BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, julho 21, 2012

Lendas Folclóricas>Produção de textos>Heróis>21/07/12

LENDAS FOLCLÓRICAS:
tradição popular



  O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer a cultura oral e a memória de um povo, através de atividades, incentivando a divulgação do folclore brasileiro.
- Realizar uma pesquisa em diversas fontes tendo um roteiro como orientação.
- Reescrever uma lenda, a partir dos dados coletados durante a pesquisa.
- Apresentar, com desenvoltura, sua produção para a turma na "hora da lenda".
- Participar da confecção de um livro com as histórias produzidas pela turma.



Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno tenha um certo conhecimento sobre as lendas folclóricas brasileiras.



Estratégias e recursos da aula
1. Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as lendas folclóricas brasileiras.



Fonte: herisalves.blog.uol.com.br



2. Os alunos serão divididos em cinco grupos para realizarem a pesquisa em diferentes fontes.



3. Os alunos receberão um roteiro para realizar a pesquisa.



4. A pesquisa poderá ser realizada nos livros da biblioteca da escola, com os familiares, se possível com os avós e na Internet.



Professor: Na etapa da pesquisa é muito importante a sua participação, ou seja, o seu auxílio.
A pesquisa poderá ser realizada, também, nas aulas de Geografia.
 Ao identificar as lendas de cada região o professor poderá trabalhar a localização, através de cartografia, das regiões brasileiras.
Roteiro de temas.
Grupo 1: pesquisar lendas referentes à Região Sul do país.
Grupo 2:pesquisar lendas referentes à Região Sudeste do país.
Grupo 3: pesquisar lendas referentes à Região Centro-Oeste do país.
Grupo 4: pesquisar lendas referentes à Região Nordeste do país.
Grupo 5: pesquisar lendas referentes à Região Norte do país.



Lendas do Brasil:



Roteiro de pesquisa:
a) Local da pesquisa:
b) Região do Brasil a ser pesquisada:
c) Nome das lendas pesquisadas:
d) Um resumo de cada lenda pesquisada:



1. As lendas pesquisadas serão discutidas em sala de aula e depois coletadas.



2. Durante a discussão oral, cada grupo apresentará para a turma o nome das lendas e falará resumidamente sobre elas.



3. A seguir, cada grupo irá escolher uma lenda dentre as pesquisadas e irá reescrevê-la.



a) Após a reescrita, a professora irá recolher as produções para fazer as correções necessárias.



b) Os alunos deverão passar a limpo fazendo as correções.



4. Após a conclusão dos trabalhos de reescrita os alunos deverão apresentar as suas produções na "hora da lenda".

Professor: A "hora da lenda" deverá ser um momento pré-agendado com os alunos para que eles tenham um tempo de ensaio.
* A "hora da lenda" poderá ser feita num palco improvisado.
* A lenda poderá ser dramatizada. Os alunos deverão escolher entre eles o personagem principal da lenda, o narrador (ou narradores) e demais personagens.
* Os alunos das outras salas, os outros professores e funcionários da escola, assim como os familiares, poderão assistir às apresentações.



1. A seguir, os alunos, com auxílio da professora, deverão confeccionar um livro com os textos produzidos e ilustrados.
1. Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente.
2. Nas aulas de Artes, o professor, juntamente com os alunos, poderá improvisar um palco e decorá-lo.
3. As ilustrações das produções e a capa do livro também poderão ser feitas na aula de Artes.
4. A capa do livro poderá ser decorada com dobraduras.



Recursos Complementares
Dobraduras sobre folclore:






Avaliação
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
- Reconheceram a cultura oral e a memória de um povo, através de atividades, incentivando a divulgação do folclore brasileiro.
- Realizaram uma pesquisa em diversas fontes tendo um roteiro como orientação.
- Reescreveram uma lenda, a partir dos dados coletados durante a pesquisa.
- Apresentaram, com desenvoltura, sua produção para a turma na "hora da lenda".
- Participaram da confecção de um livro com as histórias produzidas pela turma.




Produção de textos



Projeto Pitanguá 4ªs.
Editora Moderna




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios