Não é apenas com seus professores ou com seus pais que você aprende.
Ao ligar a televisão, folhear revistas, livros ou acessar a internet, você está entrando em contato com textos de instrução, que são aqueles que ensinam a fazer todo tipo de coisa: desenhar, criar um brinquedo com sucata, fazer um prato especial, uma dobradura, etc.
Verbos usados para dar instruções:
Leia alguns trechos do texto que ensina a fazer dobraduras:
“Dobre ao meio e desdobre”
“Vire toda a dobradura...”
“Agora mostre toda a sua habilidade e faça uma pintura bem legal”
A função dos verbos é dar instruções (ordens) ao leitor de como fazer.
Para fazermos um prato culinário precisamos consultar a receita culinária para sabermos como o prato é preparado e a quantia certa de cada ingrediente.
Ao ligar a televisão, folhear revistas, livros ou acessar a internet, você está entrando em contato com textos de instrução, que são aqueles que ensinam a fazer todo tipo de coisa: desenhar, criar um brinquedo com sucata, fazer um prato especial, uma dobradura, etc.
Verbos usados para dar instruções:
Leia alguns trechos do texto que ensina a fazer dobraduras:
“Dobre ao meio e desdobre”
“Vire toda a dobradura...”
“Agora mostre toda a sua habilidade e faça uma pintura bem legal”
A função dos verbos é dar instruções (ordens) ao leitor de como fazer.
Para fazermos um prato culinário precisamos consultar a receita culinária para sabermos como o prato é preparado e a quantia certa de cada ingrediente.
Assim sendo é também um texto instrucional, pois nos apresenta o material necessário para a execução da receita, e o modo de fazer, passo a passo.
Vamos apresentar uma receita culinária de brincadeira somente para você perceber que se trata de um texto instrucional:
Vamos apresentar uma receita culinária de brincadeira somente para você perceber que se trata de um texto instrucional:
Poção da infelicidade
Ingredientes:
1litro de lágrimas;
2 xícaras de chá de inveja;
3 colheres de sopa de mágoa;
1 colher de café de angústia
Modo de fazer:
Ferva as lágrimas.
Acrescente a inveja e mexa bem.
Sem parar de mexer, acrescente a mágoa e a angústia.
Deixe ferver mais cinco minutos.
Desligue e deixe esfriar.
Atenção: Não prove, pois uma colher de sopa equivale a um dia de infelicidade!
Agora, continuando a brincadeira escreva uma receita para combater a poção da bruxa.
Siga as instruções:
Dê um nome para a receita;
Coloque os ingredientes e as quantidades;
Explique o modo de fazer.
Ingredientes:
1litro de lágrimas;
2 xícaras de chá de inveja;
3 colheres de sopa de mágoa;
1 colher de café de angústia
Modo de fazer:
Ferva as lágrimas.
Acrescente a inveja e mexa bem.
Sem parar de mexer, acrescente a mágoa e a angústia.
Deixe ferver mais cinco minutos.
Desligue e deixe esfriar.
Atenção: Não prove, pois uma colher de sopa equivale a um dia de infelicidade!
Agora, continuando a brincadeira escreva uma receita para combater a poção da bruxa.
Siga as instruções:
Dê um nome para a receita;
Coloque os ingredientes e as quantidades;
Explique o modo de fazer.
RETRATO FALADO
Quando é necessário fazer o reconhecimento de uma pessoa, e se não há uma foto dela, usa-se como recurso o retrato falado.
Os interessados (vítimas ou testemunhas) dão informações detalhadas sobre a pessoas para um desenhista, que elabora o retrato procurando ser fiel às descrições. Nesse caso, o texto de instrução é oral e precisa oferecer ao desenhista todos os detalhes que o retrato deve conter. Quanto mais detalhes puderem ser descritos, mais chances existem de se localizar a pessoa procurada.
Para isto é importante usarmos adjetivos para a descrição.
Quando é necessário fazer o reconhecimento de uma pessoa, e se não há uma foto dela, usa-se como recurso o retrato falado.
Os interessados (vítimas ou testemunhas) dão informações detalhadas sobre a pessoas para um desenhista, que elabora o retrato procurando ser fiel às descrições. Nesse caso, o texto de instrução é oral e precisa oferecer ao desenhista todos os detalhes que o retrato deve conter. Quanto mais detalhes puderem ser descritos, mais chances existem de se localizar a pessoa procurada.
Para isto é importante usarmos adjetivos para a descrição.
Exemplo: È uma mulher. Ela tem cabelos, olhos, sobrancelhas,
boca, nariz e orelhas. Há uma pinta embaixo do olho dela.
Vejam a diferença agora:
È uma mulher morena, muito bonita, Ela tem cabelos longos, ondulados, castanho-escuros. Seus olhos são azuis e sua pele é branca. Ela tem uma pinta pequena embaixo do olho esquerdo. Suas sobrancelhas são cerradas e alongadas. Seus lábios são grossos e vermelhos. Seu nariz é pequeno e suas orelhas delicadas.
Faça agora o retrato:
Bibliografia:
Criar e Aprender – um projeto pedagógico - 3º ano
Annelyz Lopes e Izolda Bollmann - Editora FTD
Vejam a diferença agora:
È uma mulher morena, muito bonita, Ela tem cabelos longos, ondulados, castanho-escuros. Seus olhos são azuis e sua pele é branca. Ela tem uma pinta pequena embaixo do olho esquerdo. Suas sobrancelhas são cerradas e alongadas. Seus lábios são grossos e vermelhos. Seu nariz é pequeno e suas orelhas delicadas.
Faça agora o retrato:
Bibliografia:
Criar e Aprender – um projeto pedagógico - 3º ano
Annelyz Lopes e Izolda Bollmann - Editora FTD
Aula
Pipa na escola
Papagaiada
Empinar papagaio é uma coisa das mais gostosas. E se, por brincadeira, o vento resolvesse cortar as linhas? Eta confusão danada...
Interessante! Pipas ilustradas como estímulos à leitura
Muito legal!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.