BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 16, 2011

Habilidades da Língua Portuguesa / 3 - 16/03/11

Revista Nova Escola:
Leitura de contos do mundo todo
Objetivos:
- Ampliar o repertório literário
- Favorecer a troca de experiências de leitura
- Fazer com que os estudantes observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas.
Conteúdos:
- Leitura
- Identificação de elementos que compõem os contos
- Análise das características de textos produzidos em diversos países.
Anos:
Do 3º ao 5º ano.
Tempo Estimado:
Três aulas
Material necessário:
Livros de contos produzidos em diferentes países e épocas. Sugestões:
- Histórias de Sabedoria e Encantamento (Ed. Martins Fontes)
- Volta ao Mundo em 52 Histórias (Ed. Companhia das Letrinhas)
- Três Príncipes, Três Presentes (Ed. Companhia das Letrinhas)
Desenvolvimento:
1ª etapa:
Acomode os alunos em roda e disponha diversos livros de contos no centro. Apresente a atividade: em três aulas serão lidos contos com histórias sobre outros lugares e épocas.
Explique que a intenção é transportá-los para essas realidades.
Inicie lendo em voz alta – selecione um texto com assuntos instigantes, que mostre, por exemplo, terras distantes e exóticas.
Peça comentários e compartilhe suas impressões.
Comente que os livr os do centro da roda têm contos de vários lugares do mundo e que todos podem escolher um exemplar para ler durante a semana e comentar na próxima roda.
Flexibilização para deficiência física – cadeirante
Na roda, posicione o aluno sentado no chão, junto à parede ou utilize o apoio próprio.
Se ele tiver dificuldade para se expressar oralmente, peça auxílio ao AEE para que leia os textos com ele e seja escriba das suas impressões.
Avise-o para levar, na semana seguinte, os registros para ser lidos pelo colega no momento dos comentários sobre os livros lidos.
2ª etapa:
Leia um conto diferente do apresentado na etapa anterior e que desperte a curiosidade e a expectativa das crianças.
 Investigue o que elas acharam.
Qual é o pap el de cada personagem?
Onde se passa a história?
O que parece mais diferente ou curioso naquele local?
Em seguida, instigue a troca de comentários sobre os contos lidos em casa.
Ajude os alunos a formar uma linha de raciocínio para contar a história aos demais, deixando o fim em aberto.
Assim, quem ficar interessado pode ler o mesmo livro.
Entre as falas dos alunos, pergunte se o conto era parecido com outro.
Ao final, uma nova obra deve ser escolhida.
3ª etapa:
Obedeça à mesma seqüência das etapas anteriores, com leitura para a classe em voz alta, comentários sobre caracterização de cenários e personagens e empréstimo de publicações.
Avaliação:
Estimule a análise dos elementos lingüísticos dos contos, estabelecendo relações entre eles.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-contos-mundo-todo-lingua-portuguesa-547496.shtml

Contos de Carlos Drumommd de Andrade
Objetivos:
Estimular o gosto pela leitura;
Desenvolver a competência leitora;
Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
Inferir as características do gênero conto e o contexto histórico e literário do livro;
Estabelecer relações entre o lido \ vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
Conhecer alguns elementos básicos da narrativa;
Perceber alguns efeitos estéticos da obra literária, principalmente aqueles que geram humor.
Conteúdos:
Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso
Verossimilhança na narrativa de ficção;
Quebra de expectativa com efeito de humor.
Tempo estimado:
Cinco aulas.
Ano:
6º ano.
Material Necessário:
- Livro Rick e a Girafa, Carlos Drummond de Andrade, 112 págs, Editora Ática, tel. (11) 3990-1612 preço 25,90 reais.
- Se possível, computador conectado à internet.
Desenvolvimento:
1ª etapa: Antecipação/Sensibilização
Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar do escritor Carlos Drummond de Andrade.
Peça que pesquisem, em casa, a biografia do autor.
Se possível, exiba para a turma um vídeo produzido por Fernando Sabino, no qual há uma rápida entrevista com Drummond.
Após assistir ao vídeo ou ler a biografia, converse com os alunos sobre o fascínio que o autor tinha pelas palavras, desde sua infância.
2ª etapa: Leitura compartilhada do 1º conto
Apresente à turma o livro Rick e a Girafa, antologia com 27 contos de Drummond.
Peça que os alunos leiam um conto por dia em casa.
São histórias pequenas e fáceis de ler.
Em seguida, proponha a leitura em sala de aula da narrativa "Pescadores".
Quando os alunos terminarem, faça algumas perguntas e peça que registrem as respostas no caderno:
- Por qual motivo essa narrativa faz parte do capítulo "Confusões e surpresas”?
Discuta com a sala se há confusões e surpresas no conto.
- Por qual motivo a narrativa se torna engraçada?
Analise com a sala como as quebras de expectativa geram humor no conto.
3ª etapa: Análise do conto - tipos de discurso
Mostre à turma, por meio da narrativa “Pescadores”, o que é discurso direto.
Analise como a estratégia desse tipo de discurso ajuda a dar vivacidade à cena, aproximando o leitor dos fatos narrados.
Aproveite para explicar aos alunos que uso de travessões marca a fala dos personagens.
Com isso, ainda que não apareçam verbos de dizer (elocução), o leitor consegue distinguir quem está falando.
4ª etapa: Análise do conto - foco narrativo
Pergunte aos alunos quem está contando a história.
Certamente, alguns responderão que é o escritor Carlos Drummond de Andrade.
Explique a eles que o autor é decisivo só no momento da escritura.
Depois de a obra estar pronta, ela fala por si só.
O escritor apenas imagina a história, as personagens, o cenário e cria alguém responsável pelo ato de narrar.
Explique à turma que o narrador é, assim como tudo na narrativa, um ser de papel, inventado, ficcional.
Mostre aos alunos que as narrativas podem ser contadas tanto por um alguém que participa da história (narrador-personagem), quanto por alguém de fora (narrador em 3ª pessoa).
Lance a seguinte questão: Quem conta a história “Pescadores”?
Peça que a classe retire do texto fragmentos que comprovem a resposta.
5ª etapa: Análise do conto – verossimilhança
Lance as seguintes questões à moçada:
- Os fatos narrados aconteceram na vida real?
- Você diria que as personagens dão a impressão de existirem verdadeiramente?
- A casa de um dos pescadores existe de verdade? E a família?
Ouça as repostas dos alunos e comente sobre a narrativa de ficção, mostrando que ela é verossímil, ou seja, assemelha-se à realidade, mas é inventada.
Terminada a análise do primeiro conto, solicite que os alunos leiam outros contos.
Podem ser elaboradas atividades semelhantes às descritas acima.
Avaliação:
Peça que os alunos leiam três contos determinados por você. Em uma aula, individualmente e com consulta ao livro, entregue questões que contemplem os elementos trabalhados anteriormente – tipos de discurso, narrador, efeito humorístico e verossimilhança – e peça que os alunos respondam por escrito.

 
Mais sugestões, clique nos links:
 
Comparando diferentes versões de Pinóquio:
Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho: Alfabetização:
Prática da Leitura: Alfabetização inicial:
Comparar personagens diferentes:
Leitura de textos informativos:
Títulos de contos/galeria de personagens:
Leitura de títulos de histórias conhecidas:
Leitura de parlendas:





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios