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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, agosto 12, 2012

Consciência fonológica> Atividades> 12/08/12

Rimas e Afins

Exercícios para desenvolver a consciência fonológica são muito importantes.
A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada e de compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado.
Alguns exercícios simples ajudam a desenvolver a consciência fonológica:
- rimas;
- separar palavras em sílabas;
- identificar palavras com o mesmo som inicial;
- identificar palavras ou sílabas com o mesmo som final;
-contar os sons que fazem parte das palavras;
-manipular sons nas palavras (dizer fato, mas sem o f inicial).






Trabalho com consciência sonora
 de rimas através da música



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.
Duração das atividades
2 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que reconheçam as letras do alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
Primeiro você pode cantar ou mostrar para elas a música, sugestão “O sono dos bichos” do Hélio Marinho no CD Musistoriando: Professor (a) cante com seus alunos, talvez até fora da sala de aula, repetindo até que eles aprendam a música.
Você pode dramatizá-la junto com as crianças através dos elementos básicos da música ( ficar de pé, fingir que dorme sentado, girar todo o corpo, etc.).
Depois apresente para as crianças a versão escrita da música




MÚSICA: O SONO DOS BICHOS
COMPOSITOR: HÉLIO MARINHO



TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!



CAVALO DORME EM PÉ.
LEÃO DORME DEITADO.
O GALO É QUE É...
DORME EMPOLEIRADO.
EMPOLEIRADO. ( X 2)



TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!



BURRO DORME EM PÉ.
LOBO DORME DEITADO.
MORCEGO É QUE É...
DORME PENDURADO...
PENDURADO. ( 2 X)



TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!



ZEBRA DORME EM PÉ.
ONÇA DORME DEITADA.
A COBRA É QUE É...
DORME TODA ENROLADA...
TODA ENROLADA. ( X 2)



TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
HOMEM É QUE É...
DORME ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...



Junto com as crianças, analise no quadro a primeira parte da música ( estrofe), cante com eles devagar, mostre como a terminação de DEITADO e SENTADO são parecidas na escrita e no som da música, repetindo com as crianças esta parte da canção.
Faça o mesmo com a segunda parte, ou segunda estrofe.
Mas desta vez instigue as crianças a observarem o final das palavras e tentarem mesmo que sem conseguir ler ainda as palavras, no segundo pedaço, observar as terminações e colorir da mesma cor o final das palavras que possui o mesmo som.
Sucessivamente, faça como os demais parágrafos o mesmo exercício, sempre repetindo os trechos da canção com as crianças e ajudando-as a refletir sobre as terminações e rimas.
Agora, peça às crianças que completem a atividade abaixo, mesmo que elas copiem da letra original da música, mas ajude-as a refletir sobre os pedaços que compõe as palavras, a correspondência sonora e as semelhanças na escrita.



LEMBRE-SE DA MÚSICA “O SONO DOS BICHOS” E COMPLETE A LETRA DA MÚSICA ABAIXO:



TEM BICHO QUE DORME EM _______.
TEM ____________ QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE ______________ ATÉ...
___________ ATÉ...
SENTADO!
CAVALO DORME EM ______.
LEÃO DORME __________________.
O GALO É QUE É...
DORME __________________.
BURRO DORME EM ________.
LOBO DORME ________________.
MORCEGO É QUE É...
DORME ________________________...



Recursos Complementares
Cópias da letra da música e das atividades para as crianças.
Avaliação
Observar como as crianças processam a idéia de rimas, fazendo observações individuais durante o trabalho com a música e as reflexões coletivas que elas fazem diante das situações problemas propostas pela atividade







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