A Mulher de Cabelos Verdes
Autor :CLAUDIA MATOS PEREIRA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno entrará em contato com as obras de Anita Malfatti e com o universo expressionista a partir do livro "Anita Malfatti - Mestres das Artes no Brasil" utilizado nas aulas de arte. Perceberá a importância da artista na pintura brasileira e terá como foco de apreciação a obra Mulher de Cabelos Verdes.
Será capaz de produzir um trabalho de retrato feminino expressionista, a partir da obra supracitada.
O objetivo é que o aluno crie uma expressão particular para a temática proposta.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula foi aplicada no 5º ano do Ensino Fundamental e não existem pré-requisitos para sua realização, podendo ser ministrada em outras séries, de acordo com o critério do professor.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: Conhecendo um pouco de Anita
"Era a poesia plástica da vida, era festa da forma e era a festa da cor".
Anita Malfatti.
Assim, o professor pode iniciar sua aula apresentando a artista e narrando fatos de sua vida, conforme o livro indicado "Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil)".
Os alunos poderão seguir o histórico da vida da artista e acompanhar as imagens de suas obras em cada período.
(Este livro foi adotado pela escola e adquirido pelos alunos, que fizeram a doação dos exemplares para a biblioteca do departamento de artes do colégio).
Desta forma, diversos alunos de outras séries também podem usufruir das obras coletivamente, o que enriquece muito as possibilidades visuais das aulas.
O professor deve dialogar com os alunos sobre as obras que despertarem maior interesse, explicando as influências do expressionismo em seus quadros.
Logo a seguir, deverá passar o vídeo que dá ênfase à obra Mulher de cabelos Verdes:
Distribuir aos alunos o encarte que vem solto do livro com a imagem desta obra, para que depois, em grupos, possam analisar a imagem com maior atenção.
Refletir com os alunos a respeito das características pictóricas e plásticas da obra para avaliar se eles perceberam áreas verdes e amarelas no rosto da mulher, quais são as características das pinceladas e linhas do fundo, se há dramaticidade nas cores, etc.
Desenho:
Motivação: o professor deverá perguntar-lhes se eles conhecem alguma mulher parecida
com esta em seu bairro, em sua família, em sua rua.
Perguntar se eles conhecem alguma mulher que ficaria interessante com cabelos verdes.
A partir daí, distribuir folhas de papel camurça na cor preta e orientá-los a desenhar uma mulher de sua imaginação, ou de memória ou até mesmo poderão recriar a imagem da obra da artista.
O desenho inicial da mulher deverá ser feito em lápis grafite no verso da folha de papel camurça, no lado branco (lado avesso).
Assim, o aluno poderá apagar o desenho sem problemas.
Com o esboço inicial pronto deverá seguir as orientações da próxima aula - aula 02.
Observe as imagens a seguir.
Aula 02 e Aula 03: Utilização de giz de cera e giz de quadro colorido sobre o fundo preto do papel camurça
Fase 1: Desenho branco sobre preto
Com o esboço pronto, o aluno deverá reforçar com o lápis os traços de contorno, fazendo maior pressão sobre o papel, tomando cuidado para não rasgá-lo.
Desta forma, seu desenho apare cerá do lado preto suavemente, de forma oposta.
O professor deverá orientar os alunos a passarem o lápis de cor branco sobre os traços principais do desenho no lado preto do papel camurça, podendo também ser feito com a ponta fina de um giz de cera branco.
Fase 02: Colorido com giz de cera e giz de quadro.
O professor deverá explicar aos alunos as diferenças do colorido com o giz de cera e com o giz de quadro sobre a superfície do papel camurça.
Ela se torna aderente ao giz de quadro, permitindo o esfumaçado, quando o aluno esfregar o dedo sobre um traço ou região.
Já o giz de cera fixa a cor sobre o papel com maior aderência e não permite gradações de tom.
O aluno deverá combinar as duas possibilidades no mesmo trabalho.
O fundo preto possibilita maior dramaticidade na expressividade das cores.
Recursos Complementares
Alguns sites para pesquisa sobre a artista:
Sugestões de livros:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
BRAGA-TORRES, Ângela. Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 2002.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Avaliação
■O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
■O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar o envolvimento com a proposta e o processo de criação, retratando as mulheres de cabelos verdes, verificando as idéias elaboradas, bem como a participação dos mesmos nas reflexões a partir de seus trabalhos prontos.
■Deverá observar: a capacidade de percepção, a habilidade em exercitar a memória, a imaginação e a expressividade mediante o jogo de cores sobre um fundo escuro.
■O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
Vida e obra
Guia prático para prof. nº 111
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