BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, janeiro 14, 2012

Picasso e a expressividade da cor>Pintores e Afins> 14/01/12


A Expressividade da Cor no Jovem Picasso

INTRODUÇÃO
As cores nos dão uma série de informações a respeito do mundo que nos rodeia, desde a escolha dos alimentos até as regras de trânsito ou a leitura fisionômica das pessoas.
A cor também é importante para que possamos expressar nossas idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro, dança)
Por fim, a cor tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita o estudo da relação da nossa cultura com as demais.
Vamos nessa atividade explorar esses pontos analisando o início da carreira do pintor espanhol Pablo Picasso, que fez da cor uma expressão de seu trabalho e de sua vida (as chamadas fase azul e fase rosa).
Em seguida, os alunos desenharão e pintarão expressões de acordo com a cor que acreditam representar melhor essas expressões.
Esse material, feito em cartões, será utilizado em jogos de memória e de adivinhação.

OBJETIVOS
Depois dessa atividade, os alunos estarão aptos a:
a) formar conceitos ligados às cores ( Por exemplo, vermelho como expressão de paixão, violência, advertência, perigo etc.);
b) interpretar e associar as cores às reações fisionômicas das pessoas, tanto no universo artístico quanto no cotidiano;
c) relacionar as cores com a fase de sua vida, criando um significado pessoal para a cor.

RECURSOS DIDÁTICOS
- Cartolina cortada em forma de cartões tamanho 10x15 cm.
- Lápis grafite.
- Lápis de cor e/ou Giz de cera.
- Folhas de Sulfite A4

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Discussão sobre cores e sobre a obra de Picasso: sala em 'u' ou em roda.
Execução dos cartões: alunos em duplas.


Na primeira aula, faça uma discussão com seus alunos sobre a presença e a importância da cor em nossa vida.
Lembre-os de que as cores estão presentes nas roupas, nas frutas, nas casas, nos objetos, na propaganda, na televisão.
Mostre exemplos com figuras de revistas, jornais, pinturas, rótulos.
Em seguida, explique aos alunos que além da cor estar presente em nossa vida cotidiana, ela é também um importante instrumento de expressão em desenhos, pinturas, fotografias e filmes. Nesse ponto, você já pode começar a fazer com os alunos associações entre as cores e os sentimentos. Pergunte a eles que cor cada um acredita que representa a saudade, o amor, a tristeza ou a felicidade.
Se a escola contar com videocassete, selecione alguns desenhos infantis para mostrar como a cor também é usada nesse caso para expressar sentimentos e situações.
Outra opção é pedir aos alunos que recortem de gibis figuras que tenham suas expressões reforçadas pelas cores.

Na segunda aula, apresente aos alunos uma breve biografia do início da vida do pintor espanhol Pablo Picasso.
Resgate a importância da cor no seu trabalho destacando as chamadas fase azul, em que ele retratou sentimentos de tristeza, e fase rosa, em que retratou a paixão.
Relacione os acontecimentos da vida do pintor com as cores escolhidas por ele para a representação de cada fase (tristeza - azul, paixão - rosa). Saliente aos alunos que, em suas vidas, eles podem escolher outras cores para a representação desses e de outros sentimentos.
Analise com seus alunos os quadros: A tragédia (fase azul) e Família do acrobata (fase rosa). São dois exemplos de utilização das referidas cores para a expressão de sentimentos que Picasso vivia nas épocas em que os pintou.
Como atividade final, sugira aos alunos que façam um desenho para expressar um sentimento usando a cor para representá-lo.
Diga aos alunos, que a intenção é refazer o caminho de Picasso em sua criação artística.


Em seguida, distribua de oito a dez cartões para cada aluno e peça que eles se organizem em duplas.
Cada aluno vai tentar mostrar os sentimentos com expressões em seu rosto.
O outro aluno deverá observar o colega e tentará desenhar a expressão e pintar o cartão com a cor correspondente.
Evite desenhos prontos, fotocopiados ou mimeografados.
O importante é explorar a expressividade e o potencial gráfico da criança.
Os cartões serão utilizados na aula seguinte para jogar memória e um jogo de adivinhação, o Cara a Cara.

Na quarta e última aula, os alunos deverão usar os cartões preparados anteriormente para jogar.
Veja as regras:
Jogo da Memória
Os alunos deixam todas as cartas viradas para baixo e tentam fazer os pares ( estes pares podem ser feitos/organizados por cor ou por sentimentos, já retratados nos cartões).


Cara a Cara

Um aluno escolhe um dos cartões e não mostra para o resto da turma.
Os outros alunos elaboram questões sobre as características de cada expressão ("A boca está sorrindo?", "Os olhos estão com lágrimas?") para descobrir que sentimento ou cor estão representados no cartão escolhido.
O jogo é uma forma divertida e descontraída de se trabalhar os conceitos e percepções.

AVALIAÇÃO
É importante lembrar que, ao estabelecer conceitos e associações para as cores, o aluno estará fazendo uso dos valores de sua cultura e, portanto, não existe certo ou errado ao atribuir ou construir um conceito a uma cor.
Verifique se o aluno resgata os conceitos desenvolvidos nas discussões e na execução dos desenhos nos cartões e no desenrolar dos jogos.
Verifique se o aluno estabelece relação entre a cor, o sentimento e a expressividade através do desenho no cartão.

CONTEXTUALIZAÇÃO
Ao estabelecer o processo de discussão em sala é extremamente importante o professor requisitar material do aluno (jornais, revista, rótulos, etc.) ou mesmo ele estar levando material para compreender a importância da cor no cotidiano.


Sugestões para Trabalho Interdisciplinar

Com a participação do professor de História, você pode dar continuidade ao estudo da obra do pintor Pablo Picasso.
Além disso, a atividade pode ser desdobrada através de redações que utilizem as cores como recurso de estilo.
Por exemplo: "João ficou amarelo de medo quando viu José azul de raiva".

APROFUNDAMENTO DO CONTEÚDO
Estude a biografia do pintor espanhol Pablo Picasso antes iniciar as atividades com seus alunos. Além disso, faça uma pesquisa sobre a organização das cores (primárias, secundárias e terciárias).
Rubens Gonçalves de Aniz, professor de Artes

BIBLIOGRAFIA
Cores Jogos e Experiências - Ann Forslind - Ed. Callis
Série Conexões: ARTE - Caroline Grimshaw - Ed. Callis
Crianças Famosas - Picasso - Tony Hart e Susan Helleard - Ed. Callis
Artistas Famosos - Picasso - Antony Manso - Ed. Callis
Mestre das Artes - Picasso - Mike Venezia - Ed. Moderna
Por Dentro da Arte - Picasso - Sylvie Girardet, Clarie Merdeau-Ponty e Nestor Salas - Compania das Letrinhas

Na terceira aula, faça com os alunos um levantamento de oito a dez sentimentos (alegria, amor, saudade, amizade, tristeza, raiva, violência, dor) e peça que os relacionem com cores específicas.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios