BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 10, 2011

Criando e Reinventando Volpi - Aula - 10/05/11

CRIANDO E REINVENTANDO COM
 ALFREDO VOLPI

Autor Mª Emília Rodrigues
Estrutura Curricular:
Arte visual como
Produção cultural e histórica;
Produção do aluno;
Apreciação significativa em arte visual.
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■Conhecer a vida e obra de Alfredo Volpi e sua contribuição para a arte brasileira;
■Realizar a leitura de uma obra de arte;
■Desenvolver a percepção visual, a imaginação e a criatividade;
■Compreender que a releitura não é uma cópia e consiste na criação de uma nova obra com uma nova maneira de ver e sentir de acordo com a vivência e cultura de cada indivíduo, exprimindo muito da sensibilidade e características particulares de quem a produz.
■Elaborar produções próprias utilizando diferentes técnicas (colagem, pintura, desenho) e materiais (tintas, papéis, palitos,barbante) de modo a expressar sua maneira pessoal de perceber uma obra de arte.
■Comparar os elementos representados na época da criação da obra com os dias atuais.
Duração das atividades:
20 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
■Indagar ao grupo sobre quem gosta de desenhar ou pintar/quem acha que não sabe realizar tal tarefa;
■Conversa informal com o grupo/classe sobre o que eles entendem ser uma obra de arte;
■Perguntar que artistas eles conhecem e de que tipo de quadros gostam de observar;
■Questionar como eles percebem os festejos juninos e pedir para que representem em forma de desenho o seu entendimento.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR:
ROTEIRO PARA APRECIAÇÃO DE UM QUADRO:
■ Olhe atentamente o quadro sem se preocupar com o assunto que ele representa.
■Não condene um quadro simplesmente porque nunca viu uma mulher assim, ou um cavalo verde.
Pintura é sempre criação, é o poder de abstrair-se da realidade imediata.
■Pense sempre que um bom assunto não faz uma pintura boa, mas que uma pintura boa torna bom qualquer assunto.
 Uma natureza morta pode ser tão boa pintura quanto uma cena de batalha.
■ Assim como não se pergunta, ao ouvir uma música clássica, "o que significa isso?";
deixe de interrogar a toda hora, quando está em frente de um quadro: que quer dizer isso?
A linguagem da música são os sons e a da pintura são as formas.
■Não procure guiar-se apenas pelo gosto/não gosto.
Deixe que o quadro absorva, pois, sendo a pintura uma linguagem de comunicação visual, cabe a ela comunicar-se com você, não você com ela.
■ Observe as linhas de sua composição e verifique se elas se desenvolvem sem muitos acidentes ou se, pelo contrário, são extremamente acidentadas.
Cada estilo tem linhas próprias de composição.
■Observe as cores. Geralmente num quadro de estilo coerente às linhas calmas sucedem-se cores límpidas e espalhadas regularmente na tela; às linhas acidentadas correspondem cores violentamente contrastadas.
■Observe o claro-escuro, caso ele exista. É o claro-escuro que dá a sensação de terceira dimensão.
Ao claro corresponde a parte que se encontra na luz, e ao escuro, o lado da sombra.
Nos pintores ou estilos que preferem as cores fortes e linhas serenas, geralmente o claro-escuro é pouco visível; e os quadros parecem ter pouca profundidade. É o normal.
■Procure observar se o artista deu mais valor aos volumes ou se preferiu dar mais ênfase à cor.
No primeiro caso, costuma-se dizer que é uma pintura de valores escultóricos, no segundo, temos uma pintura de valores cromáticos.
Na pintura de valores escultóricos não exija cores violentas, e na de valores cromáticos não incrimine o pintor se não soube dar volume às suas figuras.
■Reflita sempre sobre isso: cada época e cada indivíduo têm seu estilo característico.
Cada artista reflete mundos próprios, impossíveis de serem imitados.
ESTAS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA ORIENTAR O ALUNO NA OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DE UMA OBRA DE ARTE.
Estratégias e recursos da aula:
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
■CONHECER A BIOGRAFIA E OBRAS DE ALFREDO VOLPI;
■MONTAR UM QUEBRA-CABEÇA ON LINE COM OBRAS DE VOLPI;
NA SALA DE AULA:
■APRESENTAR REPRODUÇÕES DE DIFERENTES OBRAS DE VOLPI PARA QUE OS ALUNOS POSSAM MANUSEAR E OBSERVAR MAIS ATENTAMENTE OS DETALHES;
■Promover um debate entre os alunos com os seguints questionamentos:
Como é o espaço representado?
Como são as janelas e portas?
 O que mais chama a atenção?
Como vocês acham que Volpi pintava?
Por meio da observação da paisagem, de fotografia ou a partir da sua imaginação?
■Opção de escolher a obra sobre a qual será produzida a releitura, utilizando diferentes materiais e técnicas com liberdade de criação.
■PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE AS IMPRESSÕES DE CADA UM.
OBSERVAÇÕES: Este projeto foi desenvolvido com uma classe do 4º ano, na UME Dr. Fernando Costa, no mês de junho de 2008.
O objetivo principal foi abordar o tema dos festejos juninos de maneira diferente, fugindo do lugar comum de retratar sempre os mesmos elementos por meio de desenhos "prontos" (fogueira, pessoas vestidas de caipira, barraquinhas) e estimular que os alunos realizassem suas próprias produções e por isso o artista escolhido foi Volpi, pois este tinha grande atração pelas manifestações e festas tipicamente brasileiras em especial as festas juninas tanto que as tradicionais bandeirinhas se tornaram um ícone de sua obra "QUE RETRATOU O SIMPLES COM SOFISTICAÇÃO".
As manifestações populares foram retratadas por ele de forma original e diferenciadas por meio de traços geométricos que revelam a realidade que lhe estava próxima: as fachadas dos antigos casarios sob um novo olhar onde predominavam as cores fortes e as formas geométricas.
Os TRABALHOS RESULTARAM EM IMAGENS EXCELENTES,DIFERENCIADAS, CRIATIVAS E PERSONALIZADAS, pois os alunos se envolveram nas atividades demonstrando interesse e satisfação em cada etapa realizada até a conclusão com a EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS.
Referência bibliográfica:
FAZENDO ARTE COM OS MESTRES / IVETE RAFFA



Recursos Complementares:
■LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
■REGISTRO FOTOGRÁFICO.
Avaliação:
■AVALIAÇÃO CONTÍNUA, DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, CONSIDERANDO O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA UM;
■AUTOAVALIAÇÃO COM PRODUÇÃO TEXTUAL BASEANDO-SE NOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
- QUE SENSAÇÕES A OBRA DESPERTOU EM VOCÊ?
- QUAL A SITUAÇÃO OU TEMA SUGERIDO PELA OBRA QUE VOCÊ ESCOLHEU?
- QUE ÉPOCA ESTÁ SENDO RETRATADA (HOJE/PASSADO MUITO DISITANTE/FUTURO/ATEMPORAL)?
- POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESSA OBRA PARA OBSERVAR E REALIZAR A RELEITURA?
- QUE TÉCNICAS, CORES E MATERIAIS VOCÊ USOU E POR QUÊ?
- QUE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO PRESENTES NA OBRA?
O QUE ELAS LEMBRAM?
- EXISTEM FIGURAS HUMANAS PRESENTES NOS QUADROS?
COMO ELAS ESTÃO VESTIDAS?
- NO QUADRO EXISTEM MAIS LINHAS RETAS OU CURVAS?
- AS PAISAGENS OBSERVADAS NAS OBRAS SÃO IGUAIS NOS DIAS ATUAIS?
- COMO FOI A EXPERIÊNCIA PARA VOCÊ?

 



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios