Esta é a história de uma zebra diferente.
Ela é bagunceira, mas adora se arrumar; leitora e que também adora escrever; animada, mas dorminhoca, cabeça de vento, mas imaginativa.
Seu caderno de listas, que enumera coisas de todo tipo - coisas amarelas, objetos que voam, coisas redondas e até rimas que não combinam -, procura ser um convite ao pequeno leitor à brincadeira.
| |
Uma zebra fora do padrão de Paula Browne,
Atividade: AQUI
Ouvindo: AQUI, AQUI
Sequência didática
AQUI
Criatividade desta turma: Uma elefantinha fora do padrão...
Ilustrações: Alberto Faria
Temática(s): diversidade cultural, relações familiares estruturantes, meio ambiente.
Sequência didática
AQUI
Criatividade desta turma: Uma elefantinha fora do padrão...
Outra zebra
A Zezé...
Autora: Ana Aventura
Temática(s): diversidade cultural, relações familiares estruturantes, meio ambiente.
PROJETO PEDAGÓGICO
Sinopse: Você sabia que as zebras se conhecem pelas listras?
Quando elas nascem, ficam com os pais, e somente com eles, para se habituarem às listras, porque depois será necessário reconhecê- los na confusão de listras que é a manada de zebras.
Mas imagine que, apesar dos esforços, isso não aconteça!
Ao longo dessas divertidas páginas cor-de-savana, repletas de diversidade africana, você vai descobrir as peripécias da zebra Zezé…
Introdução
Objetivo geral
Objetivo geral
Este projeto tem por objetivo levar o aluno a desenvolver o conceito de identidade e família através da observação de imagens e costumes das zebras.
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade possibilitando a identificação de si mesmo e do próximo;
- Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
- Conhecer o animal zebra e suas características gerais;
- Levar a criança a perceber suas características e comparar as diferenças que existem entre elas;
- Proporcionar por meio de uma visita pedagógica momentos de conhecimento do meio e comparação com diferentes animais;
- Observar fotos, imagens e situações;
- Tomar medidas de precaução para evitar desencontros com a família;
- Respeitar e valorizar a diversidade humana e estruturas familiares;
ESPAÇO CLIQUE
- Utilizar a tecnologia como forma de registro;
SUGESTÃO SEQUENCIA DIDÁTICA
Atividade prévia
Identifique titulo da obra, autor e biografia, gênero textual, editora etc.
a) Promova uma pesquisa sobre o animal Zebra e suas peculiaridades:
- Características físicas;
- Habitat;
- Tempo de vida;
- Alimentação.
b) Faça uma visita ao zoológico para observar a zebra e outros animais. Solicite que cada aluno reproduza com sucata o animal que foi de seu maior apreço, registrando também algumas curiosidades
c) No livro a Zebra Zezé de A. Ventura e Alberto Faria, a zebrinha sempre se perdia. Retome a leitura dessa página com os alunos e questione o que deve ser feito quando você se perde dos pais em locais públicos e o que podemos fazer para evitar que isso ocorra.
Promova uma dramatização simulando uma entrevista. Separe os alunos em duplas, onde um será o entrevistador e ou entrevistado. Os papéis podem ser trocados. O importante é que sejam feitos questionamentos como o nome dos pais ou responsáveis, seu endereço e telefone.Caso seja detectado que os alunos não sabem essas informações, uma pesquisa deve ser feita e os alunos deverão decorar esses dados pessoais.
Sem esquecer de citar medidas de precaução para não se perder em locais públicos como: andar sempre de mãos dadas, ficar próximo dos responsáveis, na praia sempre utilizar roupas bem coloridas e chamativas, combinar pontos de encontro etc.
d) Segundo o dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, identidade é o conjunto de características que distingue uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá–la. No livro A Zebra Zezé uma estratégia utilizada pelos pais para reconhecer sua família foi o desenho dos membros com suas singularidades físicas.
Leve até a sala material de pesquisa e observação para uso das crianças referentes às diferentes características físicas dos seres humanos, permitindo a observação de igualdades e diferenças do grupo (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, cor dos olhos, cabelos, altura, comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas etc.).
Entregue a cada aluno um circulo em papel cartão e solicite que eles completem com varetas, utilizando a imaginação
e) Faça um dado da identidade. Em cada face do dado a criança deve reproduzir as características de um amigo destacando suas singularidades. Assim, os amigos serão pequenos bonecos que os representam. Para iniciar a brincadeira basta que os alunos joguem o dado e adivinhem quem está reproduzido ali.
f) O nome próprio nos acompanha no decorrer de nossas vidas. É um elemento que compõe a personalidade do ser humano. Faça com os alunos um móbile com foto e nome da criança. Você pode personalizá-lo utilizando o fundo de uma garrafa pet, cortada e enfeitada com gliter.
g) Complete a imagem de um R. G. com seus alunos. Inclua também uma foto.
h) Solicite uma foto da família e explore as diferentes estruturas familiares. Faça como Zezé e observe as outras famílias também falando sobre atividades que gostam de fazer juntos. Este deve ser um momento de aprendizagem, respeitando a diversidade de famílias e atividades diferentes que praticam juntos.
Com as fotos, faça um mural.
i) Promova jogos na sala para despertar a observação e atenção dos alunos como:
- Um aluno deve sair da sala, enquanto este se encontra fora as crianças podem trocar de lugar, de roupa, ou acrescentar algum objeto pessoal. O aluno que se encontrava ausente deve relatar as mudanças que aconteceram dentro da sala de aula.
Também utilize jogo dos sete erros (disponibilize duas imagens com apenas 7 aspectos diferentes).
j) Finalize o projeto com uma exposição de todos os registros. Deixe em uma sala específica passando no aparelho de televisão a entrevista efetuada pelos alunos.
ESPAÇO CLIQUE
- Utilizando uma máquina filmadora grave as entrevistas efetuadas pelos alunos solicitando seus dados pessoais.
Multimídia
Filme Madagascar
Duração (1h20min)
Gênero: animação, aventura, comédia
Sinopse e detalhes do filme
O leão Alex é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Gloria, sempre passaram a vida em cativeiro e desconhecem o que é morar na selva. Curioso em saber o que há por trás dos muros do zoológico, Marty decide fugir para explorar o mundo. Ao perceberem a fuga do amigo, Alex, Gloria e Melman decidem partir à sua procura. O trio encontra Marty na estação Grand Central do metrô, mas antes que consigam voltar para casa são atingidos por dardos tranquilizantes e capturados. Eles são embarcados em um navio rumo à África, onde serão colocados em liberdade por um grupo de humanos que quer tirar os animais da vida estressante em cativeiro. Após um grupo de pinguins, que também está no navio, sabotá-lo, o grupo vai parar na ilha de Madagascar, onde precisa encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.
Curiosidades
As listras das zebras são sempre iguais?
As listras das zebras são sempre iguais?
Não. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais.
Foi à forma que a natureza lhes deu para se defender dos predadores. O maior predador da zebra são os leões e outros felinos.
Acontece que esses caçadores, quando estão se preparando para atacar, se fixam em um único animal e depois partem para o ataque. As zebras, ao perceberem à investida, começam a correr e como elas estão em manadas, as listras começas a se misturar em um movimento que deixa qualquer atacante confuso e até hipnotizado. Eles perdem o referencial. Ou seja, é uma defesa bem eficaz…
Avaliação
A avaliação acontece paulatinamente através da mudança de hábitos e atitudes, cumprimento de tarefas e registros visando:
A avaliação acontece paulatinamente através da mudança de hábitos e atitudes, cumprimento de tarefas e registros visando:
- O conhecimento de si, dos outros colegas, e do animal em foco, neste caso a zebra;
- Compreensão do conceito de família e respeito à diversidade;
Atividade
do livro
Uma
zebra fora do padrão
Autora
Paula Browne
Será que esta _____,
Debaixo da coberta,Vai ficar
de pé?
Quando a fome aperta!
E vai direto pra ______
Preparar o seu café!
O que faz essa danada
Na _________ cheia d’água
_________ a espuma pelo
chão?
Toma um banho perfumado
E sopra _______ de sabão!
Mas que zebra bagunceira!
Dá até gosto ver a
__________ feliz,
No meio da sala, sacudindo os ______!
Eta, ________animada!
Que rebola ________
E não pensa em mais nada!
Para onde vai esta zebra
levada
Com um ________ de aba larga
E um vestido de _________?
A lugar ______________!
Esta zebra inventa moda,
Ela ________ pra chuchu!
A zebrinha lê bastante,
Nesta _______ nem tem pó!
Mas precisava ler tudo
De uma vez só?
- Opa, zebra! O que você
está fazendo agora?
-Estou _________ uma
lista.
- Lista do quê? Do que você
tem pra fazer?
-Não - respondeu
________.
O que será,então,
Que esta zebra
____________.
Tanto anota no caderno
Desta forma ______________?
Deixe-me dar uma
___________...
....UAU! Mais que
imaginação!
Esta zebra não perde tempo!
E eu nem __________ pensado
Que tinha tanta coisa legal
Nesta cabeça de ___________!
COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS ABAIXO
ZEBRINHA - DORMINHOCA
- COZINHA - - VENTO
BANHEIRA – - BOLHAS
- QUADRIS – ZEBRA -
ESPALHANDO - SOZINHA
- CHAPÉU -
URUBU
NENHUM - OLHADA - DESLIGADA -
INSPIRADA
INVENTA - ESTANTE
- ESCREVENDO -
DESPREOCUPADA –
IMAGINAÇÃO -
HAVIA
LEITURA FEITA PELOS ALUNOS, EM DUPLA, DAS LISTAS DA
ZEBRINHA.
LISTAS DE:
COISAS REDONDAS
BOTÃO
LUA CHEIA
UMBIGO
TAMPA DE
PANELA
BOLA DE
FUTEBOL
UVA –
LARANJA- MAÇÃ LIMÃO
O PINGO DA
CHUVA DEPOIS DE FAZER PLOFT NO CHÃO
BOLHA DE
SABÃO
LISTAS DE:
TUDO QUE VOA
BORBOLETA
PIPA
AVIÃO DE
PAPEL
BALÃO
PENSAMENTO
SEMENTE DE
GIRASSOL
NUVEM
BALANÇO DA
PRACINHA
LISTAS DE: RIMA QUE NÃO COMBINA
FERRAMENTA COM
PIMENTA
PIPOCA COM
COROCA
CAFUNÉ COM
JACARÉ
FLAUTA COM
ASTRONAUTA
PIANO COM
PELICANO
REPOLHO COM
PIOLHO
FADA
MADRINHA COM CACA DE GALINHA
ESCRITA DOS ALUNOS
LISTAS DE:
Fonte: Recebi via email do grupo sugestões de atividades.
Link para essa postagem
olá este texto que vc escreveu é a historia uma zebra fora do padrao ou é adaptada?
ResponderExcluirAs informações publicadas da zebra eu trouxe das fontes indicadas. Não é de minha autoria.
ResponderExcluir