BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, novembro 09, 2012

As duas amigas >Diversidade> Estímulos literários>09/11/12




Rosane Svartman

Uma história sobre amizade e sobre como lidar com as diferenças.
 Ilustrações interagem com o texto e com o leitor, convidando-o a entrar na história: são cores, formas e texturas encantadoras.
O livro conta a história de Maria, melhor amiga de Alice, e Alice, melhor amiga de Maria.
Maria e Alice são duas meninas muito diferentes, mas que têm muita coisa em comum.
Andam sempre juntas. Brincam e se divertem, compartilham segredos, dividem aventuras.
Entre muitas brincadeiras, as duas têm a brincadeira preferida: jogar saquinho.
Maria e Alice não ficam um dia sem se verem.
Até que, conforme cresciam, começaram a ter interesses diferentes, atividades diferentes, novos amigos. Com isso acabaram se afastando.
Como a vida é cheia de encontros, desencontros e reencontros, o mesmo tempo que as afastou, acaba reaproximando as amigas de infância.
Uma história linda e emocionante que mostra o valor das grandes amizades e da importância de manter os velhos amigos.
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2012/03/melhores-amigas.html
Livro aqui

AMIZADE E SOLIDARIEDADE


Construir o conceito de amizade e solidariedade;
Desenvolver competências sociais;
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Discutindo o que as crianças entendem por amizade e solidariedade
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá questionar o grupo sobre o que acham que é amizade e solidariedade.
De acordo com o que as crianças vão apontando o professor irá registrando no quadro ou em um cartaz.
É importante que esses questionamentos sejam guardados para que ao final do estudo sejam confrontados com o que foi aprendido.


2° MOMENTO – Ouvindo a música: É tão lindo
Entregamos para cada criança a letra da música: É tão lindo


É Tão Lindo
A Turma do Balão Mágico
Composição: Al Kasha/Joel Hirschhorn/Edgard Poças


Se tem bigodes de foca Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, heim!
-Rum! Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá...
Mas se é amigo
Não precisa mudar
É tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro, adoro
Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo...
Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo, né tio?
-É!
Mas se é amigo de fato
A gente deixa como ele está...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
É tão bom se gostar
E eu adoro!
É claro!
Bom mesmo é a gente encontrar
Um bom amigo...
São os sonhos verdadeiros
Quando existe amor
Somos grandes companheiros
Os três mosqueteiros
Como eu vi no filme...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
Deixa assim como está
E eu adoro e agora
Eu quero poder lhe falar
Dessa amizade que nasceu
Você e eu!
Nós e você!
Vocês e eu!
E é tão lindo!...
-Tio!
-Heim!
-É legal ter um amigo, né?
-É maravilhoso
Mesmo que ele tenha Bigodes de foca
E até um nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo tio, lembra?
-Orelhas de camelo?
-É tio!
-É mesmo, orelhas de camelo!
Mas é um amigo, não é?
-É!
-Então não se deve mudar!
Escolhemos essa letra pois fala das relações entre as pessoas além de destacar a importância de se respeitar as diferenças, que para você ser amigo de alguém não precisa mudar.


3º MOMENTO – Refletindo as nossas atitudes
Nesse momento o professor reune o grupo de crianças e apresenta algumas situações do cotidiano das mesmas, tais como:
Uma criança que modifica alguma atitude em função da exigencia de outra para assim ser sua amiga;
Se criança A é amiga de B então não pode ser amiga de criança C;
Criança A escuta sua amiga Criança B que apresentou-se bastante triste;
Criança A e B se dispuseram a ficar no momento o parque com criança C sentados no solário pois a criança C estava impossibilitada de ir brincar pois tinha machucado a perna.
Essas são apenas algumas situações possíveis de ser apresentadas, de acordo com a realidade de cada escola poderá ser modificada.
Depois de cada apresentação o professor traz a discussão para o grande grupo fazendo com que todos reflitam sobre as atitudes apresentadas.


4º MOMENTO –Correio da amizade
Depois de evoluir bem as discussões o professor apresenta para o grupo o correio da amizade.
 O professor traz uma caixinha coberta e deixa na sala.
Essa atividade poderá ser realizada de duas maneiras.
1- O professor poderá realizar um sorteio com os nomes das crianças(estilo amigo secreto ou amigo aculto) e sugerir que as crianças enviem mensagens para o amigo que a criança sorteou.
2- O professor deixa livre para que as crianças escrevam mensagens para quem elas queiram.


5º MOMENTO - Avaliando esses momentos
O professor reune o grupo de crianças, apresenta as questões iniciais, expostas no estudo, e discute com as crianças o que as mesmas aprenderam se perceberam se modificaram as suas atitudes etc.


