SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Livro: A caixa de lápis de cor Maurício Veneza
Editora Positivo
Recomendo que visitem neste site
a coleção História à Vista e outras,
com sugestões pedagógicas ótimas!
A caixa de lápis de cor é uma narrativa visual ao mesmo tempo poética, realista e divertida.
A história se passa em uma cidade grande. Seu personagem principal é um pequeno engraxate que recebe uma caixa de lápis de cor como pagamento por um trabalho.
Encantado com os lápis, o menino desenha uma paisagem, na qual acaba literalmente mergulhando. Depois de interagir intensamente com elementos presentes no desenho, o garoto volta à realidade e tem uma ideia que torna o seu cotidiano e a própria cidade em que vive mais colorida.
Objetivos:
Desenvolver a habilidade de interpretar imagens;
Desenvolver o hábito de observação e apreciação;
Estimular o senso crítico;
Localizar informações e emitir opiniões sobre o assunto;
Elaborar a história oralmente;
Levar o aluno a perceber que cada rua apresenta características próprias;
Fazê-lo refletir acerca da rua onde mora;
Levar o aluno a fazer um paralelo da rua citada no poema,do livro e sua rua;
Levar o aluno a refletir sobre algumas características estruturais do poema;
Levá-lo a compreender a mensagem do poema;
Fazê-lo compreender a intertextualidade ocorrida no poema.
Apresentação dos desenhos e leitura das imagens: ( Desenhos feitos por uma aluna )
Imagens reproduzidas em tamanhos maiores no painel.
Após receber a caixa de lápis de cor o menino entra num mundo de fantasia, criando a rua toda colorida.
Ele dá novos ares a tudo.
As pessoas são felizes frente às cores, que antes eram apagadas.
Tudo ganha brilho.
Leitura das imagens, colhendo informações dos alunos,etc.
Apresentação do poema:
Poema reproduzido em tamanho maior, com ilustrações, no painel.
Associar o poema com as imagens.
Biografia do autor – introduzindo um texto instrucional.
Conversa informal:
Características próprias das ruas onde moram.
Você sabe o que é paraíso?
Para o menino da história é um lugar colorido, feliz com plantas, animais e crianças brincando livremente sem perigos de carros.
Um lugar bem diferente do que ele conhece.
Esta rua pode ser o paraíso descrito no poema de José Paulo Paes, de seu livro Poemas para brincar,da Editora Àtica.
Parodiando a cantiga de roda ‘Se esta rua fosse minha”, o autor cria um lugar onde a rua é para as crianças um mundo de bichos, plantas e crianças, como o representado pelo menino de A Caixa de lápis de cor.
Imagens e versos bem rimados dão movimento, alegria e novos significados ao universo.
Paraíso
Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóveis matar gente,
mas para criança brincar.
Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?
Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.
Se este mundo fosse meu,
Eu fazia tantas mudanças
Que ele seria um paraíso
De bichos, plantas e crianças.
Biografia de José Paulo Paes ( texto instrucional)
José Paulo Paes nasceu em 1926, em Taquaritinga, interior de São Paulo, e morreu em 1998, na cidade de São Paulo. Estudou Química Industrial em Curitiba e trabalhou em um laboratório farmacêutico – mas não demorou a largar a química para dedicar-se exclusivamente à literatura. Seu primeiro livro de poemas é de 1947, e o último, “Socráticas”, foi publicado depois de sua morte, em 2001.
Trabalhou como editor, tradutor, crítico literário e foi um dos poetas mais importantes de sua geração. Um dia percebeu que, além de muitas línguas de terras distantes, sabia falar a língua das crianças e resolveu escrever para elas.
O poeta dizia que “(...) a poesia chama a atenção das crianças para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala todos os dias sem se dar conta delas”.Entre os livros infantis que escreveu, estão: “Uma Letra Puxa a Outra”, “Um Número Depois do Outro”, “Ri Melhor Quem Ri Primeiro – Poemas para Crianças (e Adultos Inteligentes)” e “A Revolta das Palavras – Uma Fábula Moderna”.
Avaliação:
Releitura do livro de imagens e poema, através de um texto coletivo.
Bibliografia:
Língua Portuguesa ,Conhecer e Crescer - Cristiane Buranello e Eliane Reis, 2ª série - Editora Escala.
Livro de imagens: A caixa de lápis de cor - Maurício Veneza - Editora Positivo.
Poemas para brincar - José Paulo Paes - Editora Àtica.
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