BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, julho 22, 2012

Salada,saladinha> Corda> Folclore>Ginástica rítmica>Brincadeira popular>Aula remota/PDF>22/07/12



Livro salada,saladinha
Maria José Nóbrega
Editora Moderna

As parlendas de 'Salada, saladinha' visam despertar para a dimensão lúdica da linguagem.
As parlendas apresentas na obra convidam o leitor a entrar num jogo estimulante de imaginação, criatividade e a interação com o outro.

Brincando com a corda da ginástica rítmica desportiva.

  O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Identificar o aparelho corda da ginástica rítmica desportiva
■Vivenciar os elementos corporais obrigatórios da corda na GRD;
■Utilizar o aparelho corda como possibilidade lúdica, de criação e relação social dentro dos trabalhos de ginástica;
■Vivenciar as habilidades corporais para manusear a corda na prática da ginástica rítmica desportiva.

Duração das atividades
150 minutos ou 3 aulas.

Estratégias e recursos da aula
Material para esta aula:
■Aparelho de som;
■Aparelho corda da GRD para todos os alunos;
■CDs de músicas variadas (se possível pedir aos alunos, em aula anterior, para que tragam CDs de músicas que eles gostem);
■Aparelho de DVD se for escolha do professor, ilustrar a aula com vídeos sugeridos.
Para que os alunos identifiquem o aparelho corda, as possibilidades de movimentos e seus possíveis elementos corporais, o professor deve propor um estudo sobre jogos e brincadeiras que a utilizam como brinquedo.

Atividade 1
O jogo da serpente: dois alunos seguram a corda e a chacoalham produzindo um movimento que se assemelha com o da cobra em deslocamento.
Propor a vivência dessa brincadeira.
Quando a corda tocar os pés de alguém, este aluno sairá da brincadeira.
A brincadeira termina quando sobrar um.
Essa brincadeira é ótima para introduzir, ludicamente, os possíveis conceitos sobre salto com o aparelho corda na GRD.
Repetir a brincadeira variando o chacoalhar da corda: hora vertical e hora horizontal.
Dessa maneira o aluno saltará hora para cima (buscando altura), hora para frente (buscando distância).
Ao final da brincadeira o professor deve colocar para a turma, a importância da atleta de GRD saber saltar e manusear o aparelho ao mesmo tempo.

Atividade 2
O jogo salada – saladinha: dois alunos batem a corda (realizar o elemento corporal circundução). Um colega de cada vez se coloca no meio da corda para começar a brincadeira.
A corda começa a ser batida e todos cantam a música: salada saladinha bem temperadinha sal pimenta (até esse momento a corda mantém um ritmo suave e constante) fogo (quando é cantada a palavra fogo a velocidade de circundução da corda aumenta consideravelmente forçando o participante a acelerar seus saltos).
Possibilitar que toda a turma participe da brincadeira (batendo e pulando a corda).
Essa brincadeira é ótima para trabalhar ritmo e precisão para a execução dos elementos corporais do aparelho corda da GRD.

Atividade 3
Passando por baixo da corda: dois alunos irão segurar a corda paralela ao chão.
O restante da turma formará uma fila.
Um aluno de cada vez tentará passar por baixo da corda, sem flexionar os joelhos, usando a hiperextensão da coluna para isso.
A cada ciclo da brincadeira (toda a fila de alunos passarem por baixo da corda) a altura da corda é reduzida até que ninguém mais consiga passar.
O movimento característico da brincadeira deve ser destacado pelo professor por sua importância nos trabalhos de GRD.

Atividade 4
Propor o pique polícia e ladrão: adaptar o mecanismo de prender o ladrão para: o professor construirá um laço com a corda (um laço para cada policial).
Os policiais deverão arremessar a corda para, envolvê-la e assim efetuar a prisão do ladrão, evitando o uso das mãos.
O professor deverá identificar, após a brincadeira, os elementos corporais lançamento e recuperação do aparelho corda na GRD e familiarizá-los com o seu manuseio, que é instável flexível e leve.

Atividade 5
O professor deverá identificar os principais elementos corporais do aparelho corda e sugerir que os alunos repitam cada um deles.
Possibilitar a vivência e relacionar possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos (lembrar aos alunos que o alto desempenho das atletas de GRD exige treinamento pesado e diário, evitando frustrações dos alunos devido à dificuldade em executar alguns elementos).
Sugestão, assistir ao vídeo “Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010” em recursos complementares.
A seguir sugerem-se dois quadros.
O primeiro relaciona a quantidade e o elemento corporal.
O segundo quadro fica a critério do professor escolher, quais dentre os que se encontram nas regras relacionadas aos elementos corporais serão utilizadas pelos alunos.
Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e propor que eles montem uma sequência de movimentos com o aparelho corda.
A sequência de movimentos deverá apresentar:
Ordem
Elementos corporais com o aparelho
Quantidade
1
Série de saltito por dentro da corda.
1
2
Escapada.
2
3
Rotação.
1
4
Movimento em oito.
1
5
Lançamento e recuperação.
2
Atenção: cada grupo deverá escolher uma música para compor e orientar a harmonia dos movimentos.
REGULAMENTOS (relação elemento corporal e o manejo do aparelho).
ELEMENTOS CORPORAIS
ELEMENTOS APARELHO
• falta de elevação
• forma indefinida
• forma não fixada
• recepção pesada
• empunhadura incorreta
• desenho indefinido
• plano indefinido
• contato involuntário com o corpo ou o solo
• forma indefinida
• forma não fixada
• desequilíbrio
• quadril deslocado
• empunhadura incorreta
• falta de amplitude no manejo
• contato involuntário com o corpo
• rolamento com sobressalto
• forma indefinida
• forma não fixada
• desequilíbrio
• quadril deslocado
• empunhadura incorreta
• plano incorreto
• contato involuntário com o corpo ou solo
• rolamento incorreto (sobressalto e/ou vibração)
• forma indefinida
• forma não fixada
• falta de amplitude no movimento
• falta de continuidade no movimento
• empunhadura incorreta
• falta de amplitude no manejo
• plano indefinido
• contato involuntário com o corpo
• forma indefinida
• recepção pesada
• falta de continuidade no movimento
• empunhadura incorreta
• falta de amplitude no manejo
• plano indefinido
• contato involuntário com o corpo
Obs.: O professor deve relativizar as regras levando em consideração a possibilidade de movimentação dos alunos.
Ao final da atividade cada grupo apresentará para o restante da turma sua sequência de movimentos.
A avaliação sobre o desempenho de cada grupo será feito por toda a turma, neste momento. Sugere-se que a turma esteja em roda.

Recursos Complementares
Vídeo Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010:
  
 Avaliação
■Verificar se os alunos identificaram o aparelho corda da ginástica rítmica desportiva;
■Avaliar se a vivência dos alunos, relativa aos elementos corporais obrigatórios da corda na GRD, foi satisfatória;
■Identificar se os jogos e brincadeiras, utilizados como recurso pedagógico, aperfeiçoou a aprendizagem dos alunos durante a aula sobre o aparelho corda, como possibilidade lúdica, de criação e interação social.

 
Brincando com cordas e diferentes tipos de bolas


Pulando corda


Salada ,saladinha

Atividades
Projeto



Tem mais
Canção para pular corda: AQUI
Percepção tátil: Ensino remoto: AQUI , AQUIAQUI
Atividade PDF: AQUI
Memorizando parlendas: AQUI
Projeto: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios