Lesmas, Caramujos e Caracóis - Moluscos
Aqui aulas complementares:
Autor: Marina Silva Rocha
Co-autor: Lízia Maria Porto Ramos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno aprenderá a reconhecer esses moluscos
Aprenderá as características deste grupo de animais
Duração das atividades
2 h/a
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
Inicie sondando os conhecimentos dos alunos sobre lesmas, caramujos e caracóis, se eles conhecem sua morfologia externa, quais informações eles conhecem.
Levante informações sobre onde eles vivem, do que se alimentam, como se reproduzem, etc.
Levante informações sobre onde eles vivem, do que se alimentam, como se reproduzem, etc.
Atividade 1
- Para tornar mais claro, apresente o texto extraído da revista Ciência Hoje das Crianças
Lesmas, caramujos e caracóis
Você sabe qual a diferença entre esses animais?
Por: Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/RJ
Publicado em 05/10/2009
Atualizado em 03/11/2009
Todos os três levam a vida devagar. Estamos falando das lesmas, dos caramujos e dos caracóis. Mas você é capaz de distinguir um bicho do outro? Se respondeu “não”, saiba que não está sozinho. Leitora da CHC, a Lucia Helena Ramos é contadora de histórias. Após apresentar uma trama em que o personagem principal era um caracol, ela ouviu a pergunta: qual a diferença entre esse animal, as lesmas e os caramujos? Sem saber explicar, enviou a dúvida para a CHC e nós fomos atrás da solução!
“Lesma, caracol e caramujo são nomes populares atribuídos aos moluscos que pertencem ao grupo dos gastrópodes”, explica a bióloga Inga Veitenheimer Mendes, do Centro Universitário La Salle, do Rio Grande do Sul. Vamos conhecer, então, algumas características de cada animal, para reconhecê-los? Só fique esperto porque, como estamos falando de nomes populares, o bicho que é chamado de lesma em uma região do Brasil pode ser conhecido como caracol em outra e assim por diante!
Lesmas
Em geral, são moluscos sem concha, encontrados no solo, embaixo ou sobre a vegetação rasteira, em hortas, jardins ou matos. No Brasil, há lesmas que são nativas do nosso país e outras que têm origem na Europa: essas, aliás, devem ter chegado por aqui na época do descobrimento, há mais de 500 anos! As lesmas “brasileiras” têm o corpo achatado, enquanto o das europeias é cilíndrico, entre outras diferenças (as européias, por exemplo, apresentam uma concha reduzida, transparente, em forma de unha, encoberta por uma dobra de pele, que parece uma corcunda. As brasileiras, não). E você sabia que, no mar, também há lesmas? Algumas não apresentam concha, enquanto outras, como a lebre-do-mar, têm uma bem pequena, encoberta pela pele. Há, ainda, as que são coloridas e brilhantes!
Caracóis e caramujos
São os moluscos gastrópodes com concha. Encontrados em ambientes terrestres e de água doce, os caracóis, em geral, têm conchas mais frágeis e leves. Já os caramujos, normalmente, são moluscos gastrópodes que vivem no mar e têm conchas maiores, mais espessas e pesadas. O Adelomelon becki, por exemplo, é um dos maiores caramujos da costa brasileira: sua concha pode atingir 60 centímetros de comprimento! Já os moluscos do gênero Megalobulimus, embora sejam terrestres, quando adultos costumam ser chamados de caramujos. Nativos do Brasil, eles têm uma concha espessa, que chega a medir mais de 10 centímetros de comprimento.
Converse com as crianças sobre o texto, separando basicamenta as lesmas dos caramujos e caracóis. Peça para que os alunos marquem no texto as características que diferenciam esses animais (ausência de concha, habitat de solo e água doce ou água salgada). Levante então a questão de, como vários animais na natureza, existem espécies que são nocivas para o homem, por causa de doenças que transmitem, ou por causa dos estragos que causam.
Atividade 2
- Procurando moluscos
Professor, se a escola tiver um jardim ou uma área verde, vocês podem tentar procurar esses animais. Como medida de segurança, coloque luvas nas crianças. Se tiverem um exemplar vivo poderão ver como é seu corpo, o muco que deixam, como caminham devagar, etc. Isso também tornará a aula mais rica!
Professor, O muco é de extrema importância para a locomoção do animal, pois sua pele é muito fina e permeável a água, o muco funciona como barreira impedindo o atrito e também a possibilidade de encontrar materiais perigosos para o animal (sal, cal, entre outros). O muco também pode ter funções de marcar o caminho.
Atividade 3
- Apresente o texto a seguir
Caramujo africano (achatina fulica)
O caramujo-africano é uma espécie considerada praga em diversos países no mundo todo. Foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80, com o intuito de oferecer um susbtituto mais interessante economicamente que o escargot verdadeiro (Helix aspersa). Em pouco tempo de criação se verificou que o animal não tinha boa aceitação pelo mercado consumidor brasileiro, o que provocou a desistência da maioria dos criadores, que se desfizeram dos animais de forma errônea: liberando os caramujos em jardins, matas ou simplesmente colocando-os no lixo.
Estes caramujos não encontraram predadores naturais à sua altura e se multiplicaram rapidamente, invadindo diversos tipos de ecossistemas brasileiros. Como são hermafroditas (possuem os dois sexos em um mesmo animal) e realizam a autofecundação, basta apenas um indivíduo para que a praga se alastre, afinal são cerca de 400 ovos ano ao por caramujo.
Os caramujos-africanos são conhecidos por serem hospedeiros de duas espécies de verminoses que acometem os seres humanos. Entretando, a invasão do caramujo-africano é atualmente muito mais relevante no aspecto ecológico do que no agrícola ou sanitário. Este caramujo está invadindo ecossistemas e ocupando um lugar que não é seu, reduzindo assim a diversidade de espécies.
Além de devorar folhas, flores e frutos, causando um enorme estrago em plantas de importância agrícola.
Como outros caracóis, ele aprecia a umidade e a sombra, se locomovendo e se alimentando mais à noite e em dias nublados e chuvosos. É capaz de escalar muros e árvores e desta forma transpor de um terreno a outro.
Novamente, trabalhe o texto com os alunos, peça para que eles marquem os prejuízos que esse caramujo trás, seu habitat, por que ele é nocivo para as outras espécies, entre outras informações que você quiser ressaltar.
Ao final da aula, se quiser, apresente também outros animais do grupo dos moluscos – conchas, polvos, lulas. Vocês podem montar um mural com fotos de diferentes moluscos.
Recursos Complementares
O site Mundo Estranho também tem uma matéria sobre isso – Qual a diferença entre lesma, carajumo e caracol?
Corrida de caramujo – se estiver animado, promova uma corrida de caramujos na sua turma. Coloque todos sobre uma superfície lisa de preferência, para que o atrito não os deixe ainda mais lentos (uma tampa velha de carteira, por exemplo) e coloque uma isca ao final da prova (farelo de trigo molhado com cerveja, cascas de frutas).
Se quiser, promova uma corrida entre os alunos também – eles só poderão se arrastar de bruços, com as pernas cruzadas e sem a ajuda das mãos.
Avaliação
É importante avaliar os alunos durante todo o processo de ensino aprendizagem, sua curiosidade, motivação, participação. Se não for possível visitar o jardim para coletar alguns animais, tente levar pelo menos um para a aula, pois isso a enriquecerá muito e ela não ficará apenas na teoria.
Como atividade avaliativa, peça para que os alunos montem, em duplas, uma ficha sobre um dos animais (lesma, caramujo ou caracol), selecionando as informações no texto sobre como é seu corpo, do que se alimenta, como se locomove, para que serve o muco. Eles deverão desenhar também.
Poesia e rima
O caramujo
Autor: Andréa Morais Diniz
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Desenvolver o gosto pela leitura de textos;
■Ler e ampliar o repertório de poesia com rimas;
■Entender o que são rimas e encontrás-la na poesia "O caramujo";
Duração das atividades
2 aulas - 30 min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Convívio com práticas sociais de leitura.
Função social da leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
- Sensibilização com textos poéticos
Primeiro momento
O professor seleciona livros de poesia e coloca de forma atrativa no cantinho da leitura.
Ele orienta que as crianças se dirijam ao cantinho da leitura, cada uma escolherá um livro da sua preferência. Em seguida sentar para ler e apreciar as ilustrações dos livros.
Ao final comentar:
O que você leu?
Gostou da leitura?
O que foi mais atraente?
O professor deve motivar os alunos a se expressarem, ao mesmo tempo que construir regras sociais como: esperar a vez de falar, ouvir o outro colega, fazer comentários construtivos sobre a fala dos demais colegas etc.
Questionar:
- de que trata seu livro?
-é uma poesia? Por que você considera que é poesia?
- que figuras têm no seu livro?
- que figura você gostou mais?
Ao final, o professor poderá ler algumas poesias para a turma, com entusiasmo e fluência verbal.
Segundo momento
A partir dos textos escolhidos anteriormente, o professor e os alunos agrupam os textos com rimas e os que não têm rimas.
Durante o exercício de agrupamento por semelhança, o professor ensina o que é uma rima e brinca com rimas, lê demonstrando o que é um texto que não possui rimas.
Dessa forma, escolhe dois textos, um contendo rimas e outro não.
Faz a esrita dos textos no quadro ou cartaz e lê para a turma.
Em seguida, solicita que os alunos façam a diferença entre os texto, qual texto tem rimas?
Onde estão as rimas?
Ao final fazer um cartaz e preencher com o grupo, marcando os texto com rimas e os que não têm rimas.
Atividade 2
- Identificando as rimas
Primeiro momento
Dentre os livros expostos no cantinho da leitura, o professor ou professora deve escolher um livro.
A sugestão é o texto de Marina Colasanti- O caramujo.
O poema pode ser ampliado em cópia do livro e exposto em canto visível da sala.
O CARAMUJO- AUTORA: MARINA COLASANTI
O CARAMUJO
NÃO É CARA SUJO
É BICHO LIMPINHO
SEM SUBTERFÚGIO.
NA CASA QUE LEVA
SEM PORTA OU JANELA
NÃO EXISTE TRANCA
NEM MESMO TRAMELA.
SÓ TEM UM PROBLEMA,
QUE ELE NÃO NEGA:
SE A VISITA CHEGA
NÃO IMPORTA A HORA
SÓ FICA DO LADO DE FORA.
Segundo momento
O professor realiza a leitura do texto, enfatizando as palavras que rimam, a sonoridade das mesmas.
Em seguida, solicita que os alunos indiquem no texto quais as palavras que rimam.
Usa um marcador de texto ou pincel atômico para circular as palavras no cartaz.
Chama alguns alunos e pede que localizem as rimas e as circulem.
Depois solicita que criem outras rimas, como: o que rima com:
Caramujo?
Janela?
Tranca?
Problema?
Hora?
Obs. Valorize as respostas dos alunos.
Atividade 3
- Varal Poético
Primeiro momento
O professor propõe aos alunos a construção de um varal poético, onde possam expor poesias lidas e escritas pelos mesmos.
Obs.
Escolher um espaço na sala de aula para fazer o varal.
Fazer um varal colocando 2 pregos na parede e pendurar um fio de naylon, corda ou barbante grosso. Permitir que os alunos façam sugestões, possibilitando que se sintam mais responsávéis pela organização e uso dos espaços na escola.
Selecionar textos que foram lidos durante a semana.
Pode ser feita uma cópia de cada texto, ou ainda colocar textos produzidos pelos alunos ( individual ou coletivo).
Quando o varal tiver pronto, pendurar os textos de forma atrativa com prendedores de roupa.
Os prendedores podem ser pintados com tinta guache, deixando-os coloridos.
Segundo momento
Com o varal pronto, o professor realiza uma roda de leitura, na qual cada criança escolhe um texto, lê ou comenta e depois pendura no varal.
Ao final, pode sugerir que cada aluno produza um desenho sobre o texto lido, depois expor os desenhos na sala de aula.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá observar os seguintes aspectos:
1.Interação com os textos poéticos;
2.Capacidade de interpretar os textos partindo da sua história de vida;
3.Percepção de palavras que rimas e criação de rimas.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.