BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, julho 26, 2011

Nós fumamos> Corpo saudável> 26/07/11

Breve no blog Projetos Linguagem e Afins


TU FUMAS, EU NÃO FUMO:
 NÓS FUMAMOS!

Autor: Delma Faria Shimamoto
Co-autor: Claúdia R.M.G.Fernandes

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno, por meio desta aula, poderá aprender que tanto o organismo do fumante ativo como do fumante passivo sofrem influências perniciosas causadas pelo tabagismo.

Duração das atividades: 02 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecimentos básicos sobre o sistema respiratório.

Estratégias e recursos da aula:
Instruções para o professor:

1. Entregue este texto para os alunos e solicite-lhes que façam uma leitura silenciosa.

JOVEM FUMA POR ALÍVIO E PARA IMITAR ADULTO

O estudo feito pela psicóloga Cassiana Moraes de Oliveira para o mestrado em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, acompanhou 80 estudantes entre 15 a 18 anos, sendo 40 fumantes e 40 não fumantes.
Foi detectado que a iniciação precoce ao fumo é cada vez mais frequente e que a maioria dos jovens recebeu convites para experimentar o cigarro de amigos.
A pesquisa apontou ainda que há predomínio de motivações diferentes entre garotos e garotas para o início do tabagismo.
Entre as meninas, o fumo é usado para o alívio de situações difíceis e compensação da solidão.
Já entre os garotos, a influência é de amigos e familiares fumantes, além da necessidade de auto-afirmação.
A pesquisa também sugere que jovens que vivem com famílias estáveis estão mais protegidos e menos propensos ao fumo.
Segundo a pesquisadora, é possível afirmar que ter uma estrutura familiar saudável é um fator de proteção para que o jovem não inicie o tabagismo.
Campanhas – Na avaliação da psicóloga, a realização de campanhas antitabagismo voltadas especificamente para os adolescentes pode reduzir a iniciação precoce no vício.
Além disso, é importante envolver os familiares nas ações educativas, incluir políticas de prevenção nas grades curriculares com incentivo da participação dos professores bem como pensar estratégias que bloqueiem o acesso de cigarros aos adolescentes.
(Texto extraído e adaptado do site: blog3.opovo.com.br/.jovem-fuma-por-alivio-e-para-imitar-adulto/)

2. Entregue aos alunos esta crônica e solicite-lhes que façam uma leitura silenciosa.

Havia uma mulher que todas as vezes que fritava um peixe, ela cortava a cabeça e o rabo do animal.
Com o passar do tempo, o marido, intrigado com aquela perda substancial, perguntou a ela:
"Querida, por que você sempre corta a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo?" Ela respondeu:
"É porque minha mãe sempre fez assim".
Então ele foi perguntar para a sogra por que ela cortava a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo.
A resposta foi exatamente a mesma:
"É porque a minha mãe sempre fez assim".
Então o marido, inconformado, foi perguntar para a avó da esposa por que ela cortava a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo. A resposta foi esta:
"Meu filho, é que naquele tempo, só tínhamos uma frigideira, que era muito pequena.
Como o peixe sempre era bem maior do que a frigideira, eu cortava a cabeça e o rabo para poder fritá-lo".

( Extraído e adaptado do livro: RANGEL, Alexandre. As mais belas parábolas de todos os tempos. BH: Ed. Leitura, 2004.)

Atividades propostas para o aluno:

1. Associar a notícia veiculada sobre o tabagismo entre jovens e a crônica.

2. Descreva, segundo sua opinião, 3 atitudes que impeçam que o jovem busque no adulto uma motivação para o vício.

3.Prognósticos sombrios indicam que aproximadamente 1 bilhão de pessoas morrerão neste século, graças a doenças associadas ao fumo.
Em sua opinião o que leva uma pessoa a fumar e se tornar um viciado em cigarro.

4.Observe o recurso educacional abaixo.
Respiração pulmonar
a.Identifique no recurso os brônquios e os alvéolos pulmonares. Descreva suas funções.
b.Agora leia este pequeno texto.
O fumo provoca três alterações nos pulmões: inflamação crônica dos brõnquios, que leva à tosse com catarro, perda da elasticidade dos brônquios, que provoca diminuição da passagem do ar, e destruição dos alvéolos pulmonares, que provoca a diminuição da troca de oxigênio por gás carbônico.
Descreva as sensações que um fumante pode desenvolver em função destas alterações.
 (Professor, conduza o aluno a responder esta questão baseando-se na falta de ar, na tosse, no cansaço frequente, na indisposição, na falta de apetite, não conseguir dormir nem praticar esportes, entre outros.)

c. Baseando-se na resposta anterior, responda se a fumaça do cigarro faz mal apenas para os fumantes ativos?
(Professor, conduza os alunos a uma comparação entre fumante ativo e fumante passivo; solicite-lhes também pensar se a fumaça é aspirada apenas pelo fumante ativo e se uma vez no interior do organismo, os malefícios serão os mesmos).

d. Descreva três medidas que dificultem a inalação da fumaça pelos indivíduos não fumantes.

Recursos Educacionais:
Nome                                      Tipo
Respiração pulmonar        Animação/simulação

Avaliação:
Professor:
Proponha aos alunos a realização da seguinte atividade que poderá ser avaliada somativamente ou não.
1.Solicite aos alunos que analisem os slogans abaixo e elabore o seu slogan contra o tabagismo.
2. Com a autorização dos alunos, divulgue os slogans pelo espaço físico de toda a escola e a sua respectiva autoria.

A Terra possui: 5 oceanos, 13 mares, 5 continentes
e 148 milhões de quilômetros quadrados,
com tanto lugar no mundo,
você tinha que fumar logo aqui?

-Você se incomoda se eu fumar?
-Você se incomoda se eu morrer?

Cigarro: uma brasa numa ponta e um idiota em outra!


Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Linda noite para você:-)
    Passando para te oferecer
    um Selinho muito maneiro...
    "Visitar o seu Blog faz bem
    pra Saúde"espero que goste!

    Beijos fica com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios