BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, fevereiro 19, 2012

Ovo novo>Estímulos literários> parte 3> Projeto de vida> 19/02/12



Ovo novo
O que é um sonho?
Introdução:
Nosso personagem "ovo" sonhava que seria um ave e que voaria pelo céu infinito e azul.
Havia tanta ansiedade dentro nele,não?
Tanto que ele se deparou com algumas supresas...
Pensava em tantas possibilidades, que seu coração batia forte!
Ele se perguntava: O que será que vou encontrar lá fora deste ovo?
Serei águia?Coruja?Albatroz?
Um mundo totalmente diferente o esperava, tão grande,cheio de dificuldades.
Um mundo que  encanta e  assusta ao nascer...
Ovo Novo é uma história de expectativas, divertida e surpeendente.
Como será que nosso personagem se sairá sendo uma tartaruga?
E as asas que ele não teria?

Com estas indagações segue a frente uma sugestão de aula sobre projeto de vida.

Observação:
Trata-se de um projeto para alunos já alfabetizados.
Faça adaptações de acordo com seus objetivos  e turma.
A história é  infantil, de nível alfabético, mas traz tantas informações reflexivas, que poderá ser apresentado para alunos maiores,tranquilamente,como aula de valores, virtudes, ensino religioso, etc...
Pode-se copiar o texto sem ilustrações ,seguida de interpretação do texto, produção do texto.
Tenha em mente estes objetivos:

• Reconhecer a importância do modo de pensar e de sentir das crianças;
• Identificar em si mesmo e expressar desejos, sonhos, preferências, medos e outros sentimentos.
• Respeitar as diferentes realidades e valores de outras crianças.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos aprenderão a elaborar um projeto, a partir do entendimento de que, para uma ideia deixar de ser ideia e passar a ser ação, é necessário uma sequência de ações bem planejadas e com objetivo, ou seja, um projeto.
Essa sequência permite, também, que os alunos pensem em seus sonhos e falem de seus planos de vida, além de ler textos e poemas relacionados ao tema.

Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1: O SONHO E A AÇÃO

Professor: coloque bem grande no quadro a palavra SONHO e peça aos alunos que a definam. Provavelmente, aparecerão 3 definições diferentes:
- uma de caráter científico ( o sonho como manifestação da nossa imaginação enquanto dormimos);
-uma de caráter sociocultural ( aquilo que almejamos alcançar)
- e uma de natureza religiosa (espécie de premonição).
Caso seus alunos não cheguem a essas três definições de senso comum, vá lhes dando alguns enunciados que estabeleçam essa diferenciação como, por exemplo:
(i) Eu sonho em ser modelo,
(ii) Antes do acidente acontecer, o Dinho teve um sonho;
(iii) Essa noite, no meu sonho, eu era a Juliana Paes.
Em seguida, pergunte aos seus alunos se eles têm sonhos, de que natureza eles são e quais são eles.


ETAPA 2: O QUE É UM SONHO?

Assista ao vídeo ou execute a música Sonho de um sonho


Faça uma leitura dirigida de modo a levar os alunos a:
 (i) diferenciarem as diferentes acepções da palavra SONHO usada na canção;
 (ii) perceberem qual é o sonho sonhado pelo eu-lírico.
A seguir,direcione seus alunos à acepção sociocultural de SONHO, isto é, ao sentido de desejo intenso e constante, aspiração.
Anote os sonhos descritos, categorize-os, na medida do possível como "aspiração profissional", "desejo amoroso", "aspiração altruísta".
Ao final, verifique se os adolescentes tendem a ter os mesmos sonhos, se sonhos de meninos e meninas são semelhantes, etc.
Depois de categorizados os sonhos dos alunos, pergunte a alguns o que eles fazem para concretizar seus sonhos.
 Ouça-os com atenção.


De acordo com o desenvolvimento da turma, se houve mais interesse, ou se deseja avançar com mais conteúdo, a seguir, a sequência da aula é sobre aviões e Santos Dumont.

Caso prefira,volte ao tema da história sobre o sonho do ovo novo.

ETAPA 3: A (IM)POSSIBILIDADE DO SONHO
Converse com os alunos sobre o que é necessário para se realizar um sonho.
Aproveite esse momento e assista com eles ao vídeo O sonho de Jonas


Na interpretação dirigida do vídeo, enfatize as ações necessárias para se atingir o sonho e a viabilidade do mesmo.

ETAPA 4: Professor, exiba a imagem abaixo, levando os alunos a chegarem à interpretação relacionada ao sonho de voar e suas (im)possibilidades

Professor: enfatize com os alunos que o querer algo não é suficiente para consegui-lo.
 É preciso ação e planejamento.
Pergunte-lhes qual o brasileiro ilustre que tornou seu sonho de voar possível.
Os alunos certamente dirão Santos Dumont.
Caso não o digam, conte-lhes a história de Santos Dumont.
Você poderá pesquisar na WEB,onde se tem vários sites sobre ele.
Uma sugestão é


Enfatize na história de Santos Dumont a sequência de ações que começaram com um sonho e terminaram na invenção do avião.
Mostre-lhes a imagem do projeto do avião 14 Bis e compare-a a um dos aviões mais modernos da atualidade.
Peça aos alunos que tentem refletir no processo de criação do avião.


Professor: leve as imagens dos primeiros protótipos de avião, mostrando aos alunos que o conhecimento e a experiência geram um "efeito catraca", isto é, o que se aprende e o que se aprimora de um processo serve sempre de base para novos conhecimentos e aprimoramentos.
Há uma interessante evolução no site :


ETAPA 5: SONHO-PLANEJAMENTO- REALIZAÇÃO

Distribua os textos: "Preparação: a alma do sucesso" e ainda "O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem"


Após a leitura e a compreensão dos textos, peça a seus alunos que escolham um de seus sonhos, aqueles que eles considerarem o mais importante e escrevam um projeto de vida, baseado nesse sonho.
Lembre a seus alunos que um projeto é um conjunto de ações planejadas com vistas a um determinado fim e que o objetivo de um projeto é transformar ideias em ações.
Vá dando-lhes instruções sobre as características de um projeto:
 objetivo, sequência cronólogica das ações; metodologia na realização das ações, cronograma, etc.
Após redigidos, distribua os projetos de vida entre os alunos de modo que ninguém fique com o projeto de sua própria autoria.
Peça aos alunos para julgarem se as ações planejadas tendem a alcançar o objetivo almejado ou se há um erro de projeto (essa etapa é muito importante, deve ser feita com cuidado e tempo).
Os alunos deverão entender que sonhos se realizam a partir de ações bem planejadas e bem executadas e cabe a cada um elaborar seu próprio projeto de vida.

Recursos Complementares
Mais informações sobre projetos


Avaliação
Professor: distribua aos alunos o poema


de Cecília Meireles.
Faça com eles uma leitura dirigida.

Atividade: Barquinho dos sonhos.

Professor, peça a seus alunos que façam barquinhos de papel, personalize-os com enfeites e elementos decorativos.
Dentro desses, devem ser colocados os projetos de vida elaborados na ultima seção dessa sequência didática.
Cole todos os barcos (por uma das laterais) em uma cartolina azul , como se os barquinhos estivessem sobre o mar, e exponha esse painel em algum mural da escola.




Mais atividades sobre o ovo:
Ovíparos são animais que colocam ovos.
Como a tartaruga, por exemplo.
O desenvolvimento do embrião acontece dentro do ovo e depende do material nutritivo que tem dentro dele.
Para a fêmea não há nenhum custo em manter o embrião, mas a vida deste embrião está a mercê do ambiente.
Pode acontecer muitas coisas com o ovo que está no solo ou na água ( pode ser comido por outro animal ou secar no calor do Sol, por exemplo.



Poemas:
A tartaruga (Pablo Neruda)

A tartaruga que
andou tanto tempo
e tanto viu
com seus antigos olhos,
a tartaruga
que comeu azeitonas
do mais profundo
mar,
a tartaruga que nadou
sete séculos
e conheceu
sete mil primaveras,
a tartaruga
blindada contra
o calor e o frio,
contra os raios e as ondas,
a tartaruga amarela
e prateada com severos
lunares ambarinos
e pés de rapina,
a tartaruga
ficou aqui dormindo
e não sabe
De tão velha
se foi
pondo dura, deixou
de amar as ondas
e foi rígida
como o ferro de passar
Fechou os olhos que
tanto mar, céu, tempo e terra
desafiaram, e dormiu

entre as outras pedras.


http://blogs.utopia.org.br/poesialatina/a-tartaruga-pablo-neruda/








Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios