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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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sábado, junho 18, 2011

Inclusão na escola/como vai? 18/06/11

Como vai a inclusão em nossa escola
 e em nossa cidade?


Autor: Eliane Candida Pereira
Co-autor:Mary Grace Martins (orientação)
Estrutura Curricular
História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Discutir a discriminação e a inclusão social de pessoas com de necessidade especiais.
 Compreender o conceito de eqüidade.
Conhecer a legislação que assegura direitos às pessoas com deficiências.
Analisar as ações da escola e da cidade que promovam a inclusão ou a exclusão dos portadores de deficiência.
 Desenvolver uma pesquisa e produção colaborativamente.
Duração das atividades: 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar o conhecimento que os alunos já têm sobre produção e publicação de vídeos na Internet poderá contribuir na organização de grupos produtivos.
Estratégias e recursos da aula
Segundo dados apresentados pela Organização das Nações Unidas, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência
Sabemos o quanto ainda é preciso agir para que tenhamos uma sociedade inclusiva de fato.
Para tal, cabe à escola trabalhar conceitos, procedimentos e atitudes que contribuam para informar e formar cidadãos críticos e livres de preconceitos.
Para começar , promova o debate:
O que vocês pensam sobre cegos serem professores?
Seria possível em nossa escola?
 Por quê?


Em seguida, divida a turma em duplas e peça que ouçam o episódio do programa Escola Brasil, que conta a história da professora deficiente visual Ethel Rosenfeld (os primeiros 6 minutos e 40 segundos do programa).
Inclusão: Pegue aqui o mp3:

Organize grupos para a pesquisa em dicionários, livros, revistas e Internet sobre:
■O termo “equidade”;
■direitos assegurados por lei aos portadores de deficiência.
Indique o link sobre a legislação no Brasil:
e a Cartilha dos direitos das pessoas com deficiência em http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/cart_def.php , como pontos de partida, orientando-os a buscar outras referências.


Agendem o dia para a socialização da pesquisa realizada.
Nesse dia, promova a discussão entre os alunos , incentivando a leitura critica sobre como a legislação vem sendo aplicada em diferentes situações, tais como, a inclusão na escola , ações de inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho e as dificuldades que essas pessoas passam na cidade onde vivem.
Proponha a organização das questões levantadas pelos grupos.
Para isso, cada grupo deverá organizar um documentário sobre o tema discutido.
Os alunos devem ser orientados a escrever um roteiro para a realização do documentário, definindo o que precisarão, como por exemplo fotos, vídeos e documentos, antes de partir para a produção.
Estimule que os alunos pesquisem e fotografem situações que violam os direitos das pessoas com deficiência, como por exemplo, a falta de acessibilidade no bairro onde vivem.
Uma possibilidade também é coletar histórias de deficientes da comunidade que aceitem compartilhá-las em entrevistas.
 Vale pesquisa e fotografar também situações de casos de sucesso.
Para organização e integração de imagens e texto, leve os alunos a sala de informática e ofereça opções tais como :Cinelerra


e o Windows Movie Maker


Ambos oferecem ao usuário:
■Uma linha do tempo, onde é possível visualizar o tempo de todas as faixas de vídeo, imagens e áudio inseridas no projeto,
■a janela de recursos, em que aparecem os recursos para audio e video, como por exemplo, efeitos e transições
■o visualizador, que permite prever como ficará a sequência de imagens e áudio incluídas no projeto.
Para saber como usar essas ferramentas, acesse tutoriais e apostilas:
Cinelerra:
Movie Maker:
Publiquem as produções usando o Youtube

ou Videolog




ou algum outro provedor gratuito.
Veja o passo a passo para usar o Youtube
e o passo a passo para usar o Videolog:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214213 e http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214232
Proponha que os alunos encaminhem suas produções para responsáveis por algumas questões locais, como por exemplo, a falta da acessibilidade.
Recursos Educacionais
Nome                  Tipo

Inclusão              Áudio

Avaliação
Durante o processo, observe a participação em debates e a atuação nos grupos para a produção colaborativa.
Ao final, avalie a relevância e a pertinência dos temas selecionados pelos alunos para apresentação em documentário.
Proponha também uma auto - avaliação:
Quais conceitos aprendemos nesse trabalho?
Quais atitudes aprendemos nesse trabalho?
 


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