BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, setembro 16, 2011

Leitura de poemas> Primavera> 16/09/11

A leitura de poesias na escola
leitura de poemas
Autor: Marilda C.B.Oliveira
Co-autor: Regina Célia M.Salomão Brodbeck
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Sensibilizar o leitor para a leitura de poesia.
2. Identifcar poesia na imagem e no poema.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura
Estratégias e recursos da aula
1ª Etapa
1. Apresentar a imagem abaixo, usando uma transparência no retroprojetor ou em um slide, em power point.

undefined

2. Leitura da imagem. Pedir aos alunos para observarem a imagem.Através de um diálogo com os alunos, pedir para eles identificarem:
1.1.O que a imagem apresenta?
1.2. quais são os elementos que compõem a imagem?
1.3. Atribua um sentido para o beija flor e um outro para a flor.
1.4. Que significa a cor vermelha da flor?
1.5. O que você pensa ao ver esta imagem?
1.6. E o que você sente?
1.7.È o beija flor que beija a flor ou é a flor que beija o beija flor? Justifique a sua resposta.
1.8. O que pode ser visto como poesia, nesta imagem?
1.4. Esta imagem faz parte do cotidiano de muitas pessoas.Há beleza, nesta imagem?
Obs.: Considerar todas as respostas, de acordo com as justificativas.
È importante que o professor comente e enriqueça as opiniões dos alunos, sem no entanto assumir um ponto de vista definitivo.

2ª Etapa
1. Apresentação em Power point
Após as discussões acima, apresentar o poema de José Paulo Paes “Mistério de amor” primeiro em power point, observando a imagem em cada um dos slides.
Depois fazer a leitura em voz alta de cada um dos versos, escritos no slide.


2. Qual é o mistério de amor que aparece no poema que você viu/leu,nesta apresentação?
3. Há uma relação amorosa entre o beija flor e a flor? Por quê?
4. Para você, quem é mais importante, a flor ou beija flor? Comente a sua escolha.

3ª Etapa
Organize a turma em grupo de 04 alunos para ler e analisar o poema "Mistério de Amor".
O grupo deverá fazer interpretar o poema e depois organizar uma apresentação oral para os seus colegas.
Para fazer este trabalho, o grupo poderá se orientar a apartir das questões propostas abaixo.

Poema: “Mistério de amor”, Paulo Paes
É o beija-flor
que beija a flor
ou é a flor
que beija o beija-flor?

1. Discuta com os seus colegas as questões propostas a seguir.
3.1. Qual é o tema do poema?
3.2. Explique o título do poema, “Mistério de Amor”.
3.3.Identifique o objetivo comunicativo principal do autor.
3.4. Há rima e métrica neste poema?
3.5.O que torna este texto uma poesia? Justifique o seu ponto de vista.
3.6. Imagine e depois responda:
a) como o poeta construiu esse poema?
b) O poeta usou elementos do cotidiano ou um conhecimento mais elaborado para fazer este poema?
c) O que é poesia, neste poema?
d) O que é ser poeta?
e) Quais recursos o poeta usou para construir este poema?
Avaliação
O professor deverá pedir aos alunos que escrevam, individualmente, um conceito de poesia.
Em seguida, os alunos deverão ler para os seus colegas o que escreveram.
O professor poderrá escrever, no quadro, os pontos semelhantes e divergentes.
Pedir para os alunos escolherem os conceitos mais adequados e colarem no quadro mural da sala.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios