Coleção Comecinho
Ruth Rocha
Eduardo Rocha
Livro com textos de fácil entendimento para quem esta chegando agora ao mundo das letras.
Meu irmãozinho me atrapalha;
Meus lápis de cor são só meus;
Quando Miguel entrou na escola;
O dia em que Miguel estava triste.
Miguel está com três anos, e hoje é seu primeiro dia na escola, longe do papai e da mamãe. Para alegrar seu netinho, Ruth Rocha escreveu as histórias desta coleção.
Depois, o vovô Eduardo Rocha entrou na brincadeira e desenhou os netinhos Miguel e Pedro como se fossem tatus.
Miguel ficou com muito medo quando soube que iria para a escola.
Será que a professora era legal?
E as outras crianças?
O livro revela as dificuldades do cotidiano das crianças, facilitando aos leitores reconhecer os próprios sentimentos e lidar com as dificuldades
Livro
Livro
Vejam aqui pequenos textos para alfabetização:
Ah, essas despedidas...
Dizer “tchau” para os filhos já aperta o coração só de pensar.
A jornalista Mariana Ditolvo treinou bastante na licença-maternidade e achou que ia tirar de letra.
Até que o filho Miguel entrou na escola e...
Mariana Ditolvo
Vai ficar longe do seu filho?
10 dicas para tudo dar certo
1. Sempre diga a verdade
Dizer, por exemplo, que só vai até “ali” fazer uma coisinha e, na verdade, demorar horas para voltar, pode causar frustrações nas crianças e retardar o processo de aceitação. Assim, cada despedida vai se tornar um problema. E, sim, essa comunicação tem que acontecer desde bem pequenos: mesmo que eles não entendam completamente.
2. Controle sua ansiedade
O momento da despedida, no geral, é mais difícil para os pais do que para a própria criança. Cuide para que sua angústia e sua insegurança não reflitam diretamente no seu filho. Pais inseguros geram filhos inseguros. Esteja certa de que a pessoa com quem você deixará seu filho ou a escola que escolheu transmitam conforto.
3. Não saia de fininho
Sair à francesa pode fazer com que a criança demore a se adaptar à ausência dos pais. Esse tipo de atitude pode, segundo especialistas, produzir crianças inseguras e medrosas. Diga sempre “tchau”, mesmo que sem alarde. Ele precisa se sentir comunicado, importante. O Miguel chorou todas as vezes que saí escondido. Não valeu a pena.
4. Voltou? Comemore mesmo!
Se seu filho estiver acordado quando você retornar, mostre mesmo o quanto sentiu falta dele. Se estiver dormindo, jamais deixe de ir até ele também. Dê um beijo, ajeite a coberta e ele já vai saber que você esteve por perto. E terá uma noite tranquila.
5. Honre os horários
Um dia me atrasei no trabalho e, quando cheguei para pegar o Miguel, ele era a única criança na escola. Estava lá, sozinho, tocando tambor no colo de uma das berçaristas. Senti uma imensa vontade de chorar e ele demorou um tempo até festejar a minha volta. Faça de tudo para chegar no horário que marcou com ele, pois a demora é angustiante para a criança.
6. O adulto é você
Pode acontecer de seu filho tentar punir você pela ausência temporária. Vai usar artifícios como fingir não ver ou até conhecer você. É a saudade que virou mágoa. E é você que não pode reagir mal, para, claro, não reforçar a tristeza que ele ainda está sentindo. Encare a atitude com naturalidade e tente quebrar o gelo fazendo uma graça ou sugerindo uma brincadeira.
7. Presente todos os dias, não!
Vivemos buscando maneiras de agradar nossos filhos, claro. Mas os presentinhos para suprir nossa ausência é um tipo de erro que, além de criar um mau hábito de cobrar pela recompensa, pode fazer com que ele não manifeste seus reais sentimentos. Segundo os especialistas, facilita formar pessoas inseguras ou manipuladoras. Não quero dizer que não possamos fazer uma surpresa de vez em quando...
8. Acabaram as férias. E agora?
Os deliciosos períodos de convívio diário são seguidos de difíceis separações. É na hora de voltar à rotina que aparecem as dores de barriga, de cabeça, as cobranças. Aproveite ao máximo esses dias mais juntos, mas, quando eles acabarem, não se culpe. No fundo, as crianças gostam de suas atividades de rotina e ficam felizes em retomá-las.
9. Viaje sem dramas
Se você vai viajar e se ausentar por mais de um dia, seja honesta com seu filho. A pessoa que você confiou deixá-lo também é uma aliada. Para os menores, o que vai contar é ele se sentir seguro. Os mais velhos, a partir dos 5 anos, já conseguem ter noção de tempo e uma ideia é criar com ele um calendário, para ele ir contando os dias, mais em tom de brincadeira mesmo.
10. Jamais subestime o que ele sente
Chorar ou agarrar-se ao seu pescoço são reações naturais em crianças de qualquer idade. E o seu papel é sempre de acolhimento. Explique com amor e carinho, e quantas vezes forem necessárias!, que você tem que ir, mas que vai voltar.
Fontes: Ana Merzel, coordenadora de Psicologia do Hospital Albert Einstein (SP); Heloísa Chiattone, psicóloga do Hospital e Maternidade São Luiz (SP); Mariana Tichauer, psicóloga da Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico (Edac); Quézia Bombonatto, presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia
Projeto Comecinho
http://projetoslinguagemeafins.blogspot.com.br/2013/01/projeto-comecinho.html
Justificativa: Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim!!! Através dos primeiros passos é que um grande salto pode ser dado!!! Ao nos deparar com os desafios diários da educação infantil, podemos observar a importância de se adaptar a rotina diferenciada, onde as crianças aos poucos são apresentadas ao novo e inesperado mundo da aprendizagem, direcionada ao compartilhar emoções, materais e interagir com o espaço em que estão inseridos.
Objetivo Geral: Conhecer o espaço escolar, a rotina diária e adaptar - se aos conceitos pré - definidos de interação e boa convivência.
Objetivos específicos:
- Fazer pesquisas, conhecer heróis e vilões de nossa história;
- Desenvolver a oralidade e a escrita do alfabeto e descrever situações do cotidiano;
- Discernir o certo e o errado através de histórias e contos.
- Utilizar materiais descartáveis para desenvolver o senso de sustentabilidade e preocupação como o meio ambiente;
- Prevenir doenças como a dengue;
- Valorizar a cultura indígena pagã (chás, ervas, rezas) e nossos antepassados.
- Demonstrar o respeito pelo próximo e valorizar a cultura Cristã através da Páscoa.
- Adaptar - se a rotina da escola;
- Aprender conceitos básicos como os cuidados com material de uso pessoal e coletivo, a ida ao banheiro e o controle dos sfíncteres;
- Entender a importância de manter o interesse e a concentração durante as atividades coletivas, na contação de histórias e recreação.
Datas relacionadas: 01 Dia da mentira, 07 Dia Mundial da Saúde, 18 Dia do Livro Infantil e Monteiro Lobato, 19 Dia do Índio, 21 Tiradentes, 22 Descobrimento do Brasil, 22 Dia do Planeta Terra, 08 Páscoa.
Conteúdos:
Matemática: Noções de quantidade (numerais até 10).
Noções de grandeza (maior ou menor, alto ou baixo, curto ou comprido, grosso ou fino, largo ou estreito).
Noções de posição (longe ou perto, direita ou esquerda, na frente de ou atrás de, em cima ou em baixo, dentro ou fora).
Português: Conhecer o nome e o alfabeto, a literatura, personagens, interpretar histórias e situações do cotidiano.
Ciências: Conhecer o ciclo da natureza, o nascimento, as estações do ano e o clima.
Música: Cantar ritmos variados, referente a rotina escolar, a vida e os personagens das histórias apresentadas.
Natureza e sociedade: Conhecer o espaço onde vive, estuda e brinca. Respeitar limites e conviver com a diversidade.
Arte: Montar os ninhos de Páscoa, cartazes, calendário, artesanato com ovos, etc.
Educação Física: Trabalhar a expressão corporal como também as noções de espaço e tempo.
Culinária: Oficina de chocolate.
Atividades complementares:
- Apresentar aos alunos a rotina da escola através de contação de histórias, jogos, figuras, pintura, recorte e colagem, teatro, atividades dinâmicas e práticas (higienização pessoal, cuidados coletivos com os materiais da escola, etc).
- Utilizar o livro "Comecinho" para trabalhar os objetivos propostos pela escola através dos contos: "Quando Miguel entrou para a escola" e "Meus lápis de cor são só meus". de Ruth Rocha.
- Fazer atividades relacionas à Páscoa (catação de ovos, relacionar à vida e ao nascimento, visitas a feira de Páscoa, conhecer o coelho, etc).
Avaliação: Observações diárias da capacidade expressiva, durante a comunicação, as atitudes de ajuda e colaboração no cotidiano escolar, interesse e respeito pelas produções dos colegas e de uma imagem positiva em relação à proposta. Dar continuidade aos processos de aprendizagem por meio de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (casa/escola).
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