BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, outubro 21, 2012

Azambrózia> Receitas culinárias mágicas>Estímulos literários>21/10/12




Azambrózia
Uma bruxinha atrapalhada

Receitas culinárias: reconhecendo o gênero

Reconhecer o gênero receitas culinárias, através de atividades relacionadas.
Ler e interpretar uma história a respeito de receitas culinárias.
Produzir uma receita culinária demonstrando dominar as especificidades desse gênero.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha sido apresentado ao gênero Receitas Culinárias.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor apresentará a gravura abaixo para os alunos, informando-lhes que essa é a bruxinha atrapalhada Azambrózia e que eles irão conhecer a história dela.







Assim, o professor contará a seguinte história:



AZAMBRÓZIA - UMA BRUXINHA ATRAPALHADA
(Autoras: Angiolina Bragança e Isabela Carpaneda )



Azambrózia é uma bruxa pra lá de atrapalhada.
Não há bruxaria que com ela dê resultado.
Quem se animar a experimentar, coitado!Pode acabar...desmiolado.
Os pozinhos da bruxa Azambrózia mais parecem uma bomba.
É só misturá-los e... Bum!!!
É tanto barulho, tantas coisas indo para os ares, que até os vizinhos correm assustados.
E quem se arrisca a beber as misturas milagrosas de Azambrósia, pensando que vai ficar mais forte, mais bonito, mais encantador, mais tudo ... aí, então, que desilusão!
Sabe o que acontece?
Os cabelos arrepiam, os olhos esbugalham, o bigode cresce e a boca desaparece. Cruzes!!!
Que bruxinha atrapalhada!
E tudo dava errado porque as receitas de bondade e de maldade estavam na mesma gaveta. Azambrózia fazia uma confusão!
Até que um dia resolveu:
--- Vou separar tudo direitinho!
Momento 2
Os alunos realizarão atividades em duplas relativas à história acima apresentada.
Para realizar essa tarefa, eles receberão uma cópia do texto, disposto em partes embaralhadas, as quais os alunos ordenarão e comporão a história ouvida.
1) Responda de acordo com a história:
a) Quem é Azambrózia?
b) Com o que se parecem os pozinhos da bruxa?
c) O que acontece com as pessoas que bebem a mistura da bruxa?
d) Por que as receitas de Azambrózia dão errado?
2) Reescreva as frases substituindo a palavra grifada por outra de sentido contrário:
■Algumas pessoas querem ficar fortes.
■Outras pessoas querem ficar bonitas.
■Muita gente acha que a bruxa é má.
3) Marque as palavras que possuem o mesmo sentido:
a) Que bruxa atrapalhada!
( ) controlada
( ) confusa
( ) esperta.
b) Você pode acabar desmiolado.
( ) doido
( ) tranquilo
( ) aflito
4) Escreva V para frases verdadeiras e F para frases falsas.
( ) As receitas da bruxa ficavam separadas.
( ) A bruxa fazia muito barulho.
( ) Azambrózia criava magias atrapalhadas.
( ) Os vizinhos não ligavam para o barulho da bruxa.
5) Numere os acontecimentos da história:
( ) As magias de Azambrózia nunca davam certo.
( ) As receitas de Azambrózia ficavam misturadas numa gaveta.
( ) Toda vez que a bruxa misturava as coisas, ia tudo pelos ares.
( ) Azambrózia é uma bruxinha que fazia muitas magias.
6) Dê a sua opinião: o que Azambrózia pode fazer para que suas receitas não dêem errado?
Momento 3
O professor perguntará aos alunos:
■Vocês querem conhecer uma receita de Azambrózia que não deu certo?
Em um data-show a receita a seguir será projetada para os alunos:





Ensopado azedo de sapo seco
Ingredientes:
■15 sapos secos
■15 batatas podres.
■2 litros de caldo de morcego.
■1 xícara de ovos de sapo.
■1 pitada de unhas de dragão.
■1 copo de leite podre.
Modo de fazer:
Cozinhe os sapos e as batatas no caldo de morcego até ficarem macios.
Tempere com os ovos de sapo, junte a pitada de unhas de dragão e o leite podre.
Prove. Se não estiver bem azedo, acrescente mais um pouco de leite podre.
Rendimento:
1 caldeirão cheio.
(Receita retirada do livro: Português uma proposta para o letramento, autora Magda Soares, p.191)
Momento 4
Para trabalhar o gênero receita, o professor questionará aos alunos oralmente.
■Quais são as partes dessa receita?
■É possível uma receita não ter alguma dessas partes?
■O que contém na parte "ingredientes"?
■O que é o "modo de fazer"?
■O que é "Rendimento" de uma receita?
■Para que a bruxa precisava seguir uma receita?
■E vocês costumam utilizar receitas? Ou conhecem alguém que as utiliza?
Momento 5
O professor proporá aos alunos escreverem uma receita (uma POÇÃO MÁGICA) para Azambrózia coletivamente utilizando os ingredientes abaixo:






Momento 6
Após esse modelo de escrita de receita coletiva, os alunos poderão escrever uma receita de bruxa individual em uma folha, como a seguir:







As receitas dos alunos serão corrigidas pelo professor e poderão compor um livro de bruxarias.
Momento 7
O tema receitas de bruxa poderá ser trabalhado também nas aulas de Matemática.
O professor poderá utilizar a quantidade dos ingredientes para trabalhar números, problemas matemáticos e conceitos como dobro, triplo e dúzia.
Um exemplo de um problema matemático a partir desse tema é o seguinte:
■A Bruxa Azambrózia quer dobrar a receita de "Ensopado de sapo".
Anote os ingredientes que ela irá utilizar.
Recursos Complementares
Caso o professor queira ampliar essa aula para trabalhar com informática também, encontrará no site abaixo um jogo relacionado à poções mágicas.
Avaliação
O professor avaliará se os alunos responderam às questões de interpretação de texto com desenvoltura.
Observará se eles reconhecem a estrutura e a função do gênero receitas, através de suas respostas orais no momento 4.
Verificará se eles conseguem produzir receitas na escrita coletiva e individual desse gênero.

Aqui tam mais atividade:














Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios