Como vai a inclusão em nossa escola
e em nossa cidade?
Autor: Eliane Candida Pereira
Co-autor:Mary Grace Martins (orientação)
Estrutura Curricular
História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Discutir a discriminação e a inclusão social de pessoas com de necessidade especiais.
Compreender o conceito de eqüidade.
Conhecer a legislação que assegura direitos às pessoas com deficiências.
Analisar as ações da escola e da cidade que promovam a inclusão ou a exclusão dos portadores de deficiência.
Desenvolver uma pesquisa e produção colaborativamente.
Duração das atividades: 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar o conhecimento que os alunos já têm sobre produção e publicação de vídeos na Internet poderá contribuir na organização de grupos produtivos.
Estratégias e recursos da aula
Segundo dados apresentados pela Organização das Nações Unidas, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência
Sabemos o quanto ainda é preciso agir para que tenhamos uma sociedade inclusiva de fato.
Para tal, cabe à escola trabalhar conceitos, procedimentos e atitudes que contribuam para informar e formar cidadãos críticos e livres de preconceitos.
Para começar , promova o debate:
O que vocês pensam sobre cegos serem professores?
Seria possível em nossa escola?
Por quê?
Em seguida, divida a turma em duplas e peça que ouçam o episódio do programa Escola Brasil, que conta a história da professora deficiente visual Ethel Rosenfeld (os primeiros 6 minutos e 40 segundos do programa).
Organize grupos para a pesquisa em dicionários, livros, revistas e Internet sobre:
■O termo “equidade”;
■direitos assegurados por lei aos portadores de deficiência.
Indique o link sobre a legislação no Brasil:
e a Cartilha dos direitos das pessoas com deficiência em http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/cart_def.php , como pontos de partida, orientando-os a buscar outras referências.
Agendem o dia para a socialização da pesquisa realizada.
Nesse dia, promova a discussão entre os alunos , incentivando a leitura critica sobre como a legislação vem sendo aplicada em diferentes situações, tais como, a inclusão na escola , ações de inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho e as dificuldades que essas pessoas passam na cidade onde vivem.
Proponha a organização das questões levantadas pelos grupos.
Para isso, cada grupo deverá organizar um documentário sobre o tema discutido.
Os alunos devem ser orientados a escrever um roteiro para a realização do documentário, definindo o que precisarão, como por exemplo fotos, vídeos e documentos, antes de partir para a produção.
Estimule que os alunos pesquisem e fotografem situações que violam os direitos das pessoas com deficiência, como por exemplo, a falta de acessibilidade no bairro onde vivem.
Uma possibilidade também é coletar histórias de deficientes da comunidade que aceitem compartilhá-las em entrevistas.
Vale pesquisa e fotografar também situações de casos de sucesso.
Para organização e integração de imagens e texto, leve os alunos a sala de informática e ofereça opções tais como :Cinelerra
e o Windows Movie Maker
Ambos oferecem ao usuário:
■Uma linha do tempo, onde é possível visualizar o tempo de todas as faixas de vídeo, imagens e áudio inseridas no projeto,
■a janela de recursos, em que aparecem os recursos para audio e video, como por exemplo, efeitos e transições
■o visualizador, que permite prever como ficará a sequência de imagens e áudio incluídas no projeto.
Para saber como usar essas ferramentas, acesse tutoriais e apostilas:
Cinelerra:
Movie Maker:
Publiquem as produções usando o Youtube
ou algum outro provedor gratuito.
Veja o passo a passo para usar o Youtube
e o passo a passo para usar o Videolog:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214213 e http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214232
Proponha que os alunos encaminhem suas produções para responsáveis por algumas questões locais, como por exemplo, a falta da acessibilidade.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Inclusão Áudio
Avaliação
Durante o processo, observe a participação em debates e a atuação nos grupos para a produção colaborativa.
Ao final, avalie a relevância e a pertinência dos temas selecionados pelos alunos para apresentação em documentário.
Proponha também uma auto - avaliação:
Quais conceitos aprendemos nesse trabalho?
Quais atitudes aprendemos nesse trabalho?
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.