A leitura de poesias na escola
leitura de poemas
Autor: Marilda C.B.Oliveira
Co-autor: Regina Célia M.Salomão Brodbeck
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Sensibilizar o leitor para a leitura de poesia.
2. Identifcar poesia na imagem e no poema.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura
Estratégias e recursos da aula
1ª Etapa
1. Apresentar a imagem abaixo, usando uma transparência no retroprojetor ou em um slide, em power point.
2. Leitura da imagem. Pedir aos alunos para observarem a imagem.Através de um diálogo com os alunos, pedir para eles identificarem:
1.1.O que a imagem apresenta?
1.2. quais são os elementos que compõem a imagem?
1.3. Atribua um sentido para o beija flor e um outro para a flor.
1.4. Que significa a cor vermelha da flor?
1.5. O que você pensa ao ver esta imagem?
1.6. E o que você sente?
1.7.È o beija flor que beija a flor ou é a flor que beija o beija flor? Justifique a sua resposta.
1.8. O que pode ser visto como poesia, nesta imagem?
1.4. Esta imagem faz parte do cotidiano de muitas pessoas.Há beleza, nesta imagem?
Obs.: Considerar todas as respostas, de acordo com as justificativas.
È importante que o professor comente e enriqueça as opiniões dos alunos, sem no entanto assumir um ponto de vista definitivo.
2ª Etapa
1. Apresentação em Power point
Após as discussões acima, apresentar o poema de José Paulo Paes “Mistério de amor” primeiro em power point, observando a imagem em cada um dos slides.
Depois fazer a leitura em voz alta de cada um dos versos, escritos no slide.
2. Qual é o mistério de amor que aparece no poema que você viu/leu,nesta apresentação?
3. Há uma relação amorosa entre o beija flor e a flor? Por quê?
4. Para você, quem é mais importante, a flor ou beija flor? Comente a sua escolha.
3ª Etapa
Organize a turma em grupo de 04 alunos para ler e analisar o poema "Mistério de Amor".
O grupo deverá fazer interpretar o poema e depois organizar uma apresentação oral para os seus colegas.
Para fazer este trabalho, o grupo poderá se orientar a apartir das questões propostas abaixo.
Poema: “Mistério de amor”, Paulo Paes
É o beija-flor
que beija a flor
ou é a flor
que beija o beija-flor?
1. Discuta com os seus colegas as questões propostas a seguir.
3.1. Qual é o tema do poema?
3.2. Explique o título do poema, “Mistério de Amor”.
3.3.Identifique o objetivo comunicativo principal do autor.
3.4. Há rima e métrica neste poema?
3.5.O que torna este texto uma poesia? Justifique o seu ponto de vista.
3.6. Imagine e depois responda:
a) como o poeta construiu esse poema?
b) O poeta usou elementos do cotidiano ou um conhecimento mais elaborado para fazer este poema?
c) O que é poesia, neste poema?
d) O que é ser poeta?
e) Quais recursos o poeta usou para construir este poema?
Avaliação
O professor deverá pedir aos alunos que escrevam, individualmente, um conceito de poesia.
Em seguida, os alunos deverão ler para os seus colegas o que escreveram.
O professor poderrá escrever, no quadro, os pontos semelhantes e divergentes.
Pedir para os alunos escolherem os conceitos mais adequados e colarem no quadro mural da sala.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.