Breve no blog Projetos Linguagem e Afins
TU FUMAS, EU NÃO FUMO:
NÓS FUMAMOS!
Autor: Delma Faria Shimamoto
Co-autor: Claúdia R.M.G.Fernandes
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno, por meio desta aula, poderá aprender que tanto o organismo do fumante ativo como do fumante passivo sofrem influências perniciosas causadas pelo tabagismo.
Duração das atividades: 02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecimentos básicos sobre o sistema respiratório.
Estratégias e recursos da aula:
Instruções para o professor:
1. Entregue este texto para os alunos e solicite-lhes que façam uma leitura silenciosa.
JOVEM FUMA POR ALÍVIO E PARA IMITAR ADULTO
O estudo feito pela psicóloga Cassiana Moraes de Oliveira para o mestrado em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, acompanhou 80 estudantes entre 15 a 18 anos, sendo 40 fumantes e 40 não fumantes.
Foi detectado que a iniciação precoce ao fumo é cada vez mais frequente e que a maioria dos jovens recebeu convites para experimentar o cigarro de amigos.
A pesquisa apontou ainda que há predomínio de motivações diferentes entre garotos e garotas para o início do tabagismo.
Entre as meninas, o fumo é usado para o alívio de situações difíceis e compensação da solidão.
Já entre os garotos, a influência é de amigos e familiares fumantes, além da necessidade de auto-afirmação.
A pesquisa também sugere que jovens que vivem com famílias estáveis estão mais protegidos e menos propensos ao fumo.
Segundo a pesquisadora, é possível afirmar que ter uma estrutura familiar saudável é um fator de proteção para que o jovem não inicie o tabagismo.
Campanhas – Na avaliação da psicóloga, a realização de campanhas antitabagismo voltadas especificamente para os adolescentes pode reduzir a iniciação precoce no vício.
Além disso, é importante envolver os familiares nas ações educativas, incluir políticas de prevenção nas grades curriculares com incentivo da participação dos professores bem como pensar estratégias que bloqueiem o acesso de cigarros aos adolescentes.
(Texto extraído e adaptado do site: blog3.opovo.com.br/.jovem-fuma-por-alivio-e-para-imitar-adulto/)
2. Entregue aos alunos esta crônica e solicite-lhes que façam uma leitura silenciosa.
Havia uma mulher que todas as vezes que fritava um peixe, ela cortava a cabeça e o rabo do animal.
Com o passar do tempo, o marido, intrigado com aquela perda substancial, perguntou a ela:
"Querida, por que você sempre corta a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo?" Ela respondeu:
"É porque minha mãe sempre fez assim".
Então ele foi perguntar para a sogra por que ela cortava a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo.
A resposta foi exatamente a mesma:
"É porque a minha mãe sempre fez assim".
Então o marido, inconformado, foi perguntar para a avó da esposa por que ela cortava a cabeça e o rabo do peixe antes de fritá-lo. A resposta foi esta:
"Meu filho, é que naquele tempo, só tínhamos uma frigideira, que era muito pequena.
Como o peixe sempre era bem maior do que a frigideira, eu cortava a cabeça e o rabo para poder fritá-lo".
( Extraído e adaptado do livro: RANGEL, Alexandre. As mais belas parábolas de todos os tempos. BH: Ed. Leitura, 2004.)
Atividades propostas para o aluno:
1. Associar a notícia veiculada sobre o tabagismo entre jovens e a crônica.
2. Descreva, segundo sua opinião, 3 atitudes que impeçam que o jovem busque no adulto uma motivação para o vício.
3.Prognósticos sombrios indicam que aproximadamente 1 bilhão de pessoas morrerão neste século, graças a doenças associadas ao fumo.
Em sua opinião o que leva uma pessoa a fumar e se tornar um viciado em cigarro.
4.Observe o recurso educacional abaixo.
Respiração pulmonar
a.Identifique no recurso os brônquios e os alvéolos pulmonares. Descreva suas funções.
b.Agora leia este pequeno texto.
O fumo provoca três alterações nos pulmões: inflamação crônica dos brõnquios, que leva à tosse com catarro, perda da elasticidade dos brônquios, que provoca diminuição da passagem do ar, e destruição dos alvéolos pulmonares, que provoca a diminuição da troca de oxigênio por gás carbônico.
Descreva as sensações que um fumante pode desenvolver em função destas alterações.
(Professor, conduza o aluno a responder esta questão baseando-se na falta de ar, na tosse, no cansaço frequente, na indisposição, na falta de apetite, não conseguir dormir nem praticar esportes, entre outros.)
c. Baseando-se na resposta anterior, responda se a fumaça do cigarro faz mal apenas para os fumantes ativos?
(Professor, conduza os alunos a uma comparação entre fumante ativo e fumante passivo; solicite-lhes também pensar se a fumaça é aspirada apenas pelo fumante ativo e se uma vez no interior do organismo, os malefícios serão os mesmos).
d. Descreva três medidas que dificultem a inalação da fumaça pelos indivíduos não fumantes.
Recursos Educacionais:
Nome Tipo
Respiração pulmonar Animação/simulação
Avaliação:
Professor:
Proponha aos alunos a realização da seguinte atividade que poderá ser avaliada somativamente ou não.
1.Solicite aos alunos que analisem os slogans abaixo e elabore o seu slogan contra o tabagismo.
2. Com a autorização dos alunos, divulgue os slogans pelo espaço físico de toda a escola e a sua respectiva autoria.
A Terra possui: 5 oceanos, 13 mares, 5 continentes
e 148 milhões de quilômetros quadrados,
com tanto lugar no mundo,
você tinha que fumar logo aqui?
-Você se incomoda se eu fumar?
-Você se incomoda se eu morrer?
Cigarro: uma brasa numa ponta e um idiota em outra!
Link para essa postagem
Linda noite para você:-)
ResponderExcluirPassando para te oferecer
um Selinho muito maneiro...
"Visitar o seu Blog faz bem
pra Saúde"espero que goste!
Beijos fica com Deus!