BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

segunda-feira, maio 16, 2011

Pintores e Afins/flores - 16/05/11


Releitura artística

Traga mais flores para o outono das crianças
trabalhando a obra de Candido Portinari
Por Vanessa Prata


Objetivos:
★Adquirir elementos para apreciação de uma obra de arte
★ Construir uma releitura de obra consagrada
★ Perceber o uso das cores como estratégia para criar contrastes e noção de profundidade
★ Reconhecer diferentes formas de representação de um mesmo ser ou objeto
★ Expor ideias e impressões a partir de uma obra de arte
★ Identificar, valorizar e respeitar a diversidade das produções individuais.
Faixa etária: 4 anos
Duração: 4 aulas de 1h
Candido Portinari é um dos principais artistas do Modernismo brasileiro, tendo pintado quase 5 mil obras, incluindo temas sociais, religiosos, históricos e elementos da natureza, como é o caso da obra Flores.
Esse quadro foi escolhido pela educadora e especialista em gestão escolar Maria Raquel Duarte Pedrosa Dourado, de São Paulo (SP), para inspirar uma atividade de releitura da obra.
Materiais:
★ Reprodução grande da obra Flores, de Candido Portinari
★ Folhas de sulfite brancas
★ Folhas de papel cartão colorido
★ Lápis nº 2 e borracha
★ Tesoura e cola
★ Guache colorida
Releitura da obra Flores (1941), de Candido Portinari
Primeira parte:
Observação
1. Organize as crianças em círculo.
2. Apresente a reprodução da obra (em tamanho que as crianças possam observar detalhes).
3. Peça às crianças que contem suas impressões sobre a obra: o que estão vendo?
O que sentem ao observá-la (amor, raiva, paz, sossego etc.)?
 Como são as flores?
Todas são iguais?
O que há de diferente entre elas?
E as cores, dão sensação de quente ou frio?
 Onde estão as cores mais claras?
E as mais escuras?
 Caso o pintor usasse uma cor mais escura atrás do vaso, como ficaria a pintura?
4. Faça intervenções que permitam às crianças reconhecer os recursos utilizados pelo artista para expressar-se: cores, formas, posição; e o quanto isto interfere na maneira como o observador interpreta a obra.
Segunda parte:
mãos à obra!
1. Proponha às crianças que cada uma reproduza a obra observada levando em consideração tudo o que foi falado na roda de apreciação.
2. Peça que as crianças pintem uma folha de sulfite branca com o dedo, de uma só cor, para formar o fundo da tela (atrás do vaso).
3. Enquanto a folha seca, peça às crianças que desenhem em outra folha de sulfite o vaso e as flores e pinte-os também com guache, utilizando o dedo.
Acompanhe a opção das crianças quanto às cores e, se necessário, faça intervenções relembrando o que foi discutido no grupo.
4. Após estarem secas, solicite às crianças que recorte as flores e o vaso para montagem do quadro.
5.Com as figuras recortadas, as crianças as dispõem sobre a folha de sulfite pintada, observando a organização espacial.
Se necessário, retorne ao quadro de Portinari para que eles tenham um apoio visual.
Determinada a disposição, peça às crianças que façam a colagem.
6. Após terem colado o vaso e as flores, disponibilize as tintas para as crianças para que elas complementem sua obra, caso achem necessário.
7. Quando o trabalho estiver seco, cole sobre um pedaço de papel cartão colorido, mantendo uma margem de 2 cm que servirá como moldura.
Para concluir a atividade
Exponha os trabalhos próximos à obra de inspiração.
Novamente, reúna as crianças e peça que observem como cada um fez a sua releitura e como elas são diferentes entre si, apesar de terem sido inspiradas na mesma fonte.
Este é um momento oportuno para que as crianças reflitam como todos somos diferentes uns dos outros e, assim, cada um absorve de uma forma o que o artista propôs e faz uma produção diferente, mas que tem o mesmo valor.
Você sabia?
Candido Portinari nasceu em 1903, numa fazenda de café em Brodowski, interior de São Paulo, e morreu em 1962, no Rio de Janeiro.
 A cidade natal do artista mantém um museu sobre o artista, a Casa de Portinari.
Dica esperta!
Em 1979, foi criado na PUC/ RJ o Projeto Portinari, que documenta toda a vida e a obra do artista.
No site http://www.portinari.org.br/,  é possível ver a reprodução das obras, ler textos e até brincar com a garotada na sessão Portinari para Crianças.
Confira!
Fonte:



Outras releituras de flores

Romero Britto
Sobre a obra: Um certo tipo de "alusão" ou releitura moderna do tão famoso quadro de Van Gogh com mesmo nome (Vaso de flores - Van Gogh).
Romero é conhecido como artista pop brasileiro, suas obras caíram no gosto do público por sua alegria e sua cor.
Van Gogh



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios