O Homem de Sete Cores
Autor: CLAUDIA MATOS PEREIRA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno entrará em contato com obras da artista brasileira Anita Malfati e perceberá seu estilo dinâmico, emocional, expresso em distorções das figuras humanas e de movimentos audaciosos e vigorosos.
Será capaz de realizar um trabalho com a figura humana neste contexto do expressionismo, utilizando o desenho e a aquarela sobre papel.
O objetivo é que o aluno crie a figura humana com distorções, buscando um traço particular.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula foi aplicada no 5º ano do Ensino Fundamental e não há pré-requisitos para a sua realização.
Como sugestão, o professor pode ver a aula neste Portal do Professor intitulada: "Mulher de Cabelos Verdes" e se achar viável, possa trabalhar os conteúdos e técnicas lá indicadas, previamente com os alunos.
Isto seria enriquecedor, mas esta aula também pode ser ministrada de forma independente.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: Conhecendo a artista Anita Malfatti
O professor poderá iniciar sua aula com este pequeno texto que se encontra na página 3 do livro indicado - "Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil)".
Os alunos poderão seguir o histórico da vida da artista e acompanhar as obras principais.
(Este livro foi adotado pela escola e adquirido pelos alunos, que fizeram a doação dos exemplares para a biblioteca do departamento de artes do colégio).
Texto:
"No início do século XX, a Arte Moderna começava a se espalhar pelo mundo, com o surgimento do Expressionismo, do Fovismo, do Cubismo e do Abstracionismo."
O Expressionismo, estilo dinâmico que deformava as imagens e refletia a emoção, agradou Anita Malfatti, uma jovem que saiu do Brasil para estudar pintura na Alemanha.
Numa de suas visitas ao museu de Dresden, ela observou que um dos artistas aplicava as cores diretamente na tela e que não misturava na paleta. Anita foi em busca do tal artista - Lovis Corinth - chamando-o de o 'homem de todas as cores'.
Começou, então, a pintar o que mais gostava: a figura humana.
O professor deverá pedir que os alunos observem a obra "o homem de sete cores" (óleo sobre tela/ 1915-16) na página 02 do livro, imagem apresentada logo a seguir:
Refletir com os alunos sobre as cores, as formas, sobre a deformação do corpo e analisar todos os comentários dos alunos a respeito, verificando quais os aspectos mais impactantes.
Logo a seguir, o professor poderá passar estes vídeos rápidos sobre as obras e uma exposição da artista:
Motivação:
Logo após, o professor deverá distribuir uma folha de papel canson ou cartolina branca para cada aluno e orientá-los a fazer um desenho, ocupando toda a folha, com uma figura humana - homem ou mulher - distorcidos.
Podem utilizar a imaginação ou basearem-se na obra da artista para recriarem a figura humana.
Dizer aos alunos que cada um fará "o seu homem de sete cores".
Recursos Complementares
Sugestão de vídeo:
Sugestões de livros:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
BRAGA-TORRES, Ângela. Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 2002.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Sugestões de sites para pesquisa sobre a artista:
Avaliação
■O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
■O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar o envolvimento com a proposta chegando à criação, retratando a figura humana distorcida, verificando as idéias elaboradas, as cores utilizadas, a pintura realizada.
■Observar: a capacidade de percepção, a habilidade em exercitar a memória, a imaginação e a expressividade mediante o jogo de cores com a aquarela, em um contexto expressionista.
■O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
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