BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Faz e acontece no circo > Estímulos circenses e literários > Artistas do circo > 21/01/13


Faz e acontece no circo
Lalau e Laurabeatriz

Seguindo a tradicional brincadeira de uma-coisa-leva-a-outra, Lalau e Laurabeatriz, autores de Bem-te-vi, Girassóis, Fora da gaiola, Quem é quem e Uma cor, duas cores, todas elas, lançam mais um divertido poema ilustrado.
A história tem início quando um coelho foge da cartola do mágico e vai parar na jaula do leão.
 O leão tenta pegar o coelho, o domador tenta acalmar o leão, e o palhaço, por sua vez, ao tentar ajudar o domador, dá de cara no chão.
A partir daí, trapezistas, macacos, contorcionistas e cavalinhos tomam conta do picadeiro, em uma confusão capaz de fazer engasgar até o engolidor de espadas.
Livro aqui:
http://meninabonitadolacodefitazzzz.blogspot.com.br/2010/02/faz-e-acontece-no-circo.html
  Os Artistas do circo
■ Conhecer os profissionais de circo por meio de apreciação de vídeos.
■Elaborar um roteiro de entrevista.
■Construir um espetáculo circense.
■Representar papéis diferentes na dramatização.
Duração das atividades
1 semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Profissões.
Entrevista.
Leitura.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1
Apresente imagens/fotos de pessoas tralhando no circo.
As crianças devem observar as imagens e falar sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se conhecem alguém que trabalha em circo.




 
 
 
Após a conversa, assistir a um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do circo.
Sugestão de vídeo: A vida do artista de circo.
 ATIVIDADE 2
Converse com as crianças sobre o vídeo, chamando a atenção delas para o trabalho dos artistas de circo, seu modo de vida.
 Em seguida, proponha o registro por meio do desenho e de um texto coletivo. Em duplas, as crianças irão fazer o registro.
Depois, exponha os textos das duplas no mural da sala de aula.



ATIVIDADE 3
Leia para as crianças uma entrevista de pessoas que trabalham em circo.
Em seguida, converse com eles destacando os elementos que compõem uma entrevista.
Proponha a escrita de uma entrevista para as crianças, elas irão imaginar um momento de entrevista com um artista de circo.
Depois as crianças irão socializar a sua entrevista com as demais crianças da sala.
Se possível, leve as crianças ao circo para fazer as entrevistas.
Sugestão de uma entrevista para o professor ler com sua turma.
ATIVIDADE 4
Proponha a brincadeira de circo.As crianças irão decidir quais os artistas que gostariam de representar.
Oriente as crianças a criarem movimentos, mágicas, malabares para sua apresentação.
Organize uma lista de materiais, fantasias que o grupo poderá usar.
As crianças poderão representar mais de um personagem na brincadeira.
Pode-se organizar uma apresentação para outras turmas da escola.
Faça um texto coletivo com os alunos sobre esse estudo, digite o texto e distribua com os alunos para ler e ilustrar.
Recursos Complementares
Escola de Circo
História do Circo
Reportagem
Palhaço Carequinha
Avaliação
Durante as discussões coletivas, observe se as crianças relatam os nomes de profissionais que trabalham no circo, contribuem acrescentado informações para o roteiro da entrevista.
Na brincadeira de circo leve em consideração o envolvimento das crianças na representação registrando se elas participam de forma espontânea ou necessita de incentivo dos colegas e professores.
Apreciar um espetáculo de circo.
■Ampliar os conhecimentos relacionados à estrutura dos circos.
■ Cooperar com o grupo.
■Comparar diferentes moradias.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23250



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios