BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 11, 2011

Música> Pais> 11/07/11

A música como forma de expressão:
Interpretação e produção textual

Autor: Amanda Barros Teixeira
Co-autor:Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular:

Língua Portuguesa :
Língua oral: valores, normas e atitudes
Língua escrita: prática de produção de textos
Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Alfabetização Concepção de texto

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar a interpretação da música trabalhada – comemoração do dia dos pais
Compreender que a música é uma forma de expressar sentimentos
Produzir um texto coletivo sobre um membro da família, demonstrando sentimentos de amor e gratidão .

Duração das atividades: 2 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula:
Momento 1

A professora iniciará a aula comentando que ouvirão uma música com uma mensagem para alguém especial.
Todos devem ficar em silêncio e atentos para ouví-la.
Um aparelho audiovisual deve ser preparado, anteriormente, para essa aula.
Colocar a música "Dia dos pais", da Turma do Balão Mágico.
Música disponível para download em:
http://www.4shared.com/audio/dmNXxEIH/Dia_dos_Pais_-_Balao_Magico.htm  
Dia dos Pais

Um passarinho me acordou cedinho
Cantando lindo que nem rouxinol
E o céu sorrindo azul, azul, limpinho
Abriu caminho pra passar o sol
Um dia lindo com todas as cores
Um arco-íris garantiu que sai
E o bem-te-vi disse que viu as flores
Vindo enfeitar o dia do papai
Amigo velho
Eu queria falar
Meu velho amigo
Foi tão bom te encontrar
Amigo velho
Eu te amo demais
Meu velho amigo
Todo dia é dos pais
Eu convidei o gato e o cachorro
Nem um amigo vai poder faltar
Super-herói, também Tarzan e o Zorro
E o pererê não vai poder mancar
Vai ter pelada e muita brincadeira
Toda alegria vem nos visitar
Queria tanto que esta festa inteira
Fosse um presente pra poder te dar.
Letra disponível em:

Momento 2

Após a turma ouvir a música, a professora deve interpretar a música com as crianças para que entendam a mensagem.
A professora poderá perguntar:

■Como começou o dia nessa canção?
■Que animais apareceram?
■Que elementos da natureza apareceram para enfeitar o dia?
■Essa música é para comemorar qual data?
■Quem na música é considerado o "amigo velho e velho amigo"?
■Que outras pessoas apareceram na música?
■Quem são os super heróis?
■O que essa festa serviria para o pai?
Após a interpretação, a professora deverá explicar que a música é também um meio de nos comunicar, uma forma de expressar sentimentos, emoções, homenagear alguém, ensinar e transmitir mensagens.

Momento 3

A professora perguntará à turma se sabem quando é comemorado o dias dos pais.
Em qual mês, dia da semana... em seguida, fará um texto coletivo com os alunos sobre o dia dos pais.
Cada aluno poderá dar ideias sobre o que escrever, sobre o que gostariam de fazer nesse dia com seu pai ou figura paterna.
 Nesse momento, a professora deverá pedir para que reflitam como escrever cada palavra, quais letras serão usadas, etc.
Essa atividade pode ser feita no caderno dos alunos ou em uma folha de papel A4.
No espaço que sobrar, poderão ilustrar o texto que escreveram ou até mesmo a música trabalhada.

Momento 4

Com o auxílio da professora, os alunos deverão comparar o texto criado com a música trabalhada, buscando ver as semelhanças e diferenças entre os dois.
A professora poderá analisar com os alunos:

■ se no texto criado alguém foi convidado para esse dia especial...
■se apareceram elementos da natureza...
■se apareceram animais...
■que elementos apareceram no texto criado e estão ausentes na música trabalhada, etc.

PROFESSOR: Esse trabalho, mesmo que de forma elementar, objetiva iniciar a comparação de gêneros textuais, demonstrando o aluno as especificidades de cada um.

Recursos Complementares:

Vídeo disponível da música trabalhada em:

Avaliação:

Através da interpretação oral, perceber se entenderam a mensagem que a música transmite.
Avaliar se estão avançando com relação à aquisição do código escrito.
Observar se foram capazes de expressar, através de desenhos, as ideias expostas no texto.
Observar se foram capazes de encontrar diferenças e semelhanças entre a música trabalhada e o texto produzido.



Meu pai é ...:
homenageando e aprendendo sobre as profissões

Autor :Núbia Silvia Guimaraes Paiva
Co-autor: Rita de Cassia Roger Mariano

Estrutura Curricular:

Linguagem oral e escrita: Práticas de leitura e escrita, falar e escutar
Movimento Expressividade
Natureza e sociedade:  Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula

■Homenagear seu pai em comemoração ao Dia dos Pais;
■Conhecer e respeitar os diferentes tipos de organização familiar;
■Conhecer e valorizar diferentes tipos de profissões;
■Ampliar a expressão oral e corporal.

Duração das atividades: 4 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula:
Atividade número 1: Aula de 60 minutos

Leve para a sala de aula a música:

PAPAI MEU CAPITÃO
Autor desconhecido

Papai meu papaizinho
Você é o capitão
Nesta casa de alegria
Comandando o batalhão
Gosto muito de você
Você é meu amigão
Vou lhe dar o meu abraço
E também o meu beijão

Cante a música no ritmo de: Ciranda, cirandinha.

