BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, setembro 16, 2011

Flores nas artes > 16/09/11

Flores nas artes
Autor: Renata Oliveira
Co-autor: Nelson Vieira da Fonseca Faria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ A importância das flores;
■ Sobre imagens de flores pintadas ou desenhadas por artistas ao longo dos tempos;
■ Comparar as imagens e discutir sobre a representação de flores nas artes;
■ Criar imagens de flores;
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Estratégias e recursos da aula
1º atividade:
Para esta aula, seria interessante que ocorresse um trabalho interdisciplinar, como por exemplo, com ciências para falar dos aspectos, funções e características de diferentes flores.
Colocar os alunos assentados em círculos e começar uma conversa sobre flores.
Eles podem comentar se gostam de flores, de quais mais gostam, se sabem cuidar delas, onde eles as vêem com mais frequência e etc.
Esta conversa é bastante interessante para despertar o interesse deles para o assunto.
O professor pode mostrar muitas imagens de flores para os alunos.
Neste momento é interessante mostrar imagens de trabalhos artesanais além de obras de arte.
Pedir que observem como elas são representadas por cada artesão ou artista, quais as cores mais utilizadas, se as flores pintadas se parecem com as flores reais ou o artista as representa da forma que acha melhor.
Este momento pode ser encaminhado de acordo com a dinâmica da turma, sempre pedindo a participação e comentários dos alunos na observação das reproduções;


Flores de meias de seda



Flores de crochê




Girassóis - Van Gogh





Flores - Van Gogh




Girassóis - Van Gogh



 
Irises - Van Gogh


Para casa pode-se pedir que as crianças desenhem sua flor preferida;

2º atividade:
Retomar a conversa da aula anterior sobre as flores.
Neste momento pode-se mostrar o desenho da flor preferida pedindo que cada um comente seu trabalho para a turma;
Os alunos então deverão receber folhas em grande formato (nas turmas de 1º ano do Colégio de Aplicação João XXIII, optamos por trabalhar com Canson em formato A3).
A partir das diversas imagens que foram mostradas na aula anterior pedir que cada um crie um desenho com o tema flores.
Neste momento é interessante retirar as imagens utilizadas para que cada um crie de acordo com a sua vontade e não por cópia.
É importante reforçar que o desenho em grande formato deve ocupar o espaço da folha, oferecendo grandes áreas para a pintura.
Posteriormente, cada um deverá finalizar seu trabalho usando tinta, que pode ser guache ou aquarela.
Pode-se fazer uma grande exposição na escola dos trabalhos realizados pelos alunos.

3a atividade:
Os alunos devem desenhar uma flor em um papel A4.
Esta flor deve ser finalizada com a colagem de bolinhas de papel crepon confeccionadas pelo próprio aluno.
Ela deve ser recortada do papel e colada em um palito de churrasco pintado de verde.
Os palitos podem ser fixados em placas de isopor ou em bolinhas de argila para que possa ficar de pé.
O professor deve montar um "Jardim da turma" em uma área da escola, fazendo uma exposição diferente dos trabalhos.
Avaliação
Avaliar interesse e envolvimento com as atividades.
Observar a participação dos alunos durante o diálogo acerca das obras de arte e posteriormente a sua capacidade de ocupar o espaço da folha em grande formato com o desenho e pintura.
Avaliar sua flor confeccionada para o jardim e principalmente sua coordenação motora fina através da confecção das bolinhas de papel crepon.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios