Rimas e Afins
Exercícios para desenvolver a consciência fonológica são muito importantes.
A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada e de compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado.
Alguns exercícios simples ajudam a desenvolver a consciência fonológica:
- rimas;
- separar palavras em sílabas;
- identificar palavras com o mesmo som inicial;
- identificar palavras ou sílabas com o mesmo som final;
-contar os sons que fazem parte das palavras;
-manipular sons nas palavras (dizer fato, mas sem o f inicial).
Trabalho com consciência sonora
de rimas através da música
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.
Duração das atividades
2 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que reconheçam as letras do alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
Primeiro você pode cantar ou mostrar para elas a música, sugestão “O sono dos bichos” do Hélio Marinho no CD Musistoriando: Professor (a) cante com seus alunos, talvez até fora da sala de aula, repetindo até que eles aprendam a música.
Você pode dramatizá-la junto com as crianças através dos elementos básicos da música ( ficar de pé, fingir que dorme sentado, girar todo o corpo, etc.).
Depois apresente para as crianças a versão escrita da música
MÚSICA: O SONO DOS BICHOS
COMPOSITOR: HÉLIO MARINHO
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!
CAVALO DORME EM PÉ.
LEÃO DORME DEITADO.
O GALO É QUE É...
DORME EMPOLEIRADO.
EMPOLEIRADO. ( X 2)
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!
BURRO DORME EM PÉ.
LOBO DORME DEITADO.
MORCEGO É QUE É...
DORME PENDURADO...
PENDURADO. ( 2 X)
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!
ZEBRA DORME EM PÉ.
ONÇA DORME DEITADA.
A COBRA É QUE É...
DORME TODA ENROLADA...
TODA ENROLADA. ( X 2)
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
HOMEM É QUE É...
DORME ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...
Junto com as crianças, analise no quadro a primeira parte da música ( estrofe), cante com eles devagar, mostre como a terminação de DEITADO e SENTADO são parecidas na escrita e no som da música, repetindo com as crianças esta parte da canção.
Faça o mesmo com a segunda parte, ou segunda estrofe.
Mas desta vez instigue as crianças a observarem o final das palavras e tentarem mesmo que sem conseguir ler ainda as palavras, no segundo pedaço, observar as terminações e colorir da mesma cor o final das palavras que possui o mesmo som.
Sucessivamente, faça como os demais parágrafos o mesmo exercício, sempre repetindo os trechos da canção com as crianças e ajudando-as a refletir sobre as terminações e rimas.
Agora, peça às crianças que completem a atividade abaixo, mesmo que elas copiem da letra original da música, mas ajude-as a refletir sobre os pedaços que compõe as palavras, a correspondência sonora e as semelhanças na escrita.
LEMBRE-SE DA MÚSICA “O SONO DOS BICHOS” E COMPLETE A LETRA DA MÚSICA ABAIXO:
TEM BICHO QUE DORME EM _______.
TEM ____________ QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE ______________ ATÉ...
___________ ATÉ...
SENTADO!
CAVALO DORME EM ______.
LEÃO DORME __________________.
O GALO É QUE É...
DORME __________________.
BURRO DORME EM ________.
LOBO DORME ________________.
MORCEGO É QUE É...
DORME ________________________...
Recursos Complementares
Cópias da letra da música e das atividades para as crianças.
Avaliação
Observar como as crianças processam a idéia de rimas, fazendo observações individuais durante o trabalho com a música e as reflexões coletivas que elas fazem diante das situações problemas propostas pela atividade
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