Use algumas variações substituindo a palavra CAPITÃO por outras palavras de acordo com o que as crianças pensam dos pais (por exemplo: herói, amigo, ídolo, etc).
Para que as crianças aprendam a letra da música é importante fazer a brincadeira do “repeteco”.
Professor proponha às crianças que repitam o que você fala da seguinte forma: “Eu falo e vocês repetem tá?”
As crianças repetem a letra pelo menos umas três vezes falando, depois cantando no ritmo de ciranda cirandinha.
 Ao cantar, você professor, pode combinar com as crianças que façam gestos de acordo com a letra da música: abrir os braços, fazer sinal de continência, encostar as pontas dos dedos imitando o telhado, marchar batendo os pés no chão, mandar beijos etc.
Depois de cantarem e brincarem com a música peça às crianças que desenhem seu pai e tentem escrever o nome dele.
Construa com elas o mural “Meu pai é assim” e afixe os desenhos de todos.

Atividade número 2: aula de 60 minutos

Faça fichas escritas com o nome do pai de um lado e da criança do outro lado.
Cole no quadro da sala ou leve para a rodinha.
Peça às crianças que peguem a ficha com o seu nome e tente identificar o nome que está do outro lado da ficha. (momento de identificação e reconhecimento da escrita).
Depois que todas identificarem (professor ajude as crianças que não conseguirem) converse um pouco sobre a importância dos pais em nossas vidas.
E reforce a idéia de que o papai faz parte de nossa família.

Atividade número 3: aula de 60 minutos

Leve para a Sala a História “Uma família parecida com a da gente” de Rosa Amanda Strausz.
O livro compara formas de organização familiar dos animais com as dos seres humanos e é um bom recurso para explorar as diferentes formas de composição familiar.
Depois de contar a história para as crianças faça a seguinte indagação: “Nessa história, cada bicho tem uma família diferente.
 Nesse ponto, eles se parecem com a gente?”
 E você professor, pode aproveitar o trabalho com o dia dos pais para abordar as diferentes formas de organização familiar do grupo.
Faça um gancho da idéia do livro com o trabalho de cada pai e converse com as crianças sobre as profissões.
Pergunte a elas qual é a profissão do papai e peça-lhes que o desenhem no trabalho.
Junte essa atividade ao desenho inicial feito pelas crianças no mural só que agora com o nome “Profissão do papai”.

Atividade número 4: aula de 60 minutos

Para encerrar as atividades, marque na escola um dia para homenagear os pais e convide-os.
Nesse dia faça um Desfile de moda do “papai”.
Como preparar: cada criança deve trazer peças marcantes do vestuário do pai para se “vestir de papai” e desfilar no dia do encontro.
As peças podem estar relacionadas ao que o papai gosta de usar ou à profissão do papai (exemplo: camisa, gravata, calça, capacete, utensílios do trabalho etc).
A passarela do desfile será demarcada com giz, fita crepe, cordão ou outro material, e decorada com flores e com os trabalhos produzidos pelas crianças.
Com a ajuda dos educadores, as crianças se vestem de papai e desfilam sob o anúncio do apresentador. Por exemplo: “Entrando na passarela o papai João de Souza.
Ele usa uma jaqueta de couro com calça jeans... Palmas para ele!”
Caso a criança não queira participar do desfile, não a force.
Essa atividade foi adaptada do livro: Yogi, Chizuko Aprendendo e Brincando com Música e com jogos. Vol. 1. Belo Horizonte: Fapi, 2003.

Recursos Complementares:

Outras possibilidades de músicas para essa aula:
“Papai, papaizinho” Grupo Olá. A letra é a seguinte:

PAPAI, PAPAIZINHO
VOU TE EMBALAR, PRA LÁ, PRA CÁ
BEM DE MANSINHO FECHA OS OLHINHOS
VOU TE CONTAR UM SEGREDINHO
QUANDO EU CRESCER E QUANDO FORES, VELHO, VELHINHO
VOU TE QUERER PROTEGER
E DAR-TE SEMPRE MUITO CARINHO
E DAR-TE SEMPRE MUITO CARINHO

Rock do Papai
Leonardo André
Composição: Leonardo André
I
Papaizinho, papaizinho
Hoje eu quero lhe dizer
Com um sorriso bem bonito: Como eu gosto de você
Papaizinho, papaizinho
Nunca me abandone não
E eu te entrego de presente Todo o meu coração
II
Papaizinho, papaizinho Hoje eu quero te aplaudir
E falar da alegria Por você estar aqui
Meu herói, meu companheiro Você é muito legal,
Tão sincero e verdadeiro Meu amigo mais leal
III
Até quando está longe Eu te amo mesmo assim
Pois eu sei que onde estiver
Sempre pensará em mim
E por isso, nesse dia, Quero te homenagear
Com aplausos e abraços
E pra sempre te amar....

Avaliação:

Professor, em seus registros diários coloque as reações das crianças em cada etapa das atividades.
Observe o comportamento das crianças durante os diálogos sobre os pais, a expressão oral e corporal, bem como dos preparativos da exposição.
Dependendo do envolvimento da criança, você saberá como é a relação da criança com o pai e poderá ter elementos para intervir tanto com a criança quanto com a família.

Fonte:


Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Olá... fico muito feliz e honrado, ao saber que a minha canção "Rock do Papai" serviu de apoio pedagógico para o seu blog.
    Se precisar de outras canções infantis, acesse:
    http://palcomp3.com.br/ser_crianca
    Abraços musicais,

    Leonardo André

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios