BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Haicai> Oficina> aulas>Produção> 29/02/12


Haicai: expressão em três versos

O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Interpretar diferentes tipos de haicais;
■reconhecer a estrutura desse tipo de poema;
■discutir aspectos de temáticas haicais;
■produzir um haicai.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Estrutura de poema;
■verso e estrofe.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
Para iniciar a aula, o professor deverá preparar o ambiente, ou seja:
■organizar a sala em círculo;
■fazer cartazes com as imagens e os haicais (mostrados abaixo) ou preparar projeção para apresentá-los.
Imagens:











 
Imagens e textos disponíveis em




Haicais de Mauro Lúcio de Paula



Feito isso, o professor deverá apresentar os haicais aos alunos.
Ele poderá pedir aleatoriamente aos alunos que leiam os poemas.
Depois disso, o professor perguntará aos alunos o que eles acharam dos poemas, se mesmo curtos expressaram um sentimento, uma ideia.
Em seguida, o professor solicitará aos alunos que se organizem em trios.
Ele entregará a eles fichas com os versos dos haicais (um verso por ficha).
 Em duplas, eles deverão criar outros haicais.
Professor, é importante lembrá-los de usar apenas três versos em cada poema.
Ao fim da atividade, os alunos poderão ler os poemas criados para a turma ou ainda montar um mural com os poemas criados.
Importante: Nesta primeira atividade de produção os alunos ainda não usarão a estrutura de sílabas poéticas característica dos haicais, porque o objetivo é que eles criem, se expressem livremente.
ATIVIDADE 2
Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Lá eles acessarão a página "Caixa de haikai" e poderão sortear milhares de haicais disponíveis de diversos autores para lerem.
O professor deverá destinar um tempo para eles lerem muitos poemas.
Além da leitura, os alunos deverão atentar-se para as características dos poemas: estrutura, temática.
Caixa de haicais, disponível em:




Feito isso, o professor solicitará aos alunos que leiam alguns haicais que tenham gostado.
 Em seguida, ele perguntará a eles se sabem explicar as características dos haicais.
Provavelmente muitos alunos falarão que os haicais têm uma estrutura de três versos.
Na sequência, o professor solicitará aos alunos que, em duplas, pesquisem nos sites sugeridos, informações a respeito desse tipo de poema.
 Os alunos deverão anotar o que julgarem importante.
Em seguida, o professor fará um esquema no quadro com o que os alunos falarem sobre os haicais, fechando a discussão.



Sites para pesquisa:




Dicionário de Termos Literários - Nelly Novaes Coelho










ATIVIDADE 3
Para iniciar a atividade, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo seguinte:




 - Reportagem exibida no Jornal da Globo sobre haicais



Após assistir ao vídeo, o professor poderá concluir (oralmente) tudo o que já foi lido sobre os haicais nas atividades anteriores com a ajuda dos alunos.
Feito isso, o professor entregará aos alunos alguns haicais para que eles observem as características desse tipo de poema e as identifique.
 Essa atividade poderá ser realizada em duplas ou trios.



Sugestões de haicais:



pétala caiu
se quis colorir o chão
fez bem, conseguiu.
Carlos Antonholi



outro outono
no chão entre as folhas
sonhos do verão
Ricardo Silvestrin



pétalas de rosa
a contar-lhe uma história
-- sonho de mulher
Chris Herrmann



Florada de ipês!
Meu pai também se alegrava
Em tarde como esta...
Teruko Oda



Pintou estrelas no muro
e teve o céu ao
alcance das mãos
Helena Kolody



Em seguida, o professor poderá solicitar aos alunos que falem sobre os haicais lidos: estrutura, temática, versificação.
Depois, os alunos deverão produzir seus próprios haicais.
É importante que eles façam individualmente para que o professor possa observar se compreenderam corretamente.
O professor poderá sugerir que os alunos ilustrem seus poemas com desenhos e colagens.
Os trabalhos poderão ser expostos na escola em um varal de haicais.

Recursos Complementares






Neste endereço, o professor encontrará dezenas de haicais em ideogramas (com tradução) para enriquecer ainda mais a aula.
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades.
 É importante verificar a produção escrita e observar se compreenderam bem as características dos haicais.



Sugestão para uma oficina com haicais de Helena Kolody



Aproveitando a ideia das belas imagens e haicais no início desta aula, propor que os alunos façam o mesmo com versos de Helena Kolody.
Pode-se aproveitar gravuras de revistas,fotografias, desenhos feitos por alunos, encaixando em seus haicais.
Chama-se haiga a montagem da poesia acompanhada de ilustração, ou desenho ou pintura.




Produzindo Hai-Kais



  O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Ampliar repertório de Hai-Kais.
■Analisar configuração estrutural e temática dos Hai-Kais.
■Captar imagens para produção de Hai-Kais.
■Criar Hai-Kais.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
■Poema e poesia.
■Envio de e-mail.
■Pesquisa na internet.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias:
■trabalho em parceria;
■pesquisa;
■captura de imagem.
Recursos:
■computador com internet;
■câmera digital;
■programa Word.



Aula 1
Atividade1
Nesta primeira atividade, o professor mostrará aos alunos exemplos de Hai-kais.
Para tanto, levará os poemas numerados em fichas de cartolina e cada aluno terá de escolher um número e ler em voz alta o Hai-kai respectivo.
Veja alguns exemplos retirados do site




a noite pinga uma
estrela no meu olho
e passa
Paulo Leminsk



a noite - enorme
tudo dorme
menos teu nome
Paulo Leminsk



será que o doutor
cobra pela cura
ou cobra pela dor?
Olga Savary



dia lento
um velho cavalo
subindo a encosta
Eunice Arruda

A cada leitura, o professor e os alunos vão construindo sentidos para os poeminhas.
Ao final da leitura de Hai-kais, o docente sugere aos alunos que eles escrevam uma definição para esse tipo de poema.
Neste momento, é importante chamar a atenção dos alunos para a estrutura composicional, temática do Hai-kai assim como seu estilo.
Oralizadas as definições produzidas pelos alunos, eles agora terão de comparar suas produções com a formalização do conceito pelo professor e fazer os ajustes adequados, escrevendo o que faltou ou retirando alguma definição não adequada:
O hai-kai Poema originário do Japão, Bashô, o hai-kai, consta originalmente de 17 sílabas em três versos: o primeiro de cinco, o segundo de sete e o terceiro de cinco.
Quem primeiro introduziu o hai-kai .no .Brasil .foi Guilherme de Almeida, que definia essa .forma..como "uma.anotação.poética.e.sincera.de.um momento de elite".
Transpondo-o para o português, em 1936 e, posteriormente, em 1947 em Poesia Varia, acrescentou-lhe a rima.
 Em época mais recente, Paulo Leminski traz novamente o hai-kai, porém adaptando-o, ou seguindo uma tendência já em voga no Brasil (Olga Savary, Armando Catta Preta e outros) à estrutura do poema moderno, ou seja, sem a rima.






Haikai (em japonês: 俳句, Haiku ou Haicai?) é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.
Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas).
Em japonês, haiku são tradicionalmente impressos em uma única linha vertical, enquanto haiku em Língua Portuguesa geralmente aparecem em três linhas, em paralelo.
"Haijin" é o nome que se dá aos escritores desse tipo de poema, e principal haijin (ou haicaísta), dentre os muitos que destacaram-se nessa arte, foi Matsuô Bashô (1644-1694), que se dedicou a fazer do haikai uma prática espiritual.






Atividade 2
No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos a busca por Hai-kais e sua história de surgimento no Brasil. Sugestão de alguns sites:


















Ao final da pesquisa, o professor fará a seguinte pergunta: "Alguns dos Hai-kais pesquisados por vocês apresentaram imagens?"
A resposta, certamente, será positiva.
Daí, o professor deve ressaltar com os alunos que "Muitas vezes, há uma pintura a acompanhar o haicai (ela é chamada de haiga)".




■Professor, a pesquisa servirá para os alunos se confrontarem com esse tipo de produção literária e tirarem suas próprias impressões.
Ao final, o professor, solicitará para cada aluno selecionar uma imagem da internet que ele(a) acredite que poderá tornar-se inspiração para a criação de um Hai-kai.
Depois de selecionada a imagem, o professor lerá com os alunos a observação de Paulo Leminsk para a criação de Hai-kais:
Como fazer hai-kai, de acordo com Paulo Leminski
- Você tem a fórmula do conteúdo, que é o que os poetas contemporâneos obedecem, ao invés da contagem de sílabas;
- Escolha temas simples: natureza, primavera, verão, outono, inverno;
- O primeiro verso expressa algo permanente, eterno
- O segundo, introduz uma novidade, um fenômeno;
- O terceiro e último, é a síntese;
Depois de escolhidas as imagens, cada aluno produzirá no WORD seu Hai-kai atentando-se para a composição em três versos.
Atividade 3
Terminada a produção, cada aluno deverá enviar para o colega, via e-mail, a imagem selecionada. O desafio será o colega construir um Hai-kai a partir da imagem selecionada pelo outro.
No fim da construção do Hai-kai pela imagem dada, os alunos sentarão em duplas e discutirão impressões sobre as obras literárias construídas.
 Neste momento, caso o professor ache interessante, ele pode solicitar uma produção de texto que objetiva comparar os Hai-kais e o processo de criação.
Aula 2
Atividade
O professor organizará um passeio ao bosque da cidade ou a algum lugar que ache interessante (pode ser dentro da própria escola ou ainda em lugares inusitados, como o banheiro ou a cozinha). Cada aluno deverá levar máquina fotográfica ou aparelho similar para fotograr imagens do lugar (para esta atividade é aconselhado o uso de câmeras digitais para que se trabalhe em momento posterior com as fotos no computador).
É como se ao final, tivéssemos o passeio e/ou o lugar sob olhar de cada aluno.
Aula 3
Atividade
No laboratório de informática, os alunos transporão suas imagens para o computador e elegerão uma série de cinco imagens para criarem Hai-kais a partir da captura do que acharam interessante no passeio e/ou no lugar.
Aula 4
Atividade
MOSTRA ARTÍSTICA
O professor organizará uma mostra artística para apresentar à comunidade a produção discente.
A mostra pode acompanhar um sarau.



Recursos Complementares
Para leitura do professor:















Avaliação
A avaliação consistirá na compreensão dos alunos quanto à forma e à apreciação do Hai-kai, por meio de atividades de pesquisa, análise e produção







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios