O que é um sonho?
Introdução:Nosso personagem "ovo" sonhava que seria um ave e que voaria pelo céu infinito e azul.
Havia tanta ansiedade dentro nele,não?
Tanto que ele se deparou com algumas supresas...
Pensava em tantas possibilidades, que seu coração batia forte!
Ele se perguntava: O que será que vou encontrar lá fora deste ovo?
Serei águia?Coruja?Albatroz?
Um mundo totalmente diferente o esperava, tão grande,cheio de dificuldades.
Um mundo que encanta e assusta ao nascer...
Ovo Novo é uma história de expectativas, divertida e surpeendente.
Como será que nosso personagem se sairá sendo uma tartaruga?
E as asas que ele não teria?
Com estas indagações segue a frente uma sugestão de aula sobre projeto de vida.
Observação:
Trata-se de um projeto para alunos já alfabetizados.
Faça adaptações de acordo com seus objetivos e turma.
A história é infantil, de nível alfabético, mas traz tantas informações reflexivas, que poderá ser apresentado para alunos maiores,tranquilamente,como aula de valores, virtudes, ensino religioso, etc...
Pode-se copiar o texto sem ilustrações ,seguida de interpretação do texto, produção do texto.
Tenha em mente estes objetivos:
• Reconhecer a importância do modo de pensar e de sentir das crianças;
• Identificar em si mesmo e expressar desejos, sonhos, preferências, medos e outros sentimentos.
• Respeitar as diferentes realidades e valores de outras crianças.
Os alunos aprenderão a elaborar um projeto, a partir do entendimento de que, para uma ideia deixar de ser ideia e passar a ser ação, é necessário uma sequência de ações bem planejadas e com objetivo, ou seja, um projeto.
Essa sequência permite, também, que os alunos pensem em seus sonhos e falem de seus planos de vida, além de ler textos e poemas relacionados ao tema.
Estratégias e recursos da aula
ETAPA 1: O SONHO E A AÇÃO
Professor: coloque bem grande no quadro a palavra SONHO e peça aos alunos que a definam. Provavelmente, aparecerão 3 definições diferentes:
- uma de caráter científico ( o sonho como manifestação da nossa imaginação enquanto dormimos);
-uma de caráter sociocultural ( aquilo que almejamos alcançar)
- e uma de natureza religiosa (espécie de premonição).
Caso seus alunos não cheguem a essas três definições de senso comum, vá lhes dando alguns enunciados que estabeleçam essa diferenciação como, por exemplo:
(i) Eu sonho em ser modelo,
(ii) Antes do acidente acontecer, o Dinho teve um sonho;
(iii) Essa noite, no meu sonho, eu era a Juliana Paes.
Em seguida, pergunte aos seus alunos se eles têm sonhos, de que natureza eles são e quais são eles.
ETAPA 2: O QUE É UM SONHO?
Assista ao vídeo ou execute a música Sonho de um sonho
Faça uma leitura dirigida de modo a levar os alunos a:
(i) diferenciarem as diferentes acepções da palavra SONHO usada na canção;
(ii) perceberem qual é o sonho sonhado pelo eu-lírico.
A seguir,direcione seus alunos à acepção sociocultural de SONHO, isto é, ao sentido de desejo intenso e constante, aspiração.
Anote os sonhos descritos, categorize-os, na medida do possível como "aspiração profissional", "desejo amoroso", "aspiração altruísta".
Ao final, verifique se os adolescentes tendem a ter os mesmos sonhos, se sonhos de meninos e meninas são semelhantes, etc.
Depois de categorizados os sonhos dos alunos, pergunte a alguns o que eles fazem para concretizar seus sonhos.
Ouça-os com atenção.
De acordo com o desenvolvimento da turma, se houve mais interesse, ou se deseja avançar com mais conteúdo, a seguir, a sequência da aula é sobre aviões e Santos Dumont.
Caso prefira,volte ao tema da história sobre o sonho do ovo novo.
ETAPA 3: A (IM)POSSIBILIDADE DO SONHO
Converse com os alunos sobre o que é necessário para se realizar um sonho.
Aproveite esse momento e assista com eles ao vídeo O sonho de Jonas
Na interpretação dirigida do vídeo, enfatize as ações necessárias para se atingir o sonho e a viabilidade do mesmo.
