Simetria lúdica
Auxilie o desenvolvimento das habilidades
espaciais dos alunos e a percepção
de posição e forma com atividades que
espaciais dos alunos e a percepção
de posição e forma com atividades que
unem Matemática e Artes
Por Jacqueline Ribeiro Garcia
Objetivos:
★ Explorar as noções de simetria
★ Explorar a criatividade
★ Exercitar a memória
★ Desenvolver a coordenação motora
Faixa etária: 2º ao 5º ano
Trabalhar com simetria dá aos alunos oportunidades para desenvolver a observação, a percepção de semelhanças e diferenças entre figuras, sendo uma maneira de relacionar conceitos geométricos ao dia a dia dos alunos, uma vez que a simetria pode ser facilmente observada na natureza e em obras de arte, entre outros elementos do cotidiano.
O estudo de simetria é indicado para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais, como a discriminação visual, a percepção de posição e a percepção de que a forma de uma figura não depende de seu tamanho ou de sua posição.
Tais habilidades são importantes não simplesmente para o ensino de Geometria, mas também para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, inclusive no ensino dos numerais.
O conteúdo de simetria deve ser contemplado em todos os anos das séries iniciais do ensino fundamental de maneira articulada e gradual.
Confira algumas atividades divertidas!
Máscaras simétricas
Organize os alunos em duplas, entregue a eles o material necessário e oriente-os nas etapas a seguir:
Materiais:
• Tinta guache colorida
• Pincel
• Elástico
• Tesoura
• Cartolina
1. Dobre a cartolina ao meio.
2. Coloque tinta guache de várias cores aleatoriamente sobre um dos lados da cartolina.
3. Em seguida, dobre a cartolina novamente, pressionando-a com as mãos.
4. Desdobre a cartolina e verifique que a figura obtida é simétrica em relação à linha da dobra.
5. Depois que a tinta secar recorte uma máscara. Não se esqueça de recortar o lugar dos olhos.
6. Fure as laterais para fixar o elástico.
Materiais:
• Fichas com borboletas simétricas
• Folha de cartolina
• Cola
• Tesoura com pontas arredondadas
1. Reproduza com antecedência a folha com as fichas para entregar uma folha a cada dupla de alunos.
2. Peça aos alunos que recortem as fichas e pintem as borboletas.
Depois, oriente-os a recortar as fichas na linha tracejada, dividindo as borboletas ao meio.
Peça-lhes que colem em cartolina as metades obtidas e que as recortem novamente.
3. Com as fichas em mãos, peça que eles as embaralhem e as organizem em cinco colunas com quatro fichas cada uma com as partes desenhadas voltadas para baixo.
Em seguida, peça-lhes que as desvirem para observá-las por aproximadamente 30 segundos e virem-nas novamente.
4. Os alunos devem decidir quem começa o jogo.
Feito isso, um deles vira uma ficha, observa o que está desenhado nela e vira outra, verificando se elas são correspondentes, ou seja, se representam as duas partes simétricas da mesma borboleta.
Se forem, o aluno retira para si as duas fichas e joga novamente.
Caso as fichas não sejam correspondentes, o aluno vira-as novamente e passa a vez.
5. O jogo termina quando os alunos retirarem todas as fichas.
O vencedor será aquele que ao final ficar com a maior quantidade de fichas
Dica esperta!
Troque as duplas ao final de algumas partidas para que cada aluno possa se relacionar com outros colegas, bem como manipular fichas pintadas diferentemente daquelas que ele fez.
Simetria com dobradura
Organize os alunos em duplas e entregue o material necessário a cada dupla.
Oriente-os na execução de cada etapa a seguir:
Materiais:
• Papel-cartão com 16 cm x 16 cm
• Sulfite com 16 cm x 16 cm
• Tesoura com pontas arredondadas
• Fita adesiva
• Caneta hidrográfica
• Tinta dimensional
• Tinta guache
• Pincel
1. Dobre o pedaço de papel sulfite, como mostram as imagens acima.
1. Dobre o pedaço de papel sulfite, como mostram as imagens acima.
2. Crie desenhos nas bordas. Em seguida, recorte-os, obtendo um molde.
3. Desdobre o sulfite e fixe-o sobre o papel-cartão com a fita adesiva.
4. Com a caneta hidrográfica, contorne o molde sobre o papel-cartão.
5. Aplique a tinta dimensional nos contornos, deixando secar.
6. Pinte o interior dos desenhos com tinta guache.
Dica esperta!
Este trabalho poderá ser realizado antes da introdução do conteúdo da unidade, como maneira de resgatar o conhecimento prévio dos alunos.
Depois de prontos, os trabalhos poderão ser expostos em sala de aula ou mesmo em algum espaço da escola.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.