Breve no blog Projetos Linguagem e Afins
DROGAS: Tô fora!
Autor: Paulo R.M.Ribeiro
Co-autores: Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aprender sobre as drogas, tendo a oportunidade de refletir acerca dos danos físicos e emocionais que elas geram, e da importância de dizer não às mesmas.
Além disso, estas aulas podem ser profícuas para se trabalhar a oralidade, a escrita e o senso crítico dos alunos.
Duração das atividades: Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Estratégias e recursos da aula:
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!
Motivação:
Para iniciar a aula o professor poderá passar um vídeo de 8 minutos e 5 segundos, aos alunos intitulado “Episódio 4 drogas Cocaína” Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=pjly_G9PQE8.
Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo.
Para tanto poderá empregar algumas perguntas, tais como:
• Que droga o texto abrange?
• De onde está droga é extraída?
• A cocaína já foi usada como?
• O uso medicinal da cocaína é recomendado?
• O que acontece com o cérebro de quem usa a cocaína?
• O que a cocaína traz ao organismo?
• Ela é perigosa? Por quê?
• Ela vicia?
• Como saber que uma pessoa está tendo overdose?
ATIVIDADE 1
Após o diálogo e manifestação dos alunos, o professor solicitará que eles formem grupos de 3 pessoas.
Cada integrante dos grupos receberá tiras de papel e canetas coloridas para a realização de uma atividade, cujo o intuito é estimular a reflexão dos alunos sobre os motivos que levam uma pessoa a usar drogas.
Assim, cada grupo deverá identificar o maior número de motivos que as pessoas empregam para fazer uso das drogas sem censura, e que escreva cada um deles em uma tira de papel em letra legível e bem grande.
Quando todos os grupos tiverem finalizado o professor solicitará que eles colem estas tiras em cartolinas, as quais serão afixadas na lousa.
Feito isso, o professor deverá ler estes motivos tirando os repetidos, solicitando que os alunos expliquem o porquê de suas escolhas.
Concluído isso, o professor indagará os alunos se concordam ou não com os motivos que foram elencados, e o porquê.
Visa-se neste momento estimular a participação, o diálogo, a crítica, e sobretudo, a reflexão dos motivos apresentados.
ATIVIDADE 2
Em seguida, sugerimos que o professor distribua o texto “Em busca do porquês” , disponível em:
http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.5.html , para os grupos.
Cada grupo deverá discutir o texto, e com base nele deverão responder a algumas questões por escrito:
• Como as drogas entram na vida do adolescente? Por quê alguns adolescentes começam a usar drogas?
• O que você acha da discriminalização do usuário de drogas?
• Como você vê o usuário de drogas e o traficante? Que relação existe entre eles e como a sociedade os trata?
• Qual a melhor maneira de se desviar das drogas quando existe a pressão do grupo?
Após todos os grupos responderem estas questões, o professor solicitará que formem um círculo a fim de que possam apresentar suas respostas e opiniões aos demais grupos.
O intuito desta atividade é instigar a troca, o bate-papo dos alunos, de maneira que possam refletir sobre a importância de dizer não as drogas.
ATIVIDADE 3
A seguir, o professor entregará cartões aos grupos contendo algumas respostas e outras perguntas, cartões estes disponíveis em:
Cada grupo deverá procurar o grupo que tem a ficha que complete seu cartão (Pergunta-Resposta).
O professor atuará como mediador, dando dicas aos alunos quanto aos cartões.
Assim que todos os cartões correspondentes forem encontrados, os grupos deverão ler oralmente a pergunta e a resposta dos mesmos, em ordem crescente, ou seja, da pergunta 1 a 16.
CARTÕES _ PERGUNTAS E RESPOSTAS
1 _ O que são drogas?
R _ São produtos que o homem vem utilizando no decorrer da história para produzir alteração do seu humor, da sua mente e das suas sensações.
2 _ Que fatores interferem na qualidade e na intensidade das alterações psicológicas que as drogas causam?
R _ As alterações psicológicas variam de acordo com o tipo e a quantidade de droga, as características de quem as ingere, as expectativas que se tem sobre seus efeitos e o momento em que são ingeridas.
3 _ Que tipo de drogas existem?
R _ Existem as drogas lícitas (álcool, tabaco, chás, alguns medicamentos,...) e as ilícitas (maconha, cocaína, LSD, plantas alucinógenas...).
4 _ Em que grupos classificam-se as drogas?
R _ Em estimulantes, depressoras e perturbadoras.
5 _ Quais são os tipos de usuários de drogas?
R _ Usuário experimentador, eventual, habitual e o dependente químico.
6 _ O que caracteriza um usuário experimentador?
R _ É aquele que experimenta a droga e não se interessa em manter o uso.
7 _ O que caracteriza um usuário eventual?
R _ É aquele que faz uso da droga ocasionalmente. Continua sua vida, com suas atividades e de vez em quando faz uso da droga.
8 _ O que caracteriza um usuário habitual?
R _ É aquele que organiza suas atividades em torno do hábito de usar drogas.
9 _ O que caracteriza um usuário dependente?
R _ É aquele que usa a droga compulsivamente, sem controle psicossocial. A droga eleita passa a ser o eixo de sua vida.
10 _ O que causa a dependência química?
R _ A dependência química se instala pelo encontro de 3 fatores básicos: a personalidade da pessoa, o produto (droga) que a pessoa usa e o contexto social/familiar que ela está inserida.
11 _ Se as drogas fazem mal, por que as pessoas consomem?
R _ Os motivos variam de pessoa a pessoa: curiosidade, para esquecer problemas, frustrações ou insatisfação, insegurança e busca de prazer. Porém, alguns dos que iniciam o uso poderão se comprometer gravemente.
12 _ Quais são os fatores de risco para uso ou abuso de drogas?
R _ A desinformação, a saúde deficiente, insatisfação com a qualidade de vida, personalidade vulnerável e o fácil acesso às drogas.
13 _ O que significa Prevenção Primária?
R _ Define-se como prevenção dirigida ao início do processo, informando e educando sobre as questões relacionadas com o uso de drogas.
14 _ O que significa Prevenção Secundária?
R _ Significa a prevenção que trata de desenvolver ações que possam impedir a transição do uso ocasional ao uso habitual.
15 _ O que significa Prevenção Terciária?
R _ É um trabalho individual ou coletivo com o usuário no sentido de recupera-lo e de integra-lo ao meio social.
16 _ De que forma os jovens podem participar de uma Prevenção ao uso indevido de drogas?
ATIVIDADE 4
Neste momento, o professor explicará que eles terão de realizar outra atividade objetivando sintetizar os aspectos trabalhos na aula.
Para tanto, os grupos receberão papéis contendo as seguintes palavras: escola, família e sociedade.
Além disso, receberão a letra da música de Alexandre Pires intitulada “Diga não às drogas”
Eles deverão ler a l etra desta música, e baseado nela, e nos papéis que receberão, deverão montar encenações teatrais que ilustrem a relação das drogas nestas instâncias sociais, frisando a importância de dizer não às drogas.
Os grupos apresentarão estas encenações em sala de aula.
Com o aval dos grupos, o professor poderá agendar com o diretor da escola uma data em que estas encenações poderão ser apresentadas para toda a escola, de maneira a socializar as informações trabalhadas em aula.
Avaliação:
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas.
Além disso, o professor nesta avaliação poderá se pautar pela produção dos alunos, ou seja, a participação nos debates e a produção escrita.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.