ETAPA 4: Professor, exiba a imagem abaixo, levando os alunos a chegarem à interpretação relacionada ao sonho de voar e suas (im)possibilidades
Professor: enfatize com os alunos que o querer algo não é suficiente para consegui-lo.
É preciso ação e planejamento.
Pergunte-lhes qual o brasileiro ilustre que tornou seu sonho de voar possível.
Os alunos certamente dirão Santos Dumont.
Caso não o digam, conte-lhes a história de Santos Dumont.
Você poderá pesquisar na WEB,onde se tem vários sites sobre ele.
Uma sugestão é
Enfatize na história de Santos Dumont a sequência de ações que começaram com um sonho e terminaram na invenção do avião.
Mostre-lhes a imagem do projeto do avião 14 Bis e compare-a a um dos aviões mais modernos da atualidade.
Peça aos alunos que tentem refletir no processo de criação do avião.
Professor: leve as imagens dos primeiros protótipos de avião, mostrando aos alunos que o conhecimento e a experiência geram um "efeito catraca", isto é, o que se aprende e o que se aprimora de um processo serve sempre de base para novos conhecimentos e aprimoramentos.
Há uma interessante evolução no site :
ETAPA 5: SONHO-PLANEJAMENTO- REALIZAÇÃO
Distribua os textos: "Preparação: a alma do sucesso" e ainda "O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem"
Após a leitura e a compreensão dos textos, peça a seus alunos que escolham um de seus sonhos, aqueles que eles considerarem o mais importante e escrevam um projeto de vida, baseado nesse sonho.
Lembre a seus alunos que um projeto é um conjunto de ações planejadas com vistas a um determinado fim e que o objetivo de um projeto é transformar ideias em ações.
Vá dando-lhes instruções sobre as características de um projeto:
objetivo, sequência cronólogica das ações; metodologia na realização das ações, cronograma, etc.
Após redigidos, distribua os projetos de vida entre os alunos de modo que ninguém fique com o projeto de sua própria autoria.
Peça aos alunos para julgarem se as ações planejadas tendem a alcançar o objetivo almejado ou se há um erro de projeto (essa etapa é muito importante, deve ser feita com cuidado e tempo).
Os alunos deverão entender que sonhos se realizam a partir de ações bem planejadas e bem executadas e cabe a cada um elaborar seu próprio projeto de vida.
Recursos Complementares
Mais informações sobre projetos
Avaliação
Professor: distribua aos alunos o poema
de Cecília Meireles.
Faça com eles uma leitura dirigida.
Atividade: Barquinho dos sonhos.
Professor, peça a seus alunos que façam barquinhos de papel, personalize-os com enfeites e elementos decorativos.
Dentro desses, devem ser colocados os projetos de vida elaborados na ultima seção dessa sequência didática.
Cole todos os barcos (por uma das laterais) em uma cartolina azul , como se os barquinhos estivessem sobre o mar, e exponha esse painel em algum mural da escola.
Mais atividades sobre o ovo:
Ovíparos são animais que colocam ovos.
Como a tartaruga, por exemplo.
O desenvolvimento do embrião acontece dentro do ovo e depende do material nutritivo que tem dentro dele.
Para a fêmea não há nenhum custo em manter o embrião, mas a vida deste embrião está a mercê do ambiente.
Pode acontecer muitas coisas com o ovo que está no solo ou na água ( pode ser comido por outro animal ou secar no calor do Sol, por exemplo.
Poemas:
A tartaruga (Pablo Neruda)
A tartaruga que
andou tanto tempo
e tanto viu
com seus antigos olhos,
a tartaruga
que comeu azeitonas
do mais profundo
mar,
a tartaruga que nadou
sete séculos
e conheceu
sete mil primaveras,
a tartaruga
blindada contra
o calor e o frio,
contra os raios e as ondas,
a tartaruga amarela
e prateada com severos
lunares ambarinos
e pés de rapina,
a tartaruga
ficou aqui dormindo
e não sabe
De tão velha
se foi
pondo dura, deixou
de amar as ondas
e foi rígida
como o ferro de passar
Fechou os olhos que
tanto mar, céu, tempo e terra
desafiaram, e dormiu
entre as outras pedras.
http://blogs.utopia.org.br/poesialatina/a-tartaruga-pablo-neruda/
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.