Recursos Complementares
Indicamos como literatura complementar para esse conjunto de aulas os livros:


Pedro e Tina- Uma Amizade Muito Especial
Autor: Stephen Michael King
e
Seja um bom amigo
Autor(a): Christine Adams


Avaliação
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Participaram da construção dos conceitos de Amizade e Solidariedade;
Modificaram as suas ações com relação, principalmente, ao grupo.




Amizade, afetividade e alfabetização


Produzir uma história em quadrinhos;
■ Expressar sentimentos por meio de músicas;
■ Manifestar afetividade no contato com outras crianças;
■ Produzir um texto em ordem alfabética;
■ Participar de uma brincadeira chamada Correio do Amigo.
Vejam tudo no link abaixo








O valor da amizade!


Nesta aula o aluno poderá compreender o que significa a amizade, e qual a sua importância às pessoas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas, ainda, para se trabalhar a escrita, a oralidade, a crítica e a sociabilidade dos alunos.




AMIZADE: UM BEM QUE NÃO TEM PREÇO


Valorizar a importância da amizade para a vida;
- Descobrir que a amizade é uma construção diária e que pode ser cultivada ao longo dos anos;
- Reconhecer a escola com um espaço privilegiado para se fazer amigos;
- Identificar valores presentes nas relações de amizade: verdade, respeito, solidariedade, amor, dentre outros.







Amizade: na música na música e literatura
Adaptações by Krika
Autor: Vilma Aparecida Gomes  
Conhecer textos que tratam do mesmo tema sob diferentes perspectivas;
 Ler e interpretar narrativas que abordam o tema amizade;
Conhecer a música Canção da América
Pesquisar biografia
Recursos
• Música: “Canção da América” – Milton Nascimento
• Leitura do livro:  As duas amigas
Atividade 1
Motivação
Para motivar a leitura do livro Duas amigas, o professor exibe em datashow a música “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, disponível em:
Os alunos ouvem a música mais de uma vez, observando as imagens do vídeo.
Em seguida, o professor distribui a cópia para os alunos cantarem.
Segue a letra da música

Canção da América
Amigo é coisa para se guardar
Abaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir


Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou


Amigo é coisa pra se guardar
Ao lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração


Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar


Atividade 2 – em dupla
Laboratório de Informática
Para conhecer a biografia de Milton Nascimento e a origem da letra da música, o professor orienta os alunos para que leiam os links:


Atividade 3 – em dupla
Com base nos textos lidos: letra da música, biografia e sobre a origem da música, o professor pede aos alunos que anotem no caderno:
a) Trechos da vida de Milton que lhes chamaram a atenção.
b) A origem do título Canção da América.
c) Os significados da amizade presentes na letra da música, exemplificando com versos.
Discutir entre eles as seguintes questões:
1º) Há possibilidade de haver grandes amizades entre pessoas de origem sócio-cultural, raças,gostos, opinião, interesses, idade e profissão diferentes?
2º) É possível nos sentirmos amigos de animais? Explique


Atividade 4
Dispor a turma em círculo para socialização e discussão das respostas.
Instigar os alunos debater as questões subjetivas, com o objetivo de permitir que ouçam pontos de vistas diferentes.
Para isso, o professor deve mediar o debate, fazendo inscrição dos nomes daqueles que desejam expressar sua opinião.
Assim, eles aprendem a ouvir o outro e garante a fala do aluno.


Atividade 5
Leitura do  livro
Após a leitura do livro, o professor dispõe a turma em círculo e promove um breve debate sobre as histórias, perguntando se gostaram do livro, o objetivo é permitir que eles conversem e expressem suas impressões a respeito da obra.
Sugestões:
Fazer um perfil da cada menina
Uma menina é branca  e a outra negra. Falar sobre diversidade e sobre o valor da amizade, pois para elas não tinha cor.
Sobre o conflito : Elas fizeram outras amizades, adquiriram outros interesses, que não eram mais comuns.
 Elaborar um breve resumo sobre o final das história, expressando sua opinião.
Debate:
É possível nos identificarmos e nos tornarmos amigos de pessoas muito diferentes de nós?
O professor deve mediar o debate, para que todos expressem sua opinião e saibam ouvir e respeitar a opinião do colega.


Avaliação
Verificar, durante as atividades, se os alunos compreenderam e perceberam diferenças e semelhanças entre a amizade das personagens.
Identificar valores presentes nas relações de amizade: verdade, respeito, solidariedade, amor, dentre outros.


Verificar se ao final dos trabalhos os alunos compreederam que podemos e devemos ter amizades diversas, principalmente porque nosso mundo é povoado por várias raças e etnias diferentes.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios