BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 18, 2011

Pintores e Afins - Picasso - 18/05/11


PABLO PICASSO
“Troça com traços”
Abujamra, Adriana

Picasso
Desde pequeno
Fazia troça
Com traços
Parece piada,
Mas dizem que é pura verdade.
A primeira palavra que disse foi:
“Lápis”.
E zapt!
Não parou mais.
Desenhava as touradas da Espanha,
Cavalos,bonecas.
Menino Levado.
Cresceu,
Foi para Paris.
Impressionado com a cidade,
Registrou tudo o que viu.
Mas um grande amigo partiu
E com ele as cores.
Sobrou o azul,
Quadros de dores.
Logo conheceu uma moça.
Na tela branca,
A paixão vermelha
Corou de rosa sua paleta.
Mas a fase mais engraçada
Foi a cubista.
Picasso embaralhou as formas,
Brincou com as normas.
Cubismo,
Mosaicos,
Caquinhos,
Pedaços.
Na época
Foi aquele estardalhaço.
Desenhou perfil de frente
Pôs bumbum no lugar dos braços,
Fez tudo diferente.
Arte não é fotografia
Que registra o modelo real
Tal e qual.
Na tela
A imagem que fica
É Picasso e
Não tem igual.

Estudo do poema


Projeto Pitanguá 4ªs. Editora Moderna



Alegria do saber, 4ªs. Anina Fittipaldi e outros, Editora Scipione

Conheça algumas obras de Picasso:

Que tipo de sentimento essas obras despertam em você?
As cores e as formas são as que você esperava ver em quadros com estes títulos?
Retrato de Dora Maar

Menina com barco

Mulher com flor

Em que os quadros são semelhantes?
Qual dos quadros você prefere? Justifique sua resposta
Retrato de Olga na poltrona

Mulher com leque
Alegria do saber, 4ªs. Anina Fittipaldi e outros, Editora Scipione

Aula: Desenhos e pinturas
Objetivos:
-estimular a expressão e a representação das idéias, plasticamente ou em textos;
-explorar programas de informática para a produção de trabalhos;
-utilizar a Internet em atividades pedagógicas: pesquisa e publicações das produções;
-navegar no portal EducaRede para conhecer trabalhos dos colegas.
:: Conteúdos trabalhados:
-Em sala de aula
-Na sala de Informática
- Biografia
- Cubismo
- Sólidos geométricos
- Planificação (figuras geométricas)
- Ângulos, arestas e bases - Aplicativos: apresentação e uso de recursos do programa Paint
- Internet: pesquisa em sites indicados pela professora
- EducaRede: pesquisa nos materiais de Arte e Cultura do Assunto é... e Educalinks
- Visita e publicação na seção Galeria de Arte
:: Atividades propostas:
1 - Leitura e pesquisa em diversas fontes selecionadas pela professora (livros, sites):
-observação de imagens pintadas por Picasso;
-bibliografia e outras informações sobre o pintor.
2 - Produção de material na sala de aula e na sala de informática:
-colagem com diversos materiais;
-textos informativos e narrativos;
-uso de ferramentas do programa de desenhos digitais Paint;
-confecção de livro de formas geométricas.
:: Descrição das atividades usando o programa de desenhos digitais
A imagem “A queda de Ícaro”, de Picasso, foi utilizada para a exploração de linhas e figuras. Posteriormente, a história e imagens do mito “Dédalo e Ícaro” permitiram a contextualização de parte da pintura de Picasso e a reflexão pelos alunos sobre a representação de partes de um acontecimento.
A partir desse momento, os estudantes deveriam fazer como Picasso: representar partes de uma história.
As crianças criaram suas representações a partir do livro “O pote vazio”, de Demi, que trata de valores como sinceridade, honestidade e humildade.
Após a leitura, os alunos seguiram para o computador e representaram parte desse conto de origem chinesa.
As produções foram feitas utilizando o programa de desenhos digitais Paint e depois foram publicadas na Galeria de Arte do EducaRede.
1º momento:
-abrir o programa Paint;
-explorar as ferramentas;
-produzir desenhos;
-corrigir a escrita;
-salvar os trabalhos;
-escrever título, autor e texto da produção.
2º momento:
-navegar no portal EducaRede;
-conhecer a Galeria de Arte;
-realizar as publicações na Galeria de Arte e Cultura.



 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios