BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, março 09, 2012

Olimpíadas> Aula especial> Rio 2016> Londres2012>09/03/12



Aula informativa para olimpíadas
 no Rio de Janeiro em 2016
Pode ser adaptada para Londres 2012



Olimpíadas: Rio de Janeiro, 2016!
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre as Olimpíadas, em especial a que será realizada no Rio de Janeiro (Brasil) no ano de 2016, além de conhecimentos acerca de pesquisa em diferentes fontes de informação (sites, jornais e revistas) e leitura e escrita.



Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.

Estratégias e recursos da aula



- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.



Motivação:
Sugerimos que os alunos sejam divididos em duplas ou trios para que as atividades possam ser realizadas no Laboratório de Informática.
Para dar início às discussões destas aulas, um dia antes da realização destas aulas, o professor deverá pedir que os alunos recortem de jornais, revistas (Fig. 1), panfletos entre outros materiais, algo sobre a realização dos “Jogos Olímpicos e Paraolímpicos” que ocorrerá no Rio de Janeiro no ano de 2016






Figura 1- Imagem de uma capa de revista de circulação nacional



Observação: É importante que o professor traga também algumas reportagens para o caso de algum aluno que não tenha levado possa ter material para realizar a atividade!
Feito isso, no dia destas aulas, o professor deverá pedir que os alunos mostrem o material que trouxeram, bem como o que sabem sobre este tema, já que nos últimos dias, os meios de comunicação (impressos e televisivos) têm dado ênfase a este assunto.



Atividade 1
Em seguida, após a apresentação dos alunos sobre as “reportagens” e seus conhecimentos acerca do assunto que trouxeram, o site (Fig. 2) postado abaixo deverá ser acessado pelas duplas ou trios formados.
Neste site há uma reportagem que aborda o tema da conquista do Brasil em sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e também uma reportagem de um tele jornal que tem a duração de 1’03 (um minuto e três segundos) que versa sobre este assunto.



Link do site:









Figura 2- Imagem do site acima



Depois de fazer a leitura da citada reportagem, o vídeo que se encontra neste mesmo site deverá ser transmitido aos alunos. Em seguida, sugerimos que uma discussão a respeito do assunto seja provocada pelo professor, para que os alunos possam opinar, dizer o que entenderam, bem como expressar eventuais dúvidas, para que o desenvolvimento das próximas atividades não seja prejudicado.



Atividade 2
Neste momento, cada dupla deverá realizar uma pesquisa na Internet, entre outras fontes - Atlas, livros didáticos, jornais, revistas e etc., sobre os Jogos Olímpicos para que o tema das aulas seja melhor estudado e aprofundado.

Os temas sugeridos para a realização das pesquisas são:



1. O que são os Jogos Olímpicos (definição);



2. Jogos Olímpicos (breve histórico);



3. Cidades que já sediaram os Jogos Olímpicos;



4. Paraolimpíadas (o que é);



5. Rio 2016 (campanha da cidade em sediar os jogos);



6. Rio 2016 (preparativos)



Abaixo estão indicados alguns sites para a realização das pesquisas. Ressaltamos que, os números são referentes aos temas, por exemplo, para a pesquisa do tema 1 (O que são os Jogos Olímpicos – definição) sugerimos dois sites.





















5 e 6.



6.










Após a realização das pesquisas, cada grupo deverá elaborar um jornal mural sobre o tema de sua pesquisa (um dos seis elencados acima), para que posteriormente todos os outros grupos da sala de aula, bem como os demais alunos da escola, conheçam um pouco sobre todos os temas sugeridos.



Atividade 3



O jornal mural deverá ser construído por todos os alunos, ainda em grupos (anteriormente estabelecidos). Cada um dos grupos após ter efetuado as pesquisas propostas deverá neste momento, elaborar uma reportagem para compor o jornal mural.
As reportagens deverão conter textos escritos, além de imagens (fotos, desenhos).
Sugerimos que as reportagens sejam elaboradas no computador, por meio de editores de texto, como, por exemplo, o “Microsoft Word”. É importante que as fontes das buscas (links dos sites das reportagens) sejam citadas em cada uma das reportagens elaboradas pelos grupos, como por exemplo:
Após a imagem colocar as seguintes informações:



Disponível em: (colocar o endereço do site). Acesso em: (colocar a data – dia, mês e ano).



Recursos Complementares
A aula “Escrevendo e lendo com o jornal mural” poderá ser trabalhada com os alunos em outra oportunidade:






Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos, desde os dias em que antecederam o desenvolvimento destas aulas, já que os alunos ficaram responsáveis por buscar reportagens entre outros materiais sobre o tema dos Jogos Olímpicos.
Ao final das atividades (elaboração do texto jornalístico) o professor deverá avaliar se cada dupla ou trio foi capaz de desenvolver as atividades propostas (seu tema de pesquisa) com competência e, sobretudo perceber a importância que os Jogos Olímpicos tem no cenário esportivo mundial, bem como a importância de um país sediar estes jogos.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios