Autor: ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
Co-autor(es)
SUZANA MARIA DE BRITO, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA
Estrutura Curricular:
Educação Infantil :Linguagem oral e escrita: Falar e escutar
Arte Visual: O fazer artístico
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:
- Desenvolver a linguagem oral;
- Conhecer dados biográficos sobre Alfredo Volpi;
- Ampliar o conhecimento de mundo, através do contato com a história da vida e obra de Alfredo Volpi.
Duração das atividades:
Uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para o desenvolvimento desta aula não há necessidade que as crianças tenham conhecimento prévio sobre o assunto.
Estratégias e recursos da aula:
ATIVIDADE 1
Durante as conversas sobre os enfeites que se costuma usar nas festas juninas o professor apresenta uma cópia da obra Bandeirinhas de Alfredo Volpi para as crianças apreciarem.
ATIVIDADE 2
Após a primeira apreciação da obra o professor apresenta para a turma alguns dados biográficos sobre Alfredo Volpi – onde nasceu, quando veio morar no Brasil, o que gostava de pintar.
Essas informações podem ser ditas as crianças da seguinte forma:
Sabe gente, eu li na internet e em alguns livros que Volpi nasceu num lugar muito longe daqui de onde a gente mora, foi na Itália.
Só que ele veio morar no Brasil quando era muito pequenininho, menor do que vocês.
Daí quando ele cresceu achava as coisas do Brasil muito bonitas e quando começou a pintar ele colocava as coisas que via de nossas festas em seus quadros.
Uma das coisa que Volpi mais gostava de pintar era as bandeirinhas da festa de São João.
As obras abaixo de Ana Maria Machado (Os anjos pintores: Alfrdo Volpi, Amedeo Modiglian, editora Berlendis & Vertecch) e de Nereide Schilaro Santa Rosa (Alfredo Volpi,editora Moderna) apresentam a biografia do pintor.
Fonte: http://www.tradepar.com.br/
Autor: ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
ATIVIDADE 3
Após a conversa sobre a vida de Volpi, o professor exibe para a turma os vídeos Volpi .
Vida e Obra
ATIVIDADE 4
Depois da exibição dos vídeos o professor conversa com a turma procurando saber que informações o vídeo acrescentou sobre a vida do pintor.
Neste momento, também deve possibilitar ao grupo falar sobre as suas impressões acerca das obras do autor, questionando a respeito dos objetos que ele pintava, as cores e formas usadas.
ATIVIDADE 5
Logo após essa conversa, o professor faz a seguinte proposta a turma: que tal elaborarmos um texto apresentando Volpi para as outras turmas da escola?
O professor organiza com a turma um roteiro para a produção do texto e, para isso, faz a seguinte pergunta: o que vamos contar sobre Volpi para as pessoas?
ATIVIDADE 6
Após a conclusão do texto, o professor organiza as crianças, em duplas, para produzirem as ilustrações do mesmo.
O texto deve ser exposto em um local que possibilite a sua apreciação pelas demais pessoas da comunidade escolar.
Recursos Complementares:
Biografia e obras de Alfredo Volpi
http://www.google.com.br/ (Ao entrar no site escrever alfredo volpi obras e clicar em pesquisar)
http://www.youtube.com.br/ (Ao entrar no site, escrever alfredo volpi no link pesquisa e clicar em pesquisar. Será exibida uma lista com os diversos vídeos sobre Volpi)
http://www.tradepar.com.br/ (Ao entrar no site escrever os nomes das obras no link buscar e clicar em pesquisar)
Avaliação:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Conseguem expressar a través da linguagem oral o que aprenderam sobre a vida de Volpi;
- Ampliaram seus conhecimentos de mundo, através do contato com a história da vida e obra de Alfredo Volpi.
RELEITURA DA OBRA BANDEIRINHA
DE ALFREDO VOLPI
( obra acima)
( obra acima)
Autor: ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
Co-autor(es) :
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:
- Desenvolver a técnica da colagem fazendo uma releitura da obra de Alfredo Volpi através da observação, percepção e criatividade.
- Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
- Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação através da colagem.
Duração das atividades:
UMA AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas em que apreciaram a obra bandeirinha do artista plástico Alfredo Volpi.
Estratégias e recursos da aula:
ATIVIDADE 1
O professor relembra ao grupo o momento coletivo de releitura da obra de Volpi e propõe que agora tentem criar, individualmente, as suas bandeirinhas utilizando a técnica da colagem.
As crianças devem ser encaminhadas as mesas para criarem o fundo de suas obras, pintando o papel com tinta guache, antes de realizarem a colagem.
Nas mesas elas devem encontrar papel ofício, pincéis e tinta vermelha.
ATIVIDADE 2
Quando a pintura estiver seca, o professor devolve o papel às crianças encaminhado-as até as mesas para organizarem, do seu modo, a sua série de bandeirinha.
Nas mesas o professor deve dispor cola e as bandeirinhas já recortadas em quantidade suficiente para cada criança.
Neste momento, a cópia da obra do pintor e a releituta coletiva devem ser afixadas em um local da sala de modo a serem visualizadas pelas crianças, caso sintam necessidade de consultá-las.
Fonte: www.google.com.br
ATIVIDADE 3
O professor organiza uma roda para as crianças apresentarem suas produções e falarem sobre as dificuldades que sentiram e como conseguiram superá-las.
Em seguida organiza um painel com as produções da turma.
Recursos Complementares:
www.google.com.br (Para ter acesso a imagem, ao acessar o site, digitar Alfredo Volpi na caixa de pesquisar e clicar em pesquisar)
Avaliação:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Conseguiram expressar, a través da técnica de colagem, as suas impressões sobre a obra Bandeirinha do artista Volpi;
- Perceberam os elementos que constituiem a obra apreciada, utilizando-os durante o momento de releitura individual da mesma.
- Desenvolveram o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação seu e dos colegas.
Link para essa postagem
Oi.
ResponderExcluirSumiu o comentário que vc fez no aprendizes, acho que foi problemas no blogger, pode fazer o favor de comentar de novo, obrigada,.
Ah.. Coloquei seu blog nos meus blo´gs que visito, gostei muito e acho que vai ser muito importante para nossos profs.
Bjs
Maria Clara
Obrigada Krika pelo retorno.
ResponderExcluirAbraços
Maria Clara