Livro salada,saladinha
Maria José Nóbrega
Editora Moderna
As parlendas de 'Salada, saladinha' visam despertar para a dimensão lúdica da linguagem.
As parlendas apresentas na obra convidam o leitor a entrar num jogo estimulante de imaginação, criatividade e a interação com o outro.
As parlendas apresentas na obra convidam o leitor a entrar num jogo estimulante de imaginação, criatividade e a interação com o outro.
Brincando com a corda da ginástica rítmica desportiva.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Identificar o aparelho corda da ginástica rítmica desportiva
■Vivenciar os elementos corporais obrigatórios da corda na GRD;
■Utilizar o aparelho corda como possibilidade lúdica, de criação e relação social dentro dos trabalhos de ginástica;
■Vivenciar as habilidades corporais para manusear a corda na prática da ginástica rítmica desportiva.
Duração das atividades
150 minutos ou 3 aulas.
Estratégias e recursos da aula
Material para esta aula:
■Aparelho de som;
■Aparelho corda da GRD para todos os alunos;
■CDs de músicas variadas (se possível pedir aos alunos, em aula anterior, para que tragam CDs de músicas que eles gostem);
■Aparelho de DVD se for escolha do professor, ilustrar a aula com vídeos sugeridos.
Para que os alunos identifiquem o aparelho corda, as possibilidades de movimentos e seus possíveis elementos corporais, o professor deve propor um estudo sobre jogos e brincadeiras que a utilizam como brinquedo.
Atividade 1
O jogo da serpente: dois alunos seguram a corda e a chacoalham produzindo um movimento que se assemelha com o da cobra em deslocamento.
Propor a vivência dessa brincadeira.
Quando a corda tocar os pés de alguém, este aluno sairá da brincadeira.
A brincadeira termina quando sobrar um.
Essa brincadeira é ótima para introduzir, ludicamente, os possíveis conceitos sobre salto com o aparelho corda na GRD.
Repetir a brincadeira variando o chacoalhar da corda: hora vertical e hora horizontal.
Dessa maneira o aluno saltará hora para cima (buscando altura), hora para frente (buscando distância).
Ao final da brincadeira o professor deve colocar para a turma, a importância da atleta de GRD saber saltar e manusear o aparelho ao mesmo tempo.
Atividade 2
O jogo salada – saladinha: dois alunos batem a corda (realizar o elemento corporal circundução). Um colega de cada vez se coloca no meio da corda para começar a brincadeira.
A corda começa a ser batida e todos cantam a música: salada saladinha bem temperadinha sal pimenta (até esse momento a corda mantém um ritmo suave e constante) fogo (quando é cantada a palavra fogo a velocidade de circundução da corda aumenta consideravelmente forçando o participante a acelerar seus saltos).
Possibilitar que toda a turma participe da brincadeira (batendo e pulando a corda).
Essa brincadeira é ótima para trabalhar ritmo e precisão para a execução dos elementos corporais do aparelho corda da GRD.
Atividade 3
Passando por baixo da corda: dois alunos irão segurar a corda paralela ao chão.
O restante da turma formará uma fila.
Um aluno de cada vez tentará passar por baixo da corda, sem flexionar os joelhos, usando a hiperextensão da coluna para isso.
A cada ciclo da brincadeira (toda a fila de alunos passarem por baixo da corda) a altura da corda é reduzida até que ninguém mais consiga passar.
O movimento característico da brincadeira deve ser destacado pelo professor por sua importância nos trabalhos de GRD.
Atividade 4
Propor o pique polícia e ladrão: adaptar o mecanismo de prender o ladrão para: o professor construirá um laço com a corda (um laço para cada policial).
Os policiais deverão arremessar a corda para, envolvê-la e assim efetuar a prisão do ladrão, evitando o uso das mãos.
O professor deverá identificar, após a brincadeira, os elementos corporais lançamento e recuperação do aparelho corda na GRD e familiarizá-los com o seu manuseio, que é instável flexível e leve.
Atividade 5
O professor deverá identificar os principais elementos corporais do aparelho corda e sugerir que os alunos repitam cada um deles.
Possibilitar a vivência e relacionar possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos (lembrar aos alunos que o alto desempenho das atletas de GRD exige treinamento pesado e diário, evitando frustrações dos alunos devido à dificuldade em executar alguns elementos).
Sugestão, assistir ao vídeo “Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010” em recursos complementares.
A seguir sugerem-se dois quadros.
O primeiro relaciona a quantidade e o elemento corporal.
O segundo quadro fica a critério do professor escolher, quais dentre os que se encontram nas regras relacionadas aos elementos corporais serão utilizadas pelos alunos.
Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e propor que eles montem uma sequência de movimentos com o aparelho corda.
A sequência de movimentos deverá apresentar:
Ordem
Elementos corporais com o aparelho
Quantidade
1
Série de saltito por dentro da corda.
1
2
Escapada.
2
3
Rotação.
1
4
Movimento em oito.
1
5
Lançamento e recuperação.
2
Atenção: cada grupo deverá escolher uma música para compor e orientar a harmonia dos movimentos.
REGULAMENTOS (relação elemento corporal e o manejo do aparelho).
ELEMENTOS CORPORAIS
ELEMENTOS APARELHO
• falta de elevação
• forma indefinida
• forma não fixada
• recepção pesada
• empunhadura incorreta
• desenho indefinido
• plano indefinido
• contato involuntário com o corpo ou o solo
• forma indefinida
• forma não fixada
• desequilíbrio
• quadril deslocado
• empunhadura incorreta
• falta de amplitude no manejo
• contato involuntário com o corpo
• rolamento com sobressalto
• forma indefinida
• forma não fixada
• desequilíbrio
• quadril deslocado
• empunhadura incorreta
• plano incorreto
• contato involuntário com o corpo ou solo
• rolamento incorreto (sobressalto e/ou vibração)
• forma indefinida
• forma não fixada
• falta de amplitude no movimento
• falta de continuidade no movimento
• empunhadura incorreta
• falta de amplitude no manejo
• plano indefinido
• contato involuntário com o corpo
• forma indefinida
• recepção pesada
• falta de continuidade no movimento
• empunhadura incorreta
• falta de amplitude no manejo
• plano indefinido
• contato involuntário com o corpo
Obs.: O professor deve relativizar as regras levando em consideração a possibilidade de movimentação dos alunos.
Ao final da atividade cada grupo apresentará para o restante da turma sua sequência de movimentos.
A avaliação sobre o desempenho de cada grupo será feito por toda a turma, neste momento. Sugere-se que a turma esteja em roda.
Recursos Complementares
Vídeo Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010:
Avaliação
■Verificar se os alunos identificaram o aparelho corda da ginástica rítmica desportiva;
■Avaliar se a vivência dos alunos, relativa aos elementos corporais obrigatórios da corda na GRD, foi satisfatória;
■Identificar se os jogos e brincadeiras, utilizados como recurso pedagógico, aperfeiçoou a aprendizagem dos alunos durante a aula sobre o aparelho corda, como possibilidade lúdica, de criação e interação social.
Brincando com cordas e diferentes tipos de bolas
Pulando corda
Salada ,saladinha
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.