de texto que poderia corresponder a ele.
Identificar outros portadores de informação.
Apresentação da notícia do jornal (trecho)
Comparar o texto produzido com o texto do jornal, confrontando suas hipóteses iniciais.
Responda: Qual o assunto desse texto?
Por que a manchete foi escrita com letras maiores?
Por que vocês acham que é comum encontrar nos jornais, além do texto escrito, fotografias? Perceber que a fotografia é um elemento a mais. Além da escrita, que auxilia a compreensão da notícia, ilustrando-a e funcionando como prova de veracidade do fato citado.
Vocês acham que os fatos apresentados no texto são reais? Como vocês descobriram isso?
Quando lemos uma notícia, ficamos sabendo um pouco mais sobre as coisas que acontecem no mundo. Além do jornal, de que outras formas podemos conseguir informações?
Segunda parte:
Reportagem “Bola da vez”
Recortada do jornal, Folha teen - Folha de São Paulo, do dia 11/05/09
Após a leitura, registrar qual é a manchete, subtítulos, chamadas, fotos e legendas.
Responder:
Para ser jogador é preciso enfrentar dificuldades. Cite algumas.
Quais as qualidades para o sucesso desses jovens?
O que acontece quando o jovem chega a “glória” citada na reportagem?
Para as meninas o caminho é o mesmo?
Comente a reportagem sobre a jogadora Beatriz.
Terceira parte:
Texto instrucional: Entregar o texto “Desenho- surpresa”.
Eis o texto:
1-Qual a principal intenção comunicativa do texto?
Dar instruções, dar uma opinião ou contar uma história?
Texto instrucional é aquele que dá instruções, que ensina ou orienta o leitor a fazer algo. È o tipo de texto característico dos manuais, folhetos explicativos, cadernos de receitas.
2-Como é dividido o texto dessa receita?
3- Qual é a função das ilustrações?
4- Transcreva estas instruções na sequência adequada.
(no livro,ela está fora de ordem):
A) Depois de colorida toda a folha, cubra a pintura com giz de cera preto.
B) Pinte uma folha de desenho com várias cores de giz de cera, organizando as cores como quiser.
C) Surpresa: o desenho vai se tornando colorido, à medida que as cores do fundo são reveladas.
D) Com um palito de madeira ou ponta fina (ponta de transferidor), comece a desenhar sobre a pintura preta.
5- Escreva a lista de materiais de que você precisa para fazer o desenho- surpresa.
Observação: nesta técnica o desenho é livre, porém foi utilizado o tema das leituras anteriores, futebol feminino, e suas as manchetes feitas por eles.
As manchetes que fizeram ficaram ótimas. Destaque para:
“ Mulheres deixam os panos de pratos e calçam as chuteiras”
Bibliografia:
Registrando Descobertas, Língua Portuguesa - Amália Orchis e outros,
1ª série. Editora FTD
Projeto Araribá, Língua Portuguesa - 5ª série. Editora Moderna



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios